Almanaque light parte1

Page 1

O Prazer de Viver Light

Lucilia Diniz



O Prazer de Viver Light

Lucilia Diniz


©2006 by Lucilia Diniz Todos os direitos reservados. Diretora editorial: Janice Florido Gerente editorial: Carla Fortino Editora de arte: Ana Dobón Direção de arte e projeto gráfico: Letícia Moura Projeto gráfico e editoração eletrônica: Douglas Watanabe Fotos da autora: Chico Audi Produção: Débora Donato e Márcio Pereira Revisão: Márcia Melo Agente literário: Fábio Guimarães Impressão e acabamento: São Paulo, Brasil Dados internacionais de catalogação na Publicação (CIP) Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil Diniz, Lucilia O prazer de viver light / Lucilia Diniz; – São Paulo : Editora Arx, 2006 ISBN 85-7581-185-1 (capa dura) 1. Conduta de vida 2. Espírito e corpo 3. Estilos de vida 4. Sistema GoodLight I. Título 06-1360

CDD - 158 Índices para catálogo sistemático: 1. Vida light : Conduta de vida : Psicologia aplicada 158

2006 Proibida a reprodução total ou parcial. Os infratores serão processados na forma da lei. Direitos exclusivos para a língua portuguesa cedidos à Siciliano S.A. Editora Arx Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 3305 - São Paulo - CEP 05145-200 www.edarx.com.br


Apresentação O dia de amanhã ninguém usou. Pode ser seu. Pagano Sobrinho eu nome é Lucilia Diniz. Venho de uma família de imigrantes portugueses que escolheu o Brasil em busca de oportunidades. Meus pais prosperaram e puderam oferecer a nós, filhos, um ótimo padrão de vida. Não precisei lutar para sobreviver, mas tive de lutar como qualquer outra pessoa para viver, construir a minha história. Educada nos moldes tradicionais, procurava cumprir da melhor maneira possível os papéis de mãe, esposa, dona-de-casa, mulher, assim como tantas outras Lucilias espalhadas por este mundo. Amei e fui amada. Tive ganhos e perdas nas relações. Sempre me vi como uma mulher divertida, forte, dinâmica. E assim vivi. Mas havia uma peça nesse quebra-cabeça que não se encaixava: a minha obesidade. Já pesei mais de 100 kg. Consultei dezenas de médicos, estive várias vezes em spas, no Brasil e no exterior, segui nem sei quantos métodos de emagrecimento. Nada funcionava. Fazia bravos regimes. Com a ajuda de remédios, emagrecia rapidamente. Mas o sacrifício era tão grande e me causava tamanho mau humor que de antemão eu já sabia que engordaria outra vez. Era justamente o que acontecia. Não adiantava perder peso se minha cabeça continuava gorda. O visível ficava diferente; o invisível continuava igual.

M


Até que um dia resolvi mudar. Mexer primeiro no invisível. Eu precisava trabalhar a minha cabeça para querer ser magra, e essa força mental seria a base da minha transformação. Em vez de seguir os regimes que havia aprendido, resolvi criar meu próprio caminho, sem pressa. Um passo de cada vez. Combinei mudanças alimentares com exercícios físicos, procurei informações novas e fiz meditação, para fixar meus objetivos. Essas alterações deram resultado. E assim comecei a descobrir uma forma de Viver Light, Viver Bem. De repente, lá estava eu comendo verduras sem passar fome. Fazendo ginástica todo dia. Logo eu, que detestava exercícios físicos. As pessoas vinham perguntar o que eu tinha feito para emagrecer, de tão bem, de tão disposta que eu estava. O fato é que eu estava transbordando de prazer, multiplicando bom humor, comendo bem, com o organismo funcionando perfeitamente. E, o mais importante, tinha uma vontade enorme de viver. Eu estava muito, muito feliz! Sabia que o meu caminho era certo. A partir dessas experiências, tive a idéia de criar o Sistema, que batizei de GoodLight. Esse Sistema vai muito além de qualquer dieta, porque propõe uma mudança no modo de viver. Um realinhamento corpo, mente, saber e sentir. Hoje vejo que foi por isso que deu certo. O importante foi dar o primeiro passo. Lucilia Diniz


Sumário Transformação 11 Para refletir 12 Antes de começar o Sistema... 15 Mostre o seu poder 17 1. Escolha o seu melhor retrato

18 2. Crie o seu estilo

19 3. Reconheça: você evoluiu

20 4. Produza a sua melhor companhia

21 5. Ria mais

22 6. Quebre hábitos antigos

24 7. Mude por um dia

26


O Sistema GoodLight 31 1. Nutra-se

35 2. Mexa-se

65 3. Pense

71 4. Sinta

79 5. Desfrute

85 Para se aprofundar no Sistema 89 Muito além das calorias

91 Como se produzem os quilos a mais

93 Uma sucessão de erros

94 Montando um estilo saudável

96 Fuja dessas armadilhas

97 Na direção do sucesso

99


Acredite, você consegue!

101 A hora das compras

104 Diet ou light?

105 Cozinha prática GoodLight

106 Dicas especiais GoodLight

112 Fora de casa

116 Dia de festa

120 Em forma, faça frio ou faça sol

125 Roupas que emagrecem

129 Exercícios na medida certa

133 Para driblar o estresse

137 Garanta seu bem-estar

138 Manutenção sem complicações

140 Palavras finais 145



Transformação

Mudar de vida. Algo que dá medo em muita gente. Por quê? A palavra “mudança”, por si só, não é negativa nem positiva. Cabe somente a nós dar-lhe um significado. Eu mudei – e para melhor. Tive certeza disso no momento em que resolvi dividir minha experiência bem-sucedida com outras pessoas. Nas próximas páginas você vai conhecer o programa responsável por essa transformação – com certeza, ele também fará maravilhas em sua vida. Sucesso!


PARA REFLETIR

Um dia aprendi a diferença entre ter e ser. Aprendi que, por pior que seja um problema ou uma situação, sempre existe uma saída. Aprendi que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar. Aprendi que perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente. Aprendi que é necessário um dia de chuva para dar valor ao sol. Mas, se ficarmos expostos muito tempo, o sol queima. Aprendi que heróis não são apenas aqueles que realizam obras notáveis, mas também os que fazem o que é preciso e assumem as conseqüências dos seus atos. Aprendi que não vale a pena se tornar indiferente ao mundo e às pessoas. Vale menos a pena, ainda, fazer coisas para conquistar migalhas de atenção. Aprendi que não importa em quantos pedaços o meu coração já foi partido. O mundo nunca parou para que eu o consertasse. Aprendi que em vez de ficar esperando alguém me trazer flores, é melhor plantar um jardim.

12


Aprendi que amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de me fazer feliz. Cabe a mim a tarefa de apostar nos meus talentos e realizar os meus sonhos. Aprendi que o que faz diferença não é o que eu tenho na vida, mas quem eu tenho. E que a boa família são os amigos que escolhi. Aprendi que as pessoas mais queridas podem, às vezes, me ferir. E talvez não me amem tanto quanto eu gostaria, o que não significa que não me amem muito, talvez seja o máximo que consigam. Isso é o mais importante. Aprendi que toda mudança inicia um ciclo de construção, se você não não se esquecer de deixar a porta aberta. Aprendi que o tempo é muito precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro. Foi então que resolvi descruzar os braços. Vencer o medo de tentar e partir na direção do meu sonho. Lá no meu íntimo, uma voz me dizia:

A vida tem valor e você tem valor diante da vida.

