Leve e Leia Edição Abril 2016

Page 1

Leve & Leia

NUMEROLOGIA: MÊS DA ESPERANÇA, FORTUNA, SUCESSO, GRANDES OPORTUNIDADES E CASAMENTO

Distribuição gratuita

®

Ano 9 - No. 137 - Abril 2016 - www.leveleia.com.br - fone: 4108 1691

Um jeito gostoso de ser Leve

Bemvindo, outono

Bem-estar

receitas para você fazer com as frutas da estação

Hormônios essenciais para a vida Sonolência ou perda de sono; problemas com falta ou excesso de peso. Especialista fala sobre a Tireoide.

felicidade é um estado interno que só depende de uma decisão

R

s e

a r i p

Sem tempo? Estressada? Saiba o que o Mindfulness pode fazer por você


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Leve & Leia PG ®

2

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ®

3


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Editorial

O SENHOR OUTONO Entramos na plenitude outonal, a estação serena que faz prevalecer o equilíbrio climático e estimula pensamentos mais profundos, ativando questionamentos e descobertas. É uma estação cabalística pela busca do oculto pelos diferentes caminhos das crenças e das suas manifestações. Muitos empreendedores de sucesso só realizam negócios após consultas a seus consultores espirituais, pseudônimos de artistas, escritores, criadores substituem seus nomes quando a numerologia diz que a soma das letras não é favorável. Outros consultam seus horóscopos para orientar o melhor período para suas atividades. Outono é mais do que uma estação climática. Desta vez chegou recriminando o Verão pelos seus exageros, coisas de um adolescente querendo mostrar seu poder, assim como alerta ao Inverno para ser menos rabugento e não esfriar demais. Quanto à Primavera, ah, Primavera! Às vezes ela preocupa por sua exuberância de adulta jovem que recolhe cores do Arco-Íris para colorir suas flores e desfila inspiração para pintores e estilistas.

Mas não devemos esquecer que o Outono é, também, um período que possibilita a alimentação mais diversificada e saudável. Ultrapassado o tempo da frugalidade gelada, a que somos levados pelo Verão, vamos saudar e aproveitar a fase das frutas e dos legumes, o atraente contraste das cores na doçura e ardor da saúde. Esta nossa edição de “Leve&Leia” está representando os cenários ambientais deste Outono que nasceu no dia 21 de março e ficará conosco até o dia 20 de junho, tempo para momentos pessoais de autoavaliação dos caminhos já andados e de programar os próximos passos. Tempo de reconhecer e valorizar o realizado e energizar positivamente o eu espiritual para fortalecer o eu racional e atender à satisfação do eu emocional na contabilidade do viver ainda a realizar. Bons momentos outonais. Gleiva Vilela

Receba em casa a Revista Leve & Leia Informações: 4108 1691

Anuncie: 4108.1691 4112.7723 Expediente Leve & Leia Ano 9 – Nº 137 Abril 2016 Comercial: Gleiva Vilela gleiva@leveleia.com.br

Foto capa: © Tomasz Tulik | dreamstime.com

Índice

04...............................................Editorial 06.............................. Camargo Escreve 10........................ Meu amigo milionário 12............................ Obsessão Amorosa 14...................................... Numerologia 16................. Felicidade: estado interno 22.. Dicas para decorar o apê alugado 24..................................... Mente Aberta 28 ..........................Tireoide: Saiba Mais Leve & Leia PG ®

4

30..... Intolerância em tempos de Crise 32.......... As Mulheres e os Investimentos 35..............Bem-vindo Outono: Receitas 45............... Glaucoma vs. alimentação 47................ Endometriose: tratamentos 53........................................Organize-se 55......... Bons Hábitos na Terceira Idade 57..........................................Horóscopo 58........................................ Vida animal

Colaboradores nesta edição: Carlos Camargo, João Bidu, Delfina Manente, Heloísa Motoke, Conrado Navarro, Maura de Albanesi, Angela Renaldi, Maria Nangela, Lucas Lauteri Dezardi, Jorge Kim, Carolina R. Sandler, Tomyo Arazawa, Milla Oliveira, Lúcia Young, Carlos Alberto Chiesa e Rafaela Oliveira. Redação: Carlos Camargo MTB.: Reg 6.732 camargo@leveleia.com.br Arte: Albert J. H. Huber albert@leveleia.com.br Assinaturas: 11 4108 - 1691 souleitor@leveleia.com.br Atendimento ao leitor: 11 4108 1691 O Leve & Leia é uma publicação da Editora Sunshine. Abrangência: Butantã, Osasco, Lapa, Vila São Francisco, Parque dos Príncipes, Pinheiros, Morumbi, Granja Viana. Distribuição: veja no www.leveleia.com.br/ distribuição e abrangência Observação: O Leve & Leia não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, que são de responsabilidades de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços publicitários. *A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo empregatício de qualquer natureza.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ®

5


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Novos Amigos Novos Não quero mais fazer novos amigos novos neste meu período avançado de vida em que caminho cada vez mais lento e eles correm cada vez mais rápidos. Para eles, aqueles que são mais novos, o tempo é um adversário a ser vencido, para os velhos é vida a ser usufruída, tempo a ser apreciado, atentamente, buscando os detalhes ainda ignorados, os pormenores dos tons nos coloridos, as ligeiras distorções nas imagens tão voláteis, os reflexos de brilhos em nuances.

Carlos Camargo Escreve

O velho quer ver o tudo do todo, perceber o minúsculo e capturar o conjunto, descobrir o ainda oculto, a rima do poeta entre as portas e janelas à vista, os sabores e aromas além da panela que crepita sobre a chama que sob ela se espalha. Não quer amarras com os amanhãs alheios, não quer roubar a atenção deles para o mundo do seu tempo que é importante vivenciar. O velho se resguarda dos momentos loucos, das fantasias que os jovens criam e se encantam com a possibilidade de tornarem reais. Os velhos já passaram por isso, pela fase do tudo ser possível, foram jovens e fizeram amizade com os velhos de então, foram privilegiados, depois amargaram a carência daqueles velhos sábios, conselheiros da vida que já conheciam e que eles, jovens, fantasiavam ignorando a realidade que ela iria apresentar. Jovens, devíamos a eles as orientações e referências que nos encaminharam na passagem do tempo, embora os tenham seguido, muitas vezes esqueceram-se deles se deixando levar às distrações dos cenários e sons gerados, vendo e acreditando numa realidade temporal montada para momentos fugazes. Luzes brilhantes, cores, gritos e gargalhadas, atraem, estimulam e laçam corpos jovens para momentos próprios da transformação, deles para a maturidade e das fantasias para a realidade. Tudo e cada coisa acontecendo nos momentos predestinados, num “assim esta escrito e assim será” porque existe um tempo e um calendário a ser cumprido.

Assim esta escrito e assim será!

Leve & Leia PG ®

6

© Jeroen Van Den Broek | Dreamstime.com

Isso não incomoda, nem preocupa os velhos, pois já passaram por muitos destes períodos nos seus tempos, mas querem se preservar, evitar se for possível, sofrer as perdas daqueles jovens que fazem parte do seu aconchego. Mesmo pesarosos eles aceitam o libertar dos velhos amigos contemporâneos, afinal convivem com o ciclo natural do ser mortal: nascer, crescer, envelhecer e descansar. Também esta escrito, sendo periodicamente atualizado, o tempo médio de vida por segmento etário das populações, considerando condições e características dos países onde vivem. Resta aos velhos que estão ficando acreditar que ainda não podem ser dispensados porque, direta ou indiretamente, estão sendo úteis aos seus iguais e, em especial, na guarda e preparação dos jovens que lhes são próximos. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ®

7


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Você, firme nos propósitos

Pendências que você precisa parar de adiar

Maria Nangela

Fazer aquela limpeza geral nos armários. Você vive adiando aquela super mega limpeza nos armários e guarda-roupas? Esta atitude, além de dar um astral novo ao lar, deixa você mais leve e com uma sensação de harmonia. E, de quebra você pode separar algumas peças de inverno que não usa ou não serve mais e doar. Lembra-se do ano passado, os dias frios que tivemos?

Terminar um namoro ruim.

Vocês não estão mais apaixonados e o cara anda cada vez mais frio.... Nada de medo de ficar sozinha, o importante é estar feliz e de bem com você.

Mandar imprimir as fotos da última viagem: Amamos postar imagens no Instagram e no Facebook. Mas nada

substitui o porta retratos fofo na sua mesinha ou na estante. E - bate na madeira! - ninguém quer perder o celular e, junto com ele, todas as (boas) memórias das últimas férias.

Convidar aquele cara gato para sair. Sim!!! você não precisa esperar o boy tomar atitude. E, não, ele não vai te taxar de oferecida/atirada/saidinha. E, se ele achar isso, não merece você. Começar a dieta planejada. Se quer mesmo perder alguns quilinhos, não precisa esperar a próxima segunda feira.

Marcar médico/dentista/exames. E ficar em dia com sua saúde. Sem

piadinhas neste quesito. Agende isso hoje!

Guardar - ou jogar fora de uma vez - aquela caixa de papelão encostada em um canto da sua casa desde a última mudança. Se ninguém sentiu falta no último ano, não deve ter nada de importante. Ligar para aquela amiga(o) que você não fala a muito tempo. Nem só de curtidas no Face se mantém uma amiuzade. Alguns minutos no telefone vai fazer bem para as duas.

Entregar aquele macacão que você comprou para a filha dos seus amigos antes que ela faça 5 anos. E devolver o livro que pegou emprestado.

Leve & Leia PG ®

8

© Rodney Savely| Dreamstime.com

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Crise: Você foi afetada por ela?

Logo que houve a reeleição do governo uma das grandes preocupações no grupo de discussão da Rede Mulher Empreendedora foi o medo da crise! Que podia chegar! Que estava chegando! Que já estava afetando os negócios! Desde que me entendo por gente, o Brasil está em crise, nunca vi nenhum governo ser uma unanimidade, se atendia em uma coisa, reclamavam de outra, sempre havia uma crise a ser administrada. Converso com empreendedoras o tempo todo, de diversos tamanhos e segmentos, e hoje, em meio as notícias de crise, ela não é uma unanimidade, vejo empresas em expansão que não conseguem crescer por falta de mão de obra, por problemas comportamentais dos funcionários, pela falta de crédito para investir em estoque e maquinário. Vejo também empreendedoras que vem perdendo clientes, seus negócios estão reduzindo e chegaram em um momento que não conseguem investir porque não tem dinheiro, que não tem fôlego para assumir um novo custo, um novo produto, que não sabem onde e como captar clientes, que não tem outra opção se a empresa fechar, que não sabem em que arriscar. Chega a ser desesperador! Independente do momento que você ou sua empresa esteja: Pare e Pense! A resposta pode estar ao seu lado, olhe por outro ângulo, observe seus clientes, seus fornecedores, outros negócios, é possível sobreviver às crises:

Você já parou para pensar de onde vieram seus clientes?

Esqueça as grandes estatísticas de mercado, você precisa saber como seus clientes te acharam, simples e direto. Com essa resposta você conseguirá identificar onde investir de forma mais efetiva, faça isso em todos os contatos que tiver.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Mandou orçamento e não fechou?

*Heloisa Motoki

Procure saber o que aconteceu, se você tem procura e não fecha, veja pelo lado positivo de que houve interesse e se não fechou algo pode estar errado com seu produto/serviços: seu preço está fora do praticado? O cliente está optando por outros produtos? A flexibilidade para esses momentos pode ser a chave.

Perdeu clientes?

Não há medidor melhor da empresa do que a reclamação de um cliente. Enquanto ele estiver reclamando ainda há uma chance de melhorar e mantê-lo. Pela reclamação você consegue administrar pontualmente o problema e preventivamente outras situações, antes de perder. Vejo que em muitos a sensação era de que o inevitável chegou ao fim. Será? Para inspirar, recomendo que assistam ao filme “Operação Big Hero” (2014, Disney / Buena Vista), a grande lição dele é “olhe por outro ângulo”. Impossível terminar o filme sem lembrar desta frase e pensar nela sempre que se deparar com um problema. Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis. Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 18 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.

Leve & Leia PG ®

9


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

u e M

o i r á n o ili

m o g i am

H

da Redação

á alguns meses, um amigo me procurou para pedir uns conselhos. Havia tempo que não nos víamos. Ele morava em outro estado e veio visitar seus pais, que moravam na mesma cidade onde moro. Ele estava preocupado com o rumo da economia e queria saber o que eu pensava disso tudo. Não demorou muito para entrarmos nos assuntos das finanças pessoais e ele foi logo detalhando sua situação. Era um profissional qualificado, por volta dos 45 anos, disciplinado, oriundo de família de classe média baixa. Sempre havia trabalhado para grandes corporações e estava acostumado a receber seu salário mensal, que era bem acima da média brasileira, além de bonificações extras por atingir as metas semestrais. Ele nunca havia experimentado o desemprego, embora estivesse apreensivo com algumas manobras que estavam ocorrendo na empresa em que trabalhava. Lá ele exercia um cargo de diretoria, tendo sob sua responsabilidade uma equipe de algumas centenas de pessoas.

Cuidadoso com seu desenvolvimento profissional, foi criando os alicerces adequados para galgar posições de maior responsabilidade. Seu plano deu certo. Lá estava ele, gozando as regalias (e enormes responsabilidades) que sua posição proporcionava. Mas havia um “probleminha”: ele não estava nada satisfeito com tudo aquilo (aliás, algo muito comum hoje em dia, não?). O volume de trabalho era insano, as pressões por resultados eram massacrantes e o tempo era escasso a ponto de prejudicar seu relacionamento familiar (ele é casado e pai de um menino). A situação estava caminhando para a rota do divórcio – era a empresa ou a família. Foi então que fiz a pergunta: qual o valor do seu patrimônio líquido? Sim, esta é a pergunta adequada e não aquela tradicional “Qual o valor de sua renda líquida?” (ou sua variação “Quanto você ganha?”). © Leung Cho Pan| Dreamstime.com

Se você leu o livro “Os Segredos da Mente Milionária”, então já aprendeu que o patrimônio líquido é o que interessa. Para minha surpresa (e alegria), eu estava diante de mais um milionário! Sim, o amigo possuía um patrimônio líquido de mais de um milhão e meio de reais – um belo número que refletia a sua disciplina financeira.

Leve & Leia PG 10 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Fazendo seu patrimônio trabalhar para você A maior parte deste valor estava associado a um imóvel de quase 300m2 (era um apartamento de cobertura, com direito à uma piscina particular e, de brinde, uma taxa condominial na casa dos 4 dígitos). Foi nesse momento que discutimos a possibilidade de ele gerar renda a partir de seu patrimônio, transformando seu bem imóvel em dinheiro e colocando-o para “trabalhar para ele”, através de investimentos com retornos anuais expressivos e adequados ao seu perfil de risco. Dessa forma, ele poderia planejar uma transição de carreira, deixando seu bem pago (mas infeliz) emprego e garantindo tranquilidade e felicidade na busca por novas oportunidades.

© Davidlacera | Dreamstime.com

Desapegar não costuma ser fácil Vender o imóvel fazia todo o sentido, mas morar onde? Um apartamento

de três quartos, com cerca de 100m2, parece suficientemente confortável para alojar uma família com três pessoas, e o valor do aluguel seria pouco mais que a taxa condominial que ele já pagava em sua super cobertura. Um “downgrade”? O que os outros iriam pensar? E o “amor” por todos aqueles 300m2 tão luxuosos? E os restaurantes com culinária internacional a menos de 200 metros de casa? E o padrão de consumo da família? Agora, com um modelo financeiro mais “limitado”, alguns desses lazeres precisariam ser revistos.

