Coleção Perspectiva Ciências - 8° Ano - Editora do Brasil - Pnld 2014

Page 215

3. a) Quando estamos dormindo a atividade fisiológica é menor, logo, produzimos menos gás carbônico e nosso movimento respiratório é mais lento. b) Quando o nível de gás carbônico é alto no sangue, o bulbo recebe os estímulos e coordena o ritmo respiratório, estimulando os movimentos de inspiração e expiração, eliminando o gás carbônico e absorvendo mais oxigênio.

guir: “Respirar é uma ação automática. Nós respiramos enquanto estamos acordados ou dormindo sem que, para isso, tenhamos que fazer qualquer esforço consciente. Podemos variar o ritmo da respiração, como em geral acontece quando paramos para pensar sobre isso, e podemos conscientemente respirar mais profundamente. O que não podemos fazer é parar de respirar por mais de um minuto. Se a respiração é contida por muito tempo, nosso encéfalo assume o controle, enviando automaticamente impulsos nervosos ao diafragma e aos músculos intercostais, instruindo-os a se contraírem. O ritmo e a profundidade da respiração também são controlados quimicamente. Durante o esforço, os músculos aumentam a produção de gás carbônico, que começa a se acumular no sangue. O centro respiratório do bulbo detecta esse aumento e acelera o ritmo e a profundidade dos movimentos respiratórios de maneira a eliminar o excesso indesejável de gás carbônico através dos pulmões.” Responda em seu caderno: a) Por que respiramos diferentemente quando estamos dormindo e quando corremos? b) Qual o principal mecanismo que nosso corpo usa para informar a necessidade de mudar o ritmo respiratório?

4 (UFMG) Todos nós possuímos uma combinação fantástica de células, que, para sobreviverem, necessitam respirar. Considerando que a função respiratória é desempenhada, em diferentes níveis, pelos pulmões e por todas as células: a) estabeleça uma comparação entre o processo de respiração pulmonar e o de respiração celular. b) esclareça como a respiração pulmonar e a celular se relacionam entre si e como cada uma delas, por sua vez, se relaciona com o sistema respiratório.

5 (Vunesp) Ministério da Saúde adverte: FUMAR PODE CAUSAR CÂNCER DE PULMÃO, BRONQUITE CRÔNICA E ENFISEMA PULMONAR.

Os maços de cigarros fabricados no Brasil exibem advertências como essa. O enfisema é uma condição pulmonar caracterizada pelo aumento permanente e anormal dos espaços aéreos distais do bronquíolo terminal, causando a dilatação dos alvéolos e a destruição da parede entre eles e formando grandes bolsas, como mostram os esquemas a seguir: Bronquíolo terminal Paulo César Pereira

3 (Vunesp) Leia atentamente o texto a se-

Alvéolos normais

Enfisema

a) Explique por que as pessoas portadoras de enfisema pulmonar têm sua eficiência respiratória muito diminuída. b) Faça uma breve descrição de como o nefasto hábito de fumar está associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, garantindo que em seu texto apareçam, de forma relacionada, os seguintes conceitos: tumor, mutação, fumo, proliferação celular descontrolada, genes reguladores da divisão celular. 4. a) Os pulmões são estruturas especializadas na captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico. A respiração celular é o processo bioquímico que consome compostos orgânicos (nutrientes) e oxigênio, produzindo gás carbônico, água e a energia necessária para os processos vitais dos seres vivos. 5. a) Com o rompimento das paredes dos alvéolos e a formação de grandes bolsas, as áreas onde ocorrem as trocas gasosas diminuem, causando a deficiência respiratória. b) Substâncias cancerígenas, presentes na fumaça dos cigarros, podem provocar mutações nos genes reguladores da divisão celular. Este fato pode acarretar uma proliferação celular descontrolada originando tumores malignos.

4. b) O oxigênio captado do ar passa pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e chega aos alvéolos. O oxigênio dos alvéolos passa para o sangue onde se associa às moléculas de hemoglobina presentes nas hemácias e é então transportado dos tecidos para as células pela corrente sanguínea. O gás carbônico produzido nas células percorre o caminho inverso e é eliminado, pelos pulmões, para o meio ambiente.

PC8_197_215_U4_Cap03.indd 215

215 5/5/12 8:16 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.