13



Antes de começar o Sistema… A felicidade não é algo que você vai conquistar fora de você. É o que vive dentro de você. É a oportunidade de imaginar e construir o seu auto-retrato.

Mostre o seu poder 1. Escolha o seu melhor retrato 2. Crie o seu estilo 3. Reconheça: você evoluiu 4. Produza a sua melhor companhia

5. Ria mais 6. Quebre hábitos antigos 7. Mude por um dia

15



Mostre o seu poder Troque peso por saúde, medidas por auto-estima, inércia por atitude.

Nós, seres humanos, somos poderosos! Cuidamos da casa, dos filhos e das refeições… Tomamos mil e uma decisões no trabalho… Participamos de cursos, palestras, eventos sociais… Às vezes, o dia parece curto demais para o número de tarefas que precisamos fazer. Haja fôlego para enfrentar a maratona diária! Nós conseguimos dar conta de tudo isso – e muito mais! – porque somos fortes. Mais até do que imaginamos ser. Só que o preço que pagamos às vezes é alto: ficamos cansados, irritados, impacientes e até doentes. Esquecemos de cuidar do nosso corpo e da nossa mente. Arranjamos uma porção de desculpas para comer errado e conduzir a vida de uma forma também errada, pesada, dura e mal-humorada. Envolvidos demais com o dia-a-dia, acabamos esquecendo de nós mesmos, das nossas necessidades e até das nossas capacidades. Está na hora de reencontrar essa pessoa que você é. Por isso, antes de apresentar a minha proposta para uma vida light, sugiro que você faça o exercício a seguir.

17


1

Escolha o seu melhor retrato

Reserve alguns minutos do dia só para você. Aproveite aquela hora em que a casa está silenciosa e você está livre dos seus afazeres. Escolha um momento em que não será interrompido. Pegue o álbum ou a caixa em que guarda suas fotos e comece a olhar uma por uma. Depois, escolha aquela de que você gosta mais. A sua preferida! Não importa se você aparece nela sozinho ou acompanhado. O fundamental é que ela tenha um significado especial para você. A foto é uma radiografia de um momento particular da sua vida. Olhe bem e responda: o que lhe agrada tanto nesse retrato? Seu corpo, seus gestos, o momento, o cenário, as recordações, a saudade… Veja! Cada pessoa tem algo de bonito e especial. E você também! A foto vai ajudá-lo a recuperar essa sua parte preciosa. A reencontrar os aspectos positivos de você mesmo que, por alguma razão, foram deixados de lado. Eles agora serão aliados essenciais na construção do seu novo “eu”.

Viver Light é escolher, entre os vários caminhos que a vida oferece, aquele que dá alegria de viver, que motiva a levantar da cama todos os dias. É dar sentido às pequenas e grandes coisas do cotidiano. É amar a oportunidade de sentir-se útil e produtivo.

18


O Sistema GoodLight não faz a apologia da magreza. Como seu objetivo é alcançar um resultado harmonioso, cada um determina quanto deseja emagrecer.

2

Crie o seu estilo

Deixe essa foto separada e olhe para ela todos os dias. Está na hora de valorizar o que você tem de melhor. Sejam as mãos, os olhos, os cabelos… Pegue esse seu ponto forte para criar um estilo próprio. Até o que você pensa ser um defeito pode ser usado a seu favor. Talvez nem seja mesmo um defeito. Apenas algo que escape ao comum. Lembro que meus ombros grandes me incomodavam até que resolvi assumir essa característica. Hoje uso regatas sem problema. Assumi, inclusive, o lado simbólico que os ombros grandes representam, de carregar o mundo nas costas. Gosto de acolher as pessoas, fazer coisas para ajudar os outros.

Beleza é um conceito muito vasto, que tem menos a ver com perfeição do que com equilíbrio e proporção. Criar um estilo próprio é respeitar suas características físicas, suas vontades e suas escolhas. É ser você mesmo. Mas com saúde. Sem agredir a si próprio e aos outros. É viver a sua personalidade. A mudança pode começar aí.

19


3

Reconheça: você evoluiu

E se algo der errado? Se diante do espelho, com a foto escolhida na mão, ao comparar você hoje com você ontem, aparecer uma inexplicável tristeza? Deixe a emoção sair, as lágrimas rolar. Mas não se deprima. Não se fixe apenas nos defeitos de hoje. Lembre-se de como você era inexperiente, inseguro. Quanta experiência adquiriu nesses anos todos! Pense na sua família, no seu trabalho. Você construiu um lar e uma história. Evoluiu, mas esqueceu de cuidar de alguns aspectos seus. Talvez agora seja a hora de dar mais atenção a você.

O Sistema GoodLight é mais do que um simples regime porque não sugere perdas de peso transitórias. Propõe mudanças para toda a vida, sem se resumir ao corpo. Harmoniza a mente. Oferece condições para que você tire o melhor das suas experiências. Conduz o ser humano ao prazer.

20


Perder muito peso em curtos espaços de tempo é como viver um romance de navio. Acaba a viagem, o romance termina. Para que nasça uma nova pessoa em você, o corpo e a mente têm de estar alinhados. Portanto, o tempo é variável. Cada um determina o seu.

4

Produza a sua melhor companhia

Eu fiz o exercício da foto preferida. Olhei vários retratos meus e, por mais que gostasse de alguns, nenhum deles me parecia especial. Foi então que eu resolvi criar a Lucilia em quem iria me transformar. Tracei na minha cabeça a nova mulher que eu seria. Imaginei um lugar especial. Depois me vi naquele lugar, com o corpo que eu queria ter. Ouvi a minha voz, senti os perfumes, toquei a minha pele… Essa nova Lucilia “feita por mim” passou a ser a minha amante interna. Um anjo, uma grande amiga e companheira. Culta, crítica e exigente, um grande modelo para mim. Ela me ajudou (e muito!) a fazer as pazes com a balança. Não me deixava dormir. Às onze e meia da noite, lá vinha ela me chamar para caminhar na esteira. Você também pode criar ou reencontrar essa amiga ou esse amigo interno que talvez tenha ficado esquecido lá na infância. E, com ele, adquirir a qualidade rara de rir por dentro. O mundo ao redor pode estar uma confusão, mas isso não abala quem conquistou a capacidade de olhar os acontecimentos por um ângulo novo, diferente, bem-humorado. 21


As bases do Sistema GoodLight são: Nutra-se, Mexa-se, Pense e Sinta, que em harmonia constituem o Prazer (desfrute!).

5

Ria mais O bom humor é um ingrediente vital no processo de mudança. Ainda mais neste caso, em que o objetivo é tornar a vida mais leve. Experimente: ria mais! Por dentro e por fora.

O bom humor ajuda a enxergar o lado divertido, exótico e inesperado dos fatos. Desarma as situações mais constrangedoras.

22


Um dos erros comuns nas tentativas de mudanças é querer fazer tudo de uma vez. Juntar muitas coisas nos faz desistir antes de começar. Deve-se ir devagar. Uma etapa por vez. Vencida uma luta, inicie outra. Assim se ultrapassa a guerra contra a balança, o cigarro e outros adversários.

