Page 1

Guia de Uso da Marca


Índice 01 Elementos Primários

1.1 Conceito 1.2 Marca Padrão 1.3 Aplicações da marca 1.4 Aplicaçãos da marca 1.5 Aplicações sobre fundos 1.6 Aplicações conjugadas

02 Elementos Secundários 2.1 Sistema de Cores 2.2 Padrão tipográfico 2.3 Área de não-interferência 2.4 Aplicaçãos vetadas 2.5 Reduções máximas

03 Elementos acessórios 3.1 Grafismos 3.2 Aplicações da marca 3.3 Normas para layout 3.4 Papelaria institucional

Guia de uso da marca Correios São Paulo - 2011

07 08 09 10 11 12 15 16 17 18 19 23 24 27 28


01

Elementos primรกrios


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

1.1 Conceito

Para o desenvolvimento da marca dos Correios, nossa pesquisa se direcionou em um levantamento de informações sobre a empresa, tais como sua história, missão, visão e valores além de dados estatísticos sobre a posição da empresa no mercado e na percepção do cliente acerca de seus serviços. Dessa forma, conseguimos retratar seus principais atributos: a confiança, a entrega, a rapidez e a conexão. Estudamos formas que compreendessem esses conceitos e, ao mesmo tempo, criassem uma identidade moderna e objetiva, não necessariamente tendo que inserir todos os elementos explicitamente na marca. SÍMBOLO GRÁFICO O hexágono surgiu como principal forma para representar a entrega e a segurança que a empresa oferece nos serviços de encomenda. Combinando este hexágono com os demais elementos temos a forma de uma caixa. Para torná-la mais atraente arredondamos levemente todos os cantos. Procuramos ainda mostrar, subliminarmente, um envelope, na face direita, representando a conexão e a comunicação entre pessoas e serviços. Na face esquerda fazemos alusão a uma seta (em perspectiva), que representa movimento, rapidez, direção e crescimento da empresa e de seus serviços. Ainda nessa face temos uma forma em azul que nos remete a uma letra “C”, em referência à inicial do nome da empresa. LOGOTIPO Para a tipografia usamos a fonte SOHO GOTHIC, com modificações, a fim de torná-la exclusiva e garantindo que estivesse na mesma linguagem do símbolo gráfico. Todas as letras receberam uma leve inclinação para reforçar os conceitos atribuídos à seta: movimento, agilidade e dinamismo. Optou-se pelo uso da caixa alta para garantir maior força e estrutura na marca, reforçando a segurança que a empresa oferece em seus serviços. CORES Usamos o Azul e o Amarelo para representar, em primeira instância, a brasilidade da empresa. Usamos variações desses tons para termos a sensação de perspectiva e dar volume ao símbolo gráfico. O contraste entre essas cores também foi determinante na escolha, pois ambas se adéquam perfeitamente.

Guia de Uso da Marca

7


sGuia oierrde oC Uso sod da a Marca dos Correios

1.2 Marca Padrão

Aplicação Horizontal

A aplicação do símbolo isolado não é recomendada, caso haja necessidade de isolar um dos dois elementos apenas o logotipo isolado é permitido, conforme mostrado na última versão, seguindo os mesmos padrões de cores estabelecidos na seção Aplicações Variantes deste manual.

Aplicação Vertical

Logotipo Isolado

8

Guia de Uso da Marca


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

1.3 Aplicações da Marca

Marca em meio-tom

Para melhor adequação aos sistemas de impressão, foram criadas variações da marca em escala de meio-tom, monocromia positiva e monocromia negativa, para aplicações sobre fundo escuro. Em todas as aplicações a disposição dos elementos deve ser respeitada para que a marca não seja descaracterizada.

Marca em monocromia positiva traço

Marca em monocromia negativa traço

Guia de Uso da Marca

9


sGuia oGuia ierrde ode C Uso sUso od da adaMarca Marcados dosCorreios Correios

1.4 Aplicações da Marca

Marca em degradê

Para sistemas digitais como computadores, televisores e web a aplicação em cores degradê pode ser usada, desde que respeite as passagens tonais conforme propostas neste manual. Para sistemas de impressão com baixa qualidade pode ser usado a aplicação do outline da marca, respeitando as mesmas disposições dos elementos.

Marca em outline positiva

Marca em outline negativa

10 Guia de Uso da Marca


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

1.5 Aplicações sobre fundos Quando for necessária a aplicação da marca sobre outros fundos, diferentes dos contemplados neste manual, deve-se usar a marca em monocromia positiva ou negativa dependendo da luminosidade da cor.

