Atualidades

Page 164

^~^

SIMULADO d) A lei de anistia aprovada pelo Congresso beneficiou presos políticos e exilados, e também agentes da repressão. e) O esquecimento e o perdão mencionados integravam a pauta da Teologia da Libertação, uma importante diretriz da Igreja Católica.

16. ESTADO NOVO (Enem 2016 – 2ª aplicação) Aquarela do Brasil Brasil! Meu Brasil brasileiro Meu mulato inzoneiro Vou cantar-te nos meus versos

d) ao endividamento gerado pela administração pública ao gastar mais do que arrecada em tributos e ao não conseguir saldar seus empréstimos. e) ao déficit na balança comercial, uma vez que o país exporta menos produtos e serviços do que importa em função dos altos custos logísticos e da taxa de câmbio desfavorável.

18. MATRIZ DE ENERGIA (ESPM 2015) Observe o gráfico:

Matriz Elétrica l Brasileira

O Brasil, samba que dá Bamboleio que faz gingar O Brasil do meu amor Terra de Nosso Senhor Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim! Ah! Abre a cortina do passado Tira a mãe preta do Cerrado Bota o rei congo no congado Brasil! Pra mim! Deixa cantar de novo o trovador A merencória luz da lua Toda canção do meu amor Quero ver a sá dona caminhando Pelos salões arrastando O seu vestido rendado Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim! ARY BARROSO. Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento).

Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um exemplo típico de a) música de sátira. b) samba exaltação. c) hino revolucionário. d) propaganda eleitoral. e) marchinha de protesto.

17. ECONOMIA (FGV-RJ 2017)

Desde o início de 2016, os analistas econômicos têm noticiado que o Brasil apresenta um PIB (Produto Interno Bruto) negativo, traçando um cenário pessimista para a economia nacional. A expressão "PIB negativo" se refere a) ao saldo negativo entre o ritmo crescente da renda per capita e a piora dos índices de bem-estar social, como o nível de educação e o acesso à saúde dos indivíduos. b) à desaceleração do sistema produtivo que, quando combinada com um crescimento demográfico acelerado, gera um resultado negativo no cálculo do PIB per capita. c) à queda da produção por vários meses seguidos, configurando um cenário econômico recessivo, com desaceleração do processo produtivo, desemprego e falência de empresas.

168 GE ATUALIDADES | 1º semestre 2017

Fonte: Envolverde: jornalismo e sustentabilidade. Disponível em: http://envolverde.com.br/noticias/emissoes- na-matrizenergetica-brasileira-cresceram-69--em-2013/ (acesso: 15/12/2014).

As fontes mais utilizadas na matriz elétrica brasileira estão representadas nos cartogramas respectivamente pelos algarismos I, IV e II e correspondem a (ao): a) petróleo, carvão e hidráulica. b) petróleo, hidráulica e nuclear. c) biomassa, hidráulica e petróleo. d) hidráulica, biomassa e nuclear. e) hidráulica, gás natural e biomassa.

19. MATRIZ DE ENERGIA (Fuvest 2017)

Em 2015, os Estados Unidos (EUA), país que não é membro da OPEP, tornaram-se o maior produtor mundial de petróleo, superando grandes produtores históricos mundiais, de acordo com a publicação Statistical Review of World Energy (BP) 2015. Sobre essa fonte de energia, é correto afirmar: a) A queda da oferta de petróleo, em2015, pelos países não membros da OPEP é resultado do uso de fontes de energia alternativas, como os biocombustíveis, e também da expansão das termelétricas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.