Lembre-se, no entanto, de que essa imagem criada por você não precisa coincidir com as fotos de modelos publicadas nas revistas. Seja realista! Não dá para colher limão de um pé de laranja. Respeite o seu padrão de beleza. Imagine o melhor que VOCÊ pode ser. E comece, desde hoje, a construir a pessoa que deseja ver estampada na SUA foto. O Sistema GoodLight pode ajudá-lo a chegar lá, com um ótimo astral e de bem com a vida.

23


6

Quebre hábitos antigos Muito do que nós fazemos hoje são costumes arraigados. Hábitos que herdamos dos nossos pais e ficaram arquivados na nossa memória. O mau hábito induz ao erro, por isso deve ser quebrado. Isso vale tanto para o físico quanto para o emocional.

É importante prestar atenção ao que se faz, aos seus gestos cotidianos. Seja seu próprio detetive.

Os bebês odeiam refrigerantes. Até que um dia, de tanto a mãe oferecer, a criança acaba gostando. O mesmo ocorre com outros alimentos. Quem disse que verdura tem gosto ruim? E que bolo de chocolate é uma delícia? Fomos condicionados a gostar de certas comidas e a detestar outras. Aprendemos a ficar com água na boca diante de alguns pratos conhecidos. Da mesma forma, podemos desaprender. Outro exemplo de erro é acender um cigarro pela manhã, antes mesmo de tomar o café. Você sabe o gosto ruim que fica na boca. Tem gente que se acostumou a tirar o carro da garagem para ir até a padaria da esquina ou à banca de jornal, que fica a duas quadras de casa. Por que não aproveitar a oportunidade e andar um pouco? Mais um hábito antigo que pode estar atrapalhando, em vez de ajudar: ligar o rádio pela manhã num daqueles programas que narram tragédias alheias, car24


regadas de sangue, lágrimas e sofrimento. Você já começa o seu dia deprimido. O rádio oferece tantas opções melhores. É só mudar de estação. Para mudar um hábito errado é preciso tomar consciência dele. Repetimos muitas atividades automaticamente. Daí a importância de prestar mais atenção ao que se faz. Observe mais seus gestos cotidianos. Como levanta da cama, toma banho, se alimenta, se diverte, aproveita o tempo. Seja seu próprio detetive. Depois, faça um balanço do que você apurou e responda:

• Que costumes vale a pena preservar? • Que hábitos precisam ser aposentados? • Quais necessitam de uma roupagem nova?

Hábitos ruins ou vícios como o álcool e o cigarro precisam ser abandonados. Não para ganhar algo. Mas para deixar de perder. Como pedras no sapato. Elas são retiradas simplesmente para não incomodar mais. Como investimentos que não dão lucros. Cortamos pela raiz para evitar mais prejuízos. É hora de assumir o que você perdeu e tomar uma providência para não perder ainda mais. Outros hábitos podem ser adaptados para melhor. Afinal, são pequenos gestos que fazem a diferença. 25


7 Mude por um dia

Fica mais fácil trocar hábitos quando você faz a mudança por um dia. Esse é mais um passo importante para entrar no Sistema GoodLight. Por um dia, suba escadas em vez de usar o elevador. Fique sem comer fritura. Se conseguir um dia, pode tentar outro e mais outro. Quando perceber, terão se passado sete, dez, quinze dias. E, de repente, vira um hábito. Subir escadas ou viver sem frituras não exige esforços sobrehumanos. Acontece naturalmente. Caso não dê certo num dia, tente no outro. Até que você consiga. O importante é começar. Demorei meses para emagrecer. Na primeira semana, a vontade de comer um bombom existia, mas eu já havia perdido um quilo. Então, troquei o bombom pelo prazer de ter eliminado esse quilo. Cada pequena vitória tem de ser celebrada. Também levei meses para largar o cigarro. Fumava três maços e meio por dia. O cigarro me parecia um grilhão, aquela corrente com uma bola de ferro presa aos pés dos escravos. Ao tentar parar de fumar de uma só vez era como se tentasse, num esforço só, chegar ao topo

26


A diferença do Sistema GoodLight em relação aos outros métodos é que ele não proíbe, não pressiona e não atropela. Propõe trocas, não perdas. A substituição de vícios por hábitos positivos. E não tem nada de mirabolante. Você mesmo cria seu cardápio.

de uma montanha com aquela corrente me segurando. O peso dela me fazia cair novamente. O único jeito de escalar a montanha era passo a passo. Devagar, suportando o peso da corrente. Fui parando aos poucos. A essa altura, o exercício físico já me proporcionava tamanho bemestar que troquei o prazer de fumar pelo prazer de suar na esteira. Foram mudanças lentas, porém definitivas.

27


Passos pequenos, porém firmes, permitem grandes evoluções. • Seja feliz por um dia. • Por um dia, não se aborreça. • Não abra a correspondência. • Não atenda a um telefonema inconveniente. • Ou, se não der para escapar do tio chato na linha, ligue depois para um grande amigo.

• Por um dia, não reclame. Ou reclame, se você for do tipo que agüenta tudo calado.

• Por um dia, reaja ao que o faz infeliz. • Abandone a rotina. • Deixe as crianças com o vizinho e vá ao cinema assistir àquele filme que deseja.

• Saia do escritório mais cedo e vá bater papo com um amigo. • Dê-se o direito de ter um momento só seu. • Por um dia, olhe-se mais no espelho.

28


• Dê risadas na frente dele. • Ame o que você é. • Reflita sobre o que sabe fazer bem. E saboreie a deliciosa sensação de encontrar em si mais uma habilidade.

• Por um dia, repare naquele quadro da sala, companheiro de tantos anos. Há quanto tempo você não pára e o observa atentamente?

• Por um dia, saia de casa para abrir seus horizontes. • Vá ao shopping, não para comprar, mas para olhar pessoas e ser visto. • Talvez você escute um elogio ou seja alvo de alguma gentileza. Alguém lhe ceda a vez ao entrar no elevador. O homem da quitanda lhe reserve uma fruta melhor. Essas cortesias ajudam a levantar o astral.

Tente, nem que seja por curiosidade, alcançar um objetivo, por um dia.

29



O Sistema

GoodLight


A alimentação aqui sugerida é rica em produtos saudáveis, que fazem o organismo trabalhar melhor. O resultado é uma sensação de bem-estar geral. Mesmo assim, portadores de distúrbios como diabetes, doenças cardíacas, infecções renais, entre outros, devem procurar orientação médica antes de iniciar alterações na dieta ou a prática de exercícios físicos.

O que é o Sistema GoodLight? É uma forma de viver bem, light, comendo corretamente, fazendo exercícios físicos, desenvolvendo o pensamento e deixando fluir as emoções. O resultado é um enorme prazer de viver. A pessoa sentese mais disposta, inteligente e saudável e administra sua vida com mais competência. O Sistema GoodLight prevê uma mudança permanente e muito abrangente. O objetivo é colocar o ser humano em harmonia para enfrentar os desafios do cotidiano. É fácil seguir uma dieta saudável num spa, manter o equilíbrio mental vivendo num mosteiro do Tibete. Viver Light é conseguir enfrentar o trânsito de uma grande cidade com bom humor.

O Sistema GoodLight permite viver em harmonia a loucura do dia-a-dia.

