Page 1

PARA DIAS ESPECIAIS

VENDA PROIBIDA.

MELHORES


6

Temaki de Salmão

8

2

10 Yakissoba

Pão de Escarola e Calabresa

12

14

Risoto de Camarão

Lasanha à Moda Pizzaiola

16

15

Bife Acebolado com Batata Frita

20

Pizza Marguerita

18

Churrasco

Feijoada

22

Bolo Pudim 3


N

esse novo livro de receitas, reunimos os 10 pratos que você mais pede em restaurantes ou aqueles que exigem um tempinho a mais na cozinha para ficarem prontos! São preparações feitas para dias especiais, quando se quer agradar a alguém: desde o tradicional bife acebolado até o incrementado temaki de salmão. Desvende os segredos dessas receitas, seguindo passos simples, e veja que é possível criar uma refeição de chef, dentro de casa!

4

5


INGREDIENTES

Temaki de Salmão

* 3 e meia xícaras (chá) de água (700 ml) * 2 e meia colheres (sopa) de saquê culinário (mirim) * 3 xícaras (chá) de arroz tipo japonês * meia xícara (chá) de vinagre de arroz * 4 colheres (sopa) de açúcar * 1 colher (chá) de sal ® * 2 sachês de AJI-NO-MOTO (6 g) * 400 g de salmão cortado em cubos pequenos * meia embalagem de cream-cheese (75 g) * 3 colheres (sopa) de cebolinha-verde cortada em rodelas * 5 folhas de nori (alga-marinha) PREPARO 1. Em uma panela grande, coloque a água e leve ao fogo

alto para aquecer. Ao abrir fervura, junte 2 colheres (sopa) de saquê e o arroz, mexa com cuidado e deixe cozinhar com a panela semitampada por 20 minutos, ou até a água começar a secar. 2. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 7 minutos. Retire do fogo, tampe, cubra a panela com um pano de prato limpo e deixe descansar por 10 minutos. Transfira o arroz para uma tigela e reserve. 3. Em uma panela média, coloque o vinagre, o saquê restante, o açúcar, o sal e 1 sachê de AJI-NO-MOTO®, e leve ao fogo médio até levantar fervura. 4. Retire do fogo, regue o arroz ainda quente, mexa cuidadosamente com uma espátula para que todo o arroz seja temperado e espere amornar. 5. Em uma tigela, coloque o salmão, o cream-cheese, o AJI-NO-MOTO® restante e a cebolinha, e misture bem.

DICA

6

10

UNIDADES

1

HORA

6. Sobre uma folha de nori

no lado mais fosco, espalhe o arroz com o auxílio de uma colher ou espátula até formar uma camada de aproximadamente 0,5 cm.

7. Disponha o salmão e

enrole em formato de cone pressionando a parte inferior. Sirva logo em seguida.

Se preferir, substitua o salmão por atum.

7


5

PORÇÕES

30

MINUTOS

Yakissoba

Ingredientes * 1 colher (sopa) de óleo * 200 g de filé de frango cortado em iscas * 100 g de alcatra, em iscas ® * 1 sachê de Caldo SAZÓN Frango com Toque de Shoyu * meia cebola roxa cortada em tiras finas * meia cenoura cortada em rodelas finas * 4 folhas de couve picadas grosseiramente * 1 e meia xícara (chá) de água (300 ml) * meia xícara de buquês de brócolis divididos em ramos menores e aferventados (80 g) * 10 ervilhas-torta, cortadas em 3 partes e aferventadas * 3 colheres (sopa) de Molho Shoyu "Satis" Intenso * 2 colheres (sopa) de saquê culinário (mirim) * meia colher (sopa) de açúcar * 1 e meia colher (sopa) de óleo de gergelim torrado (opcional) * 3 colheres (sopa) de amido de milho * 200 g de macarrão para yakissoba, cozido “al dente” PREPARO 1. Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o frango, a carne e o Caldo SAZÓN®, e frite por 5 minutos, ou até dourarem. Acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Adicione a cenoura, a couve e meia xícara (chá) de água, e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, por 3 minutos, ou até que os vegetais murchem. Junte os brócolis, a ervilha-torta, o Molho Shoyu "Satis", o saquê, o açúcar, o óleo de gergelim e o amido de milho já dissolvido na água restante, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitampada, por mais 8 minutos, ou até o caldo encorpar. Retire do fogo e mantenha aquecido. 2. Em uma frigideira grande, coloque 1 fio de óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte metade do macarrão e salteie por 5 minutos, ou até dourar. Repita o processo com o macarrão restante. 3. Disponha em um refratário grande, regue com o molho reservado e sirva em seguida.

