CONVITE VIRTUAL - Fisioterapia UNEB 2018.2

Page 1


Reitor José Bites de Carvalho

Vice-Reitor Marcelo Duarte Dantas de Avila

Diretor Acadêmico Márcio Costa de Souza

Coordenadora do Curso de Graduação Sumaia Midlej Pimentel Sá

Paraninfa Dra. Fernanda Warken Rosa Camelier

Funcionária Homenageada Mônica Damasceno de Araújo

Patronesse Dra. Elen Beatriz Carneiro Pinto

Oradora Emely Andrade Spricigo

Professoras Homenageadas Cristiane Dias Malheiros (in memorian) Ma. Silvana Maria Santos Pataro Ma. Maria Carolina de Britto Andrade

Juramentista Camila Bilitário Santana

Amigo da Turma Matheus Vinícius Xavier Matos

Mestres de Cerimônia Juliana Oliveira Correia Poliana Conceição dos Santos

Colação de Grau Data: 08 de fevereiro de 2019 Horário: 19:00h Local: Teatro UNEB - Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Traje das formandas na cor verde


Fisioterapia

É uma ciência aplicada, cujo objeto de estudos é o movimento humano, em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função. (Resolução COFFITO – 80, em 21/05/1987).


Surgimento e Crescimento na Segunda Guerra Mundial A origem da Fisioterapia é antiga e relatos de medidas fisioterapêuticas são encontradas na história do mundo. Na Antiguidade, algumas doenças eram tratadas com agentes físicos (calor, água e eletricidade), hidroterapia (nas famosas termas), massagens e a cinesioterapia com os exercícios físicos . Com o acontecimento das grandes guerras sentiu-se a necessidade da formação de profissionais específicos para a área de reabilitação. Surgiram as escolas de cinesioterapia, para tratar ou reabilitar os lesados, ou mutilados que necessitavam readquirir um mínimo de condições para retornar a uma atividade social integrada e produtiva. A Fisioterapia passa a fazer parte da chamada “Área da saúde” e foi evoluindo no decorrer da história...


Fisioterapia na Bahia

A primeira turma de Fisioterapia na Bahia teve inicio em 1972. Em 1981 ocorreu em Salvador o V Congresso Brasileiro de Fisioterapia o qual teve como objetivo aprimorar os fundamentos científicos da área através da busca de novas metodologias e técnicas para o melhor desempenho dessa ciência. O Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Bahia iniciou seus trabalhos no dia 29 de agosto de 1989, na luta de seus direitos e valorização da sua categoria, o que se estende até os dias atuais. Destacam-se nesse crescimento quatro grandes profissionais: Dra. Elen Beatriz Carneiro Pinto, Ma. Giovana Rossi Figueirôa, Dra. Helena Maria Silveira Fraga Maia e Dra. Sumaia Midlej Pimentel Sá, que contribuíram de maneira impar para consolidação de uma Fisioterapia cada vez mais rica de conhecimento, embasamento e aperfeiçoamento do cuidar, fazendo com que a Bahia se mantenha ativa na história da Fisioterapia no Brasil. Gratidão pelos ensinamentos nessa trajetória.


Fisioterapia nos Dias Atuais A Fisioterapia, ocupa hoje um lugar de destaque entre as inúmeras profissões da área de saúde. Poucas tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos, ganhou espaço em empresas privadas, associações esportivas, centros de saúde, clínicas particulares, e principalmente em hospitais, onde o fisioterapeuta mantinhase timidamente circunscrito a situações bem menos complexas do que as atualmente desenvolvidas, minimizando as complicações decorrentes dos longos períodos de internação. Atualmente exerce funções importantes na prevenção, tratamento e reintegração do indivíduo à sociedade, reestabelecendo suas atividades diárias, laborativas e desportivas. No âmbito acadêmico, a Fisioterapia também tem obtido significativo destaque com o surgimento crescente de publicações científicas.