32


As bases do Sistema GoodLight são: 1. Nutra-se Coma bem em quantidade e qualidade

2. Mexa-se Faça atividade física regularmente

3. Pense Procure estar sempre atualizado

4. Sinta Entre em contato com os seus sentimentos

5. Desfrute Aproveite, você venceu!

Transformar é um exercício contínuo de desapego.

33



1 Nutra-se



Culinária Light é a arte de transformar problemas em oportunidades por meio de trocas vantajosas.

A palavra regime sempre me incomodou. Passa a idéia de porções mínimas, sacrifícios e privações. No Sistema GoodLight, você não abre mão da quantidade, mas melhora a qualidade das suas refeições, por meio de uma reestruturação alimentar. Come muito e melhor, sem ganho de peso. Pelo contrário, aprimorando seus hábitos alimentares, você tende a eliminar os quilos indesejáveis. É possível saciar aquele lado guloso que existe nos gordos optando por alimentos de melhor qualidade e que não engordam. O Sistema proporciona uma escolha liberal dos alimentos e estimula a adoção de um modo saudável de cozinhar. Em vez de comer apenas para sobreviver, você exerce com sabedoria o direito de escolher o que vai à mesa. Alimenta-se do que lhe faz bem e lhe dá prazer. Não precisa excluir do cardápio tudo o que lhe agrada, mas sim fazer aquilo que chamo de “trocas vantajosas”. Você aprende a utilizar melhor a grelha, a compensar os alimentos doces e a fornecer ao seu corpo produtos mais puros. Muitas pessoas não têm idéia das maravilhas que uma boa alimentação pode fazer. O organismo funciona perfeitamente. Elimina-se o desconforto da prisão de ventre. A pele fica mais bonita. E até o hálito e o perfume mudam quando se deixa de ingerir tantas impurezas. Outra vantagem é que o Sistema possibilita criar o próprio cardápio, seguindo algumas orientações básicas e simples. Não há necessidade de andar com uma calculadora e ficar somando as calorias do dia, aplicar fórmulas complicadas ou obedecer a dezenas de recomendações na hora de combinar os alimentos e preparar os pratos.

37


Além disso, não prevê a utilização de um elenco restrito de alimentos, às vezes difíceis de encontrar em algumas regiões do Brasil ou em certas épocas do ano. Você come bem e perde peso aproveitando o que a terra oferece.

Comendo o que a terra dá A base da alimentação são as hortaliças, que crescem em abundância de norte a sul do país. Com elas você pode inventar receitas saborosas e saudáveis. Os cardápios não são predeterminados. O Sistema apresenta um universo alimentar e propicia o desenvolvimento de vários menus conforme o local ou a situação em que a pessoa se encontre. Para criar o seu cardápio, você deve apenas seguir algumas orientações básicas e extremamente simples. Ache o que você gosta dentro das opções que vamos mostrar e faça delas o seu arroz com feijão de todo dia. A alimentação, dentro do Sistema GoodLight, consiste num programa que você faz consigo mesmo, por meio de cotas.

Uma das vantagens do Sistema GoodLight é o baixo custo da alimentação proposta. Ao montar o cardápio, você privilegia verduras e legumes de sua região e próprios da estação, que têm preços mais em conta.

38


Todo o dia você precisa comer: • 5 cotas de proteína (carne, frango, peixe e frutos do mar, queijo, ovos, grãos) • 5 cotas de carboidrato (arroz, batata, macarrão, pão) • 3 cotas de frutas • 3 cotas de gordura (óleo, azeite, manteiga, margarina) • 2 cotas de leite ou iogurte • Hortaliças, legumes e verduras à vontade As cotas desse programa devem ser distribuídas nas refeições, de modo que ao longo do dia você gaste as 18 quotas. Todos os alimentos que constam da tabela exercem funções importantíssimas no organismo. As proteínas constroem os músculos e todos os tecidos do nosso corpo. Os carboidratos são nossa principal fonte de energia. As frutas e hortaliças fornecem vitaminas e minerais, necessários para que ocorram reações químicas vitais à saúde. Além disso, contêm fibras, que promovem o bom funcionamento intestinal. A gordura é fundamental na absorção de vitaminas e na produção de hormônios. Embora seja um tipo de proteína, o leite está situado numa categoria à parte devido a sua importância em fornecer cálcio aos ossos.

39


Como planejar as refeições O Sistema GoodLight sugere cinco refeições diárias: café-da-manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Mas você pode administrar as cotas da maneira que julgar conveniente, inclusive para fazer mais um lanche, na hora que preferir. Só não é recomendável pular refeição. Ficar muito tempo em jejum pode causar fraqueza e uma sensação de fome intensa que favorece abusos na refeição seguinte. Além disso, o Sistema destina-se a implementar mudanças permanentes: quem consegue ficar sem almoçar pela vida afora? No meu caso, por deitar tarde, sempre gostei de comer um lanche antes de dormir. Então, abro mão de uma cota de proteína e de outra de carboidrato no jantar para poder saborear um sanduíche de peito de peru algumas horas depois. Meu café-da-manhã compõe-se de um pão francês, uma bolinha de margarina, uma fatia de queijo branco, um pedaço de melancia, uma xícara de café com leite desnatado e um copo grande de suco de tomate feito em casa. Quem se contenta com uma xícara de café com leite pela manhã pode usar suas cotas de carboidrato nas demais refeições. Para verificar a quantidade de alimento equivalente a uma cota consulte as Tabelas de cotas, a partir da página 51.

40


Convém acrescentar que o Sistema GoodLight foi idealizado para que você não passe fome. Meu almoço começa com um prato caprichado à base de folhas cruas, que podem ser consumidas livremente. Em seguida, um prato à base de legumes cozidos, alimentos também sem limite de ingestão. No inverno, substituo os legumes por uma sopa. Depois, vem o terceiro prato, que combina verdura e proteína – você pode acrescentar um carboidrato, se não houver risco de esgotar sua cota diária. E a refeição termina com uma fruta de sobremesa. Para consumir esses três pratos generosos, você leva, no mínimo, 20 minutos, tempo necessário para que o sistema digestivo informe ao cérebro que a fome foi saciada. Por isso, você sai da mesa satisfeito.

Quem segue o método sai da mesa satisfeito, porque o tempo necessário para ingerir os três pratos principais propostos, cerca de 20 minutos, faz o sistema digestivo avisar o cérebro que a fome foi saciada.

41


Conte com o auxílio extra Caso sinta fome entre as refeições, há um caldo de legumes que pode ser tomado à vontade (veja a receita na página 47). Prepare esse caldo logo pela manhã e recorra a ele sempre que houver necessidade. Tomei esse caldo de legumes nas primeiras semanas, quando comecei a mudar a alimentação. Em pouco tempo, o Sistema GoodLight satisfazia plenamente o meu apetite e eu não precisava mais de nenhum “socorro”. Outra maneira de aliviar a fome é comendo hortaliças. Habitue-se a ter na geladeira uma bandeja com champignon, palmito fresco, nabo, cenoura, rabanete, pepino, salsão e erva-doce cortados em palito. Se vier o desejo de consumir uma comida quentinha e cheirosa fora de hora, coloque todas essas hortaliças numa daquelas panelas japonesas ou numa cesta para cozimento a vapor e abuse de especia-

42


rias como cebolinha, endro (dill), manjericão, alecrim, hortelã e páprica. Caso prefira um doce, experimente uma bala diet ou saboreie o doce de abóbora feito com adoçante (veja a receita na página 48), que é liberado. Ele não rouba cota das frutas nem constitui um erro. Existem, ainda, os alimentos que são uma espécie de auxílio extra. Você pode comer, no máximo, um por dia. Nesse grupo entram produtos light (menos gordura, sem açúcar), que engordam muito pouco (ou quase nada), como a barrinha de cereais light e a gelatina light e diet, o sorvete light e o frozen iogurte light. Tais alimentos são mais uma opção para as horas de aperto, sobretudo quando você está na rua e não tem as hortaliças ou o caldo de legumes por perto. Mas, caso decida abrir mão desses auxílios extras, os resultados aparecerão mais rápido. Você emagrece mais rápido. A água é outra aliada importante na perda de peso. Estimula o funcionamento dos rins e ajuda a hidratar e a desintoxicar seu organismo. Beba de dois a três litros todo dia. Sucos não são aconselhados porque roubam cotas das frutas. As exceções são o suco de tomate feito em casa e o suco de limão. Refrigerantes dietéticos, chá e café com adoçantes são outras bebidas que podem ser usadas à vontade.

