De onde vêm minhas roupas?

Page 1

De onde vêm as minhas roupas?

SEJA CURIOSO

DESCUBRA

FAÇA ALGO

acesse: fashionrevolution.org Da matéria-prima até a venda nas lojas, a produção das peças de vestuário envolve diversos setores e pessoas. Existe alguém que colhe o algodão da sua blusa, que costura o botão da sua calça e que tinge seu vestido. Apesar do aumento do custo da confecção de roupas, o preço que os consumidores pagam é mais barato do que nunca. Mas afinal, quem está realmente pagando por isso?

Você é parte do problema, e também da solução. CONSUMIDOR O mundo hoje consome cerca de 80 bilhões de novas peças de vestuário por ano, o que equivale a mais de 11 peças de roupas por habitante.

DESPERDÍCIO/LIXO No ano passado o consumo têxtil no mundo alcançou 37 milhões de toneladas. Porém, apenas 20% desse material é reciclado no mundo anualmente, tornando-se um dos maiores problemas da indústria da moda.

INDÚSTRIA DA MODA

atualmente

A indústria e moda é hoje um dos setores mais influentes, tanto financeiramente quanto na capacidade de moldar tendências, e influenciar comportamentos. A indústria mundial da moda é estimada em US$ 3 trilhões. As coleções eram produzidas 2x ao ano, agora, tem uma nova coleção de roupa a cada semana.

ETAPAS CONSUMIDOR O mercado bilionário de vendas é alimentado pelos consumidores.

CONSUMO DESENFREADO

EMPRESAS DE FAST FASHION As principais marcas estão sediadas em países europeus, além dos Estados Unidos e Japão.

Atualmente, a sociedade consome 400% mais roupas do que duas décadas atrás. anos 90

TERCERIZAÇÃO Após a concepção do produto e planejamento industrial, as empresas encomendam peças de roupas para as confecções.

MATÉRIA-PRIMA Índia e China são os maiores produtores de algodão do mundo. O Brasil possui a quinta maior lavoura.

PROBLEMAS CAUSADOS

PRIMARK

EMPRESÁRIOS

G A P

USO DE ÁGUA Uma simples camiseta de algodão utiliza cerca de 2.700 litros de água.

O dono da Zara, Amancio Ortega, possui uma fortuna de US$ 67,1 bilhões. É o quarto homem mais rico do mundo.

RANA PLAZA

IMPORTAÇÃO

Em abril de 2013 um prédio de 8 andares desabou matando 1.133 pessoas. O edifício conhecido como Rana Plaza abrigava cinco fábricas de confecção de roupas e produzia itens para empresas como Walmart e Primark.

Nos anos 70, 75% das roupas americanas eram feitas nos Estados Unidos, em 2012 apenas 2% eram produzidas lá. Já no Brasil, cerca de 85% do vestuário consumido no país é produzido aqui mesmo.

VIOLAÇAO DOS DIREITOS HUMANOS MÃO-DE-OBRA

As violações dos direitos humanos na confecção das roupas incluem questões como: trabalho forçado e infantil, repressão, discriminação, condições de trabalho inseguras, sujas e injustas.

85% da mão de obra é formada por mulheres, com um salário inferior a 3 Dólares por dia.

POLUIÇÃO Corantes têxteis e produtods químicos utilizados pela indústria podem infiltrar no solo, contaminando lençóis freáticos. Na verdade, efluentes industriais e adubos químicos poluem mais da metade dos rios da China, que tornaram-se vermelhos devido aos corantes.

RISCOS À SAUDE

O algodão orgânico possui menor impacto ambiental, preserva a saúde do solo e tem uma relação mais justa com os trabalhadores.

Os trabalhadores estão expostos a substâncias químicas nocivas, e os resíduos gerados poluem fontes naturais de água que levam ao aumento de doenças na região. Estudos descobriram que os trabalhadores dessa área possuem um risco muito maior de câncer, entre 20% - 50%.

ORGÂNICO

ALGODÃO

COURO A produção de couro está ligada a diversos impactos ambientais, como a quantidade enorme de alimentação, terra, água e combustíveis fósseis necessários para criar o gado.

NÃO ORGÂNICO

O algodão representa metade das fibras utilizadas nas roupas. Mais de 90% desse algodão é genetcicamente modificado, utilizando-se muita água e químicos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.