DICA 8

O saquê culinário é conhecido como “mirim”, tipo de saquê bastante adocicado, muito utilizado na culinária oriental. Caso não o encontre, substitua pela mesma quantidade de vinho branco seco e acrescente ao molho mais 1 colher (chá) de açúcar. 9


Pão de Escarola e Calabresa

INGREDIENTES Massa * 5 xícaras (chá) de farinha de trigo * 2 colheres (sopa) de óleo * 2 colheres (sopa) de margarina sem sal * 2 gemas levemente batidas * 2 colheres (sopa) de leite em pó ® * 1 colher (sopa) de AJI-SAL * 2 tabletes de fermento biológico (30 g) * 3 colheres (sopa) de açúcar * 1 e meia xícara (chá) de água morna (300 ml) Recheio * 1 colher (sopa) de óleo * 1 dente de alho espremido * 1 gomo de linguiça calabresa defumada picadinha (200 g) * 1 maço médio de escarola bem picado ® * 1 sachê de Tempero SAZÓN Amarelo * 1 xícara (chá) de requeijão culinário (200 g) * 2 gemas * 1 colher (sopa) de gergelim branco

10

PREPARO 1. Em uma tigela, coloque 2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo, o óleo, a margarina, as gemas, o leite em pó e o AJI-SAL®. Junte o fermento previamente misturado com o açúcar e dissolvido na água, e misture com o auxílio de uma colher, até ficar homogêneo. 2. Transfira para uma superfície lisa e polvilhada e acrescente a farinha de trigo restante, aos poucos, sovando até incorporá-la completamente. 3. Deixe crescer em uma tigela grande coberta com um pano de prato por, pelo menos, 40 minutos, ou até dobrar de volume. 4. Enquanto isso, prepare o recheio: em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e a linguiça, e frite por 2 minutos, ou até dourar. Adicione a escarola e o Tempero SAZÓN®, e refogue por 3 minutos. Retire do fogo e reserve. 5. Divida a massa em duas partes e abra-as com o auxílio de um rolo. Espalhe o requeijão culinário e cubra com a escarola refogada. 6. Feche-as em formato de envelope, sobrepondo as laterais. Vire e faça cortes transversais na superfície. Pincele com a gema e polvilhe com o gergelim. 7. Transfira os pães para uma assadeira grande, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até dourar a superfície. Retire do forno e sirva em seguida.

2

PÃES

1

HORA (+ 30 minutos de forno)

11


6

PORÇÕES

30

minutos (+ 20 minutos de forno)

Lasanha à Moda Pizzaiola

Ingredientes * 1 colher (sopa) de óleo * 1 cebola média picada * 2 embalagens de polpa de tomate (1 Kg) * 1 e meia xícara (chá) de água (300 ml) ® * 2 sachês de TEMPERO SAZÓN Laranja * 1 colher (chá) de sal * 1 pacote de massa de lasanha pré-cozida (200 g) * 3 tomates médios cortados em rodelas (600 g) * 2 colheres (sopa) de orégano * 400 g de muçarela fatiada * 2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado

Preparo 1. Prepare o molho: em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 2 minutos, ou até dourar. Acrescente a polpa de tomate, a água, o Tempero SAZÓN® e o sal, e cozinhe em fogo baixo, com a panela semitampada, por 5 minutos. Retire do fogo e reserve. 2. Monte a lasanha: em um refratário retangular grande (35 cm x 22 cm), alterne camadas de molho, massa, molho, tomate previamente polvilhado com o orégano e muçarela, finalizando com muçarela. 3. Deixe descansando por 15 minutos para que a massa possa hidratar. 4. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até gratinar. Retire do forno e sirva em seguida.