No Sistema GoodLight, não há perigo de engordar tudo de novo porque ele não se resume a um método de emagrecimento. Ele propõe um novo jeito de viver, com uma alimentação saudável a ser seguida pela vida afora.

43


Auxílio extra

Sinal verde Consuma à vontade • • • • • • • •

Caldo de legumes Doce de abóbora com adoçante Suco de tomate feito em casa Água, refrigerante light e diet Limonada Chá com adoçante Algas marinhas, ervas, especiarias Melancia

Sinal vermelho Consuma com muito critério • • • •

Bebidas alcoólicas Doces Açúcar Salgadinhos

44


Caldo de Legumes e

Doce de Ab贸bora

45


O caldo de legumes e o doce de abóbora pertencem ao grupo de alimentos que podem ser consumidos à vontade. Durante meu processo de emagrecimento, recorria ao caldo todas as vezes que sentia fome “extra”. Agora que emagreci, ele continua fazendo parte do meu cardápio. Para um processo de desintoxicação completo, você pode tomá-lo durante três dias seguidos, em todas as refeições. Caso se sinta fraco, pode ingerir uma fruta à tarde. Já o doce de abóbora é excelente para matar aquela vontade de comer um “docinho”. Ele me ajudou muito a controlar o desejo por açúcar, sem contar que é nutritivo e saboroso.

46


CALDO DE LEGUMES

Ingredientes 1/2 cebola média picada 1 dente de alho espremido 1 pimentão cortado em cubos 3 tomates cortados em cubos 1 talo de salsão cortado em fatias finas 1/2 repolho verde pequeno ralado fino 1 cenoura picada em cubos 1 xícara (chá) de vagem picada 1 abobrinha cortada em cubos 1/2 maço de cebolinha verde picadinha Sal e pimenta a gosto Opcional 1 pacote de caldo de galinha, carne ou legumes light, em pó, ou 1 pacote de sopa de cebola light Manjericão a gosto Preparo Coloque todos os ingredientes numa panela de pressão com 1 litro de água e cozinhe por 50 minutos ou até que os legumes fiquem bem macios. Sirva quente.

47


DOCE DE ABÓBORA

Ingredientes 1 kg de abóbora comum 1 kg de abóbora-moranga 2 unidades de canela em pau 1 colher (sopa) de cravo 25 g de adoçante em pó 1 copo (250 ml) de água

Preparo Descasque as abóboras e corte em cubos médios. Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até secar a água ou até que a abóbora fique bem macia. Amasse com um garfo os pedaços que não se desmancharem. Espere esfriar. Conserve na geladeira até a hora de servir.

48


Saiba mais sobre os erros

Álcool e doces constituem erros. A exceção é o doce de abóbora feito com adoçante. Cada pessoa pode cometer até cinco erros por semana. Se possível, reserve-os para aquelas ocasiões absolutamente necessárias. Se sentir vontade de comer um bombom ou tomar uma taça de vinho, faça-o devagar. Sinta bem o sabor. Desfrute esse prazer. É melhor do que ficar remoendo o dia todo esse desejo. Não precisa ser escondido. Afinal, não há razões para sentir-se culpado. Eventuais erros estão previstos no Sistema. Mas, quando estiver degustando o bombom, tenha consciência de que a única parte do seu corpo que se delicia com a

experiência é a língua. O gosto dura cerca de três segundos – ou até menos, se logo depois você engolir um copo com água. E o corpo inteiro arca com as conseqüências daquele bombom. Lembre-se sempre de que um doce dá menos de um minuto de prazer no paladar e dois anos de tristeza na barriga ou nos culotes. O pior é que, mal acaba o sabor doce, vem a vontade de comer o segundo bombom, depois o terceiro… E a caixa toda, se você não estiver muito atento. Pense nisso. Com o tempo você irá questionar se vale mesmo a pena desfrutar aqueles míseros segundos de satisfação.

49



Tabelas de

cotas

51


FRUTAS: 3 COTAS POR DIA

Fruta

1 cota equivale a

Fruta

1 cota equivale a

Abacate

1 colher de sopa

Kiwi

1 unidade

Abacaxi

2 fatias

Laranja

1 unidade

Acerola

20 unidades

Mamão (comum)

1 fatia

Ameixa

2 unidades

Mamão papaia

1/2 unidade

Ameixa (seca)

3 unidades

Manga

1/2 unidade

Amora

20 unidades

Maracujá

1 unidade

Banana

1 unidade

Melancia

à vontade

Banana-da-terra

1/2 unidade

Melão

1 unidade

Caju

2 unidades

Morango

6 unidades

Caqui

1 unidade peq.

Nectarina

1 unidade

Castanha port.

4 unidades

Nêspera

3 unidades

Cereja

10 unidades

Pêra

1 unidade

Damasco (seco)

5 unidades

Pêssego

1 unidade

Figo

1 unidade

Pitanga

10 unidades

Figo seco

1 unidade

Romã

1 unidade

Framboesa

10 unidades

Tâmara

2 unidades

Fruta-do-conde

1/2 unidade

Tangerina

1 unidade

Goiaba

1 unidade

Uva

15 unidades

Jabuticaba

15 unidades

Uva-passa

15 unidades

52


LEGUMES E VERDURAS: À VONTADE Abóbora

Berinjela

Couve-de-bruxelas

Palmito

Abobrinha

Beterraba

Couve-flor

Pepino

Acelga

Brócolis

Erva-doce

Picles

Agrião

Brotos

Ervilha em vagem

Pimentão

Aipo (salsão)

Cebola

Escarola

Quiabo

Alcachofra

Cebolinha

Espinafre

Rabanete

Alface

Cenoura

Jiló

Repolho

Alho-poró

Chicória

Maxixe

Rúcula

Almeirão

Chuchu

Moranga

Tomate

Anis

Cogumelo

Mostarda

Vagem

Aspargo

Couve

Nabo

53


PROTEÍNAS: 5 COTAS POR DIA

Carnes

1 cota equivale a

Queijos

1 cota equivale a

Atum em água

1/2 lata

Branco

1 fatia

Camarão

6 unid. grandes

Branco light

1 fatia grande

Carnes/aves

1 bife médio

Cottage

3 col. de sopa

Carne de soja

1 unidade

Cream cheese

1 colher de sopa

Carpaccio

12 fatias

Cremosos light

1 colher de sopa

Frios

1 fatia fina

Duros (amarelos)

