Revista Lavoura Arrozeira n° 472

Page 53

Figura 5 Experimento sobre estratégias para a antecipação da irrigação, utilizando IRGA 424RI e IRGA 426, em duas épocas de semeadura, setembro e novembro, na Estação Regional da Região Central, na safra 2019/20.

V3

V1

S3 Fonte: Russo, R.

Figura 6 Experimento sendo conduzido na UFSM, em parceria com o Irga, com o objetivo de avaliar a antecipação da irrigação e o manejo da adubação nitrogenada na safra 2019/20.

S3

V1

V2

V3

da àquela em que o produtor opta por retirar “camadas” até o mês de dezembro. Espera-se que, com os resultados advindos desse projeto de pesquisa, possibilite-se a recomendação de uma irrigação antecipada na cultura do arroz que impacte diretamente sobre o melhor uso de herbicidas, principalmente os utilizados em pós-emergência, com aplicações em plantas com estádios de desenvolvimento

Lavoura Arrozeira Nº 472 | Janeiro/Fevereiro/Março de 2020

Pag 50a53.indd 5

V2

FOTO: AUSTER TECNOLOGIA

Mas qual a explicação para esse aumento tão expressivo da produtividade? Considerando as alterações eletroquímicas que ocorrem no solo inundado, há a redução do potencial redox do solo, o que acarreta o aumento do pH e disponibilização de elementos de grande demanda para a planta de arroz, como fósforo e nitrogênio. E foi exatamente nesses elementos que houve um maior acúmulo na massa seca, no estádio R0, quando a irrigação foi antecipada, ou seja, é possível que esse aumento de produtividade se deva, em parte ao fenômeno da autocalagem. Porém, mais estudos nessa área devem ser realizados a fim de elucidar essa questão. Para a safra 2019/20, vistas as observações feitas no primeiro ano de estudo, foram introduzidos novos fatores de investigação, como o manejo da adubação nitrogenada e estratégias para superação de estresses. Em relação ao nitrogênio, um trabalho em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está sendo realizado com o objetivo de determinar se haverá alguma mudança na recomendação em relação ao manejo do nitrogênio, com a perspectiva da antecipação da irrigação para estádios onde as plantas estão no início do desenvolvimento (Figura 6). Em relação ao estudo de substâncias reguladores de crescimento, avaliou-se a utilização do ácido giberélico, que é um hormônio que tem relação direta com a germinação das sementes, com o objetivo de acelerar a germinação e influência da temperatura baixa sobre o estabelecimento das plantas e, dessa forma, viabilizar inclusive a irrigação no ponto de agulha. Os resultados, tanto desse estudo quanto do nitrogênio, estão em processamento e serão divulgados à medida em que forem finalizados. De todas essas informações levantadas até o momento, os produtores podem aplicar em suas propriedades alguns princípios. Levando em consideração aquelas áreas que estão infestadas com arroz vermelho resistente e não tiveram sucesso na rotação com culturas alternativas, como a soja, a antecipação da irrigação é uma ferramenta bastante eficaz no manejo cultural do arroz vermelho. Como essa planta tem seu pico de germinação no mês de novembro, deve-se planejar a semeadura da lavoura para o mês de setembro, máximo primeira semana de outubro. Utilizando uma cultivar ou semente de alto vigor, semear a lavoura e fazer o controle das plantas daninhas no ponto de agulha, utilizando dessecante de ação total e assim que o arroz emergir, proceder a inundação da lavoura. Certamente essa lavoura será mais produtiva, mais barata e mais limpa, compara-

iniciais e mais uniformes, fugindo assim de aplicações tardias com baixa eficiência. Além disso, esses resultados poderão servir de subsídios para o fomento da adoção de uma irrigação mais eficiente na cultura do arroz, visto que o atraso nessa prática, além de dificultar a eficiência dos herbicidas utilizados, diminui a eficiência do nitrogênio e prejudica o potencial produtivo das plantas.

53

27/05/2020 18:15:56


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.