Conclusão

Em maior ou menor escala, isso acontece com muita gente, e talvez você seja uma delas. Portanto, reflita com carinho sobre tudo o que eu escrevi neste texto e avalie com as pessoas que você ama a possibilidade de vocês desvia de nossa tão sonhada independência financeira) é a simplicidade, ou darem mais valor ao que é simples. Juntos! o que alguns chamam de frugalidade. Já ouviu falar disso? Logo você vai perceber que não precisa de muito para experimentar a Calma, não estou dizendo que você não deve usufruir de seu dinheiro. O felicidade a partir do próprio patrimônio! E, mais legal que isso, você vai que estou dizendo é que o melhor é você usufruir de seu dinheiro sem ter notar que é mais rico do que pensa! De repente você já pode se considerar que se preocupar com ele; ou ainda: usufruir de seu dinheiro a partir da uma pessoa financeiramente independente, mas ainda não se deu conta liberdade proporcionada por sua correta administração. Viva a indepen- disso. Será? Até a próxima! dência financeira! Helder comenta: “Navarro, recebi recentemente uma proposta de demisMas atenção: neste processo você precisará vencer alguns de seus “ape- são voluntária da empresa onde trabalho. Fiz carreira lá, com 27 anos gos” e “vícios”. No caso do meu colega, optar por viver numa cidade me- de trabalho. Cresci, conquistei um bom patrimônio e uma vida confortánor e criar um sistema de geração de renda capaz de criar R$ 10.000,00 vel para minha família, mas estou preocupado. Acho que não conseguirei mensais não parece difícil. Para muitos, isso seria um sonho realizado; manter este padrão de vida quando deixar a empresa e tenho medo da para ele, ainda era algo inconcebível devido às “prisões” que o cercavam. reação de minha família, dos amigos; confesso que por mim mesmo seria Percebeu a dinâmica da coisa? um alívio. Por vezes invejo a vida mais simples de alguns conhecidos que, mesmo com pouco, são muito felizes”.

Cultivando a simplicidade O “segredinho” para resolver essa questão e evitar esta armadilha (que nos

Cuidado com seu padrão de vida A esta altura, você, leitor atento que é, já entendeu onde quero chegar: in-

dependente se você é ou não um milionário, o fato é que a grande maioria das pessoas comete o erro de sofisticar suas vidas na mesma proporção do aumento de sua renda – Robert Kiyosaki chama isso de “corrida dos ratos” no seu best-seller “Pai Rico Pai Pobre”. Para estes, não importa o quanto se ganha, o valor nunca será o suficiente. Depois do hábito instalado, a reversão desse processo é complicada.

Que paradoxo, hein? Trabalhamos feito loucos, ganhamos dinheiro, compramos boas casas, carros bacanas, mas muitas vezes o custo de tudo isso é um enorme desgaste físico e psicológico, além de um relacionamento familiar difícil. Riqueza é também aprender a refletir sobre a simplicidade da vida. Poético? Autoajuda? Romântico? Nada disso! O papo que proponho tem tudo que ver com o racional, além de ser uma peça importante na sua jornada rumo à independência financeira.

Sobre Conrado Navarro Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro. Na web: http://dinheirama.com www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 11 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

© Pixattitude| Dreamstime.com

Obsessão amorosa ou desequilíbrio emocional?

Leve & Leia PG 12 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

A psicoterapeuta Maura de Albanesi alerta: embora tudo pareça bonito, quando estamos apaixonados não conseguimos enxergar a realidade como ela é. Atitudes obsessivas demonstram um estado de desequilíbrio emocional, explica a especialista.

M

uitas pessoas confundem amor com obsessão e acham lindo viver em razão de alguém — e esquecer a si mesmo. Embora isso pareça bonito — afinal também é bom gostar de alguém — fique sabendo que você pode estar numa zona de perigo. Se o seu “amado” faz algo que você não gosta — mas você faz de conta que gosta ou finge que não viu; se você vive fazendo coisas para agradá-lo; se você se recrimina internamente por gostar de alguém; se dorme e acorda pensando no seu “amado”: cuidado! Todos esses podem ser sintomas de que você está em uma zona complicada de desequilíbrio emocional. “Isso não é amor: é uma obsessão. É uma paixão e a paixão é um desequilíbrio emocional!”, afirma a psicoterapeuta Maura de Albanesi, que tem mais de 30 anos de atuação na área. Essas atitudes obsessivas (de pensar em demasia no outro) desenvolvem-se com a projeção, um mecanismo automático, no qual o apaixonado começa a ver características do outro que não condizem com o que o outro realmente é, explica a psicoterapeuta. “Na paixão você só está vendo o bom. Há casos de gente que se apaixona e só ela não percebe, por exemplo, que o cara é um bandido. Ela está enaltecendo um lado bom que às vezes nem existe. É uma projeção total, por isso que a paixão é um estado de desequilíbrio emocional”, analisa. E sentencia: “Então quando alguém está apaixonado, essa pessoa está desequilibrada psiquicamente porque ela não está vendo a realidade. Tanto que quando a paixão vai embora, ela se pergunta como foi gostar de alguém assim”. Para sair dessa situação, a psicóloga sugere começar a olhar seus próprios atos e questionar se isso não está sendo criado. “E, ao perceber que está projetando, ela pode olhar concretamente o que a pessoa faz e falar sem a projeção. É um processo para trazer para o real. Porque existe, de fato, a questão da projeção e para sair disso, é necessário trazer dados reais. Como se você tirasse os óculos que sou ‘eu no outro’”, explica. Aliás, essa projeção explica, segundo a psicóloga, porque uma pessoa que não está na relação consegue enxergar melhor essa situação.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Da redação

Paixão x Amor — Esse estado obsessivo é

muito confundido com o amor. No entanto, Maura de Albanesi ressalta que o amor tem outras características. “O amor é quando você vai além do lado bom e olha o lado sombra da pessoa, ou seja, os defeitos, e você não se incomoda tanto com eles — mas sabe reconhecê-los. Quando os defeitos não são empecilhos.” De acordo com a especialista, todos nós temos defeitos, mas só ama quem consegue enxergá-los e não ser afetado por eles. “Quando esse lado sombra não me desestabiliza, eu estou pronta para amar essa pessoa. O amor consegue entrar”, completa. Mas isso também só acontece quando a pessoa está preparada no sentido de amar a si mesmo: “O amor que você tem a si não pode estar em questão pelo amor que você sente pelo outro e nem tampouco pelo amor que o outro sente por você. Quando você não vê o outro como um objeto seu, você está pronto para amar. Na hora que eu amo e aquela pessoa tem que estar comigo para eu ser feliz, eu coloquei uma condição para minha felicidade em que eu dependo do outro.” Nesse caso, com a felicidade condicionada, o caminho para a frustração está aberto, de acordo com ela. Mas apesar de todo o sofrimento que a paixão desperta, ela também tem um lado bom. “Tudo aquilo que você projeta no outro, na paixão, são qualidades que você tem e que não está reconhecendo que tem. Então uma forma também de sair dessa paixão é pensar que tudo que eu pensei que o outro era, é, na verdade, o que eu sou. E que isso às vezes não está tão claro para a pessoa, por isso ela projeta. Então são as qualidades adormecidas em mim que vão despertar no meu olhar pelo outro”, finaliza.

Fonte: Maura de Albanesi é psicoterapeuta com Mestrado em Psicologia e Religião pela PUCSP, Pós-Graduação em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos. Na web: www.mauradealbanesi.com.br

Leve & Leia PG 13 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Leve & Leia PG 14 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 15 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Felicidade é um estado interno que só depende de uma decisão da Redação

© Martinmark | Dreamstime.com

Felicidade é um estado interno, que não tem a ver com o consumo de bens materiais ou a conquista isolada de algo. Para a psicoterapeuta Maura de Albanesi, felicidade é uma decisão que passa por preceitos básicos. Veja 5 dicas para ser mais feliz Ao comprar uma casa, um carro ou até mesmo uma joia, é normal que a pessoa sinta prazer. Afinal, o consumo de bens materiais também desperta esse efeito. Ao conquistar uma pessoa a quem se ama, também sentimos sensação semelhante. Mas, afinal, isso representa de fato a felicidade? “A felicidade é um estado de alma que não consiste em ter as coisas, mas em ser aquilo que você almeja. Então, ela é um estado (interno) duradouro, não momentâneo. Picos de alegria não representam necessariamente a felicidade”, explica a psicoterapeuta e líder coach Maura de Albanesi, mestre em Psicologia e Religião (PUC-SP).

Leve & Leia PG 16 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


D

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

e acordo com a especialista, quando uma pessoa se sente feliz ela vibra o tempo todo na alegria, na gratidão, no reconhecimento e fica satisfeita naquilo que faz. “Essa pessoa aceita a vida como é — sem que isso se transforme em uma zona de conforto obviamente. Porque às vezes, a gente olha para o mundo e pensa: ‘nossa, está tudo errado’ e isso nos deixa infeliz. Então, a felicidade vem de um estado perene de aceitação dos fatos como são e, com isso, nos sentimos gratos da forma como são. Isso não implica em não nos esforçarmos para melhorarmos enquanto pessoas - sem que isso seja uma tortura - mas que seja um ato de prazer”, destaca a psicoterapeuta. “A felicidade vem junto com prazer em tudo o que fazemos. A felicidade consiste em trazer para o dia a dia o prazer de viver das coisas como elas são e não como elas deveriam ser segundo o nosso julgamento”, completa. Apesar da felicidade estar alinhada com os atos de prazer, a psicoterapeuta descarta que bens materiais, viagens e outros prazeres da vida, por si só, façam com que alguém seja feliz. “Hoje, creio que não poderia dizer que as pessoas são mais felizes, apesar de termos tantas oportunidades e coisas para nos divertirmos e sermos mais felizes, como viagens mais acessíveis, facilidade de ir e vir a vários lugares — comparada ao contexto dos nossos avós e tataravós”, compara. “Mas eu creio que tudo isso também gera para a pessoa uma certa obrigação, já que existem todas essas opções. Essa agitação toda nos obriga a resolver as coisas e ser feliz a qualquer custo. Então, a pessoa pode se sentir infeliz, pois ela não tem uma força interna de se disponibilizar para absorver tudo isso” opina, acrescentando que ainda falta dentro do ser humano a crença de ser feliz com aquilo que tem. “Você pode estar no maior parque de diversões, como na Disney, por exemplo, e não estar se sentindo feliz. Não importa o externo. A felicidade é algo interno.”

externo e o ‘ser’ vem de um ganho interno. Então, realmente, a sociedade propõe uma felicidade inatingível e quanto mais temos esta visão, mais queremos”, completa. “Você compra um carro, fica feliz por algum tempo, mas a alegria termina e você começa a pensar que poderia comprar um carro melhor etc. Bom, com isso, cria-se então uma ‘bola de neve’.” Mas, enfim, como ser feliz? “Creio que a felicidade é uma decisão. Nós decidimos ser felizes ou decidimos ser infelizes - independentemente das coisas que acontecem. Porque é da nossa natureza sermos felizes, sermos alegres e vivermos a vida plenamente”, enfatiza. Mas, segundo a líder-coach, nós vamos contra essa natureza, pois o esforço que fazemos para ficarmos tristes é maior do que faríamos para ficarmos alegres. “A tristeza tem ganhos secundários, principalmente, quando traz a atenção das pessoas para conosco. A gente também atrai essa tristeza como uma forma de receber carinho. E quando estamos felizes e radiantes também tememos a inveja”, explica. “Então, qual é o caminho? O caminho é uma decisão. Decida o hoje e pronto, do jeito que está a sua vida, sem depender da aprovação e do afeto que o outro possa dar.” E existem dicas práticas da especialista para isso:

1) Fazer o que se gosta

Ter momentos de laser, aprender a ter prazer na vida (tanto no que faz quanto nas diversões);

2) Aplicar nos relacionamentos

Investir em construir relacionamentos sociais e construir amizades, tanto as íntimas quanto as não tão íntimas, porque é bom ter um rol de amigos;

3) Conhecer novos lugares

Fazer coisas diferentes a tudo que estamos acostumados nos traz felicidade, porque nos lembra que estamos vivos e nos permite ver a beleza das coisas;

4) Desenvolver a espiritualidade

É importante desenvolver toda a nossa espiritualidade, a transcendência, e não se apegar tanto apenas às Sobre essa “obrigação”, a psicoterapeuta explica que tam- questões materiais, mas saber que a matéria é necessária, bém surgem questionamentos e cobranças como “você é fundamental, mas não essencial; tem que ser feliz”, “por qual motivo você não é feliz?”, “você é uma pessoa bonita e bem-sucedida na carreira 5) Paz de espírito e está reclamando?”. “Então, é isso: nós temos muitas O essencial, pois adquirimos paz de espírito no coisas externas e poucas coisas que adquirimos inter- desenvolvimento do nosso autoconhecimento e espiritunamente e, com isso, a felicidade vai se distanciando”. alidade, que nos traz esperança, tolerância e fé. Isso acontece, muitas vezes, pelo conceito de felicidade imposto pela sociedade. “A sociedade vai propor o con- Fonte: Maura de Albanesi é mestre em Psicologia e Religião pela PUCSP, sumismo como forma de chegar à felicidade. E com isso, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas nós achamos que “ter alguma coisa” significa ser algo. (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica A própria palavra diz ‘ser feliz’ e não ‘ter felicidade’”, Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos. diferencia. E explica: “A palavra ‘ter’ vem de um ganho Na web: www.mauradealbanesi.com.br www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 17 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Anota aí

Hipnose clínica ajuda mulheres a entender melhor sua sexualidade da Redação

A sexualidade da mulher ainda é um tabu nos dias de hoje. A sociedade ainda impõe o que é certo e errado a se seguir e isso, para muitas, causa traumas que acabam repercutindo na vida sexual. Uma mulher que tem suas crenças muito enraizadas em seu inconsciente pode crescer achando que sexo é ruim ou algo que não deve ser feito. Para o presidente e fundador da Rede Clínica da Hipnose, Alessandro Baitello, a hipnose clínica é uma grande aliada para quem sofre com esse problema. “A sociedade ainda é machista e dita o que uma mulher pode ou não fazer e isso acaba afetando a vida dessa pessoa. Muitas mulheres têm vergonha de ter uma vida sexual ativa e acabam colocando empecilhos na relação. Algumas chegam até a sentir dor durante a relação. Mas, fisicamente, têm todos os exames perfeitos e não conseguem achar a causa. Nesses casos, o problema está no inconsciente que a bloqueia na tentativa de protege-la de algo que ele acha errado”. A hipnoterapia age de forma rápida nesses traumas. “O tratamento é de cinco sessões, com uma hora de duração e intervalos de uma semana entre elas. No

transe hipnótico é possível identificar a causa que está deixando a vida sexual comprometida e agindo no emocional da mulher. O hipnoterapeuta vai regredindo até chegar no exato momento em que o trauma foi instalado. Pode ser que essa mulher tenha problemas de autoestima e sinta vergonha até em ficar nua na frente do seu parceiro ou que tenha medo de não ser correspondida, de ser julgada de alguma maneira. Tudo isso acaba afetando”, diz Baitello, que também é doutor em hipnose pela Academia Internacional de Hipnose Clínica e Experimental (AIHCE), da Espanha. A hipnose clínica vai ressignificar essas histórias e “destravar” a vida dessa mulher. “Quando encontramos o momento em que o trauma foi instalado, voltamos um pouquinho antes e contamos que não existe o porquê sentir vergonha do corpo ou que de maneira nenhuma o parceiro que ela escolheu vai julgá-la de alguma forma. Conseguimos até, se as dores durante o ato forem emocionais, retirar qualquer tipo de problema em relação a isso”, finaliza o doutor em hipnose. Fonte: Clínica da Hipnose - telefone (11) 3230-1789.