1 fatia fina

Frutos do mar

1 pires de chá

Ricota

1 fatia

Peito de peru

2 fatias finas

Tofu

1 fatia

Peixe

1 filé

Sashimi

10 fatias

Sushi

6 unidades

Grãos

1 cota equivale a

Ovos

1 cota equivale a

Ervilha seca

2 col. de sopa

Clara de ovo

3 unidades

Fava

2 col. de sopa

Ovos de codorna

4 unidades

Feijão

2 col. de sopa

Ovo de galinha

1 unidade

Grão-de-bico

2 col. de sopa

Lentilha

2 col. de sopa

54


CARBOIDRATOS: 5 COTAS POR DIA

Massas, pães, cereais

1 cota equivale a

Arroz

2 colheres de sopa

Aveia

1 colher de sopa

Batata

1 unidade

Batata-doce

1 unidade

Biscoitos

2 unidades

Cereais em flocos

1 colher de sopa

Cereal cozido

1/2 colher de sopa

Farinhas

2 colheres de sopa

Fubá

1/2 colher de sopa

Germe de trigo

3 colheres de sopa

Lasanha

1 pedaço médio

Massas cozidas

1/2 xícara

Milho em grão

2 colheres de sopa

Pão (forma, integral, sírio, glúten)

1 unidade

Pão francês

1 unid. sem miolo

55


GORDURA: 3 COTAS POR DIA

Óleos e gorduras

1 cota equivale a

Creme de leite light

1 1/2 colher de chá

Maionese comum

1 colher de chá

Maionese light

2 colheres de chá

Margarina

1 colher de chá

Margarina light

2 colheres de chá

Óleo vegetal

1 colher de chá

Pasta de amendoim

1 colher de chá

LEITE: 2 COTAS POR DIA Leites e iogurtes

1 cota equivale a

Iogurte desnatado

1 xícara

Iogurte natural

1/2 xícara

Leite desnatado

1 xícara

Leite desnatado em pó

3 colheres de sopa

Leite integral

1/2 xícara

Leite de soja

1 xícara

56


AUXÍLIO EXTRA: 1 COTA POR DIA Produtos light

1 cota equivale a

Barra de cereais light

1 unidade

Frozen light

1 unidade

Gelatina light

5 unidades

Geléia light

1 colher de sopa

Iogurte light

1 unidade

Sorvete light

1 unidade

Torrada com queijo branco light

1 fatia fina

ERROS: 5 POR SEMANA

Doces, álcool, guloseimas

1 erro equivale a

Açúcar

1/2 colher de sopa

Balas

1 unidade

Bebida alcoólica

1 dose

Chocolates

1 unidade

Doces caseiros

1 colher de sopa

Salgadinhos

1 unidade

57


À VONTADE Adoçante

Gelatina sem sabor

Alga marinha

Molho de pimenta

Bicarbonato

Molho de soja

Caldo de legumes

Molho inglês

Chá

Mostarda

Condimentos

Raiz-forte

Doce de abóbora com adoçante

Refrigerante light

Ervas

Suco de limão

Especiarias

Suco de tomate (feito em casa)

Essências

Vinagre

Extratos

Vinagre balsâmico

58


VOCÊ PRECISA COMER: Proteínas: 5 cotas por dia Carne, frango, peixe e frutos do mar, queijo, ovos, grãos etc. Carboidratos: 5 cotas por dia Arroz, batata, macarrão, pão etc. Frutas: 3 cotas por dia Gordura: 3 cotas por dia Óleo, azeite, manteiga, margarina etc. Leite: 2 cotas por dia Leite, iogurte etc. Legumes e verduras: à vontade Auxílio extra: 1 cota por dia Barra de cereais light, torrada com queijo branco light, sorvete light etc. Erros: 5 por semana Álcool, doces etc.

59


Dicas GoodLight 1. Escolha bem os alimentos • Compre diversas hortaliças. Experimente novas opções. Guarde-as limpas e picadas na geladeira. • Prefira carnes magras e o frango sem pele. • Pelo menos uma vez por semana faça peixe ou frutos do mar. • Use peito de peru em vez de presunto. • Entre os queijos, dê preferência ao cottage, ao branco light e à coalhada seca. • Tome leite e iogurte desnatados. • Substitua a margarina comum pela versão light. • Entre as frutas, escolha sobretudo melão, melancia, abacaxi, laranja e mexerica. • Troque os amendoins e castanhas do aperitivo por uma travessa de pepinos, pimentões amarelos, nabos e cogumelos frescos. E use shoyu para temperar. • Tenha em casa gelatina, geléia e outros produtos light. • Quando for tomar uma dose de bebida alcoólica (erro), beba antes um copo de água com gás. Se for repetir o drinque, repita antes a água. Essa medida ajuda a beber menos. • Para se acostumar ao sabor do adoçante, no começo ponha menos do que colocaria se fosse açúcar e aumente aos poucos, se houver necessidade.

Se bater aquela vontade de comer doces e outras coisas que engordam, pense bem e, caso não mude de idéia, prossiga. Não há razão para comer escondido porque erros são permitidos. O que não vale é ter ataques compulsivos. Coma consciente de que esse erro será único. E sabendo que só sua língua desfruta daquele gosto, por brevíssimos segundos, e o corpo inteiro paga o preço.

60


2. Adote modos mais saudáveis ao cozinhar • Compre um borrifador pequeno (spray), coloque nele óleo vegetal e borrife a panela em que será feita a comida. Desse modo você não gasta cotas com o óleo do preparo. • Use creme de cebola light para temperar frango e o caldo de legumes. • Se quiser comer um ovo frito, faça na água, ou na frigideira antiaderente, sem óleo. • Atenção ao molho da salada. Se você utilizar o azeite, pode esgotar de uma vez todas as cotas de gordura. Prefira os molhos amarelo, balsâmico e branco. O amarelo combina mostarda, cebola, suco de limão e sal. O balsâmico mistura vinagre balsâmico, limão, sal e pimenta. Como os ingredientes de ambos estão liberados, você pode consumir os dois molhos sem restrições. O branco é feito com iogurte natural desnatado, queijo cottage, limão, hortelã e sal. Prepare um pote e deixe na geladeira para usar aos poucos. Quando acabar, considere que gastou uma cota de leite no molho. • Também use limão, vinagre e pimenta para temperar ou experimente mostarda com ketchup light; mostarda com molho inglês; ketchup light com molho inglês. • Frituras, maioneses e outros alimentos gordurosos estão fora do Sistema.

61


Adquira outro foco Ao seguir as recomendações do Sistema GoodLight, você perceberá que muda, aos poucos, a sua relação com a comida. Experimente ficar sem comer frituras por um dia, depois outro e outro. Ao passar vários dias longe dessa comida e de outras que engordam, seu organismo entra num processo de desintoxicação. Depois, o paladar começa a estranhar o sabor gorduroso. Seu corpo dá preferência a alimentos mais nutritivos. Você deixa de consumir aquela feijoada gordurosa que o obriga a passar a tarde inteira do sábado dormindo, tão demorada é a sua digestão, e ganha algumas horas livres para ir a um cinema, a um museu ou brincar com o filho pequeno. Há coisas muito melhores para fazer do que ficar conversando com a comida. Vá à festa de casamento não mais pensando em assaltar bandejas de canapés e salgadinhos, e sim em reencontrar velhos amigos. O foco não é mais a comida. É o seu bem-estar. Por isso, não basta modificar só a alimentação. É preciso alterar, também, outros hábitos.

