Plano de Gestão Apui

Page 93

SOLOS

CARACTERÍSTICAS

MANEJO

ARGISSOLOS

Podem ser do tipo Amarelo ou VermelhoAmarelo. São solos de textura média ou arenosa, profundos, de baixa fertilidade e mais expostos a erosão hídrica, de alta saturação por alumínio

São muito susceptíveis a erosão e como geralmente são encontrados na região em áreas de relevos mais dissecados, esses solos são mais recomendados para preservação ambiental e atividades extrativistas, principalmente em relevos ondulados.

Solos de textura média a argilosa, com horizonte plintico a 40 cm, de cor clara, baixa drenagem e com predisposição para erosão nos horizontes superficiais quando submetidos a uso. Valores de pH ácido variando de 4,0 a 5,7, com alta saturação de alumínio tóxico. Fertilidade natural baixa. Com a presença de plintita gera alto percentual de concreções, cascalhos e até calhaus de petroplintita, formando bancadas lateríticas.

Por suas características físicas estão sujeitos ao encharcamento periódico o que limita sua utilização na agricultura, sem uso de práticas de drenagem adequadas e a aplicação de insumos agrícolas – corretivos e fertilizantes – seu uso para fins agrícolas é uma grande ameaça aos recursos hídricos. Os plintossolos – Os pétricos e os concrecionários – são excelentes jazidas p/material de construção, principalmente para pisos de estradas.

Solos minerais ou orgânicos com < 40 cm espessura podem ser: quartzarênico (areia quartzosa); Flúvico (sedimentos aluviais); e, Litolico (sobre rocha com massa constituída de fragmentos de rochas, ocorrem em relevo movimentado)

Litólicos – susceptíveis a erosão e sérias limitações a trafegabilidade,seu uso requer tratos conservacionistas e muitos cuidados. Quartzarênicos – elevada erodibilidade,. São usados como fonte de areia. Flúvicos – fáceis de serem preparados para plantio e apresentam razoáveis teores de minerais primários (exceção do fósforo), com boa permeabilidade, mas sofrem inundações periódicas, por isso só podem receber culturas adaptadas ao excesso de umidade.

PLINTOSSOLOS

Plintossolo Háblico

NEOSSOLOS

N. Quartzarênico

4.5. Clima O Mosaico do Apuí fica no contacto climático entre a região quente-úmida, porém sazonal do Brasil Central, onde predominam os cerrados e as florestas semidecíduas e a região quente e úmida com período seco mais curto ou ausente, onde ocorrem as florestas e os campos ombrófilos ("amigos da chuva") da bacia Amazônica. As variações em diferentes medidas climáticas de temperatura e precipitação (Hijmans et al. 2005; dados de 1960-90) apresentam o mesmo padrão (Norte-Sul) de distribuição espacial na região do Mosaico (Figuras 21 a 24). A temperatura média anual ao longo desse gradiente varia de 22.9 à 27.5o C (24.7o -25.9o C na área do Mosaico). Enquanto no sul a diferença de temperatura ao longo do ano é de 18.7o a 21.3o C, no norte não passa de 12.5o C (15o - 18o C na área do Mosaico). Chove muito em toda a região (1460-3037 mm anuais), com duas ilhas de maior pluviosidade (>2400 mm) ao leste e ao norte do Mosaico. A região onde chove menos (<2000 mm) fica ao Sul do ___________________________________________________________________ Plano de Gestão do Mosaico do Apuí 92


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.