Page 1

O sonho da pequena Alice


Título: O sonho da pequena Alice Coordenação editorial: Ana Lúcia Sequeiros, Andreia Machado e Leonor Ribeiro Ilustração: Google imagens Edição da ilustração: Ana Lúcia Sequeiros, Andreia Machado e Leonor Ribeiro Data de edição: 2018


Alice Vieira


Era uma vez ‌ um casal que vivia numa pequena aldeia que decidiu ir viver para a cidade de Lisboa.


Passado algum tempo, nasceu a filha do casal chamada ALICE VIEIRA, uma menina muito bonita e saudรกvel.


O seu maior sonho era ser escritora e os pais sempre a apoiaram.


Foi crescendo até que iniciou a sua formação no Liceu D. Filipa de Lencastre e licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Universidade


Sempre gostou da área do jornalismo, tendo trabalhado nos jornais “Diário de Lisboa”, “Diário Popular” e “Diário de Notícias” e colaborou durante muitos anos com a revista “Activa” e “Jornal de Notícias”.


Na época que trabalhou no “Diário de Lisboa” conheceu um rapaz e apaixonou-se por ele e, para evitar conflitos de interesse, mudou-se para o “Diário Popular”. Os dois acabaram por casar…


‌ e tiveram dois filhos, a Catarina e o AndrÊ.


Tornou-se uma escritora muito conhecida por todo o país e as suas obras foram traduzidas para várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o húngaro, o holandês, o russo, o italiano, o chinês, o servo-croata e o coreano.


Depois da felicidade, vem a tristeza‌


O seu marido acaba por morrer! A pobre Alice ficou muito triste.


Apesar de todas as dificuldades, Alice ganhou vários prémios, destacando: Melhor livro em língua portuguesa editado no Brasil, o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens…


… o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho e o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança . Além destes importantes prémios, foi ainda feita Comendadora da Ordem do Mérito.


Atualmente, conta com mais de 70 obras publicadas e colabora na revista "Audácia", dos Missionários Combonianos e no "Jornal de Mafra" online e…


‌ continua a escrever livros para as crianças lerem, sonharem e aprenderem .


Alice Vieira nasceu em Lisboa em 1943. Licenciou-se em Filologia Germânica. Dedicou-se ao jornalismo, tendo dirigido no Diário de Notícias os suplementos Juvenil e Catraio. Colaborou em vários programas de televisão para crianças e escreveu recensões críticas de livros infantojuvenis para diversas publicações, sendo considerada uma das mais importantes autoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.

O sonho da pequena Alice  

Livro digital

O sonho da pequena Alice  

Livro digital

Advertisement