62


Os métodos de emagrecimento falham porque: • Propõem mudanças radicais; • Buscam resultados imediatos; • Prometem e nem sempre cumprem; • São complicados; • Têm muitas proibições; • Deixam passar fome; • Não dá para segui-los a vida toda; • Querem que se viva como astronauta; • Custam caro; • Acabam com o bom humor; • Causam mau hálito; • Emagrecem só o corpo, e não a mente.

63


64


2 Mexa-se

65


66


Não pergunte o que seu corpo pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu corpo.

Quantas vezes ouvi falar da importância do exercício físico para a perda de peso! Mesmo assim, eu continuava sedentária. O fato é que eu odiava fazer ginástica. Até que entendi, finalmente, que o exercício físico me ajudaria a construir a Lucilia que eu pretendia ser. Comprei uma esteira e procurei associar aquela “megera” ao que eu mais gostava. Era um modo de trocar o desprazer pelo prazer. Para tornar o exercício mais agradável, coloquei o aparelho na sala das crianças. Se, por acaso, eu me sentasse com elas para ver televisão, a presença da esteira me incomodaria: já que eu podia ficar alguns minutos ali, parada, por que não aproveitar essa oportunidade para caminhar? Comecei devagar. Os primeiros vinte minutos exigiam um esforço enorme. Eram tão chatos que pareciam durar uma hora. O restante corria bem. Os quarenta minutos seguintes viravam cinco minutos. Para agüentar firme, de vez em quando eu assistia a fitas com gravações do meu programa preferido. Se ainda assim o tempo custasse a passar, pegava o telefone e ligava para uma amiga: “Estou aqui na esteira, não quero desanimar, você teria alguma novidade para me contar?” Conversando, você se distrai e o tempo passa mais depressa. Depois de um mês, eu já tinha perdido alguns quilos. À medida que você passa a obter resultados, não só descobre que a esteira pode ser uma aliada como também vai tomando gosto pela prática.

67


Hoje eu caminho todo dia, num ritmo acelerado, sem precisar do auxílio da televisão, das amigas… Caminho pelo prazer, pelo bemestar e pela disposição que isso me dá. O exercício físico faz parte da minha vida.

Andar uma hora por dia é tão importante quanto não comer errado. Emagrecer controlando apenas a alimentação nem sempre produz um resultado saudável. Corre-se o risco de perder, junto com a gordura, parte da musculatura, o que deixa a pessoa magra, porém flácida e abatida. Exercícios físicos regulares ajudam a eliminar os quilos extras e a manter o peso adquirido sem prejudicar os músculos, que são fortalecidos pela prática. Atividades aeróbicas, como caminhada, natação, bicicleta e dança, estimulam a queima de gordura e dificultam o ganho de peso. Exercícios também favorecem a liberação de endorfinas, nossos analgésicos naturais. Essas substâncias aliviam a dor e ainda trazem uma sensação de bem-estar. Como se isso não bastasse, existem muitos outros benefícios associados à atividade física regular: melhora o desempenho do coração e a circulação sanguínea, contribui para o controle do colesterol e da pressão alta, fortalece os ossos, combate a insônia, ajuda a vencer o estresse. Em suma, seu corpo fica mais forte, saudável e transbordando energia. E até seu humor melhora. Por todas essas razões, o exercício físico é uma das bases do Sistema GoodLight.

68


De preferência, faça exercícios cinco vezes por semana. Independentemente disso, procure ser mais ativo sempre. Suba escadas ou ande a pé. Seja qual for o movimento, faça algum.

Vença a resistência

Se você não é do tipo esportista, saiba que para tudo há uma saída. Existem muitas opções de exercício. Procure a que combina com você. Não é obrigatório comprar uma esteira nem se matricular numa academia. Comece caminhando. Convide alguém para acompanhá-lo. Ande no shopping, no parque, em ruas arborizadas… Descubra uma forma de tornar prazeroso o que lhe parece tão chato. Mas não desanime. Tenha sempre em mente as palavras de Samuel Beckett:

Tente de novo. Fracasse de novo. Fracasse melhor.

69


70


3 Pense

71


72


Para manter novos hábitos alimentares, mais vale a criatividade do que a persistência.

Estudar e trabalhar para ser alguém. Procurei sempre incutir esses valores nos meus filhos. Mostrar a eles que ter, apenas, é muito pouco. É preciso SER. A certa altura da vida, eu percebi que não adiantava ficar só na teoria. Aquela lição também servia para mim. Eu precisava evoluir, aprender mais. Conhecer outras coisas não ligadas diretamente ao meu cotidiano. O fato de não ter uma formação universitária não seria um obstáculo. Fui à luta. Busquei meios de lapidar a minha cultura. Comecei a ler mais, a assistir aos noticiários. Fiz cursos, contratei professores particulares… Hoje, por ter buscado informações de qualidade, consigo compreender assuntos sobre os quais eu não tinha a menor idéia. Não só participo do diálogo como trago conhecimentos novos para minha família e meus amigos. Mudou a rotina dentro da minha casa. Meus filhos estão me vendo mais feliz e começam a perceber que essa evolução vale a pena. O mais interessante é que o processo não acaba nunca. À medida que você cresce e adquire sabedoria, mais e mais descobre que tem a aprender. Hoje, estou em movimento, numa evolução constante. Os monges budistas dizem que o aprendizado é infinito, por isso eles não têm pressa de saber. Fazem de cada gesto simples do seu dia um exercício.

73


O exercício da mente é aprender todos os dias. A inteligência não é um dom recebido apenas por alguns privilegiados. Inteligência é fruto de exercício. Da mesma forma que os músculos, o cérebro precisa de atividade. Uma forma de estimular esse órgão é se interessando por assuntos novos, que permitem alçar vôos mais altos. Já reparou que nas rodinhas os assuntos são sempre os mesmos: empregada, filhos, futebol, carros, negócios? Busque informações sobre outros temas. Atualize-se. Não aceite a ignorância como fato consumado. Seja curioso! Em vez de se limitar a conhecer o preço do alface, descubra os benefícios que a verdura pode trazer à saúde. Há muito que aprender. Informações em todos os cantos para enriquecer a sua cultura.

Mantenha-se atualizado Até as novelas podem ser boas fontes de informação, se você não ficar atento exclusivamente ao enredo. Elas revelam a cultura de um povo e os costumes de uma região. Assista também ao noticiário na TV e aos programas exibidos nos canais educativos. Experimente ler o jornal diário ou uma revista semanal de informação. Eleja um livro de cabeceira para ser seu companheiro. Pode ser a Bíblia ou algum outro que tenha uma mensagem importante para você. Ouça também um programa de rádio de melhor qualidade. Passe na videolocadora e alugue um bom filme. Tudo isso colabora para estender os seus horizontes. Faz com que você perceba que existem formas diferentes de interpretar a mesma

74


realidade que não são obrigatoriamente certas ou erradas, apenas diferentes. Sua evolução pode causar mudanças ao redor. Talvez estimule nos seus filhos um excelente hábito: a leitura. Talvez seus amigos estranhem o teor das suas conversas. Pode ser até que você forme um novo círculo de amizades. O importante é que você está “crescendo”. Experimentando o indiscutível prazer de saber mais. Os novos conhecimentos o farão enxergar a vida por um ângulo diferente. Ver outras cores além do preto e branco. Parar de perder tempo e de se preocupar com coisas sem importância. Abandonar o supérfluo e buscar a essência. Tudo isso contribui, enfim, para a sua transformação pessoal.