Academia da Mente ensina as pessoas a usarem o poder mental

O programa utiliza a projeção mental, técnica desenvolvida pela psicoterapeuta Maura de Albanesi; metodologia ajuda na compreensão da mente e conquista de sonhos e objetivos.

resgate de autoestima, pois essa pessoa começa a ter seus sonhos realizados e, então, ela nutre o sentimento de capacidade de que é possível, sim, conquistar o que se quer. Podemos dizer que os pilares de benefícios são: autoestima, autoconfiança, resgate do poder pessoal, coragem, As pessoas tendem a subestimar o poder mental e, em geral, persistência, dedicação, dentre outros", declara. esse poder é pouco acessado pela maioria. Com o programa Academia da Mente, a psicoterapeuta Maura de Albanesi O programa é pago e 100% online, mas também conta com se aprofunda nessa temática e mostra que cada pessoa pode um encontro presencial na cidade de São Paulo. As inscriutilizar o seu potencial e se conectar ao universo. "A meto- ções podem ser feitas no site da psicoterapeuta. Acesse: dologia do curso ensina passo a passo como usar o poder http://mauradealbanesi.com.br/academiadamente/. mental para que a pessoa realize seus sonhos e seja feliz". Semana do Poder Mental - Treinamento A Academia da Mente utiliza a técnica de projeção mental, desenvolvida pela psicoterapeuta. "Com essa técnica, a De 4 a 11 de abril, a psicoterapeuta disponibiliza um treinapessoa pode conquistar seu objetivo, mas sempre num con- mento online e gratuito, com videoaulas que abordam o uso texto ético", afirma. O curso ajuda o participante na com- do poder da mente, durante a Semana do Poder Mental. As preensão de sua mente, seu funcionamento e de que forma inscrições são limitadas e podem ser feitas de 28 de março a as memórias impactam em sua criação de realidade, ou 4 de abril. A última edição, ocorrida em abril de 2014, teve seja, como a memória de cada um define o próprio destino. mais de 94 mil participantes. Para se inscrever a essa edição e ter acesso ao conteúdo, acesse: http://mauradealbanesi. Maura cita que quando a pessoa tem memórias de fracasso com.br/semanadopodermental ou incapacidade, ela cria essa realidade na mente. "Então, as situações de fracasso sempre serão atraídas. Tudo está ligado ao posicionamento mental, como você se posiciona Fonte: Maura de Albanesi é mestranda em Psicologia e Religião pela PUSP, mentalmente", explica. Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas Em geral, as pessoas que participam da Academia da Mente se tornam mais serenas e autoconfiantes. "Ocorre um

Leve & Leia PG 18 ®

(TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos. Na web: www.mauradealbanesi.com.br.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 19 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Investir em imóveis é uma opção segura nos momentos de crise. Apesar da crise, comprar imóveis é a melhor forma de investimento, apontam especialistas.

Leve & Leia PG 20 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 21 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Você, você, você em casa

5 dicas para decorar o apartamento alugado

*Angela Renoldi

Olá, garotas! Todos nós conhecemos a famosa frase “o sonho da casa própria”, não é verdade? Contudo, essa não é a realidade de muitas pessoas. O que fazer para sentir que temos realmente um lar, mesmo morando de aluguel? Para começar precisamos perder o medo do prego e do martelo! Conheço pessoas que moraram por anos de aluguel e nunca penduraram um quadro na parede! Normalmente, os contratos de aluguel vêm com uma cláusula dizendo que o imóvel deve ser entregue como foi recebido. Como não somos vândalos, você pode sim fazer pequenas intervenções! Enfim, vamos às dicas:

1

Personalidade na parede. Não é só de quadros que vive uma parede. Por que não encontrar um papel de parede removível e aplicar? Quando for mudar é só retirá-lo cuidadosamente, lixar e pintar a parede; o que você já iria fazer de qualquer maneira. fotos divulgação

O mesmo vale para a pintura. Se o contrato é mais longo pode valer a pena investir e “aquecer” um pouco o ambiente com um tom aconchegante. Só não sugiro colocar uma cor forte, pois precisará de umas 48 demãos para voltar ao branco.

2

Iluminação. Não subestime o poder que uma boa peça no teto possui! Se os plafons ou pendentes estiverem feios ou inadequados ao seu gosto, não hesite em trocá-los. Escolha outros em qualquer loja de materiais de construção. TokStok, Etna e até mesmo na Yamamura têm uma variedade enorme de preços e modelos. Peça para o eletricista desinstalar os antigos, sempre com muito cuidado, e instalar os novos. Guarde bem todas as peças, inclusive os parafusos. Quando for embora é só reverter. A diferença que faz é impressionante, acredite!

3

Nessa toada das substituições, siga o mesmo raciocínio da iluminação para outros itens como puxadores de armário e gavetas, chuveiro e até mesmo os metais. Ninguém merece abrir torneiras velhas e manchadas todos os dias. São pequenas mudanças que farão você se sentir bem ali.

Leve & Leia PG 22 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

4

Verde. Coloque muitas plantas! Não estamos falando de vasos de flor -que você pode e deve ter -, mas de algo mais imponente que traga aquela atmosfera de casa. Coloque vasos no chão e prefira as plantas mais altas, mesmo se o imóvel for pequeno. Existem várias opções de plantas que se dão bem em ambientes internos e vasos em conta também. Escolha um sábado e visite grandes lojas de jardinagem ou distribuidores mesmo (não se esqueça de comprar um saquinho de areia para por no prato (embaixo da planta) e não deixar água parada). O passeio é uma delícia e os funcionários têm dicas ótimas.

5

Viva o presente. Essa é a sua casa! Coloque tapetes, acessórios, enfeites, preencha as paredes e não tenha medo dos furos! Apenas tome cuidado com os canos. É interessante pedir uma cópia das plantas das partes elétrica e hidráulica. Se o proprietário não tiver, fale com o zelador ou com o síndico. Boa sorte e aproveite muito a sua casa cheia de personalidade. *Angela Renoldi é designer de interior e apaixonada por styling e responsável pelo ACR Studio. No site Finanças Femininas, dá dicas e auxilia as mulheres a trazerem personalidade para suas casas sem gastar muito dinheiro. Instagram:@acrstudio_stylingdeinteriores - http://financasfemininas.uol.com.br www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 23 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Mente aberta

Da redação

Quem faz parte do time que vive exausta levanta a mão! A gente te ajuda a entender o que anda acontecendo no seu corpo e, por meio do mindfulness, técnica que virou febre internacional, sair da panela de pressão. Encontradas em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as técnicas e práticas de “Mindfulness” (“Meditação Mindfulness”), e também outras práticas ditas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina.

Esse estado mental pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos, os quais são parte fundamental das Intervenções Baseadas em “Mindfulness”. Essas Intervenções são programas ou cursos estruturados que comportam atividades presenciais (junto a um instrutor) e à distância, combinando técnicas simples e de fácil aplicação em nosso dia-a-dia.Nesses programas, para se “experimentar” “Mindfulness” (que tem sido traduzido como “Atenção Plena” em por- e vivenciar o momento presente são utilizadas algumas “âncoras” para tuguês) é um termo que pode designar um estado mental, um conjunto a observação consciente, como a própria respiração, ou as sensações e de técnicas ou exercícios mentais (“Meditação Mindfulness”), progra- movimentos corporais, por exemplo. mas estruturados de treinamento baseados em “Mindfulness”, ou ainda um conceito psicológico. A eficácia e a efetividade das Intervenções Baseadas em “Mindfulness” para a promoção da saúde têm sido estudadas em uma variedade de O estado mental de “Mindfulness” pode ser induzido ao focarmos nossa populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente, depressão, dor crônica, cardiopatias, e outros transtornos relacionados numa atitude aberta e não-julgadora. Segundo Jon Kabat-Zinn, um dos ao “estresse”; bem como em indivíduos considerados saudáveis, proresponsáveis pela “ocidentalização” das práticas de mindfulness com fissionais, estudantes da área da saúde, atletas, entre outros, com níveis foco na saúde, “Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de elevados de “estresse“. parar e estar presente. Isso é tudo”.

A

cena se repete com muita gente por aí: depois de dias intensos de trabalho, listas mentais e intermináveis de pendências, horas no computador, cascatas de mensagens e comentários que inundam o WhatsApp, o Facebook, o Instagram e a caixa de entrada, só bate uma vontade - a de tirar férias e descansar ou sentar com um grupo de amigos para um drinque gostoso. Você já tentou de tudo, mas sempre volta para casa com a sensação de que anda exausta?

desempregados que estavam sob pressão intensa aprendeu a praticar técnicas de atenção plena e a outra aprendeu técnicas placebo de relaxamento. Depois de três dias, todo mundo sentiu melhoras físicas e mentais, mas somente quem praticou as técnicas mendfulness mostrava maior atividade cerebral e comunicação entre regiões do cérebro que processam o stress, o foco e a calma.

A meditação alternativa já é velha conhecida nas tradições budistas e hinduístas e vive um novo capítulo no Ocidente. Chamada de mindfulness, a técnica que reúne exercícios de concentração e respiração ganha páginas de revistas internacionais, espaço nos laboratórios de pesquisa de universidades renomadas e também entre executivas que precisam de uma válvula de escape para manter a mente sã. A prática de atenção plena começa a ganhar terreno no Brasil com a promessa de transformar a nossa vida e deixá-la mais leve e saudável.

“Geralmente buscamos saídas superficiais: tomamos um vinho, reclamamos do ritmo da vida, dormimos muito, marcamos viagens... Entretanto, nada disso alcança a raiz do problema. Só acaba mantendo níveis altos de adrenalina e cortisol (componentes viciantes) e aquela sensação permanente de esgotamento físico e mental que custará um alto preço no futuro”.

A ideia é renovar a forma como você lida com os problemas, excesso de estímulos, ansiedade e com a tecnologia que nos rodeia 100% do tempo. “A intenção é fazer com que você desenvolva uma nova capacidade de A pior parte deste cenário não é apenas o esgotamento físico; os altos ní- lidar com problemas e desafios: identificando os sintomasque lhe fazem veis de stress podem alterar seus exames, causar crises de ansiedade, de- sofrer, criando um espaço interno para encará-los de forma hábil e saber pressão, doenças cardíacas, tensão física, alterações na pressão arterial e descarregar de forma saudável a tensão gerada pelo “stress”, diz Stephen na imunidade. Little, diretor de aprendizagem da School of Life no Brasil.

A saída? Treinar a sua mente e exercitar a sua capacidade de estar presente. “Modificar pequenas posturas é o primeiro passo para quem está mentalmente exausto, tem dificuldade de priorizar a atenção e cansou de ser arUm estudo do Laboratório de Saúde e Performance Humana da Universi- rastado pelos estímulos”, diz a neurocientista Elisa Kozasa, pesquisadora dade de Carnegie Mellon, nos EUA, acaba de trazer revelações científicas do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. sobre os efeitos da meditação no nosso cérebro. Metade de um grupo de 35

Leve & Leia PG 24 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Esteja presente

Capriche

Você consegue se lembrar da forma como tomou banho pela manhã? Ou a sua mente estava perdida em tudo o que precisava ser dito ao seu chefe? Preste atenção: sinta o aroma do seu shampoo favorito, a temperatura da água e a textura da esponja enquanto lava a louça. “Repare: muitas vezes não conseguimos nos lembrar da cor dos olhos das pessoas com as quais conversamos. Registre esses detalhes”, sugere Stephen. “Você verá que muita coisa passa batida com a correria: desde aquela intuição que cruza a sua mente até uma dorzinha no pé por causa do sapato apertado”.

Começar a terminar uma tarefa sem perder o fio da meada (ou seja, dar uma olhadinha no WhatsApp) é mesmo um desafio. Evitar distrações e se manter concentrada ajuda a ser mais eficiente e diminui aquela sensação de que você anda muito ocupada, sobrecarregada e sem tempo para nada.

Respire Sentada de forma confortável, pode ser até no sofá da sala, mantenha a coluna ereta (que vai ajudá-la a não dormir), inspire e expire profundamente, observando a sua respiração e movimentos abdominais sem tentar controlá-los, durante dez minutos. Lembre-se: respirar fundo sempre funciona. “Entre uma pergunta difícil e sua resposta, faça uma pausa e respire - criar esse espaço ajuda a tomar decisões com mais tranquilidade”, sugere Elisa.

Desconecte-se para se conectar Ja reparou no tanto que você fica ansiosa sem wi-fi? “Temos pouco noção do tempo que ficamos online. A tecnologia não é um problema, e sim o nosso vício nela. Conte quantas vezes checa o e-mail e as redes sociais. Você pode reduzir esse ritmo e manter a concentração no que de fato prexcisa ser feito? Sugestão: retire as notificações de mensagem e comprometase a checar o celular em horários marcados.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Tenha paciência Encontrar instrutores experientes faz toda a diferença para quem quer aprender a exercitar técnicas de atenção plena. ‘E é muito importante ter consciência de que um curso é apenas o primeiro passo em busca de uma mudança de estilo de vida que exige práticas regulares”, alerta Elisa. “Outras atividades, como tai chi chuan e ioga, também podem ser muito benéficas”, diz. Só não vale deixar o aprendizado de lado, como você fez com aquele livrinho de colorir que foi febre total nos últimos anos e está na gaveta. Capriche! Fontes: MdeMulher, Vânia Goy Editora de beleza da Cosmopolitan Brasil, Belezinha.Virgula

Leve & Leia PG 25 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Opinião:

Lucas Lautert Dezordi*

Previdência Social e a igualdade de gêneros

As políticas públicas focadas na previdência social e no seguro desemprego ganharam espaço nos países capitalistas após a Segunda Guerra. Tinham como propósito barrar a expansão do socialismo, fornecendo maior estabilidade e equidade ao novo modelo de desenvolvimento: o Estado do Bem-Estar. No Brasil, a Previdência Social protege cerca de 65 milhões de pessoas ocupadas entre 16 e 59 anos e 21,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Vivemos em uma economia baseada nos fundamentos da social democracia, consolidada pela Constituição de 1988. Mesmo tendo contribuído para seus propósitos iniciais, o instrumento previdenciário sempre necessita de ajustes contínuos. Um deles está relacionado à questão do gênero. Atualmente, no Brasil a idade mínima de aposentadorias é de 65 para homens e 60 para mulheres. Grande parte do contingente de idosos, protegidos pela Previdência Social, é de mulheres. Em média, elas estão vivendo mais do que os homens. De acordo com os dados censitários do IBGE, registrou-se em 1970 que a expectativa de vida ao nascer entre as mulheres era de 60,8 anos e entre os homens de 57,6. Após 40 anos, a expectativa de vida passou para 77,3 para as mulheres e 69,7 para homens. Como consequência, a população idosa feminina aumentou nas últimas décadas e vai continuar se expandindo. Em 2000, a população idosa com 80 anos ou mais era formada por 60% de mulheres. Espera-se para 2020 uma representatividade de 66%. Apesar do aumento crescente da participação das mulheres no mercado de trabalho, pode-se destacar alguns desequilíbrios preocupantes. Em 2013, a PNAD registrou que 94% dos trabalhadores domésticos sem carteira assinada eram mulheres e no caso de funcionários públicos estatutários, estimava-se que as mulheres ocupavam funções de pior remuneração. Ou seja, em média o mercado de trabalho brasileiro remunera pior as mulheres e em situações mais graves dificultam sua formalização, evitando, por exemplo, assinar a carteira de trabalho. Segundo informações da imprensa, o governo federal vem elaborando uma proposta de reforma da Previdência a qual prevê a unificação, no longo prazo, de todos os regimes de Previdência. As regras serão as mesmas para homens e mulheres, trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e do privado. Provavelmente, o governo irá propor o aumento da idade mínima de aposentadoria, sendo esta igual para homens e mulheres. O foco é realizar essa transição ao longo de 20 ou 30 anos. Entre os países europeus da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apenas a Suíça faz distinção entre os gêneros. É importante destacar que estas economias lideraram o modelo do Estado do Bem-Estar em todo o mundo. Cabe registrar que as despesas com os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) vem crescendo, representando cerca de 7% do PIB. Neste sentido, para garantir o equilíbrio financeiro e atuarial da Previdência Social torna-se fundamental adotar uma regra igualando a idade mínima entre homens e mulheres. Entretanto, essa ação deve ser acompanhada pelas políticas de valorização e formalização do trabalho das mulheres. Sem esse conjunto de atitudes, não teremos de fato um equilíbrio de gênero na Previdência Social de nosso país. *Lucas Lautert Dezordi, coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Positivo.

