3 minute read

PADRE ADHERBAL GOMES DE CASTRO - O FAZEDOR DE MENINOS

KENARD KRUEL FAGUNDES

Na antiga Vila de Tutóia, distante 12 km da sede atual - Tutóia Nova, está localizada a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de estilo barroco, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, promovida a esta condição pela Resolução Régia de 18 de junho de 1757.

Advertisement

A Igreja teve a edificação, no século XVII, coordenada por padres da Companhia de Jesus, com trabalho dos índios Teremembés e dos negros. Está entre as mais antigas igrejas do Maranhão. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.

Nos registros também aparece como um dos primeiros vigários o padre João Ribeiro Soares, que já residia na Missão da antiga cidade.

Depois, tivemos o padre João Tavares*, nascido no Rio de Janeiro, a 27 de setembro 1679. Veio para cá, com ajuda da Coroa para pacificar os nativos Teremembés oriundos do Ceará. “Quando chegou, orientou o índio Morubixaba a requerer, junto ao Rei de Portugal dom João V, a primeira gleba de Terra, em Tutóia, que se chamou Mayrim, onde se instalou a aldeia, depois transformada em missão, por ele, padre João Tavares”, informa o jornalista Elivaldo Ramos.

Em seguida, chegou o padre Lino Antônio Pereira de Sampaio, autorizado pela freguesia de Brejo, em 1815, a fazer pequenas restaurações na igreja, que apresentava problemas na estrutura física, mesmo tendo paredes em estilo rústico, feitas de “pedra e cal”, com espessuras bem largas.

Outros padres que passaram por lá: José Luís, João Ferreira, Luís Barreto e José Dias Seabra, que foram tutores por vários anos dos índios Teremembés, intermediando a conquista dos bens (terra e gado), os quais foram depois possuídos por eles clandestinamente.

Na Igreja existia uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, trazida de Portugal, com destaque para a linda coroa de ouro. Tentaram roubá-la. Os fiéis, temerosos de uma nova investida, a tiraram do altar-mor, que ficou vazio por anos, até que, no lugar, colocaram a imagem de uma Nossa Senhora da Conceição mais simples.

O padre Hélio Maranhão quis mandar restaurar a imagem original, desfigurada pelo tempo, mas os moradores não deixaram, temendo que ela fosse furtada. Bem, mais eu queria concluir este textim falando do padre Adherbal Gomes de Castro, um dos que passaram mais tempo atuando na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição ( anos de 1908, de 1923 a 1933 e 1938).

Esta semana, recebi, como hóspedes na Pousada Kruel, os amigos Ozias Correia (da Parnaíba) e Mara Correia (de Piripiri). Ele, funcionário público estadual (escrivão de polícia). Ela, enfermeira, doutora (aposentada), professora e escritora. Ambos residente em Rondônia. Fomos ao Solar dos Santos, no Quilombo Itaperinha, no Povoado do mesmo nome, distante da sede Tutoia 12 km. Um lugar lindo, divino, maravilhoso. Ao passarmos por Tutoia Velha, a Dra. Mara Correia viu a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e mostrou interesse em conhecê-la e fotografá-la. O nosso motorista, o gentil barriga branca Ozias Correia, parou o potente carrão, e fomos à missão. De tudo, o mais interessante foi ver, no centro da igreja, o túmulo do padre Adherbal Gomes de Castro. E saber um pouco da história dele, contada por uma senhora, tronco velho, que o conheceu: "Este padre não era gente, tanto rezava missa, realizava desobriga quanto fazia filhos. A povoação de Tutoia Velha muito deve a ele em crescimento. Eu mesmo, de quando em vez, me pego a desconfiar de que sou filha do padre. Todos que o conheceram dizem que eu sou a cara dele. Deus o tenha em bom lugar".

* Padre João Tavares ingressou na Companhia de Jesus, a 11 de junho de 1697. Foi missionário 12 anos. Mestre em Filosofia e Teologia, lecionou Gramática, Filosofia e Teologia. Foi vice-reitor do Colégio do Maranhão. Faleceu, aos 64 anos de idade, a 27 de setembro de 1743, sem ver o templo construído.

Carta Geral Da Prov Ncia Do Maranh O

- dividida em 8 comarcas (1838).

Note, à esquerda, o Vale do Rio Itapecuru e, à direita, o Vale do Rio Periá e seus respectivos afluentes.

Na Ribeira do Itapecuru aparecem antigas propriedades rurais de antigas famílias como os Gromwell, os Belfort, os Gomes de Souza, etc. Muitas dessas propriedades, hoje em dia, transformaram-se em povoados ou bairros.

Em destaque, o município de Icatu, o 2° mais antigo do Maranhão.

Uma das curiosidades fica por conta do povoado São Simão, pertencente ao município de Rosário-MA. Seu nome primitivo era "Pai Simão".

Outra curiosidade fica por conta da designação primitiva da atual cidade de Morros. Seu nome original era "Mouros".

Fonte: Arquivo TJMA