Page 1

Apostila das Oficinas de Culinária

3ª Edição das receitas desenvolvidas nas atividades de culinária pelos alunos do Lar Sírio Pró-infância no 2º Semestre 2013.


Apostila das Oficinas de Culinária

Índice Página

Apresentação............................................................. 4 Sete motivos para incentivar seu filho a cozinhar.......5 Dez mandamentos do chef mirim................................6 Amanteigado...............................................................7 Palitone.......................................................................8 Brigadeiro de colher....................................................9 Trufa tradicional.........................................................10 Cupcake.....................................................................11 Bolo gelado de limão.................................................12 Bolo de milho fofo......................................................13 Bolo gelado de nutella...............................................14 Bolo salgado..............................................................15 Biscoito de cebola......................................................16

2


Apostila das Oficinas de Culinária

Requeijão caseiro......................................................17 Espaguete italiano.....................................................18 Panqueca de arroz....................................................19 Nhoque cozido...........................................................20 Palitos de queijo........................................................21 Popcake....................................................................22 Torta salgada, massa básica...........................23 e 24 Mjadra – Arroz com lentilha......................................25 Responsáveis e agradecimentos..............................26

3


Apostila das Oficinas de Culinária

APRESENTAÇÃO

A oficina de culinária do Lar teve seu início de forma informal, por iniciativa da Sra. Salua Merhej Chuahy. Os objetivos principais são de oferecer possibilidades aos participantes para complementar a renda familiar, vendendo os produtos que aprenderam nas atividades e também, para colaborar nas tarefas domésticas, introduzindo os conceitos de higiene, organização, apresentação dos pratos, reaproveitamento de alimentos, ampliação do paladar e criatividade para cozinhar com ingredientes simples e baratos. Neste processo de aprendizagem as crianças têm a oportunidade de entrar em contato com outras culturas por meio da culinária, preparando as receitas árabes, italianas, brasileiras, portuguesas e outras. A cada final de semestre, as novas receitas são compiladas em uma apostila que é entregue às crianças e Sra. Salua que seleciona as melhores receitas que serão introduzidas nas novas edições do livro “Doçurinhas do Lar”.

4


Apostila das Oficinas de Culinária

Sete bons motivos Para incentivar seu filho a cozinhar:

1. Exige raciocínio lógico, trabalha conceitos de química, física e matemática. 2. Estimula a leitura. 3. Desperta a curiosidade. 4. Desenvolve a criatividade. 5. Aumenta a responsabilidade. 6. Prepara o paladar para novos alimentos. 7. Valoriza bons hábitos de higiene.

5


Apostila das Oficinas de Culinária

Os dez mandamentos do chef mirim: 1. Lavar as mãos. 2. Usar avental. 3. Prender o cabelo. 4. Ter à mão o livro de receita do Lar Sírio. 5. Ler a receita antes de começá-la. 6. Separar os ingredientes antes do preparo. 7. Lavar bem frutas, verduras e legumes. 8. Quebrar os ovos em um potinho, para ver se não estão estragados. 9. Ter sempre um adulto ao lado para usar fogão e facas. 10. Não colocar as mãos molhadas em eletrodomésticos. Obs.: Agora convide a família e vamos colocar a mão na massa...

6


Apostila das Oficinas de Culinária

AMANTEIGADO

Ingredientes     

1 ½ xícara de açúcar. 3 xícaras de farinha de trigo. 1 colher de fermento em pó. 5 colheres de manteiga sem sal. 2 ovos.

Modo de fazer Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa homogênea. Com um rolo, abra a massa e corte no formato desejado. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar. Polvilhe com açúcar e sirva em seguida.

7


Apostila das Oficinas de Culinária

PALITONE

Ingredientes  1 panetone de frutas ou chocotone.  2 xícaras de chocolate ao leite derretido confeitos de estrelinhas para decorar.

Modo de fazer Corte o panetone em pedaços, no formato desejado, e espete em palitos de sorvete. Cubra cada um com o chocolate ao leite derretido e enfeite com confeitos de estrelinhas. Espete em um pedaço de isopor e deixe secar. Sirva.

8


Apostila das Oficinas de Culinária

BRIGADEIRO DE COLHER

Ingredientes      

1 caixa de creme de leite. 1 lata de leite condensado. 3 colheres de chocolate em pó. 1 colher de margarina. 100g de chocolate em barra. Granulado para decorar.