Leve & Leia PG 26 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 27 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Saúde

TIREOIDE:

Hormônios Dr. Jorge Kim

© Valua Vitaly | Dreamstime.com

Sonolência ou perda de sono. Cansaço ou agitação. Intestino preso ou solto. Problemas com falta ou excesso de peso. Se o paciente chega ao consultório com alguma dessas queixas, o médico pode desconfiar que o problema esteja na tireoide. Mas, por que isto acontece?

Leve & Leia PG 28 ®

A glândula tireoide fica no pescoço, logo abaixo da laringe, onde estão localizadas as cordas vocais, na região conhecida como pomo-de-adão. “Ela produz dois hormônios, tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4), que são levados através do sangue para todas as partes do corpo, onde eles regulam o metabolismo, que é a maneira como o corpo usa e armazena energia. Eles são responsáveis para que todas as células do organismo funcionem de forma equilibrada”, explica Jorge Kim, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e em Doenças da Tireoide e Paratireoide, da Alira Medicina Clínica. A função da tireoide é controlada pela hipófise (uma pequena glândula localizada na base do cérebro), que por sua vez produz o hormônio estimulante da tireoide (TSH), que induz a tireoide a produzir T3 e T4. “Os dois hormônios produzidos pela tireoide têm atuações em diversas funções Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

essenciais para a

vida

do organismo como, por exemplo, o ritmo cardíaco, o tônus muscular, o ciclo menstrual, a digestão etc. Portanto, a produção adequada destes hormônios é muito importante para o corpo”, enfatiza Kim. Quando a glândula de uma pessoa começa a produzir uma quantidade excessiva de hormônios, diz-se que ela está com hipertireoidismo. É uma condição que, de acordo com o especialista, apresenta tremores, nervosismo, suor intenso, perda de peso, irritabilidade e pressão arterial alta. Há casos graves em que a pessoa tem aumento da tireoide (bócio) e pode ter também exoftalmia (olhos esbugalhados). Caso não tratado, o hipertireoidismo pode levar a outros problemas de saúde. Alguns dos mais graves envolvem o coração (batimentos cardíacos acelerados e irregulares, insuficiência cardíaca congestiva) e os ossos (osteoporose). Vale destacar, porém, que pessoas com hipertireoidismo leve e idosos podem não apresentar sintomas. A falta de iodo no organismo provoca o chamado bócio endêmico ou bócio carencial, o que se caracteriza pelo aumento da glândula. Isso acontece porque, para que a tireoide consiga produzir os hormônios, é necessário que haja átomos de iodo. O hormônio TSH que estimula a tireoide a produzir hormônios não para de estimulá-la e, com isso, ela continua a produção de hormônios, mesmo sem os átomos de iodo. Em consequência a este estímulo intenso do TSH, a glândula tireoide aumenta de tamanho. “É por isso que, no Brasil, a adição de iodo no sal de cozinha é obrigatória, mas há outros alimentos em que podemos encontrar o iodo, como peixes de água salgada, frutos do mar (lagostas, ostras, camarão, sardinhas, bacalhau), leite e alguns legumes como vagem, agrião, cebola, alho-poró, rabanete e nabo”, diz. No hipotireoidismo ocorre o contrário e a glândula produz quantidades insuficientes de hormônios. Neste caso, a pessoa apresenta apatia, lentidão dos movimentos, sonolência, ganho de peso, frequência cardíaca baixa, sensação de frio, pele ressecada, inchaço em algumas partes do corpo, entre outros sintomas. O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide, ocorre mais frequentemente em mulheres e pessoas com mais de 60 anos de idade e tende a se repetir entre os membros da família. “A falta de hormônio tireoideano - por defeito no desenvolvimento da glândula tireoide ou por deficiência na síntese hormonal - durante a gestação pode acarretar em um retardo no desenvolvimento mental e físico da criança. Esta condição é chamada de Cretinismo”, afirma Kim. Este problema pode ser detectado através do teste do pezinho no recém nascido. “A calcitonina é outro hormônio produzido pela tireoide, mas em quantidades pequenas. Esse hormônio auxilia na diminuição da quantidade de cálcio no sangue e atua em conjunto com o hormônio produzido pelas glândulas paratireoides, no controle dos níveis normais de cálcio no sangue”, diz o especialista. É por isso que os hormônios da tireoide são tão importantes e considerados essenciais para vida. “Assim, se sentir qualquer destes sintomas, o ideal é procurar o médico. Só ele poderá dizer quais são os exames necessários para confirmar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento de acordo com cada caso. www.aliraclinica.com.br www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 29 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

© Szefei | Dreamstime.com

Comportamento

Em tempos de crise política, Muitas pessoas têm dificuldade em aceitar as opiniões do outro e isso pode gerar conflitos. Isso ocorre muitas vezes quando as ideologias se tornam maiores que a pessoa; saiba que algumas atitudes indicam se você está se excedendo no quesito ‘intolerância’.

Leve & Leia PG 30 ®

Você deixou de falar com seu melhor amigo porque ele votou em um partido de esquerda? (Ou de direita). Evita sair com algumas pessoas — e até as exclui de suas redes sociais — porque não aceita a opinião delas? Cuidado, a sua intolerância pode estar passando dos limites. “Se você discorda das posições políticas do outro, mas tem a capacidade de ouvi-las com respeito, isso é saudável. Na prática, mesmo que discorde dessa pessoa e não queira adicioná-la ao seu Facebook, por exemplo, você não chega ao extremo de rotulá-la como inimiga”, afirma a psicoterapeuta Maura de Albanesi. “Mas infelizmente, há muitos casos de pessoas sem disposição para ouvir o outro lado. Elas apenas querem convencer o outro a aceitar a sua opinião e vice-versa. Como nem sempre consegue, mui-

tas vezes se afastam”, complementa a psicoterapeuta. Maura destaca que as discussões sobre política são ainda mais intolerantes e enraizadas. “Com religião, por exemplo, o conceito é ‘converter almas e salvá-los do caminho errado’, há uma penalização. No caso da política, a situação se torna feroz, muito mais agressiva do que outras divergências, como temas ligados ao futebol. Afinal, o intolerante enxerga dessa forma: se você votou em alguém que está sendo acusado de corrupção, você é tão ou mais culpado que ele”, afirma. Mas afinal, com o que está relacionada à intolerância? Maura cita que as pessoas intolerantes são arrogantes e se acham superiores. “Muitas vezes, as ideologias se tornam maiores do que a pessoa. O indivíduo, neste caso, crê que sua visão de mundo e conduta de vida são perfeitas e, então, escolhe conviver apenas com quem pensa da mesma forma. A pessoa esquece a família e vive somente o seu ideal”. Há casos, inclusive, de pessoas que deixam de falar com o próprio irmão por divergências políticas. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Comportamento

da Redação

cuidado com a intolerância Bom, neste cenário, é importante ressaltar que o indivíduo “ultrapassa o sinal vermelho” e abraça o fanatismo. “Todo fanático é cego, tem prepotência e se acha o dono da verdade”, completa a psicoterapeuta. E como identificar se você está passando dos limites, em termos de intolerância? Maura indica quatro sinais que alertam para essa questão:

3 - Afastamento

Neste terceiro alerta, é importante observar se você se afastou ou não deseja conviver, de forma alguma, com uma pessoa com opiniões diferentes.

4 - Denigrindo o outro

Maura ainda destaca que esses sinais de alerta podem recair para um o grau maior de intolerância: “quando a pessoa denigre as ideias do outro 1 - Você se inflama demais? e sequer se propõe a ouvi-las com respeito”, arSe ao ouvir uma opinião diferente da sua, você gumenta. ‘inflama’ e sente ira, é o momento de parar e refletir sobre a sua condição em aceitar uma opi- O que fazer? nião diferente. Nesta situação, é primordial res- De acordo com a psicoterapeuta, em uma situapeitar as posições do outro. ção como essa, é necessário parar e refletir sobre o que está acontecendo. “Por que é tão impor2 - Convencimento a qualquer preço tante que outra pessoa pense exatamente igual a Outro sinal de alerta é observar se você tenta mim? O respeito às diferenças é essencial para fazer de tudo para convencer a pessoa a aceitar se ter uma relação saudável com as pessoas. E a sua opinião. “Nesta situação, a pessoa dese- quem sabe respeitar as diferenças tem uma vida ja convencer o outro, então, ela quer subjugar mais leve, mais alegre, com mais bom humor e a opinião alheia. E para que? O que ela ganha menos estresse. E isso se reflete em todos os ascom isso? Que diferença faz na vida dela uma pectos da vida”, orienta a psicoterapeuta. pessoa pensar diferente? Por qual motivo isso a inflama tanto?”, afirma. Fonte: www.mauradealbanesi.com.br www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 31 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

© Martinmark | Dreamstime.com

Comportamento

77% das mulheres têm dificuldade para entender A

investimentos

visão de longo prazo e o reconhecimento da importância de fazer um bom planejamento financeiro são características comuns para grande parte das mulheres, mas muitas vezes a maior dificuldade é tirar isso do papel. Estudo inédito realizado com mil mulheres de diferentes regiões do país pelo instituto de pesquisa online Opinion Box em parceria com o site Finanças Femininas apontou que a maioria das mulheres escolhe as piores opções de investimento. De um modo geral, os dados mostram que o público feminino tem a preocupação com o futuro, mas ao mesmo tempo tem dificuldade de seguir à risca o planejamento que faz. Somado à falta de regularidade para juntar dinheiro, vem a escolha por opções de investimento com retorno pouco interessante, como é o caso da poupança, ou os títulos de capitalização, que não devem nem ser considerados como um tipo de investimento. De acordo com o levantamento, pelo menos 7 em cada 10 mulheres colocam dinheiro na cader-

Leve & Leia PG 32 ®

da Redação

neta de poupança (73,3%). Na sequência, aparecem 19,6% das entrevistadas dizendo que nunca investiram e outros 19,1% respondendo que aplicam o dinheiro nos títulos de capitalização. Esse perfil também condiz com outro dado relevante na pesquisa: pelo menos 7 em cada 10 mulheres têm dificuldade em entender as diversas formas de investimento (77%). O estudo mostrou ainda que somente 1,5% das entrevistadas optou por investir em Tesouro Direto, uma aplicação de baixo risco tal qual a poupança, porém com retorno muito superior, mesmo com incidência do Imposto de Renda. Para se ter uma ideia, em abril deste ano a inflação acumulada em 12 meses (8,13%) já é superior ao rendimento da poupança em um ano (6,93%), ou seja, a inflação já “comeu” todo o rendimento da poupança. No caso doTesouro Direto, existem papeis pré-fixados que permitem que a investidora tenha o mesmo rendimento da inflação, além de uma taxa pré-estabelecida, como é o caso do Tesouro IPCA (antiga NTN-B). Ou seja, ela não corre o risco de perder o poder de compra em caso de alta excessiva da inflação. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

C

Comportamento

Uma dica para ter mais autocontrole que vai te surpreender

om espaço para você comer o que gosta, fazer dieta fica muito mais fácil. Da mesma forma, dá para aplicar isso na nossa vida financeira. Sabe a minha fórmula para equilibrar o orçamento do 50/30/20? A ideia é a seguinte: 50% do seu salário vai para os seus gastos essenciais (alimentação, moradia, alimentação, etc), 30% para os supérfluos e 20% para a sua poupança. Com a fórmula, você consegue separar 30% para gastos para o seu prazer: compras, jantares, lazer, viagens, etc.

separa uma verba mensal para gastar com besteiras, dentro deste 30%. Este dinheiro você pode gastar como quiser – e isso não vai afetar o seu orçamento. No fim do mês, não vai ter impacto nas suas contas – pois foi tudo planejado. Encarar os seus gastos desta forma é bacana, pois te permite manter uma “dieta financeira” mais rígida, mas sem extremismos. É o equivalente da pizza semanal na minha dieta!

Nestes tempos difíceis, com recessão e desemprego, todo mundo vai ter que apertar o cinto um pouco. Adotar esta técnica pode te ajudar a Se você pegar a mesma filosofia da dieta, você passar por esse período sem tanto sofrimento. *Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva). Jornalista, tem 31 anos, é casada e mãe da Beatriz.

Muita gente deixa de fazer a opção pelo Tesouro Direto – ou por outras modalidades de investimentos conservadores – por falta de informação. Entre outras opções de renda fixa, menos de 2% das entrevistadas disseram investir em LCIs ou LCAs, bem como o CDB correspondeu a somente 5,9% das respostas.

Planejamento e vontade de aprender A mudança do padrão apontado na pesquisa depende de basicamente dois fatores: interesse em aprender a investir e disciplina para guardar dinheiro. O primeiro passo está adiantado, mas o segundo ainda precisa de aprimoramento. O levantamento apontou que 63,6% das entrevistadas poupam dinheiro, contra 36,3% que disseram nunca ter dinheiro de sobra ao fim do mês. Entre as que conseguem incorporar na rotina o hábito de poupar, 48,1% não fazem isso com regularidade, enquanto 15,6% já estão em um patamar mais adiantado e conseguem guardar uma quantia estabelecida ao final de cada mês. Questionadas sobre ter um planejamento financeiro, 4 em cada 10 mulheres (44,3%) disseram que têm, mas acham difícil segui-lo na prática. Outros www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

30% não possuem nenhum planejamento, enquanto 25,7% delas disseram ter um planejamento e sonhos bem definidos. Essa variedade de comportamentos em relação ao planejamento financeiro pode ser justificada pela dificuldade existente em poupar dinheiro ao fim de cada mês. Sobre este assunto, 37,5% das entrevistadas disseram não conseguir guardar dinheiro todo mês. Outros 23,4% disseram conseguir, mas sem um valor fixo, enquanto outros 20,5% poupam menos de 10% do salário. Se por um lado os dados mostram que existe uma grande dificuldade em fazer o dinheiro sobrar ao fim do mês, por outro a pesquisa mostra que as mulheres querem desmitificar o universo dos investimentos e querem aprender a ganhar mais dinheiro. Questionadas sobre os principais interesses quanto a finanças pessoais, a maioria respondeu “aprender a ganhar mais dinheiro” (36,8%), seguido de “aprender a investir” (36,7%). Fonte: Da Redação @financasfemininas #financasfemininas | www.financasfemininas.com.br

Leve & Leia PG 33 ®


Você, curtindo comidas deliciosas

Leve & Leia PG 34 ®

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Bem-vindo, Outono:

receitas para você fazer com as frutas da estação Com a chegada da estação mais fresquinha, novas safras trazem mais sabor para os seus pratos! Entram nesse novo cardápio o figo, a maçã, a graviola, a uva e o kiwi, com variações salgadas e doces. Aprenda a fazer opções diferentes.

