caderno marista ciências 2013

Page 99

Considere que: • todos os sais de nitratos, cloratos e acetatos são solúveis, exceto o acetato de prata; • os sais de carbonatos e fosfatos são solúveis, mas os carbonatos de Ca, Sr, Ba, Ra, Pb são insolúveis. Sobre o discutido, é correto o que se afirma em: A. Diariamente, sabões e detergentes de uso doméstico são descartados no sistema de esgoto e terminam nos rios e lagos. Contudo, esses nutrientes não produzem eutrofização, pois, devido ao movimento das águas, ocorre formação de espuma, que se deposita na superfície desses mananciais. B. Na Figura 2, o lago sofreu eutrofização cultural, ou seja, devido ao elevado grau cultural dos habitantes de áreas urbanas próximas do lago, só houve descarte de substâncias solúveis em água, dando a aparência de que o lago não apresenta contaminantes. C. Figura 1 refere-se a um lago localizado dentro de um centro urbano. Isso é certo porque a eutrofização é um fenômeno local, não atingindo áreas distantes dos locais poluentes. D. Na Figura 1, a eutrofização do tipo oligotrófica foi seguramente produzida pelo descarte de detergentes, uma vez que os sabões não produzem esse tipo de impacto ambiental. E. Caso os lagos das Figuras 1 e 2 fossem tratados com hidróxido de cálcio, e admitindo que ambos apresentem eutrofização cultural elevada de nitrato e fosfato, o tratamento será eficiente apenas para a remoção do fosfato.

11 – (Questão 74, Simulado 1, FTD, 2011) O aumento de atividades industriais e de mineração tem alterado o ciclo geoquímico e o fluxo natural dos metais pesados, aumentando, assim, a liberação desses elementos na biosfera. Estudos em locais próximos a complexos industriais e de refino de minério indicam concentrações elevadas de metais pesados no solo, os quais podem afetar a produtividade, a biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas, induzindo danos (às vezes irreversíveis) ao equilíbrio biológico, químico e físico do solo. Atualmente, no Brasil, a legislação ambiental exige que áreas degradadas devam ser recuperadas; mas, apesar da exigência legal, a recuperação desses solos é tarefa difícil, em função da necessidade do conhecimento dos vários componentes desse sistema, isto é, dos elementos acima e abaixo da superfície do solo e da tolerância das espécies aos contaminantes. SOARES, C. R. F. S. et al. Diagnóstico e reabilitação de solo contaminado por metais pesados: um estudo de caso. Disponível em: <www.isch.edu.cu/areas/fitorem/Curso%20Recuperacion%20de%20areas%20 agriolas%20con%20MP.%20Metodos%20de%20estudio/materiales/Articulos%20para%20 Seminarios/estudo%20de%20caso%20arboreas.pdf>. Acesso em: 6 abr. 2011.

CADERNO MARISTA PARA O ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

99


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.