Modo de fazer Misture os 4 primeiros ingredientes, leve ao fogo até começar desprender da panela.Desligue o fogo acrescente o chocolate deixe amornar e distribua em copinhos. Obs. 1: Para fazer o brigadeiro tradicional é só tirar o creme de leite. Obs. 2: Acrescente coco ralado ou corante para fazer outros tipos de brigadeiros.

9


Apostila das Oficinas de Culinária

TRUFA TRADICIONAL

Ingredientes     

400g de chocolate ao leite. 1 caixa de creme de leite. 1 colher de mel. 1 colher de essência de rum. 1 colher de margarina.

Modo de fazer Derreta o chocolate no micro-ondas, misture o creme de leite, adicione o restante dos ingredientes. Use como recheio de bolos, bombons ou biscoito.

10


Apostila das Oficinas de Culinária

CUPCAKE FORMIGUEIRO

Ingredientes         

3 colheres de manteiga sem sal. 3 ovos. 1 e ½ xícara de açúcar. 1/2 xícara de leite. 2 xícaras de farinha de trigo. 1colher de fermento em pó. ½ colher (café) de bicarbonato de sódio. 1 colher de baunilha. 1 xícara de granulado.

Modo fazer Na batedeira, bata em velocidade máxima a manteiga, os ovos e o açúcar. Acrescente o leite, a farinha misturada com o fermento e o bicarbonato. Bata até ficar homogêneo. Acrescente o granulado aos poucos misture com uma espátula. Preencha as forminhas de cupcake com 2 colheres de massa. Não encha a forma porque a massa vai crescer.Leve ao forno preaquecido por mais ou menos 30 minutos.

11


Apostila das Oficinas de Culinária

BOLO GELADO DE LIMÃO

Ingredientes da massa      

4 ovos. 1 xícara de açúcar. 1 e ½ xícara de leite. 2 xícaras de farinha de trigo. ½ xícara de chocolate em pó. 1 colher de fermento em pó.

Ingredientes do mousse  1 lata de leite condensado.  1 lata de creme de leite.  1/2 lata de suco de limão (use a lata de leite condensado para medir). Modo de fazer No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, leve ao forno preaquecido, por 30 minutos. Para o mousse bata todos os Ingredientes no liquidificador. Corte a massa ao meio, recheie com metade do mousse e cubra com a outra metade. Polvilhe com raspas de limão e leve à geladeira por 3 horas.

12


Apostila das Oficinas de Culinária

BOLO DE MILHO FOFO

Ingredientes       

1 lata de milho verde escorrido. 1 e ½ xícara de leite. 3 ovos. 2 xícaras de açúcar. 3 xícaras de farinha de trigo. 1 colher de fermento em pó. 1 xícara de goiabada cremosa.

Modo de fazer Bata no liquidificador o milho, o leite, os ovos e o açúcar até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e adicione a farinha peneirada junto com o fermento em pó e misture com uma colher. Despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire, deixe amornar, cubra com goiabada cremosa e sirva.

13


Apostila das Oficinas de Culinária

BOLO GELADO DE NUTELLA

Ingredientes da massa  3 ovos  ½ xícara de óleo  ½ lata de leite condensado  1 xícara de água  2 xícaras de açúcar  ½ xícara de chocolate em pó  2 xícaras de farinha de trigo  1 colher de fermento em pó Calda  ½ lata de leite condensado  ½ lata de leite  1 xícara de creme de avelã (nutella)  1 caixa de creme de leite Modo de fazer - Massa No liquidificador bata os ovos, o óleo e o leite condensado. Adicione a água, o açúcar, o chocolate, a farinha de trigo e bata novamente. Acrescente o fermento, e misture com uma colher. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido, por 40 minutos. Modo de fazer - Calda Misture o leite condensado, o leite, a Nutella e leve ao fogo baixo até ferver. Acrescente o creme de leite. Fure o bolo com um garfo e regue com metade da calda ainda quente. Deixe esfriar, regue com o restante da calda, decore a gosto. Leve a geladeira por 3 horas. 14


Apostila das Oficinas de Culinária

BOLO SALGADO

Ingredientes    

1 pacote de pão de forma sem casca. 1 peito de frango cozido desfiado e temperado a gosto. 1 kg batata cozida e espremida, faz um purê. 1 vidro de maionese.

