Apost enem

Page 52

© Professor Rodrigo Penna – 2006 – ENEM 2004

52 Pode-se mover as mangueiras, mas a altura de água dentro delas permanece a mesma, obedecendo a Stevin! E foi o que o mestre-de-obras fez... Veja a primeira medição, e a figura: a segunda vara ficou mais alta, a água da mesma altura e isto levou a diferença na graduação em cm para +75. Vemos que + significa + alto e logo – é mais baixo! Vendo as próximas medidas, P 2 para P 3, P 3 para P 4 temos -25 e +55. Assim, o ponto 3 está 25cm mais baixo que 2 e o ponto 4 está +55cm acima de 3... Logo, de 2 para 3 desce 25 e de 3 para 4 sobe 55cm. Observando uma certa escala, o gráfico que mais combina é o A.

OPÇÃO: A. 2. O crescimento da demanda por energia elétrica no Brasil tem provocado discussões sobre o uso de diferentes processos para sua geração e sobre benefícios e problemas a eles associados. Estão apresentados no quadro alguns argumentos favoráveis (ou positivos, P1, P2 e P3) e outros desfavoráveis (ou negativos, N1, N2 e N3) relacionados a diferentes opções energéticas.

Ao se discutir a opção pela instalação, em uma dada região, de uma usina termoelétrica, os argumentos que se aplicam são (A) P1 e N2. (B) P1 e N3. (C) P2 e N1. (D) P2 e N2. (E) P3 e N3.

CORREÇÃO O ENEM e sua “paixão” pela Energia! Esta questão é multidisciplinar, estaria também enquadrada na Geografia, mas, vamos lá... Discutindo os favoráveis: P 1 se enquadra bem para Energia Hidrelétrica, cujo potencial no Brasil abunda; P2 seria Energia Termelétrica, cujas fontes de calor usadas para gerar podem ser várias; P3 seria adequado a Energia Hidrelétrica, cujas chuvas enchem de novo os reservatórios, pois depende delas, ou Termelétrica que não queime combustíveis fósseis, porém outras fontes como bagaço de cana, biodiesel ou gás proveniente de lixo, etc. Quanto aos desfavoráveis: N1 seria para Hidrelétrica, que gera graves problemas sociais em sua construção; N2 para Termelétricas, pois não tem jeito, queima gera emissão de poluentes, sempre; N3 se enquadra nas Hidrelétricas, que dependem das chuvas... Assim, exclusivamente para Termelétricas, se aplicam P2 e N2.

OPÇÃO: D.

3. Os sistemas de cogeração representam uma prática de utilização racional de combustíveis e de produção de energia. Isto já se pratica em algumas indústrias de açúcar e de álcool, nas quais se aproveita o bagaço da cana, um de seus subprodutos, para www.fisicanovestibular.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.