vale a pena ler

Page 124

nossos erros e combatê-los segundo a Bíblia é "matar soldados"—, é bom que reveja os seus conceitos. Afinal, "... o que é espiritual discerne bem tudo..." (1 Co 2.15). John F. MacArthur Jr. acertou, ao discorrer sobre o episódio do julgamento de Ananias e Safira à luz 1 Pedro 4.17: "Com certeza, na Jerusalém do primeiro século havia outros pecadores mais vis do que Ananias e Safira. Herodes, por exemplo. Por que Deus não o fulminou? Na verdade, foi o que Deus fez posteriormente (At 12.18-23). Mas, como escreveu Pedro, 'a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada' (1 Pe 4.17). Deus julga seu próprio povo antes de voltar sua ira aos pagãos" (Cora Vergonha do Evangelho, Editora Fiel, p.66). Alguém dirá: "É Deus quem julga, e não nós". No caso de Ananias e Safira o julgamento divino veio por meio do apóstolo Pedro. Isso denota que cabe a nós, sim, julgar, mas de acordo com a sintonia que há entre o Corpo e a Cabeça (Ef 4.14,15; 1 Co 2.16; 1 Jo 2.20,27; Nm 9.15-22). As verdadeiras igrejas de Cristo são as que o acompanham, o seguem, e não aquelas que seguem a seu próprio caminho. Em Apocalipse 2 e 3 vemos exemplos de igrejas que agradavam a Jesus (a minoria) e de outras, que não faziam a vontade dEle. O julgamento deve ocorrer também segundo o dom de discernir os espíritos dado às igrejas de Cristo (1 Co 12.10,11; At 13.6-11; 16.1-18). Mas a falta deste dom em algumas igrejas locais faz com que os crentes se conformem com o erro e digam: "Quem sou eu para julgar?", etc. Precisamos julgar tudo com discernimento vindo do alto e bom senso (1 Co 14.33; At 9.10,11). O crente não deve se colocar no lugar de um promotor ou de um juiz. De fato, o Senhor é o Justo Juiz. Entretanto, temos a Palavra de Deus, a ajuda do Espírito e ainda sabedoria, prudência, bom senso, a fim de avaliarmos doutrinas, profecias, manifestações, experiências, cânticos, estilos musicais, gestos, atitudes, etc.

JULGAMENTO SEGUNDO A BÍBLIA, MESMO! Não devemos julgar de maneira agressiva, ainda que sejamos contundentes, objetivos e francos ao apresentar os nossos argumentos. Mas pessoas que reagem de maneira enérgica às críticas baseadas na Palavra de Deus devem refletir se não estão fazendo isso por terem um comportamento de fã. Afinal, fazer pouco caso da Bíblia para defender os seus grupos, cantores ou pregadores preferidos não é uma postura de quem tem a Bíblia

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.