Modo de fazer Arrume os pães um ao lado do outro em uma forma, passe a maionese, uma camada de purê de batata e uma camada de frango. Repita as camadas até terminar em pão. Leve à geladeira por 2 horas. Desenforme, decore e sirva.

15


Apostila das Oficinas de Culinária

BISCOITO DE CEBOLA

Ingredientes       

2 e ½ xícaras de farinha de trigo. 200g de manteiga ou margarina. 1 cebola ralada. 1 colher de sobremesa de sal. 1 pitada de orégano. 1 colher de fermento químico. 1 colher de amido de milho.

Modo de fazer Em uma vasilha misture todos os ingredientes até soltar das mãos, abra a massa com um rolo e corte no formato desejado. Asse em forno pré-aquecido até dourar levemente.

16


Apostila das Oficinas de Culinária

REQUEIJÃO CASEIRO

Ingredientes     

½ litro de leite. 1 colher (café) de sal. 1 colher(sopa)de margarina. 50g de queijo mussarela picado. 1 colher(sopa) de queijo ralado parmesão.

Modo de fazer Em uma panela, leve os ingredientes ao fogo e mexa até formar um creme. Disponha em um recipiente e espere esfriar. Sirva acompanhado de torradas, biscoitos salgados ou pães.

17


Apostila das Oficinas de Culinária

ESPAGUETE ITALIANO

Ingredientes      

½ kg de macarrão tipo espaguete. 2 colheres de azeite. 5 tomates maduros sem pele e sem semente. 2 cubos de temperos de legumes. 1 colher de manjericão fresco picado. 2 colheres de queijo parmesão.

Modo de fazer Cozinhe o macarrão conforme instrução da embalagem. Enquanto isso, em uma panela aqueça o azeite, adicione os tomates, o caldo de legumes refogue ligeiramente. Junte o manjericão e misture. Escorra o macarrão em um recipiente e adicione o refogado de tomates. Polvilhe queijo ralado e sirva.

18


Apostila das Oficinas de Culinária

PANQUECA DE ARROZ

Ingredientes         

1 e ½ xícara de sobras de arroz cozido. 3 xícaras de leite. Sal a gosto. 2 ovos ½ xícara de amido de milho. ½ xícara de óleo. 1 xícara de farinha de trigo. 1 colher de fermento em pó Molho de sua preferência.

Modo de fazer Bata os ingredientes no liquidificador e frite aos poucos em uma frigideira antiaderente, com uma pitadinha de óleo quente, até dourar. Enrole cada disco de panqueca com o recheio de sua preferência, como rocambole. Cubra com molho de sua preferência, leve ao forno preaquecido por 15 minutos e sirva em seguida. 19


Apostila das Oficinas de Culinária

NHOQUE COZIDO

Ingredientes       

1 litro de leite. 1 caldo de galinha. 2 colheres de margarina. sal a gosto. 4 xícaras de farinha de trigo. 2 ovos. 50g de queijo ralado.

Modo de fazer Em uma panela, leve ao fogo o leite, a margarina, o caldo de galinha e o sal. Deixe ferver e acrescente a farinha de uma só vez, mexendo até soltar da panela. Retire do fogo e acrescente os ovos batidos com parmesão. Mexa até ficar homogêneo, coloque em uma superfície seca e deixe esfriar. Sove bem a massa, forme cordões e corte em pedaços. Cozinhe em água fervente até boiarem. Escorra, coloque em uma travessa e cubra com o molho de sua preferência. Polvilhe queijo ralado e sirva em seguida. 20


Apostila das Oficinas de Culinária

PALITOS DE QUEIJO

Ingredientes     

1 e ½ xícara(chá) de farinha de trigo. 1 embalagem de creme de queijo. 2 gemas. 7 colheres(sopa) de margarina. 1 clara para pincelar.

Modo de fazer Em uma tigela, junte a farinha de trigo e o creme de queijo. Acrescente as gemas, a margarina e misture com as pontas dos dedos até obter uma mistura úmida que solte das mãos. Divida a massa em 30 porções e modele cordões com 13 cm de comprimento. Coloque em duas formas grandes, deixando espaço entre eles. Pincele com a clara e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e sirva em seguida.

