vale a pena ler

Page 51

Os seus irmãos o chamaram de "sonhador-mor" (Gn 37.19), mas os seus sonhos foram revelações de Deus, e não "sonhos", projetos (Gn 37.5-10). Muitos pensam que ele ficava o tempo todo "sonhando" de olhos abertos: "Ah, se eu fosse o governador do Egito!" Que engano! Mas a canção em apreço também diz: "Não desista; não pare de crer; os sonhos de Deus jamais vão morrer". Essa invencionice de que os nossos projetos são "sonhos de Deus" lamentavelmente tem desviado o povo do Senhor da verdade, que é uma só para os nossos dias: qualquer pessoa que diz servir a Deus deve se humilhar, e orar, e buscar a sua face, e se converter (2 Cr 7.14), ao invés de ficar "sonhando os sonhos de Deus". Se todos os "sonhos" ou planos de Davi tivessem se concretizado, seguindo à "profecia de auto-ajuda" de Natã (2 Sm 7.3), ele não teria cumprido a vontade de Deus! E olha que o principal rei de Israel tinha um bom "sonho": construir a Casa de Deus em Jerusalém. Felizmente, o Senhor usou o próprio profeta Natã — que errara, ao dizer a Davi que devia fazer tudo o que estava em seu coração — para desfazer a falaciosa "profecia motivacional" (vv.3-17). Todos nós temos aspirações ou "sonhos", porém é preciso tomar muito cuidado com esse modismo de atribuir todo e qualquer desejo do coração ao Senhor. A Bíblia diz: "Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da boca. Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos" (Pv 16.1,2).

DESISTA DE CANTAR ESSA CANÇÃO! Muitos não conseguem — ou não querem — enxergar que as verdades centrais da fé cristã estão perdendo espaço para a supervalorização do ser humano. Somos tão importantes assim, a ponto de um culto ser voltado todo para o nosso "eu"? Ora, os cânticos que entoamos devem ser em louvor a Deus (Sl 136.13; 138.1,2), e a nossa maior pregação deve ser Jesus Cristo crucificado (1 Co 1.22,23; Fp 3.18). O que passar disso com certeza faz parte do plano diabólico de, nos últimos dias, desviar os crentes da sã doutrina (1 Tm 4.1; 2 Tm 4.1-5). Mas prossegue a canção: "Não desista; não pare de lutar; não pare de adorar". Oh, até que enfim uma ênfase à adoração... Mesmo assim, sem nenhuma especificidade. Simplesmente, "não pare de adorar". Adorar a quem? Adorar como? Adorar com quê? Cantando essa "canção" de autoajuda, recheada de humanismo? Que Deus nos ajude a tirar do nosso meio Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.