Casquinha com figo e queijo

Junte uma tira sobre a outra, pincelando a manteiga derretida entre elas.

LISTA DE INGREDIENTES: 1/4 xícara (chá) de manteiga derretida 200 gramas de massa filo 200 gramas de queijo da serra 8 figo frescos pequenos

Corte em quadrados de 4 cm x 4 cm e arrume nas forminhas 40 forminhas de empada. Aqueça o forno em temperatura média (170 ºC a 190 ºC) e asse por 15 minutos ou até ficar ligeiramente dourada. Lave o figo e corte-o em gomos finos. Corte o queijo em pequenos triângulos. Coloque um pedaço de queijo e um de figo dentro de cada cesta.

Modo de preparo: Abra a massa e corte-a em tiras de 4 centímetros.

Pavê de uva e chocolate LISTA DE INGREDIENTES: 1 xícara (chá) de requeijão 1 pote de creme de avelã com chocolate (Nutella®) 1 pacote de biscoito champanhe 1/2 xícara (chá) de leite 1/2 xícara (chá) de uva sem semente 1 lata de creme de leite gelado sem soro 200 gramas de chocolate branco picado chocolate em pó raspa de chocolate branco uva a gosto para decorar

Bolo fofinho de uva LISTA DE INGREDIENTES: 2 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo (use 1/2 para polvilhar a forma e 2 para polvilhar as uvas) 3 1/2 colheres (sopa) de açúcar (use 1 1/2 para polvilhar a forma e 2 para polvilhar as uvas) 1 1/2 colher (chá) de canela em pó (use 1/2 para polvilhar a forma e 1 para polvilhar as uvas) 350 gramas de uva preta, soltas 3 ovos grandes 1 1/2 xícara (chá) de açúcar (para a massa) 4 colheres (sopa) de manteiga (ou margarina) 1/2 xícara (chá) de suco de laranja 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo para a massa 1 colher (sopa) de fermento químico em pó www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Modo de preparo: No liquidificador bata o requeijão com a Nutella® até obter um creme homogêneo. Umedeça o biscoito champanhe no leite e reserve. No liquidificador bata rapidamente o creme de leite com o chocolate picado - o chocolate deve ficar em pedaços pequenos. Em um refratário alterne camadas de biscoito umedecido, camadas de creme de Nutella®, uvas e o creme de leite batido com chocolate. Decore com raspas de chocolate branco, chocolate em pó e uvas. Modo de preparo: Unte bem com manteiga ou margarina uma forma de buraco com 22 cm de diâmetro. Polvilhe a farinha, açúcar e canela previamente misturados. Reserve. Em uma tigela pequena, misture as uvas (lavadas e enxutas, sem os cabinhos) com o açúcar e a canela. Reserve. Na tigela da batedeira, coloque os ovos com o açúcar e a manteiga e bata até obter um creme. Diminua a velocidade e junte alternadamente o suco e a farinha com o fermento, batendo até ficar uniforme. Com uma colher, misture as uvas reservadas e ponha na forma reservada. Leve ao forno, preaquecido a 200 °C, por cerca de 50 minutos ou até assar e dourar. Retire do forno. Aguarde 10 minutos e desenforme. Sirva morno ou frio polvilhando açúcar e canela.

Leve & Leia PG 35 ®


Você, preparando gostosuras

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Torta cremosa de cappuccino Já experimentou uma torta com sabor de cappuccino? É uma excelente opção de sobremesa, leve e com textura cremosa. Além disso, garante o máximo prazer do café. É fácil de fazer e rende 10 porções. Confira o passo a passo. Ingredientes Massa 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g) 2 colheres (sopa) de açúcar refinado (24 g) 10 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada e picada (120 g) 5 colheres (sopa) de leite integral gelado (75 ml) 1 gema batida (15 g) Recheio

assadeiras (capacidade para 100 ml) untadas com a manteiga restante. Pincele a massa com a gema e leve a ao forno preaquecido em temperatura média (180oC) por 15 minutos ou até dourar um pouco. 3. Recheio: coloque em uma panela o leite, o creme de leite, a baunilha, o cappuccino Melitta e a noz-moscada. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar. Retire do fogo e reserve.

4. Em uma tigela, bata os ovos com o açú1 xícara (chá) de leite integral (240 ml) car. Aos poucos, sem parar de bater, despeje 250 ml de creme de leite pasteurizado o leite morno. Distribua dentro das massas 1 colher (sopa) de essência de baunilha (15 e volte ao forno por 25 minutos ou até o ml) creme ficar firme. Retire do forno e sirva as 2 colheres (sopa) de cappuccino Melitta em tortinhas quentes ou geladas. Decore com pó (19 g) canela em rama. 2 pitadas de noz-moscada moída na hora (1 g) 5 ovos médios (250 g) 1 xícara (chá) de açúcar refinado (180 g) Tempo de preparo: 1 hora (mais 30 minutos para a massa descansar e mais 47 minutos Para decorar: canela em rama de forno) Modo de Fazer 1. Massa: em uma tigela, peneire a farinha de trigo com o açúcar. Junte 9 colheres (sopa) de manteiga. Misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Despeje aos poucos o leite gelado, mexendo até obter uma massa lisa. Embrulhe com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.

Rendimento: 10 tortas de 75 g Valor Nutricional por torta: 390 calorias, 42 g de carboidratos, 8,5 g de proteínas, 21 g de gorduras totais (12 g de saturada, 6 g de monoinsaturada e 1 g de poli-insaturada), 180 mg de colesterol, 3 g de fibras, 1,5 mg de ferro e 90 mg de cálcio

2. Abra a massa entre papel-manteiga até Fonte: www.melitta.com.br. Siga-nos no Instagram @meficar fina, corte em 10 círculos (12 cm de di- littabrasil e curta a fan page www.facebook.com/Melittaâmetro) e forre o fundo e as laterais de 10 Brasil

Leve & Leia PG 36 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Salada Groisman LISTA DE INGREDIENTES: 3 dentes de alho amassado 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 colheres (sopa) de salsa (ou salsinha) 1 colher (sopa) de castanha de caju 3 colheres (sopa) de suco de limão pimenta-do-reino a gosto 1/2 xícara de trigo 1/2 xícara de cogumelo shiitake 30 gramas de uva thompson 1 colher (sopa) de macadâmia picada 3 colheres (sopa) de suco de limão manjericão roxo a gosto sal a gosto

Você, curtindo gostosuras com os amigos

Que tal conhecer uma receita de salada diferente e muito saborosa, como a salada Groisman? Ela fica uma delícia com as uvas Thompson.

Modo de preparo: Para o pesto de ervas, doure 1 dente de alho em 2 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira. Bata no liquidificador o azeite e o alho com a salsa, a castanha de caju, o limão, sal e pimenta e reserve. Cozinhe o trigo em água e sal e reserve. Em uma frigideira, refogue 2 dentes de alho no restante do azeite e junte o shiitake em tiras. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte o trigo cozido, o shiitake refogado, uma colher (sopa) de pesto, três uvas cortadas em quatro na diagonal e a macadâmia. Tempere com sal, pimenta-do-reino, suco de limão e pesto de salsa. Com a ajuda do aro de 8 cm de diâmetro, no centro de um prato, coloque a mistura e decore com um ramo de manjericão roxo. Faça um círculo com pesto ao redor do prato. Sirva a seguir.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 37 ®


Você, preparando gostosuras

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Rosquinha de maçã com leite condensado

Seja para o café da manhã, para o chá da tarde ou uma sobremesa inovadora vale a pena fazer esta delícia.

LISTA DE INGREDIENTES: 250 mililitros de leite morno 3/4 xícaras (chá) de óleo 3 unidades de ovo 30 gramas de fermento biológico (2 tabletes) 7 xícaras (chá) de farinha de trigo 5 colheres (sopa) de açúcar 1 pitada de sal 1 gema de ovo batida para pincelar 10 unidades de maçã pequena, descascada e cortada em cubos 1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de margarina 150 gramas de noz picada açúcar cristal para polvilhar

Acrescente aos poucos a mistura do liquidificador e mexa bem com uma colher de pau. Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo, coloque a massa e trabalhe até desgrudar das mãos. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume. Enquanto isso, em uma panela, coloque as maçãs, o leite condensado e a margarina. Leve ao fogo brando (160 ºC), mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela e a maçã ficar bem macia. Desligue o fogo, misture as nozes e deixe esfriar. Para a montagem, divida a massa em 2 partes. Com um rolo, abra cada parte formando um retângulo. Distribua o recheio, enrole como um rocambole e corte fatias de 2 cm de espessura. Distribua as fatias em uma assadeira levemente untada com margaModo de preparo: rina, cubra e deixe descansar por 15 minutos. No liquidificador bata o leite, o óleo, os ovos e o fermento esfarela- Pincele a gema e asse no forno, preaquecido, a 180 ºC até dourar. do. Reserve. Ainda quente polvilhe açúcar cristal. Em uma tigela, coloque a farinha, o açúcar e o sal.

Charlotte de uva e chocolate

A charlotte de uva e chocolate é feita com cookies, conhaque e um delicioso chantili, ou seja, impossível de resistir! LISTA DE INGREDIENTES: 200 gramas de uva-itália 500 gramas de chocolate ao leite 10 gramas de gelatina incolor em pó 2 colheres (sobremesa) de conhaque 4 ovos 300 gramas de cookies 250 gramas de creme de leite fresco batido em ponto de chantili uva para decorar cacau em pó para polvilhar Modo de preparo: Tire a pele e as sementes das uvas. Amasse com um garfo e reserve. Derreta o chocolate em banho-maria. Deixe esfriar.

Leve & Leia PG 38 ®

Junte a gelatina preparada de acordo com as instruções da embalagem, o conhaque, a uva e, por último, as claras em neve (descarte as gemas). Forre com filme plástico uma forma com capacidade de 1 litro aproximadamente. Forre as laterais da forma com os cookies, coloque o creme e cubra com outra camada de cookies grosseiramente quebrados. Pressione um pouco para o creme se acomodar. Leve a forma à geladeira por, no mínimo, 8 horas. Desenforme, cubra com o chantili, decore com uvas e polvilhe o cacau.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Você, curtindo gostosuras com os amigos

Mousse light de graviola com calda de melancia

Que tal conhecer uma sobremesa com poucas calorias LISTA DE INGREDIENTES: 1/2 xícara (chá) de água 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g) 4 unidades de clara de ovo 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó com aspartame 400 mililitros de graviola em polpa 2 xícaras (chá) de melancia cortada em bolinhas 1 colher (chá) de amido de milho 4 colheres (sopa) de água 4 colheres (sopa) de adoçante em pó com aspartame folhas de hortelã para decorar Modo de preparo: Em um refratário pequeno, polvilhe 1/2 xícara de água com a gelatina e deixe descansar por 5 minutos. Dissolva no fogo, em banho-maria, e reserve. Na batedeira, bata as claras em neve. Adicione 1/2 xícara de adoçante, reduza a velocidade da batedeira e junte, aos poucos, a polpa de graviola até obter uma mistura homogênea. Acrescente a gelatina dissolvida, misture e transfira para uma forma com buraco no meio, de 22 cm de diâmetro, umedecida com água. Leve à geladeira por 2 horas ou até ficar firme. Em uma panela pequena, leve ao fogo a melancia e a maisena dissolvida na água até começar a ferver. Deixe amornar e junte o adoçante restante. Desenforme a musse, cubra com a calda, decore com folhas de hortelã e sirva. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 39 ®


Você, escolhendo e preparando gostosuras

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Creme Bávaro de graviola LISTA DE INGREDIENTES: óleo para untar 1 xícara (chá) de água 2 envelopes de gelatina incolor em pó branca 4 polpas de graviola descongelada 4 claras de ovo 1/3 xícara (chá) de açúcar

Delicie-se com este sabor único

Modo de preparo: Unte com óleo uma forma de buraco no meio de 23 cm de diâmetro. Reserve. Numa panela média, polvilhe a água com a gelatina e deixe hidratar por cerca de 3 minutos. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até se dissolver. Adicione a polpa de graviola e coloque a panela sobre uma bacia com água e gelo, misturando de vez em quando com uma colher de pau, até ficar mais espessa. Na batedeira, bata as claras em neve. Acrescente o açúcar e continue batendo até obter um merengue firme (cerca de 2 minutos). Junte-o cuidadosamente à gelatina usando uma espátula ou colher de pau. Transfira para a forma preparada, cubra com filme plástico e leve à geladeira até ficar firme (cerca de 2 horas). Desenforme sobre um prato decorativo e sirva a seguir.

Coquetel de Kiwi LISTA DE INGREDIENTES: 20 mililitros de licor de kiwi 10 mililitros de vermute seco 40 mililitros de gim (ou gin)

Aqueça o paladar no friozinho

Modo de preparo: Em uma coqueteleira, coloque o licor de kiwi, o vermute e o gim. Chacoalhe a coqueteleira até misturar os ingredientes. Sirva em um copo de drinque e decore com uma casca de laranja.

Leve & Leia PG 40 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Você, curtindo gostosuras

Gelatina com leite condensado e frutas Uma sobremesa prática, leve e cheia de sabores

LISTA DE INGREDIENTES: 1 envelope de gelatina de morango 1 envelope de gelatina de maracujá 1 envelope de gelatina de limão 2 xícaras (chá) de morango picados 2 maracujás 2 kiwis picados 2 latas de leite condensado 1 lata de creme de leite sem soro

Coloque-as em refratários separados e leve à geladeira até firmar. Em uma tigela, misture o leite condensado e o creme de leite. Divida a mistura em 3 partes. No liquidificador, bata cada gelatina individualmente com uma parte da mistura de leite condensado e creme de leite. Em seguida, misture o maracujá na gelatina de maracujá, o morango na gelatina de moModo de preparo: rango e o kiwi na gelatina de limão. Prepare cada embalagem de gelatina com Em taças individuais ou em um refratário, 200 ml de água fria e 200 ml de água quente. monte camadas de creme de morango, creme de maracujá e creme de limão.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 41 ®


Você, curtindo gostosuras

Maçã recheada LISTA DE INGREDIENTES: 3 unidades de maçã-verde com casca e picada 1 limão espremido 1/2 xícara (chá) de água 1 pote de iogurte 6 colheres (sopa) de açúcar 300 mililitros de creme de leite fresco

Musse de caqui LISTA DE INGREDIENTES: 1 envelope de gelatina incolor em pó 1/3 xícara (chá) de água 2 polpas de caqui 1/4 xícara (chá) de açúcar laranja (só a casca) cortada em tiras a gosto

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

A época também traz delícias com a fruta de Eva. Modo de preparo: Em uma panela coloque a maçã, o suco de limão, a água e cozinhe durante uns 10 minutos no fogo brando (160 ºC). Deixe esfriar bem. No liquidificador bata a maçã, o iogurte e o açúcar até formar um creme. Bata o creme de leite no ponto de chantili e misture delicadamente ao creme de maçã. Sirva gelado.

Aproveite a estação para experimentar novos sabores Modo de preparo: Polvilhe a gelatina sobre a água, deixe hidratar por 5 minutos e leve ao fogo médio (170 ºC a 190 C) em banho-maria, até se dissolver. Reserve. No liquidificador, bata a polpa de caqui e o açúcar e junte a gelatina dissolvida. Misture bem, coloque numa tigela, leve à geladeira e deixe engrossar um pouco. Acrescente as tiras de laranja e misture. Distribua em 4 forminhas redondas, leve novamente à geladeira até endurecer. Se quiser, decore com fatias de caqui.

