Capítulo 4: Diferenças Individuais

Page 23

Diferenças Individuais

Capítulo 4

STERNBERG, R. J. Cognitive Psychology. Belmont, CA: Wadsworth/ Thomson Learning, 2003. TULVING, E. Subjective organization and effects of repetition in multitrial free-recall learning. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, v. 5, p. 193-197, 1966. WENDEN, A. Learner strategies for learner autonomy. Hemel Hempstead: Prentice Hall, 1991.

Considerações finais Chegamos mais uma vez ao final de um passeio pelo mundo da Linguística Aplicada (LA). Desta vez, nos concentramos sobre alguns aspectos da área de aquisição de L2. Após nos situarmos no campo da LA contemporânea, estudamos as propostas teóricas acerca do processo de aquisição para então analisarmos o papel de alguns fatores de diferenças individuais. Vimos que, ao mesmo tempo em que o campo de aquisição de L2 procura por teorias as quais dêem conta do processo de aquisição como um todo, explicando-o de maneira universal, ele também reconhece que é preciso levar em consideração o papel da variação individual, já que esta é tão visível e afeta de maneira tão contundente o cotidiano da sala de aula de L2. A área de aquisição de L2 é, ela mesma, multi/interdisciplinar, multifacetada, complexa e, por isso mesmo, instigante. Como nos lembram Catherine Doughty e Michael Long, no primeiro capítulo do Handbook of Second Language Acquisition, publicado em 2003, a população de aprendizes e usuários de uma L2 é maior que a população de monolíngues e, isso, por si só, já é motivo suficiente para que nos esforcemos em entender o processo de aquisição de uma segunda língua. Entretanto, há também outra razão: a linguagem, tal como desenvolvida pela nossa espécie e que nos permite criar culturas, é o nosso principal bem e é mesmo um grande presente da evolução para nós. Todo esforço em entender como adquirimos e usamos uma L2 é válido, não só pelo que podemos descobrir sobre a natureza das línguas e da linguagem, mas principalmente, pelo que podemos aprender sobre nós mesmos. Nesse sentido, a LA é um campo de saber que tem muito a contribuir, pois seu objeto de estudo é a língua (materna e outras) em seu lugar canônico: em contexto, em uso, em movimento. Esperamos

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.