A Deus

Finalizamos mais uma etapa de nossas vidas, vivenciando momentos de alegria, expectativas, tristeza, medo e muita ansiedade, e nesse caminho tivemos a presença constante de Deus a nos sustentar e conduzir. Agradecemos Senhor, por todo bem que nos fez, por nos fortalecer e nos possibilitar a realização de mais uma conquista. Por ser nosso amparo, sustento e refúgio em todos os momentos. A Ti, dedicamos essa vitória, com a certeza de que nunca irá nos desamparar e estarás sempre a nos guiar na caminhada que se inicia.

Aos Pais e Familiares

Gratidão! Essa é a palavra que exprime o nosso sentimento para com aqueles que são a nossa base, o nosso porto seguro, o nosso maior incentivo. Nos dias mais difíceis, no decorrer dessa jornada, foram vocês com suas doces palavras, com seu colo, seus conselhos que nos acalmavam e diziam: “Tudo dará certo!”, e assim éramos preenchidos e envolvidos em coragem e seguíamos em busca do nosso sonho. Painho, mainha, família, hoje somos o reflexo dos teus esforços, do teu amor e cuidado, e dessa forma partiremos para mais uma etapa das nossas vidas, tendo a certeza que nada foi, é ou será em vão.


Aos Mestres

A vocês, que se dedicaram com as mais variadas formas, a nos transmitir uma das maiores virtudes que se pode ter: o conhecimento. A vocês, que compartilharam suas experiências de vida, nos apoiando em diversos momentos desta caminhada, e que com suas atitudes, ensinamentos, exemplos e incentivo, colaboraram para que fôssemos além dos nossos limites, medos e, acima de tudo, além do que nós mesmos esperávamos. Mestres, vocês nos ensinaram a questionar, duvidar, pensar, sonhar e, acima de tudo, nos ensinaram a olhar nossos pacientes além do que os limita em seus movimentos. Por isso, a vocês toda nossa gratidão!

Aos Ausentes

Talvez seja uma das vossas missões nos proteger, encorajar e iluminar nossos caminhos como lindas estrelas há iluminar o céu nas noites escuras. Sim, vocês são as nossas estrelas, que aonde quer que se encontrem nos enviam força, leveza e amor, estando presente em nossas lembranças através de um som, um cheiro, um toque, um riso. Sabemos que se estivessem aqui vibrariam com tamanha alegria a cada vitória nossa e assim honraremos em cada atitude o incentivo mais importante que um dia nos deram, o amor.


Aos Amigos Depois de uma longa caminhada, chegamos ao nosso objetivo, e essa jornada não seria a mesma sem o apoio e a alegria dos nossos amigos. Agradecemos a cada um, que de perto ou de longe, nos apoiou, incentivou e não deixou de acreditar nesse sonho, respeitando os nossos momentos ausentes, pela dedicação a nossa formação e nos alegrou nos momentos difíceis. Cada abraço, palavra, risada e momentos juntos era um incentivo para seguir em frente e enfrentar cada batalha. Obrigada a cada um de vocês!

Aos Pacientes

Gratidão a todas as pessoas que confiaram em nós, que nos proporcionaram não só o aprendizado, mas nos mostraram a essência do ouvir e do cuidar. Compartilhavam conosco a suas histórias de vida, seus medos, seus sorrisos e suas alegrias. Em todos os encontros um novo desafio, um novo olhar, e assim, resignificamos a nossa prática profissional. Se colocar no lugar do outro é a primazia do cuidar, portanto, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”, autor Carl Jung.


Professora Homenageada Cristiane Dias Malheiros (In Memorian) O tempo passou e a saudade não deixou de existir. É “moça”, você foi muito mais que apenas uma professora, um alguém que sempre nos inspirou à Fisioterapia. Sua simplicidade, seus valores, conselhos e incentivos jamais serão esquecidos. E nesse momento, de enorme alegria e finalização de uma importante jornada, a qual você foi parte imprescindível, não poderíamos deixar de te mencionar. Te agradecemos pelo tempo dedicado à sua profissão com excelência e por despertar em seus alunos sempre o melhor.