Pantone 7409

C 0% M 30% Y 100% K 0% R 253 G 185 B 19 #FDB913

Somente as cores ao lado podem receber a marca em sua aplicação padrão.

Pantone 428

C 0% M 0% Y 0% K 25% R 199 G 200 B 202 #C7C8CA

Guia de Uso da Marca 11


sGuia oierrde oC Uso sod da a Marca dos Correios

1.6 Aplicações conjugadas

Distância mínima entre outras marcas horizontais

Quando a marca for aplicada em cartazes ou peças publicitárias e estiver acompanhada de outro logotipo, deve-se respeitar a margem proposta ao lado. Considera-se importante que a disposição dos elementos, bem como suas dimensões, não comprometam a marca ou prejudiquem a identidade criada.

1/2x

1/2x

Distância mínima entre outras marcas verticais

1/2x

12 Guia de Uso da Marca


02

Elementos secundรกrios


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

2.1 Sistema de Cores

Cores do logo

Cores da marca

As cores são tão importantes quanto a disposição dos elementos. Portanto, essse manual contempla as diversas aplicações de cores. Para aplicação dessas cores deve-se primeiramente determinar a finalidade para qual a marca será usada. Quando for necessária a impressão, podem ser usadas as cores no sistema Pantone ou no sistema de cores quadricromático, cuja composição é feita através da sobreposição das cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (CMYK). Para dispositivos digitais, como monitores, projetores ou qualquer outro tipo que não tem por finalidade a impressão, deve-se usar o sistema de cor luz composto pelos canais Vermelho, Verde e Azul (RGB). Em canais da web deve-se usar o sistema de cores web, composto pelo símbolo cerquilha (#) e seis algarismos. Cores Institucionais As cores institucionais tem por finalidade apoiar a marca, fazendo com que fique pregnada a identidade na mente dos consumidores. Essas cores devem acompanhar desde a instituição (prédio) até a frota e demais objetos corporativos.

Pantone 281

Pantone 280

C 100% M 80% Y 0% K 40% R 20 G 41 B 90 #002F6B

C 100% M 80% Y 0% K 20% R 2 G 63 B 136 #023F88

Pantone 1235

Pantone 7406

C 0% M 40% Y 100% K 0% R 250 G 166 B 26 #FAA61A

C 0% M 20% Y 100% K 0% R 255 G 203 B 5 #FFCB05

Cores Institucionais

Pantone 281

Pantone 1235

Pantone 428

C 100% M 80% Y 0% K 40% R 20 G 41 B 90 #002F6B

C 0% M 40% Y 100% K 0% R 250 G 166 B 26 #FAA61A

C 0% M 0% Y 0% K 25% R 199 G 200 B 202 #C7C8CA

Guia de Uso da Marca 15


sGuia oierrde oC Uso sod da a Marca dos Correios

2.2 Padrão Tipográfico Família da marca A marca Correios tem uma tipografia única e exclusiva que toma como base a família tipográfica Soho Gothic Pro. Optou-se por alterar essa família para que a marca agregasse maior valor. Alfabeto Institucional Para o alfabeto institucional deve-se usar a mesma família, Soho Gothic Pro, em seus pesos mostrados ao lado. Não havendo essa fonte, deve-se, em última instância, optar pela família tipográfica Calibri ou outra fonte sem serifa.

16 Guia de Uso da Marca

Alfabeto Institucional


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

2.3 Área de Não-Interferência

Proporções da marca

Os dois elementos da marca dos Correios são dispostos em uma proporção fixa de design. A grade ao lado fornece a proporção adequada ao layout do logotipo.

x

O padrão usado segue como base a altura do corpo da tipografia da palavra “Correios”, como indicado ao lado. Para que a marca não seja comprometida e tenha uma identificação completa deve-se manter uma zona de não-interferência ao redor da mesma. Esse espaço representa a distância mínima entre o logotipo e qualquer outro que venha a acompanhar a marca em peças gráficas. Essa distância mínima deve ser respeitada conforme diagrama ao lado.

1/2x

Porém, para obter melhores resultados, recomenda-se utilizar, sempre que possível, uma reserva maior que o requisito mínimo.

Guia de Uso da Marca 17


sGuia oierrde oC Uso sod da a Marca dos Correios

2.4 Aplicações Vetadas

Guia de Uso da Marca dos Correios

Alteração Tipográfica

O respeito pela marca é muito importante. Por essa razão, para garantir que esta não seja comprometida, algumas aplicações são vetadas como mostrado ao lado. A tipografia, como parte da marca, também não deve nunca ser alterada.