Geleia de caqui

Descasque-os (basta puxar a casca com os dedos ou com a lâmina de uma faca). Passe por uma peneira e reserve. Leve a água e o Ingredientes 1 ½ kg de caqui maduro; 1 kg de açúcar; ½ limão; 1 copo de água; açúcar ao fogo brando até dissolvê-lo. Acrescente a casca do limão. Retire a casca do limão e coloque a fruta. Cozinhe em fogo brando e mexa até engrossar. Quando esfriar, guarde em vidros previaModo de preparo mente higienizados e secos e feche bem. Retire os cabos dos caquis e lave-os um a um.

Leve & Leia PG 42 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 43 ®


Você, se cuidando

Leve & Leia PG 44 ®

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Risco de glaucoma cai 20% com alimentação adequada

Saúde Ocular

Da redação

Estudo conduzido na Harvard Medical School (Estados Unidos) chegou à conclusão de que comer verduras diariamente pode baixar o risco de desenvolver glaucoma em 20% ou mais ao longo dos anos. Ao contrário da catarata, que é uma doença ocular que leva à cegueira reversível, a perda de visão por glaucoma é irreversível e atinge um milhão de brasileiros. De acordo com Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (São Paulo), o glaucoma está relacionado com a pressão ocular. “Quanto maior a pressão do olho, maior também é a chance de ocorrer lesão do nervo óptico e consequente perda do campo visual. Essa doença faz com que as fibras do nervo óptico sejam danificadas lenta e progressivamente, criando pontos cegos que não podem ser recuperados”. A gravidade do glaucoma faz com que estudos como o de Harvard sejam fundamentais – já que a doença pode ser prevenida. A equipe liderada pela médica Jae Kang acompanhou 64 mil pacientes entre 1984 e 2012 (Nurses Health Study) e outros 41 mil pacientes entre 1986 e 2014 (Health Professionals Follow-up Study). Todos os homens e mulheres avaliados tinham mais de 40 anos, mas nenhum tinha glaucoma no início do estudo. Depois de 25 anos de acompanhamento, 1.500 pessoas desenvolveram glaucoma. Divididos entre cinco grupos que consumiam verduras e saladas em intensidades diferentes, aqueles que incluíram mais folhas verdes na dieta diária se beneficiaram muito mais. “O glaucoma é influenciado pelo fluxo de sangue no nervo óptico. Uma substância chamada óxido nítrico desempenha um importante papel na regulação do fluxo sanguíneo. Como as saladas e verduras contêm nitratos – que são precursores do óxido nítrico – elas fazem muito bem à visão”. Em São Paulo, Neves é um grande defensor da “dieta para os olhos”. “O óxido nítrico induz o relaxamento muscular próximo aos vasos sanguíneos e origina a vasodilatação. Sendo assim, desde a infância as pessoas deveriam incluir muitas verduras, saladas e frutas no prato. Ainda que mais estudos sejam necessários para se chegar a uma conclusão definitiva, esse é o tipo de aconselhamento que só faz bem à saúde, sem efeitos adversos”. O médico também defende abandonar velhos hábitos que fazem mal à saúde, reduzir o consumo de carboidratos e de carne vermelha, de sal e açúcar, bem como cortar gordura trans e embutidos da dieta. De modo geral, tudo o que faz mal à saúde e à boa forma como um todo também prejudica a visão. Do ponto de vista da saúde ocular, é possível ingerir alimentos que de fato contribuem para enxergar bem. A seguir, os alimentos campeões em termos de benefícios: www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

1. Cenouras e alimentos de cor laranja

“É de conhecimento popular que comer cenoura faz bem aos olhos. E é verdade. Tanto cenouras quanto as demais frutas e legumes de cor alaranjada. Isso porque o betacaroteno, que é um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter a vitamina A que contribui para a retina funcionar sem problemas. Vale ressaltar que tanto a cenoura quanto a abóbora contêm também muita vitamina C – ótimo para a saúde em geral”.

2. Folhas verdes

“Saladas de folhas verdes são uma ótima opção não só para o verão, mas para todo o ano. Afinal, principalmente as verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Por conter luteína e zeaxantina, contribuem bastante para reduzir o risco de degeneração macular e catarata. Além disso, esses dois poderosos antioxidantes contribuem para diminuir o desconforto com relação ao brilho, melhoram o contraste e também podem aumentar o alcance visual”.

3. Ovos

“Além de também ser uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Como os danos oxidativos à retina são um relevante fator de risco para a DMRI, esse tipo de antioxidante pode, então, prevenir danos celulares e a perda gradual da visão”.

4. Frutas vermelhas e cítricas

“Essas frutas são ricas em vitamina C – que também tem um papel fundamental na prevenção de doenças oculares. Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma. De todo modo, além de adotar uma dieta rica nesse tipo de alimento, é importante consultar um especialista e fazer o tratamento indicado”.

5. Peixes

“Ricos em ômega-3 e ômega-6, os peixes que fazem bem à saúde ocular são aqueles geralmente servidos em restaurantes asiáticos: salmão, atum, truta, além de anchovas e cavala. Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Mas, como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saúde geral como um todo”.

Fontes: Dr. Renato Augusto Neves, cirurgião-oftalmologista com mais de 60 mil cirurgias realizadas, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP) e autor do livro Seus Olhos.

Leve & Leia PG 45 ®


Você, se cuidando

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

PARA PELE, CABELO E UNHAS use

Nutricolin O silício inteligente

Estimula as três proteínas da Beleza Mencione este anúncio e ganhe 5% de desconto

Leve & Leia PG 46 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Saúde e Bem Estar

Conscientização: endometriose © Visivansc | Dreamstime.com

Quais os principais tratamentos para endometriose? Endometriose: Doença que afeta cerca de 6 milhões de mulheres só no Brasil, ainda causa muita dúvida em pacientes e até em alguns profissionais pela dificuldade de diagnóstico.

A

endometriose é considerada uma doença crônica, portanto, sem cura definitiva, mas que regride de forma espontânea após a menopausa em razão da queda na produção dos hormônios femininos. Apesar de não ter cura, a notícia animadora é que os tratamentos disponíveis promovem melhor qualidade de vida às mulheres portadoras da doença.

O tratamento da endometriose tem dois objetivos principais: melhora da qualidade de vida da mulher (com melhora das dores e sintomas que a endometriose possa estar causando), e melhora da fertilidade. “Certamente a melhora da qualidade de vida da mulher é o principal objetivo, pois a maioria delas sofre muito com dor”, afirma Tomyo Arazawa, ginecologista e obstetra da Alira Medicina Clínica. Existem duas formas de tratamento da endometriose: o clínico e o cirúrgico. “Alguns fatores devem ser considerados e analisados pelo especialista antes do início do tratamento como: idade, gravidade dos sintomas, gravidade da doença e se a mulher quer engravidar”, ressalta.

Tratamento clínico A indicação de remédios pode ter vários motivos: controle da dor, impedir que a endometriose piore e/ou para minimizar a chance de reincidência da doença após tratamento cirúrgico. O tratamento medicamentoso é o indicado para a maior parte dos casos. “Um procedimento comum é o bloqueio da menstruação para minimizar a dor por meio de anticoncepcionais. Medicamentos analgésicos também são importantes para minimizar o sofrimento durante as crises de dor. Mas, em algumas situações quando a dor é muito intensa, o bloqueio da menstruação pode não ser suficiente para melhorar os sintomas, afinal as lesões de endometriose continuam lá. Em muitos casos, inclusive, ela pode evoluir e causar alterações na parte psicossocial: a dor crônica começa a influenciar no relacionamento profissional, pessoal e na relação sexual, e pode aumentar o risco de depressão e ansiedade”, explica o ginecologista. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Tomyo Arazawa

Outros tratamentos combinados ajudam a amenizar os sintomas de dor, como a acupuntura, fisioterapia, exercícios físicos e meditação. Mas esses tratamentos também não farão as lesões sumir.

Tratamento cirúrgico Já o tratamento cirúrgico é a opção mais indicada para as mulheres que não melhoram com o tratamento clínico ou nos casos mais avançados da doença. A cirurgia tem como objetivo a retirada ou cauterização das lesões de endometriose. A retirada das lesões e das aderências propicia melhora da qualidade de vida com diminuição da dor e retorno à fertilidade em grande parte das mulheres com a doença. “A cirurgia para endometriose é realizada por vídeo-laparoscopia. Além de menos invasiva, essa técnica permite a ampliação da imagem, permitindo ao cirurgião melhor visualização dos órgãos para uma cirurgia mais precisa”, explica. A cirurgia robótica é uma evolução da vídeo-laparoscopia e que também pode ser utilizada para cirurgias de endometriose. Essa alterativa proporciona visão ainda mais detalhada através de imagens tridimensionais, além de oferecer maior precisão dos movimentos das pinças cirúrgicas. É importante que a mulher saiba que cada caso é único, portanto, não existe fórmula mágica que funcione para todas as pacientes. Na consulta, o médico especialista buscará os tratamentos que serão mais adequados para cada paciente, levando em consideração não só o estágio da doença, mas principalmente o impacto sobre a saúde e qualidade de vida da paciente.

*Dr. Tomyo Arazawa é ginecologista e obstetra da Alira Medicina Clínica. Especializou-se em cirurgias minimamente invasivas como cirurgias robóticas, video-laparoscópicas e video-histeroscópicas (os quais incluem as cirurgias de endometriose) e em medicina reprodutiva. É membro da Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP), da American Society for Reproductive Medicine (ASRM), da American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL) e da International Pelvic Pain Society (IPPS). www.aliraclinica.com.br

Leve & Leia PG 47 ®


Serviços

Leve & Leia PG 48 ®

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Fique sabendo

“Tomava açaí na mamadeira”, diz Kyra Gracie, pentacampeã de Jiu-Jitsu Milla Oliveira

Em ótima forma, atleta comenta benefícios da alimentação criada por seu avô Que os lutadores da família Gracie são autoridades em Jiu-Jitsu todos sabem. Mas você sabia que, além da técnica aprimorada, eles também contam com uma “dieta” criada há 65 anos pelo patriarca do clã, Carlos Gracie?

K

yra Gracie, neta de Carlos e primeira mulher da família a se destacar na modalidade esportiva, explica que a regra básica do sistema alimentar seguido pelos Gracie há mais de seis décadas consiste na combinação adequada dos alimentos, com o intuito de evitar inflamações e acidez no organismo durante a digestão. “O objetivo é manter o pH das refeições o mais neutro possível.” A campeã já apresentou a alimentação da família à filha Ayra, de 1 ano e 4 meses, de seu relacionamento com o ator Malvino Salvador.

foto: divulgação

O primo de Kyra, Rorion Gracie, publicou recentemente um livro sobre o tema, intitulado “A Dieta Gracie”. No livro, Rorion afirma que a mesa de jantar é o principal laboratório do sistema criado pelo seu tio. “A longevidade e boa saúde daqueles que seguem a Dieta Gracie são a evidência suficiente de que preciso para saber que ela funciona.” Apesar de não ser médico nem nutricionista, Carlos desenvolveu a dieta com base em leituras de livros de nutrição e de suas observações sobre os efeitos de diversas combinações alimentares e aplicou seu conhecimento em seus familiares, incluindo seu irmão Helio Gracie, idealizador do chamado “Jiu-Jitsu brasileiro”. Sobremesas, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carne de porco são os únicos itens proibidos nesse sistema alimentar. As frutas, como o açaí, são fundamentais. De resto, o praticante precisa apenas evitar combinar alguns tipos de alimentos e procurar fazer as refeições em intervalos de 4 horas. Veja a seguir alguns comentários de Kyra sobre a dieta da família: www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Quais os benefícios da Dieta Gracie?

Minha família é a prova viva dos benefícios da alimentação Gracie. Meu avô Carlos Gracie, por exemplo, ainda praticava Jiu-Jitsu aos 92 anos de idade, estava sempre ativo, era forte, magrinho e não tinha problemas de saúde como os avós da maioria das minhas amigas, que são mais gordinhos e sedentários.

Desde que idade você segue a alimentação da família?

Na verdade, essa é a minha alimentação desde pequena, eu nasci seguindo a alimentação Gracie por causa da minha família, todos se alimentavam dessa forma e, claro, me educaram igual. Sempre comi muitas frutas, tomava açaí na mamadeira, lá em casa tudo isso é muito natural.

Os princípios dessa dieta já foram introduzidos no cardápio da sua filha?

Já sim. Nos primeiros meses eu apenas amamentei, porém, com o tempo fui introduzindo frutas e outros alimentos saudáveis no cardápio da Ayra, mas, com certeza, ela vai seguir a alimentação da família.

Na sua opinião, qual o maior desafio dessa dieta?

A alimentação Gracie não é uma dieta, mas sim a combinação adequada dos alimentos que são divididos em tabelas que combinam ou não entre si. O objetivo principal é manter o pH das refeições o mais neutro possível, para que seu corpo não gaste energia à toa. Na minha opinião, o mais difícil é as pessoas conseguirem seguir uma alimentação saudável na correria do dia a dia, pois muitos acabam optando por alimentos mais práticos e processados. Em dezembro, lancei o meu primeiro aplicativo o “Gracie Fit”, que vai ajudar os usuários a montar suas refeições com base na combinação de alimentos. Além disso, o aplicativo ainda disponibiliza várias receitas e dicas que vão ajudar as pessoas a terem uma refeição rica e, consequentemente, uma vida mais saudável e longa.

Você acha que é difícil para uma pessoa já adulta começar a fazer essa reeducação alimentar? Que dica você daria para quem quer começar? Com foco e determinação tudo é possível! Porém, a dica é começar devagar, não queira mudar completamente o seu cardápio de um dia para o outro, vá adaptando receitas e preferindo comida de verdade em vez de lanches e processados, quando perceber estará seguindo uma alimentação mais saudável.

Agora uma dica para quem faz atividades físicas e quer ter uma alimentação saudável: o que você costuma ingerir antes dos treinos e das competições?

No pré-treino, 10 minutos antes, tomo 3 colheres de sopa de abacate ou avocado e uma colher de óleo de coco. Se já tiver comido antes, eu apenas como uma colher de mel manuka [mel produzido na Nova Zelândia, considerado o mais completo do mundo]. Site Coração & Vida (coracaoevida.com.br)

Leve & Leia PG 49 ®


Serviços

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Você faz manutenção preventiva no seu carro? Muitas pessoas compram um carro e somente andam, não trocam o óleo corretamente e só encostam o carro na oficina quando ele quase não anda mais. Essa é a maneira mais certa de ter um belo prejuízo no bolso. Para manter um carro em dia, é necessária sempre fazer a manutenção preventiva. E isso se faz levando o carro de tempos em tempos a uma oficina especializada, para verificar itens de desgaste natural, fazer um diagnóstico eletrônico que apontarão quais itens precisam ser trocados ou reparados. É muito mais barato trocar um componente que apresenta falhas ou está muito gasto, do que ter que arrumar vários outros se esse componente quebrar ou parar de funcionar. O básico da manutenção preventiva pode ser feito você mesmo. Medir o nível do óleo do motor, verificar o nível dos fluídos de freios e fluídos do sistema de arrefecimento. Também importante é manter os pneus calibrados e ficar atento a luzes acessas no painel. Percebeu algum barulho ou comportamento estranho no seu carro? Não perca tempo e leve ele para um mecânico de confiança verificar. E não se esqueça de a cada 10.000 km ou 12 meses, fazer um check-up para ter a certeza de que tudo está ok.