YANCA KAROLINE MATOS MARTINS CATIANE COSTA SILVA

CAMILA BILITÁRIO SANTANA

CAROLINE DA SILVA SANTOS

LARISSE GARRIDO OLIVEIRA BACELAR

ANDRESSA SANTA ROSA SANTANA KRISLEINE DE JESUS CONCEIÇÃO

NAIANE BARBOSA REIS JULIANA OLIVEIRA CORREIA


CARITHAUANDA DE MACEDO SANTOS

AMANDA RODRIGUES DE JESUS LIMA

TERESA VERÔNICA OLIVEIRA SILVA

EMELY ANDRADE SPRICIGO

LILIAN PEREIRA DA CONCEIÇÃO

CAROLINA CORREIA DA SILVA

ÉRICA CARVALHO DA CRUZ AGUIAR

JULIA RIBEIRO SANTANA


LORENA FERREIRA REIS ANNA KARLA SABINO BARBOSA

POLIANA CONCEIÇÃO DOS SANTOS JERLAYNE PEREIRA REIS

DÉBORA ELAINE DE OLIVEIRA ALMEIDA

REJANE SILVA DOS SANTOS

TAIANA SANTOS MENEZES

MYCHELLE REGINA MELO DE ALMEIDA

LARISSA LIMA COSTA


Juro, por Deus e minha família, diante de meus mestres que me dedicarei à Fisioterapia com honra dignidade, respeitando a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica e social do ser humano; dispondo todo meu conhecimento, talento e inteligência para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Repassarei meus conhecimentos sempre que se fizer necessário e agirei com humildade e honestidade. Assim, eu juro.



“Mãos que doam, mãos que cuidam, mãos que mudam a vida de muita gente. Mãos de fisioterapeuta!” Dizem que ser fisioterapeuta é tocar profundamente uma alma, talvez por isso tenhamos escolhido essa profissão ou talvez tenha sido destino, amor, escolha ou até mesmo vocação. Independente do motivo que nos uniu, perceveramos nesta longa jornada universitária. E que jornada hein? Foram constantes os obstáculos pelo caminho e gratificantes os degraus alcançados durante todo esse tempo! Uma turma composta por vinte e seis mulheres de diferentes lugares da Bahia, cada uma com seus costumes, crenças, culturas e vivências. Mulheres guerreiras que lutaram e lutam todos os dias para conquistar seu lugar nesta sociedade. Somos filhas de classe trabalhadora, de mulheres guerreiras! Somos vencedoras sim! Que possamos continuar conquistando nossas metas e lutando “como uma garota”. “Ser fisioterapeuta é ter o dom de cuidar das pessoas, amar o próximo e ver em cada olhar de tristeza, uma esperança.” (Rosi Ervarti)



Vinte e seis mulheres, cada uma com sua forma de ser, unidas pelo mesmo sonho: a tão sonhada formatura. Entregaram a missão de organizar e construir este sonho para quatro meninas, não foi tarefa fácil, porém a força e a coragem de tentar, às colocaram à disposição do grupo. Foram semestres cansativos com dias intensos de muito trabalho, discussão, autonomia, aprendizado e, acima de tudo, responsabilidade. A jornada foi árdua! Houve muitos obstáculos, resistências e aborrecimentos, que contribuíram para ousarmos cada vez mais, pois o nosso propósito era fazer desta data algo inesquecível. Podemos dizer que superamos todas as fases, apesar de ser um grupo tão diversificado. Aprendemos a lidar com o ouvir e o falar, crescemos, seguimos um caminho no qual o único objetivo era fazer o melhor para que esse sonho se tornasse realidade, pois é muito complicado saber o que esperam de nós, assim como o que nós esperamos dos outros. Enfim, abdicamos do descanso, do tempo para os estudos, da família e de tantas outras coisas. Pois a responsabilidade que tínhamos em mãos nos deu o desejo de dar o nosso melhor em cada espaço que construímos. Agradar a todas é algo ilusório, mas todas tiveram voz e voto, bem como, acesso a todo o processo de construção deste sonho. Estamos concretizando essa fase com o sentimento de dever cumprido! Agradecemos a confiança de cada uma e desejamos muito sucesso e felicidade nessa nova etapa de vida. Carolina Correia, Teresa Oliveira, Mychelle Mello e Poliana Conceição




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.