O pensamento gera o que você quer ser. Se você transforma o pensamento que tem sobre qualquer coisa (inclusive o próprio corpo), adquire o poder de transformá-la. Pense positivamente! E torne cada dia um novo dia.

É importante mudar hábitos antigos porque muitos deles não são produto de nossa escolha. Podem ter sido definidos pela cultura familiar. O Sistema GoodLight dá importância à melhoria da informação sobre o valor dos alimentos para a saúde e às maneiras mais adequadas de cozinhar.

75


Faça como o bombeiro

Todo mundo pode estar mal-humorado. Seu companheiro (ou companheira) reclamando dos problemas do trabalho, as crianças brigando... Não deixe que eles estraguem o seu bom humor. Não pegue para si problemas do outro, mesmo que esse outro seja seu filho, seu marido, sua esposa, sua mãe, um grande amigo, alguém que você queira bem. Se o bombeiro entrasse em pânico como as vítimas do incêndio, morreria com elas. O bombeiro precisa ter equilíbrio para salvar vidas. Ele ingressa na casa em chamas protegido por vestes especiais e tira os feridos, sem se queimar. Faça como o bombeiro: fique do lado forte. Seu filho precisa de você? Deixe que desabafe. Escute, ofereça colo, faça cafuné. Nem sempre compete a você resolver aquele problema. Mas, quando for possível, entre com ele no buraco, compartilhe a dor e ajude-o a sair. Não fique preso lá dentro. Caso sinta que o desespero está prestes a dominá-lo, peça um tempo. Tome uma ducha gostosa. Ouça uma música suave.

76


Aconselhe-se com alguém. Então, ofereça o apoio de que o seu filho está precisando. Lembre-se: você não precisa saber todas as respostas. Mas tem de estar disposto a fazer perguntas. Uma das principais virtudes do Sistema GoodLight é que ele oferece ferramentas para você administrar os problemas com maior competência. Você aprende que, se existe um problema, existe sempre uma solução.

O GoodLight foi elaborado para ser um sistema individual. Portanto, se você resolveu aderir, ótimo! Mas não tente impor sua alimentação aos demais membros da família. Quando eles perceberem que você está melhor, mais disposto e bem-humorado, esse resultado positivo despertará o interesse pelo Sistema naturalmente. Respeite o tempo de cada um.

77


78


4 Sinta

79


80


Tudo é ousado para quem a nada se atreve. Fernando Pessoa

Um dia era sempre igual ao outro. Eu navegava em águas tranqüilas. Conhecia as ondas de cor. Achava que perto de mim já havia tudo aquilo com que as pessoas sempre sonhavam. Era seguro, estável. Mas, aos poucos, foi ficando monótono. Mar sem vento não leva a lugar algum. Tomei coragem, levantei as velas e saí daquela calmaria. Voltei a sentir a brisa no meu rosto e uma certa insegurança diante do desconhecido. Pus o meu barco na direção do vento para ver aonde ele me levaria. Se você escolhe bons caminhos na vida, o vento sopra a favor e o conduz ao lugar certo. Tinha certeza de que teria forças para superar cada desafio da travessia. O tempo foi me mostrando que eu não estava errada. Enfrentei tormentas, águas turbulentas, mares revoltos. Eu segurava firme o leme e não saía do rumo certo. Deixei em águas profundas o que não me servia mais. Resgatei do fundo do barco os objetos úteis, que estavam esquecidos num canto qualquer.

81


Descobri outras paisagens, mais belas do que eu havia imaginado. Passei a sentir sensações novas. As emoções retornaram ao meu corpo. Pude desfrutar a vida e tudo de bom que ela tem a oferecer. Tornei-me uma mulher mais plena. E, assim, continuo navegando até hoje.

Nada pior do que ficar em água parada, vivendo a vida sem emoção. As pessoas precisam ter planos, desafios, para continuar sempre evoluindo. O Sistema GoodLight oferece condições de “movimentar” a sua rotina. Entre em contato com os seus sentimentos. Dentro de você há alegrias, tristezas, amor, ódio, frustrações, medos, expectativas, fantasias, mágoas e saudade. Aceite que tudo isso faz parte de você. E deixe fluir as emoções. Nesse baú interior, também existe a fé. Resgate esse sentimento. Acredite no poder que você tem.

82


Você pode, você deve, você precisa! Essa força interior é como um cajado: não só o apóia nas crises como facilita os seus passos a cada dia. Acreditar é saber do seu poder interior e fazer a sua parte. O universo conspira a nosso favor. Mas, para isso, temos de estar sempre conectados. Como na história do fazendeiro. Um pregador religioso aproxima-se de um fazendeiro no campo e observa: “Que beleza de fazenda você e o Senhor fizeram aqui!”. “É”, responde o fazendeiro, “mas você devia ter visto isso aqui quando Ele tomava conta sozinho!”

Sabendo que as coisas podem dar certo e acreditando ser capaz, você faz acontecer.

Atravessar uma fase sem sentir grandes emoções não significa que elas deixaram de acontecer. Talvez você não as tenha percebido. Sentir é permitir que as emoções fluam naturalmente. Dar-se o direito de sentir. Acreditar no seu poder interior.

83


84


5 Desfrute

85


86


A soma das pequenas conquistas dá a você a oportunidade de ser feliz. É o prazer, a celebração, a sensação de plenitude, paz, amor e boas palavras para distribuir às pessoas. Prazer é ebulição. Extravasar, repartir a felicidade. Os gordos, em geral, concentram o seu prazer na comida. A celebração fica restrita àqueles momentos do dia em que esvaziam o prato. O Sistema GoodLight estende o prazer a outras horas e situações. Tira o peso excessivo dessa grande muleta, a comida, e de outras como o cigarro e a bebida, para que as 24 horas do dia sejam vividas com mais qualidade. Você também pode alcançar esse estágio. Propagar a sua história. Ativar uma reação em cadeia positiva, que inicia um ciclo de construção. Prazer não é algo corriqueiro. Tem de fazer acontecer. O prazer surge quando todos os elementos do Sistema estão alinhados. Mas não apenas no fim do percurso. Ao construir uma casa, as pessoas nem sempre usufruem de cada momento da obra. Querem logo a casa pronta. Aguardam ansiosamente a formatura, mas não curtem o dia-a-dia na faculdade. No Sistema GoodLight, não importa só a chegada. O caminho também é importante. O prazer pode estar presente desde o início. Nasce pequeno e se amplia a cada conquista. Mas, para desfrutá-lo e ser feliz, você precisa considerar que a vida é dinâmica. E cada momento tem a sua beleza. Apreciar a alegria e também a dor, pois esta traz em si uma oportunidade de crescimento. Aproveitar a calmaria e também a tempestade, para enriquecer as suas experiências. Agradecer a quem estende a mão e também a quem o abandona, pois esse gesto pode despertar sua força interior. Ser feliz é uma conduta, um jeito de viver.

A felicidade não é o que as pessoas têm, mas o que elas fazem com isso.

87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.