Alteração de Proporção

Distorções que alterem as proporções e dimensões da marca também não são permitidas. A marca também não pode ser aplicada sobre fundos que não foram descritos na seção Aplicação sobre fundos, e nenhuma de suas cores deve ser alterada.

Aplicação sobre fundos contrastantes

Alternância de Cores

18 Guia de Uso da Marca


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

2.5 Reduções Máximas Para garantir a legibilidade nas mais diversas mídias, desde cartões de visita, brindes ou impressões que exijam redução da marca, determina-se que sejam respeitadas as reduções máximas indicadas ao lado. No entanto, sempre que possível, recomenda-se o uso da marca em uma proporção que tenha boa visibilidade.

Reduções mínimas permitidas 5mm

8mm

2,5mm

Guia de Uso da Marca 19


03

Elementos acess贸rios


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

3.1 Grafismos

Grafismo e crop corretos

O grafismo é parte da identidade da marca. Através dele cria-se no público uma memorização e a pregnância da marca. Para a marca dos Correios, foi utilizado o símbolo gráfico em outline e negativo sobre um fundo sólido ou degradê das cores institucionais. O crop do grafismo deve acontecer sempre da parte superior para a inferior, nunca o oposto e, em momento algum, o grafismo deve cortar o símbolo gráfico no sentido horizontal. Ao lado é exibido como deve ocorrer essa aplicação.

Formas incorretas do crop

Guia de Uso da Marca 23


sGuia oierrde oC Uso sod da a Marca dos Correios

3.2 Aplicações da marca A marca dos Correios, por se tratar de um meio de comunicação e entrega, permite a aplicação em veículos conforme mostrado nas próximas páginas deste manual. Toda a aplicação segue o mesmo padrão de cores, sendo ajustado quando necessário de acordo com a matéria prima usada para envelopamento ou impressão.

24 Guia de Uso da Marca

Envelopamento Avião e Caminhão


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

3.2 Aplicações da marca

Envelopamento Sprinter e Motocicleta

Ao lado são apresentados os veículos terrestres mais comuns para a empresa: Sprinter e Motocicleta. Em ambos veículos deve-se seguir a aplicação da marca conforme mostra a imagem, não deve-se distorcer ou fazer uso de apenas parte da marca.

Guia de Uso da Marca 25


sGuia oierrde oC Uso sod da a Marca dos Correios

3.2 Aplicações da marca

Uniformes em dois padrões

A identidade da marca vai além da empresa, portanto o quadro de funcionários deve usar uniforme, mostrando a marca e buscando deixar gravada no público a imagem e força da empresa. As caixas também seguem o mesmo padrão de uso da marca, porém, podem haver variações de cor conforme o substrato que for usado para confecção das embalagens.

Caixas com a aplicação da marca e crop

26 Guia de Uso da Marca


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

3.3 Normas para layout

Aplicação sobre fundo contrastante

Aplicação sobre fundo sem contraste, uso da faixa branca

Quando for criado qualquer material promocional como folder, anúncio em revista ou propaganda em televisão, deve-se seguir o padrão de aplicação conforme mostram as imagens ao lado. O mínimo de margem a ser respeitado é de 25mm para o logotipo completo e 10mm para o logotipo sem o símbolo gráfico. 25mm

Quando a peça gráfica tiver um fundo que não tem contraste com a marca, por exemplo, fotografia ou fundo escuro, deve ser acrescida uma faixa branca.

25mm

Aplicação indevida em anúncio

25mm 25mm

Guia de Uso da Marca 27


sGuia oierrde oC Uso sod da a Marca dos Correios

3.3 Papelaria Institucional Bem como as aplicações nos veículos, uniformes e demais elementos, para a marca dos Correios foi criada uma papelaria exclusiva, seguindo a identidade visual criada. As cores, bem como aplicações devem seguir a família tipográfica determinada neste manual e a disposição de elementos conforme mídia anexa.

28 Guia de Uso da Marca

Cartão de visita, crachá, envelopes, papel timbrado e CDs


Guia de Uso da Marca ados dosCorreios Correios

3.3 Papelaria Institucional

Envelopes saco e ofício e papel timbrado

No caso de edição de dados, como endereço e destinatário, deve-se usar a mesma família tipográfica determinada para marca, ou, caso não haja no sistema essa família, pode-se usar a fonte Calibri ou outra que seja sem serifa

Guia de Uso da Marca 29


Desenvolvido por

Leandro Moura de Lima José Clécio Espíndola da Silva

200901103 200901993


Guidebook new brand of office post company of Brazil.  

Redesign the corporate brand of Post Office in Brazil. The project includes the creation of the visual identity and a guide book brand appli...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you