DICA

12

1. O molho deve estar bem quente no momento da montagem da lasanha. 2. Se desejar, acrescente fatias de presunto.

13


Risoto de Camarão

4

PORÇÕES

1. Tempere 200 g de camarões médios e limpos com meio sachê de HONDASHI® e meia colher (café) de sal, e deixe tomar gosto, na geladeira, por 15 minutos. 2. Em uma frigideira grande, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal e leve ao fogo alto para derreter. Junte o camarão e refogue rapidamente por 3 minutos, ou até mudar de cor. Retire do fogo e reserve. 3. Em uma panela média, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal em fogo alto e refogue meia cebola pequena picada por 2 minutos. Acrescente 1 xícara (chá) de arroz arbóreo cru e refogue rapidamente. Regue com 1 xícara (chá) de vinho branco seco (200 ml) e mexa até secar. Vá regando com 3 xícaras (chá) de água (600 ml) já misturada à meio sachê de HONDASHI® e meia colher (café) de sal, aos poucos, mexendo de vez em quando, por 25 minutos, ou até o arroz ficar “al dente”. Junte o camarão temperado e 2 colheres (sopa) de salsa picada, e misture delicadamente. 4. Retire do fogo e deixe descansar por 2 minutos, com a panela tampada. Sirva em seguida.

4

PORÇÕES

14

35

minutos (+ 15 minutos na geladeira)

20

minutos (+ 20 minutos na geladeira)

Bife Acebolado com Batata Frita

1. Em uma tigela, coloque 500 g de alcatra cortada em bifes e polvilhe 1 sachê de Tempero SAZÓN® Vermelho e meia colher (chá) de sal. Cubra e leve à geladeira por 20 minutos, para tomar gosto. 2. Em uma frigideira grande, coloque meia colher (sopa) de óleo e aqueça em fogo alto. Frite os bifes, aos poucos, por 2 minutos de cada lado, repondo o óleo quando necessário. 3. Na mesma frigideira, refogue 1 cebola média cortada em rodelas por 3 minutos, ou até murchar. Adicione meia xícara (chá) de água (100 ml) e 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco, e mexa, incorporando os resíduos do fundo da frigideira. Volte os bifes à frigideira, aqueça bem e retire do fogo. 4. Sirva em seguida, acompanhado de batatas fritas temperadas com AJI-SAL®.

15


Crie a sua Pizza! Varie essa receita, acrescentando outros tipos de recheios sobre a massa com molho. Experimente as combinações abaixo e crie novas!