Leve & Leia PG 50 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Opinião: Nova regra da aposentadoria

A

Lúcia Young*

aposentadoria por idade é um benefício devido ao trabalhador, desde que comprove o mínimo de 180 meses de trabalho, bem como a idade mínima de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher). Já a aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício devido ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição (homem) e 30 anos de contribuição (mulher). A primeira informação é que essa nova forma é alternativa ao fator previdenciário e não obrigatória. Nessa forma de aposentadoria encontramos a regra 85/95 progressiva. É a forma de aposentadoria em que não há idade mínima a ser levada em consideração. Para fazer jus ao benefício, é necessário somar a idade do cidadão com o tempo de contribuição, computando o total de 95 anos (homem) e 85 anos (mulher) – até o fim de 2018. Quanto ao tempo de contribuição, os segurados da Previdência Social precisam ter 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos, no caso dos homens. Para efeito da carência, faz-se necessário ter 180 meses de contribuição. Cumprindo esses requisitos, o contribuinte terá direito de receber o benefício integral, sem ter de aplicar o fator previdenciário. Saliente-se que, no caso de utilizar o fator previdenciário, há obrigatoriedade de se levar em conta o tempo de contribuição para a previdência, a idade do segurado e, ainda, a expectativa de sobrevida do contribuinte ao se aposentar. O fator previdenciário reduz o valor da aposentadoria para quem se aposentar precocemente. Essa regra foi estipulada pela Lei 13.183/2015, que prevê novos limites a partir de 31 de dezembro de 2018: para afastar o uso do fator previdenciário, a soma da idade e do tempo de contribuição terá de ser 86, se mulher, e 96, se homem. Caso a pessoa deseje se aposentar antes de completar a soma de pontos necessários, ela poderá fazê-lo, mas com aplicação do fator previdenciário e, portanto, potencial redução no valor do benefício. Conclui-se que o fator de contribuição não acabou. Apenas esse novo sistema é uma forma de opção para que o fator não seja aplicado. Essa nova regra em nada altera para quem já se encontra aposentado. Muitos podem pensar em ingressar com ação de revisão da aposentadoria para migrar para o novo método, mas isso não é possível. Essas alterações estão sendo feitas no mundo todo em virtude do aumento da expectativa de vida. Estudos mostram também que o índice de nascimentos está caindo e que a população está envelhecendo. Com isso, essa reforma é uma maneira de manter o sistema saudável. Porém, na contramão de países mais desenvolvidos como a Suíça (que tem um dos melhores sistemas de aposentaria do mundo), o Brasil quer padronizar a idade mínima para aposentadoria entre homens e mulheres. Será que a legislação brasileira deixará de considerar que, além da diferença fisiológica, a mulher ainda sofre inúmeros preconceitos – a começar pelos valores salariais – e ainda faz jornada dupla, em casa e no trabalho? Será que a igualdade já atingiu os afazeres domésticos em todas as classes sociais? Se ainda não chegou na Suíça, quem dirá no Brasil.

*Lúcia Young é professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Positivo (UP).

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Instituição lança série de vídeos para quem busca o primeiro emprego Para comemorar 37 anos de formação e inserção dos jovens no mundo do trabalho, o Espro - Ensino Social Profissionalizante lançou na quinta-feira, dia 24 de março, o Programa De Olho no Futuro, uma série de vídeos voltada para aqueles que buscam o primeiro emprego mas têm muitas dúvidas de por onde começar. O episodio inicial é "Como procurar emprego?", composto por diversos vídeos curtos. Em tempos de crise e desemprego, tem destaque o candidato que se prepara melhor e a Internet é uma forte aliada neste propósito, sendo o Youtube a segunda maior plataforma de buscas no mundo. Por isso, o Espro tem utilizado desta ferramenta para consolidar a missão. Durante todos estes anos, além da Formação para o Mundo do Trabalho e Programa Jovem Aprendiz orienta os jovens de como conseguir a primeira oportunidade, os vídeos foram criados justamente para isso. "Sempre De Olho no Futuro dos jovens, pensamos nesta série, que tem a linguagem e dinâmica deles. Queremos facilitar para quem está começando, pois eles conseguem ter a informação de maneira rápida e objetiva", conta o superintendente executivo do Espro, José Eduardo Carmagnani. A apresentadora é Gabi Flores, ex-Jovem Aprendiz do Espro e participante das Oficinas de Arte e Cultura que responderá às principais dúvidas sobre como procurar, como se comportar, o que vestir como elaborar currículo, entrevista, entre outras. "Acredito que os vídeos serão mais um caminho para a instituição poder transmitir aos jovens, boas informações de forma interativa e ainda mais dinâmica. E fazer parte deste projeto pra mim tem sido uma experiência bastante proveitosa e sem sombra de dúvidas repleta de aprendizados", revela. Os primeiros temas disponibilizados no Canal Oficial do Espro no Youtube serão: • Qual é o melhor lugar para conseguir o primeiro emprego? • Qual é a idade ideal para buscar o primeiro emprego? • Como eu devo elaborar o currículo para apresentar para a empresa? • Eu moro em São Paulo, eu devo procurar emprego só na minha região ou eu posso expandir para outros lugares? Para quem ainda tiver dúvidas, o Espro disponibilizará material complementar no portal. O jovem poderá baixar e utilizar o material para se preparar para o processo seletivo. Estes são apenas os primeiros episódios, a instituição continuará alimentando o Canal no Youtube e o portal com as dicas sobre diversos temas, baseada em dúvidas reais dos jovens desta faixa etária. O Espro faz 37 anos e continua com o seu propósito de Educar, Transformar e Incluir jovens por todo Brasil e desde seu surgimento já atendeu mais de 154 mil jovens. Os vídeos são apenas o primeiro passo, muitos poderão consultar o material e indicarão para outros, neste sentido a causa da instituição estará disseminada e muitos outros jovens terão suas vidas transformadas. Quer ver os vídeos? Acesse o Canal do Espro no Youtube e aproveite: youtube.com/EsproOficial Fonte: Espro - Ensino Social Profissionalizante

Leve & Leia PG 51 ®


Serviços

Leve & Leia PG 52 ®

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Como planejar-se melhor e acabar com os inimigos da organização *Rafaela Oliveira

P

Você, super organizada ara algumas pessoas, organizar a casa pode soar como uma tarefa difícil ou impossível de fazer por conta de vários fatores. Sem a gente se dar conta, a bagunça tomou conta de casa e pior, da nossa vida. Abaixo, você vai conhecer os cinco grandes inimigos da organização e soluções simples para evitar e acabar com eles.

Tempo

Pode-se dizer que o tempo é o inimigo número 1. Nossa vida é uma correria e temos que “rebolar” para dar conta do trabalho, dos filhos, da casa, da beleza, entre outras tarefas, não é verdade? Organizar e fazer as tarefas da casa, pode ficar em segundo plano, já que o queremos após um dia cansativo de trabalho é: chegar em casa, tomar o banho e descansar. Quando percebemos, a bagunça dominou nossa casa e, junto com ela, surge o desânimo, preguiça ou falta de motivação. Solução: Para quem não dispõe de tempo, antes de começar a dar um jeito na casa é preciso se organizar. Organizar as tarefas por etapas, ajudará muito. Claro, não vamos ver a casa organizada de um dia para outro, por isso é preciso ter paciência e organizar aos pouquinhos. A medida que for organizando, verá os resultados maravilhosos da organização e não vai querer parar… A dica que dou é separar as tarefas de organização e limpeza por dias da semana.

Falta de ânimo, motivação ou preguiça © Sebastian Czapnik | Dreamstime.com

A falta de ânimo pode estar relacionada à noites mal dormidas, excesso de trabalho, stress e claro, a falta de interesse. Se você não tem interesse ou tem medo de mudanças, será difícil começar a organizar. Solução. Pense nas vantagens da organização. Uma casa organizada, não é uma casa cheia de frescuras, e sim, um ambiente saudável e prático para todos. O tempo que perderá procurando um documento na pilha de papéis ou uma blusa na montanha de roupas, é o tempo que você ganharia para começar um novo projeto, executar outras tarefas e ter mais qualidade de vida. Para ficar mais claro, cinco minutos perdidos por dia, totaliza um tempo de 2 horas e 30 minutos perdidas no mês, o que é muito tempo perdido. Outra dica que ajuda muito é procurar algo que dê prazer durante as tarefas, como escutar uma música, por exemplo. A música torna as tarefas mais divertidas e o tempo passa voando, experimente! Se gosta de cantar enquanto trabalha, manda ver! Tudo é válido para deixar as tarefas prazerosas e você mandar a preguiça ou falta de vontade pra bem longe. Chame a *Rafaela Oliveira, é designer de produto e de interio- família para ajudar nas tarefas de casa.

res, além de fundadora do Organize Sem Frescuras. Experimente Organizar - Isabel Bossi - 97101-4823 www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Procrastinação

Está aí o grande inimigo da organização. Se você é daquelas que gosta de deixar tudo para depois, você faz parte desse time, então pule para a solução abaixo. Se você já pensou em procrastinar, tome muito cuidado, pois quando você menos imagina está procrastinando. Solução: lista de tarefas sempre! Anotar todas as tarefas e compromissos no papel em formato de listas, fica difícil esquecer e você controla melhor o tempo para cada item da lista. Reserve alguns minutos para fazer a lista do dia, ou a lista do mês.

Desorganização financeira

Você acaba de receber o salário, ebaa! Dim -dim no bolso, agora é só aproveitar. Uma parte do dinheiro voa mais rápido do que um foguete, não é mesmo? Depois do torra, torra, você chega em casa e pensa: será que estava realmente precisando disso? Resultado: item parado e ocupando espaços. Comprar é uma delícia e eu adoro! Comprar exageradamente, ou comprar aquilo que não sabe nem se vai usar, só porque estava em promoção é um perigo para o orçamento. Para mim, a organização financeira é tudo e reflete diretamente na autoestima das pessoas. Se organizar financeiramente é controlar melhor os gastos e investir nos seus sonhos. Solução. Compre aquilo que realmente precisa. Faça planilhas de gastos todos os meses para ter um maior controle de como usar melhor seu dinheiro.

Apego

Quando vamos organizar a casa, o closet, ou qualquer ambiente, o primeiro passo é desfazer-se do que não é mais usado, ou que está guardado por muito tempo, recheado de poeira. O desapego é uma palavra que envolve o emocional, por isso é o processo mais delicado da organização. Manter os itens não usados no armário, é roubar espaços preciosos, por fim, atrapalhar a organização. Solução. Trocar o armário, não é a solução. Sei que poderá ser muito difícil se desfazer daquela blusinha fofa, mas se você não a usa, está na hora de passar para frente, ou melhor, doar para quem realmente precisa. Acredite, além de fazer uma boa ação, em troca terá um armário organizado, prático e com espaços extras para organizar o que quiser. Boa sorte!

Leve & Leia PG 53 ®


Serviços

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Posso ser pequeno; mas levo clientes novos para sua empresa. anuncie R$ 50,00 por edição!

Leve & Leia PG 54 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Você, na melhor idade com saúde

VIDA Bons hábitos alimentares na terceira idade Dr. Carlos Alberto Chiesa*

As mudanças que o corpo sofre durante a terceira idade exigem uma alimentação diferente das outras fases da vida A dieta alimentar na terceira idade é, em geral, bastante diferente das demais etapas da vida. O processo de envelhecimento vem acompanhado de uma série de mudanças na função hormonal, no metabolismo energético e na atividade diária, o que afeta a necessidade de nutrientes. Nessa fase, olfato e paladar ficam progressivamente comprometidos. É comum o idoso se desinteressar por doces e salgados. A produção de saliva também é reduzida e aparecem as dificuldades no processo de mastigação e deglutição, que causam impacto significativo na quantidade e qualidade da ingestão do alimento. Além disso, a presença de doenças crônicas pode levar a restrições dietéticas, que associadas ao uso de diversos medicamentos (polifarmácia), reduzem o apetite ou interferem na absorção de vitaminas e minerais. Tudo isso se soma às alterações naturais nos mecanismos de defesa que tornam a pessoa idosa mais suscetível a infecções alimentares.

3º – Coma pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Outro fator de atenção é a redução da mobilidade que dificulta a compra e o preparo de alimentos e, às vezes, até o ato de se alimentar. Todas essas alterações requerem cuidados especiais com a alimentação na terceira idade. Os cuidados devem começar na aquisição dos alimentos, observando o prazo de validade, o armazenamento e a conservação adequados. Ainda no preparo das refeições, o processo de higiene pessoal e do ambiente, incluindo os utensílios a serem utilizados, reduzem o risco de contaminações.

7º – Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas. Limite esses alimentos a no máximo duas vezes por semana.

O planejamento de ambientes, móveis e utensílios seguros, de fácil higiene, que exijam mínimo esforço físico e previnam quedas são parte integrante da boa alimentação. A identificação dos alimentos com etiquetas de fácil leitura, com letras de tamanhos apropriados e codificações por cores também podem contribuir para um ambiente alimentar seguro para o idoso. Para o consumo dos alimentos, um ambiente agradável, iluminado, arejado, limpo, com facilidade para higiene das mãos e móveis com cantos arredondados, que estimule a companhia de outras pessoas e não ofereça muitas distrações (TV, por exemplo) tem um grande efeito no desfrute da refeição e na manutenção de bom estado nutricional.

4º – Garanta o feijão com arroz no prato de cada dia ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e dá energia. 5º – Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação. 6º – Limite óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina a no máximo uma porção por dia.

8º – Diminua a quantidade de sal na comida. Para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos utilize temperos como cheiro-verde, alho, cebola e ervas frescas e secas ou suco natural de frutas, como limão. 9º – Determine a ingestão de pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. O baixo consumo de água pelo idoso, associado a uma série de alterações nos mecanismos de controle de água no organismo, leva muito facilmente à desidratação. A redução da água corporal total do idoso é em torno de 20%. Quem convive com idosos frequentemente escuta “não sinto sede”, “não gosto de água”. Incentivar o consumo de água é fundamental na alimentação saudável de qualquer pessoa e especialmente do idoso. 10º – Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Buscando superar as eventuais dificuldades e estimular um envelhecimento saudável, o Ministério da Saúde publicou, em 2010, um Manual de Alimentação Saudável para a Pessoa Idosa que sugere medidas simples para tornar o dia a dia do idoso mais prazeroso, favorecendo a autonomia, o entrosamento social e a segurança alimentar e nutricional. Para facilitar, descrevo essa receita de bons hábitos em dez passos: 1º – Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pular as refeições e comer devagar, mastigando bem os alimentos, é fundamental. Em caso de dificuldade para mastigar alimentos sólidos como carnes, frutas, verduras e legumes, podese picar, ralar, amassar, desfiar, moer ou bate-los no liquidificador. 2º – Ingira diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como a batata e raízes como o aipim. Dê * Dr. Carlos Alberto Chiesa é diretor de operações do Hospital Placi — preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Cuidados Extensivos www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 55 ®


Serviços

Leve & Leia PG 56 ®

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Horóscopo Mensal para Abril 2016

Áries Leão O Sol vai realçar seus pontos fortes e você deve usar Faça cursos, todo seu potencial para conseguir o que quer no trabalho. Mostre garra, iniciativa e ambição. Fique de olho nas oportunidades, pois pode surgir algo bem lucrativo em seu caminho a partir do dia 19. Tome a frente da família e da turma, organize encontros, passeios e festas. O Sol dará vitalidade e promete renovar suas energias. Com tanta disposição, você só terá problemas se cometer muitas extravagâncias. Vença a teimosia e procure conciliar os interesses do casal para manter a união em harmonia. Uma viagem promete incendiar os desejos e a paixão. Pode se envolver com alguém de outra cidade ou viver um romance bem quente durante uma viagem.

treinamentos, troque experiências com colegas e mostre que quer crescer. Sua dedicação vai abrir portas para o sucesso e um futuro melhor. Boa fase para apresentar um projeto lucrativo aos chefes ou dar o primeiro passo para abrir um negócio próprio. Que tal visitar parentes ou amigos no feriado? Terá que dosar seu entusiasmo para não assumir tarefas demais e se sobrecarregar, comprometendo a saúde. Procure quebrar a rotina a dois. Uma viagem romântica promete apimentar a união. Aproveite para falar do futuro e fazer planos com seu bem. Pode ter boas surpresas com uma pessoa de outra cidade ou até se envolver com alguém durante uma viagem. Prepare seu coração, pois a paixão está no ar.

