Oncologia Celular Molecular / Inovações Tecnológicas

Page 124

Os auto-anticorpos dirigidos a estes TAAs podem servir como uma assinatura molecular inicial para diagnóstico e prognóstico de pacientes com câncer. A maioria dos auto-anticorpos encontrados no soro de pacientes com câncer têm como alvo proteínas celulares modificadas, que estão expressas ou localizadas anormalmente nas células. A identificação e caracterização funcional desses “repórteres” imunológicos ou “sentinelas” para os mecanismos celulares associados à tumorigênese ajudaria a descobrir os eventos iniciais da carcinogênese molecular.

Painéis TAA Embora a análise de um único autoantígeno ofereça sensibilidade e especificidade pouco adequadas, um painel de TAAs pode superar este problema permitindo que múltiplos auto-anticorpos sejam detectados simultaneamente. Por exemplo, autoanticorpos para um painel de dois TAAs (Koc e p62) tem sido usados para diferenciar pacientes com 10 tipos diferentes de câncer, e doenças auto-imunes, de indivíduos sadios. Usando um painel de sete TAAs (cmyc, p53, ciclina B, p62, Koc, survivin e IMP1), é possível 124


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.