Escarola Refogada + Bacon + Muçarela Abobrinha + Manjericão + Parmesão

Frango Desfiado + Requeijão Culinário + Milho

Peito de Peru + Palmito + Provolone

Linguiça Defumada + Pimenta Calabresa + Muçarela 16

INGREDIENTES Massa * 1 xícara (chá) de leite (200 ml) * 2 colheres (sopa) de óleo * 3 xícaras (chá) de farinha de trigo * 1 tablete de fermento biológico * 1 colher (chá) de sal ® * 1 colher (chá) de AJI-NO-MOTO Cobertura * 1 xícara (chá) de polpa de tomate (200 ml) ® * 1 colher (chá) de AJI-NO-MOTO * 600 g de muçarela fatiada * 2 tomates pequenos cortados em rodelas finas * 20 folhas de manjericão PREPARO 1. Prepare a massa: em um recipiente grande, coloque o leite, o óleo, a farinha de trigo e o fermento. Tempere com o sal e o AJI-NO-MOTO®. 2. Amasse com as mãos até ficar homogêneo. Modele duas esferas e deixe descansar por 5 minutos. Com o auxílio de um rolo, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada na espessura de sua preferência. 3. Transfira para uma fôrma redonda (28 cm de diâmetro) e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos para pré-assar a massa. Reserve. 4. Prepare a cobertura: tempere a polpa de tomate com o AJI-NO-MOTO®. Espalhe metade do molho em cada disco de pizza. 5. Disponha as fatias de muçarela e decore com as rodelas de tomate e o manjericão. 6. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos, ou até derreter o queijo. Retire do forno e sirva em seguida.

2 PIZZAS

(8 porções cada)

Pizza Marguerita

30

MINUTOS (+ 20 minutos de forno)

17


Ingredientes

Churrasco

* 1 peça de fraldinha (1 kg) ® * 2 colheres (sopa) de AJI-SAL Churrasco

Farofa * * * * *

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal 3 colheres (sopa) de bacon picadinho 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca meia colher (chá) de RECEITA DE CASA™ com Pimenta 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

a carne, tempere com o AJI-SAL®, cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200 graus), por 30 minutos, ou até mudar completamente de cor. 2. Retire o papel e o excesso de sal da superfície da carne e volte ao forno mais 20 minutos, ou até dourar. 3. Enquanto isso, prepare a farofa: derreta a manteiga em uma frigideira média, junte o bacon e frite em fogo alto por 2 minutos, ou até dourar. Acrescente a farinha de mandioca, o RECEITA DE CASA™ e o cheiro-verde, misture e cozinhe por 2 minutos. Retire do fogo e reserve. 5. Retire a carne do forno e sirva em seguida, acompanhada da farofa.

DICA É importante excluir os grãos de AJI-SAL® da carne no meio do processo para que não fique salgada.

6

PORÇÕES 18

Um co as r r u h C ta 10! No

PREPARO 1. Em uma assadeira pequena, coloque

15

MINUTOS (+ 50 minutos de forno)

S

ão muitos os que se arriscam a “pilotar” a churrasqueira, mas poucas pessoas conseguem dominar a arte do churrasco e servir a carne sempre macia, no ponto certo e bem temperada. Para não errar e ser o melhor churrasqueiro da turma, é preciso seguir 3 regras simples:

1 2

A Escolha e Corte das Carnes Escolha sempre carnes não tão magras para o churrasco. Você não precisa comer a gordura, mas são peças marmorizadas que dão sabor e suculência à carne preparada. E sempre corte as carnes transversalmente ao sentido das fibras – isso garante um resultado macio. Quantidades Para acertar na quantidade, calcule 500 g de carnes por pessoa, no total (somando carnes, linguiça, frango etc). Assim, você fica com uma boa média para homens e mulheres. Já para o carvão você deve levar em consideração o tamanho da churrasqueira: para churrasqueiras largas, use 1,5 Kg de carvão para cada quilo de carne; já as menores pedem apenas 1 Kg de carvão para a mesma quantidade de carne.

3

Acendendo a Churrasqueira O principal erro é acender o carvão e logo colocar a carne na grelha. Um bom braseiro tem calor uniforme e é o segredo para carnes perfeitas: não precisa abanar, espere até que esteja com cinzas brancas por cima da brasa, o que deve demorar de 45 minutos a 1 hora.

19


Feijoada

A Origem da Feijoada

São muitas as versões sobre a origem da feijoada... Alguns autores afirmam que o prato foi criado pelos escravos africanos, que misturavam restos de carne de porco ao feijão, que era a base de sua alimentação. Já outros acreditam que a receita foi uma evolução de pratos europeus, como o Cassoulet francês e o cozido português. Seja qual for a verdadeira história, esse prato é símbolo da cozinha brasileira!