Por João Bidu

Sagitário O céu traz sorte e as tarefas vão deslanchar neste mês.

Boa fase para apresentar um projeto audacioso aos chefes. Você será capaz de multiplicar seus ganhos se usar a criatividade e souber administrar o dinheiro. Fase carinhosa e descontraída em casa. Nas amizades, sua popularidade será incrível. Mercúrio incentivará você a disciplinar melhor seus hábitos de rotina. Terá horário para malhar, comer, trabalhar e se divertir. Um clima alegre, descontraído e carinhoso deve tomar conta do romance em abril. Contagie o par com seu entusiasmo, demonstre seu amor e agrade seu bem com surpresinhas românticas e apaixonadas. Prepare-se para um mês de muita paquera, boas surpresas e sucesso garantido na paixão.

Touro Virgem Capricórnio Os astros recomendam cautela no trabalho. Não é hora de Seu empenho em batalhar, aprender e progredir pode Mercúrio trará criatividade e determinação para buscar revelar seus planos: prefira ficar no seu canto e ir mexendo seus pauzinhos devagar para, no momento certo, mostrar o resultado de seu empenho. Mercúrio trará ótimas ideias para ganhar dinheiro e ainda ajudará você a identificar logo o que é viável ou não para o seu bolso. Trabalho voluntário com parentes e amigos pode fazer bem a você. Procure relaxar, pois a mente agitada pode causar dores de cabeça. Não esconda do par o que sente. Abra seu coração com quem ama e compartilhe seus medos. Trocar confidências só vai fortalecer a cumplicidade entre o casal. Se você está a fim de alguém, coragem! Puxe papo, jogue charme e confie no seu taco.

abrir portas para mudanças, talvez até um novo emprego. Você pode receber um dinheiro inesperado neste mês, mas planeje bem para não perder grana. Boa fase para se reconciliar com alguém querido. Divergências vão exigir jogo de cintura em família: evite discussões. Ótimo astral para investir numa mudança de hábitos e inserir mais qualidade em sua vida. O céu anuncia uma fase bem especial para a sua união. Você só precisa ter cuidado para não exagerar na possessividade nem discutir por bobagens, ok? Tudo indica que beleza e atração física contarão mais pontos para você na paquera, ou seja, tem que rolar uma boa química para decidir investir na conquista.

suas metas. Ótima fase para quem lida com comércio ou ensino: será mais fácil ganhar a confiança das pessoas. Pode ganhar dinheiro com algo que sempre fez como passatempo. Festas e encontros com parentes prometem alegria. Boa sintonia com amigos. Remoer problemas e se preocupar demais com as coisas podem causar malestares. Relembrar momentos especiais ou mesmo repetir um passeio ou viagem que fizeram juntos pode renovar a paixão do romance. Se o seu coração ainda está vago, não desanime. Você pode conhecer alguém muito especial durante uma festa de família, aniversário de gente querida ou em encontros informais na casa de amigos.

Gêmeos Libra Aquário Você terá facilidade para atrair aliados e pode fazer ótimas No serviço, estimule as parcerias e a cooperação entre os Você terá facilidade para defender suas ideias. Participe parcerias no serviço. O céu só pede cautela especial com assuntos sigilosos. Tenha muito cuidado com trapaças e intrigas. Você pode faturar uma boa grana com sociedade. Mas evite acordos verbais. Divida bem seu tempo, pois sua companhia pode até ser disputada por amigos e parentes. Como o céu indica um mês agitado, será preciso respeitar seus limites para prevenir problemas. Tensões vão rondar a união e será preciso bastante confiança entre o casal para evitar brigas ou uma crise mais séria. Aceite convites da turma para sair, pois a paquera vai rolar solta em festas, encontros e clubes. Boa sintonia com amigo pode despertar atração e novos sentimentos.

colegas. Se trabalharem em equipe, será mais fácil vencer a concorrência e atingir as metas em comum. Poupar dinheiro deve ser a suas meta neste mês. O clima em casa pode ficar nervoso e você terá que controlar seu gênio para evitar atritos. Já com amigos, só agito e empolgação. Procure se refugiar em lugares tranquilos e fazer coisas relaxantes para acalmar e equilibrar suas energias. Sua união vai ganhar mais companheirismo e romantismo. Aproveite para demonstrar seu amor, preparar surpresinhas gostosas e fortalecer os laços com seu bem. Seu coração está livre? Pois um papo descontraído pode despertar paixão à primeira vista: dê uma chance!

dos debates, dê sugestões e aproveite para apresentar projetos. Com argumentos certos, você vai agradar chefes, colegas e clientes. Pode ser um bom mês para pedir aumento: você será convincente. Festas em família trarão alegria. Seu jeito extrovertido vai se destacar na turma. Sua saúde estará protegida. Você só precisa manter bons hábitos no dia a dia. Seu entusiasmo será contagiante e vai reforçar a sintonia a dois. Converse mais e mostre interesse pelos assuntos do par. Marte avisa que pode pintar atração ou até paixão por alguém da turma. Abra seu coração, mas conversem francamente para evitar qualquer constrangimento, briga ou decepção mais tarde, valeu?

Pode pintar uma promoção ou a oportunidade de assumir novos desafios: agarre a chance. Sua dedicação ao trabalho pode garantir mais dinheiro para o bolso. Controle-se para não se indispor com parentes ao querer mandar em tudo. Nas amizades, aguarde muitas novidades. O céu aconselha a desacelerar e cuidar melhor da sua saúde. Por mais que o trabalho exija tempo, você deve se policiar para não deixar o romance de lado. Tensões vão rondar e será preciso empenho da sua parte para manter a harmonia com seu bem. Preste atenção nas pessoas que vão cruzar seu caminho no trabalho, pois pode se apaixonar por um colega.

para organizar suas coisas, resolver o que estiver pendente e deixar tudo em dia. Você lutará com todo empenho para melhorar seus ganhos. Pode iniciar algo lucrativo. Você pode querer dar uma geral em casa. Faça um mutirão e divida tarefas com os parentes. Na vida social, busque a companhia dos amigos verdadeiros. Bom astral para fazer consultas e exames médicos preventivos. Os astros vão revelar seu lado mais prestativo e dedicado na vida a dois. Além de apoiar seu bem em tudo que puder você tomará atitudes firmes para resolver qualquer assunto de rotina. Se está só, há boas chances de firmar um compromisso neste mês.

irão garantir estabilidade e talvez até uma promoção. Só evite atritos com chefes. Os astros enviam ótimas vibrações para o seu bolso, mas economize mesmo assim. Aproxime-se mais dos parentes e mostre o quanto se importa com eles. Procure os amigos e coloque o papo em dia. Tudo bem com sua saúde. Suas palavras e atitudes darão segurança ao par, o que deve fortalecer a cumplicidade entre o casal. Só não vale exagerar no ciúme. Pode chamar a atenção de uma pessoa influente e disputada: um chefe, uma autoridade ou alguém de boa posição social. Tudo indica que a atração vai ser forte, mas será preciso confiar no seu taco para vencer os desafios que deverão surgir.

Câncer Escorpião Peixes Fará tudo para conquistar uma posição melhor no emprego. Você vai encarar o trabalho com muita disciplina. Aproveite No emprego, lute pelo seu lugar ao sol. Atitudes decididas

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 57 ®


Meu dog de estimação

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Os cães enxergam em preto e branco? Eles assistem televisão? Essas são dúvidas comuns, já que a visão dos cachorros é um assunto que desperta muita curiosidade. Vamos tirar as dúvidas ? É verdade que eles enxergam em preto e branco? Não é verdade que os cães enxergam apenas em preto e branco. Estudos sugerem que esses animais possuem e utilizam a visão em cores, porém de maneira diferente dos humanos. Os cães possuem receptores específicos para a visão colorida, porém este número é muito pequeno comparado aos humanos, chegando a aproximadamente 10% da capacidade dos humanos em enxergar as cores. Como eles veem as cores? O modo como os cães veem as cores é algo ainda difícil de interpretar, pois não sabemos se esses animais distinguem as cores da mesma forma que os humanos. Mas estudos comprovam que os cães possuem apenas dois tipos de células para diferenciar as cores, enquanto os humanos possuem três. O provável modo de ver as cores nos cães pode ser dividido em dois matizes: um variando entre o violeta e o azul e o outro variando do amarelo-esverdeado, amarelo ao verme-

Leve & Leia PG 58 ®

lho, além de terem ressaltadas as cores branca e cinza. Como as diversas cores são formadas com as combinações entre elas, a impossibilidade de diferenciação entre algumas delas faz com que os cães tenham dificuldade em distinguir entre o verde, amarelo-esverdeado, amarelo, laranja e o vermelho. Como é a visão deles noturna? Os animais domésticos possuem adaptações para melhorar a visão noturna, aumentando a performance em diversos ambientes, e consequentemente conseguem visualizar objetos no escuro muito melhor que os humanos. São capazes de enxergar em ambientes com pouca luminosidade, pois possuem pigmentos no fundo dos olhos que refletem e amplificam a luz até 130 vezes mais que os humanos, possuem pupilas maiores para maior entrada de luz e retina rica em células para a captação de luminosidade. Lembre-se : Os cachorros não conseguem ver todas as cores, mas não enxergam em preto-branco!!

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

10 maneiras do seu cachorro demonstrar amor Como os cães não falam, algumas atitudes são responsáveis pela demonstração de carinho por seus tutores.

por Karina Sakita Rabo abanando – O rabo do cão pode indicar diversas emoções, como felicidade, tensão, medo e até ser um sinal de um possível ataque. Geralmente, quanto mais relaxado estiver o movimento do rabo, mais tranquilo o cachorro está. Quando o cão está feliz, ele vai abanar o rabo de maneira amigável. Te seguindo – Quando seu cão te segue como se fosse sua sombra, é a maneira dele se socializar. Lambendo seu rosto – Normalmente, os cachorros lambem o rosto das pessoas para demonstrar amor e afeição. Pulando – É uma atitude comum dos cachorros, principalmente, quando seus tutores chegam em casa. Muitas vezes, a intenção do cão é lamber seu rosto e a forma que ele encontra para se aproximar é pulando. Lealdade – Todos sabem que os cães são as criaturas mais leais desse planeta. Se tem uma coisa que você pode ter certeza, é que seu cachorro sempre será leal à você. Dormindo perto de você – Os lobos costumam dormir juntos e os cães também. Já que você é o melhor amigo do seu cachorro, é normal que ele queira dormir perto de você. Se preocupando quando você está doente – Os cães têm o instinto de cuidar de seus companheiros e eles fazem isso com as pessoas que eles consideram como sua família. Se apoiando em você – Todo mundo já passou por esse momento: você está saindo de casa para trabalhar e seu cachorro começa a encostar e se apoiar na sua perna. Para os cães, isso é uma demonstração de afeição Sorrindo – Sim, o seu cachorro sorri! Se alguma vez, você teve a sensação de que seu cachorro estava sorrindo, você estava certo! O sorriso do cão é um sinal de amor e afeição.

© Raycan | Dreamstime.com

Cheirando sua região íntima – Com certeza, isso é algo que deixa as pessoas irritadas. Mas saiba que para os cachorros isso equivale como um cumprimento, assim como nosso aperto de mão ou beijo no rosto. Fazendo xixi na sua frente – Atitude comum nos filhotes, é uma maneira dos cães demonstrarem consideração com você, reconhecendo sua liderança. http://portaldodog.com.br

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 59 ®


O que fazer com meu cachorro resfriado?

©Willeecole | Dreamstime.com

Você e o seu melhor amigo

Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Leve & Leia PG 60 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Saiba como cuidar do seu cão resfriado e evitar a evolução da doença Resfriado, infelizmente, não é uma exclusividade humana. Os nossos bichinhos também estão expostos a pegar um resfriado em tempos de frio e, assim como nós, o cão resfriado sofre das indisposições e mal estar. O termo correto para a doença causada por vírus e bactéria que deixa o cão resfriado é traqueobronquite infecciosa canina ou tosse do canis. Se não tratado adequadamente, o resfriado pode chegar a se tornar uma sinusite e em casos mais graves pode se tornar uma pneumonia. Por isso é bom ficar de olhos nos sintomas e, se for o caso de um resfriado, levar o cãozinho o mais breve possível a um veterinário. Os sintomas de um cachorro resfriado são, basicamente, os mesmos que nós humanos apresentamos quando pegamos um resfriado. Para os cães que convivem de forma bem aproximada à família, é mais fácil para os donos conseguirem perceber os sintomas. Os sintomas do cão resfriado começam com a mudança de comportamento. Nós ficamos debilitados quando resfriados, pois eles também ficam. O cão ficará mais quieto mesmo na presença do dono. A coriza surge em seguida, o focinho fica sempre molhado, além da perda de apetite. Os sintomas mais característicos serão o espirro e a tosse. Nesse estágio, quando é mais fácil de detectar o resfriado, o cão já deve estar bem debilitado e deve ser encaminhado ao profissional especializado. A febre surge quando o resfriado atinge seu age. Não tente soluções caseiras que nós geralmente experimentamos. Nada de chá e mistura disso com aquilo. Um resfriado canino precisa de veterinário e tratamento apropriado para que se evite casos mais extremos como a pneumonia.

Como prevenir o resfriado em cães

Primeiro de tudo, para prevenir o resfriado nos nossos amiguinhos de quatro patas, é necessário vacinar o cão. A vacina pode ser escolhida dentre duas opções de aplicações. A primeira é intranasal, na qual se coloca o conteúdo da vacina dentro das narinas do cão. A segunda opção é a vacina injetável, aplicada duas vezes em um período de intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. A vacina protege o cão por um ano. Outra dica para evitar ter um cão resfriado em casa é não dar banho nos dias mais frios, evite aumentar ainda mais a umidade e o frio que os cães sentem nessa época. Como não é viável simplesmente não dar banho nos cães durante o inverno, escolhe um período do dia que seja mais quente para dar o banho. A tosa deve ser evitada no inverno, pois o pelo vai aquecer o cão. E se o seu cão não vive dentro de casa, providencie uma casinha ou abrigo bem quentinho para o seu pet. As roupinhas também ajudam muito. Cuidado com as complicações! É válido ressaltar novamente que um simples resfriado pode evoluir para uma pneumonia e levar o cão a óbito, por isso, sempre que perceber qualquer dos sintomas acima, deve-se levar o cão a um médico veterinário para um exame clínico para, se necessário, iniciar o tratamento o mais rápido possível. Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cao-resfriado/

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 61 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Precisa-se

Atendente para restaurante em Osasco Tratar com Vera

3683-0830

Oficina da Costura Cristina ou Alzira 3692-3012 Leve & Leia PG 62 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Vendo Imóvel

Passo o ponto

de 912m2 na Vila S. Francisco, altura do 5.200 da Av. Corifeu de A. Marques. Tel.: 95841.3714

Loja na Vila São Francisco. Carteira com muitos clientes. Informações: Tel.: 9 5841 3714

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 63 ®


Atitude sustentável: após ler este exemplar, passe adiante!

Leve & Leia PG 64 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.