Livro pini patologia recuperacao e reforco de estruturas de concreto vicente custodio e thomas rippe

Page 178

+

P=P/P.

<P- 0.096

p=

A,/A

p-o.oos C

Figura 4.4 - Curvas d e c a p a c i d a d e de carga x comprimento danificado (Eyre e Nokasteh (1992);

Da análise dos gráficos da Figura 4.4, que mostram as diferentes capacidades de carga de elementos danificados que vão desde lajes levemente armadas a vigas fortemente armadas (ate <I>bal), chegou-se às seguintes conclusões: i) as reduções de capacidade de carga são tão menores quanto menos armados forem os elementos. Para lajes ligeiramente armadas, por exemplo, pode-se ter comprimentos danificados consideráveis sem que ocorra qualquer redução da capacidade de carga. Esta capacidade, em qualquer caso, só sc reduz após se atingir um comprimento crítico de danificação, para o qual o elemento muda da condição de subarmado para a de superarmado; ii) quanto maior a taxa de armadura, e, conseqüentemente, maior o valor de 0, maior será a redução da capacidade de carga; iii) analisando-se a forma das curvas, observa-se que as reduções progressivas da capacidade de carga vão se tornando relativamente menores à medida que o comprimento danificado aumenta, até cerca dc 90% do vão, numa situação próxima da caracterização do elemento como totalmente danificado (0,9 <

< 1.0). A partir daí as curvas sofrem abruptas variações, o que se deve à

mudança da condição de ruptura, do meio do vão do elemento para as extremidades do trecho danificado (esmagamento do concreto). Deve-se observar que nesta situação há sempre a possibilidade de a ruptura se dar por falta de ancoragem das barras tracionadas. A Figura 4.5 ilustra estes três tipos de ruptura; iv) para cargas uniformemente distribuídas, as reduções da capacidade de carga são bem inferiores às que se chega para cargas concentradas aplicadas no meio do vão. Cairns c Zhao (1993) chegaram a resultados que. permitem afirmar que, para duas cargas concentradas dispostas simetricamente em relação ao meio do vão, a redução da capacidade dc carga assume um valor percentual intermediário às dos casos de uma carga concentrada única e de uma carga uniformemente distribuída; v ) quanto maior a resistência à compressão do concreto, menor é a redução da capacidade de carga.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.