Ingredientes * * * * * * * * * * *

2 xícaras (chá) de feijão preto cru 1 colher (sopa) de óleo 2 dentes de alho amassados 1 cebola média picadinha 100 g de paio cortado em rodelas finas meia xícara (chá) de bacon cortado em cubinhos 200 g de carne-seca demolhada, aferventada e cortada em cubos 200 g de costelinha suína defumada, demolhada e aferventada 1 sachê de Caldo SAZÓN® Costela meia colher (chá) de SABOR A MI® Toque de Louro 6 e meia xícaras (chá) de água (1,3 L)

PREPARO 1. Comece o preparo na véspera: deixe o feijão de molho por 12 horas e escorra. 2. Em uma panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer.

Junte o alho e a cebola, e refogue por 2 minutos, ou até a cebola murchar. Acrescente o paio, o bacon, a carne-seca e a costelinha, e frite por 5 minutos, ou até dourarem levemente. 3. Adicione o feijão, o Caldo SAZÓN®, o SABOR A MI® e a água, e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos, após o início da fervura. 4. Retire do fogo, espere a pressão ceder e abra a panela. Volte ao fogo baixo, por 15 minutos, com a panela semitampada, ou até o caldo encorpar. 5. Retire do fogo e sirva em seguida acompanhada de arroz branco e couve refogada.

6 PORÇÕES 20

45

MINUTOS

(+12 horas de molho do feijão)

DICA

Para fazer o pré-preparo das carnes, coloque-as em uma tigela só e deixe-as de molho de um dia para o outro. Escorra a água e afervente as carnes com nova água.

2117


Ingredientes

Bolo Pudim

Pudim * meia xícara (chá) de açúcar * 1 lata de leite condensado * 2 xícaras (chá) de leite (400 ml) * 3 ovos Bolo

* 2 colheres (sopa) de margarina sem sal * 1 xícara (chá) de açúcar * 1 envelope de MID® Laranja * 2 ovos * 1 xícara (chá) de leite (200 ml) * 2 xícaras (chá) de farinha de trigo * 1 colher (sopa) de fermento em pó Preparo 1. Em uma fôrma de furo central (23 cm de diâmetro), coloque o açúcar e leve

ao fogo médio para derreter. Retire do fogo e, com o auxílio de um pano de prato, gire a fôrma para que a calda possa aderir em todos os lados. Reserve. 2. No copo do liquidificador, coloque o leite condensado, o leite e os ovos, e bata por 1 minuto, ou até obter uma mistura homogênea. Transfira para a fôrma e reserve. 3. Prepare o bolo: na tigela da batedeira, coloque a margarina, o açúcar e o MID®, e bata até obter um creme claro. Junte os ovos, um a um, batendo até estarem incorporados. Adicione o leite e, aos poucos, a farinha de trigo, batendo até ficar homogêneo. Junte o fermento e misture delicadamente. 4. Regue sobre a massa do pudim e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos, ou até que, depois de espetado na massa, um palito saia limpo. 5. Retire do forno, espere esfriar e desenforme sobre um prato grande. Em seguida, leve à geladeira até o momento de servir.

DICA 22

Para que o bolo não quebre, espere esfriar bem antes de desenformar.

8 PORÇÕES

30

MINUTOS

(+30 minutos de forno)

23


www.saboresajinomoto.com.br Acesse e conheça o nosso portal culinário! Totalmente interligado às redes sociais e com muito mais receitas, traz ferramentas para facilitar o seu dia a dia, como o Cardápio Semanal, com sugestões de receitas para cada dia da semana! Confira!

www.ajinomoto.com.br

Créditos: Art Mix • Pepper • Oren • Doural • M. Dragonetti • Stella Ferraz • Hideko Honma • Kirk's Presentes • Roupa de Mesa

Livro ajinomoto  

Culinária

Advertisement