21


Apostila das Oficinas de Culinária

POP CAKE

Ingredientes      

1 massa de bolo pronto esfarelado. 1 lata de leite condensado. 1 caixa de creme de leite. 1/2 xícara de chocolate em pó. 1 colher de margarina. 500g de cobertura fracionada ao leite.

Modo de fazer Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó e a margarina.Leve para cozinhar até soltar do fundo da panela. Depois de frio misture o brigadeiro com o bolo até ficar uma massa homogênea, faça bolinhas e espete em palito de pirulito. Banhe na cobertura sabor chocolate ao leite derretido. Finalize com confeitos.

22


Apostila das Oficinas de Culinária

TORTA SALGADA - massa básica

Ingredientes:        

4 ovos. 2 xícaras (chá) de leite. 1 xícara (chá) óleo. 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo. ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado. 1colher (sopa) de fermento em pó. Sal a gosto Manteiga e farinha de trigo para untar a forma.

Modo de preparo: Bata no liquidificador os ovos, o leite e o óleo. Despeje em uma tigela, acrescente a farinha de trigo, o queijo tipo parmesão e misture até ficar bem homogêneo. Por ultimo coloque o fermento, o sal, misture delicadamente e reserve.

23


Apostila das Oficinas de Culinária

Montagem: Despeje metade da massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Distribua o recheio de sua preferência e cubra com o restante da massa. Leve para assar no forno médio (180°C) preaquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que fique dourada. Recheios: 1) Portuguesa: fatias de presunto, tomate, ovo cozido, sazon, Ajinomoto e mussarela. 2) Cachorro quente: 03 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 dente de alho picado, 1 cebola média picada, ½ Kg de salsicha picada em fatias, 3 tomates sem pele e sem sementes e picados, ½ xícara (chá) de molho de tomate, 1 colher (sopa) de catchup, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 cubo de caldo carne, ½ xícara de (chá) de salsinha picada. Margarina e farinha de rosca para untar e polvilhar a assadeira. Modo de fazer recheio de cachorro quente: Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola. Acrescente a salsicha, o tomate, o molho de tomate, o catchup, a mostarda, o caldo de carne, misture e deixe apurar por 10 minutos no fogo médio. Por fim, acrescente e misture a salsinha. Reserve.

24


Apostila das Oficinas de Culinária

MJADRA – arroz com lentilha à moda síria

Ingredientes:       

2 xícaras de chá de lentilha colocadas de molho por 2 horas 3 xícaras de chá de água 1 xícara de chá de azeite 3 cebolas fatiadas em rodelas 3 xícaras de chá de arroz 1 colher de chá de sal 1 colher de chá bem cheia, de pimenta síria

Modo de preparo: Coloque a água em uma panela e acrescente as lentilhas Deixe até levantar fervura e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 20 minutos ou até que as lentilhas fiquem ligeiramente cozidas. Coloque o azeite em uma outra panela e frite as fatias de cebola mexendo regularmente para que fiquem douradas, retire-as e reserve. Escorra as lentilhas e reserve 1 e 1/2 xícara do líquido, e se necessário, complete com água. Coloque no azeite, que ficou na panela, as lentilhas e o arroz. Tempere com sal e pimenta síria, refogue um pouco, junte o líquido reservado e 2/3 das cebolas refogadas. Cozinhe em fogo brando até que o arroz esteja macio (cerca de 20 minutos). Coloque em uma travessa, cubra com o restante das cebolas douradas e sirva.

25


Apostila das Oficinas de Culinária

Responsáveis PATRONESSE: SALUA MERHEJ CHUAHY

SUPERVISÃO: CLEIDE ROBERTSON PAIVA COORDENAÇÃO: ROGÉRIO RODRIGUES PROFESSORA: ROSANA MELO LOCAL: SETOR DE OFICINAS DO LAR SÍRIO

DATA: AGOSTO A NOVEMBRO DO ANO DE 2013

Agradecimento Agradecimento especial à Drª. Clery Saad Abboud que ensinou o preparo de Mjadra.

26

Livro de receitas 2ºsemestre 2013  

Apostila de culinária do curso oferecido no Lar Sírio Pró-Infância

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you