Plano de Gestão Apui

Page 208

Alcançar a visão de futuro e os objetivos do Mosaico do Apuí, principalmente os que buscam assegurar a integridade da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e do conhecimento tradicional associado a estes, passa pela capacidade do órgão gestor e da sociedade em implementar ações de manejo coerentes com as diferentes unidades de conservação que compõem o Mosaico. Por isso, nos próximos cinco anos é fundamental fortalecer os espaços de discussão que ajudem no ordenamento territorial, no desenvolvimento regional sustentável e na ampliação da participação de instituições governamentais, de pesquisa e da sociedade civil organizada na gestão do Mosaico do Apuí. Para isso, se buscará o fortalecimento das parcerias e dos instrumentos de gestão, bem como o compartilhamento da estrutura de gestão do Mosaico entre a unidade gestora (SDS/CEUC), as populações extrativistas beneficiárias (representadas pelas comunidades e suas organizações), o Conselho Consultivo e as unidades de conservação que circundam o Mosaico do Apuí. Os principais vetores sociais serão o Conselho Consultivo do Mosaico do Apuí e do Mosaico da Amazônia Meridional, por meio dos quais se buscará inovar as relações entre as esferas municipais, estaduais e federal e a sociedade, através de planejamentos, programas e atividades de gestão integradas que contemplem as necessidades de proteção e conservação dos recursos naturais, assim como a diversidade dos segmentos produtivos e sociais presentes na região. Além disso, conforme cada objetivo e meta estabelecida forem atingidos, serão criados mecanismos, condições e meios, para que os gestores, parceiros, conselheiros e representantes das populações locais sejam agentes mobilizadores e reeditores na implementação e monitoramento, articulando junto ao poder público e aos diversos segmentos sociais, a solução ou minimização dos problemas existentes, tornando mais viáveis as ações previstas neste Plano de Gestão e mais concretos os resultados almejados. A efetivação desses propósitos será orientada pela estratégia abaixo descrita:

15.1. Metodologia do Planejamento A partir do diagnóstico do Mosaico do Apuí e da avaliação estratégica das informações (ver item 7) foi possível estabelecer seus objetivos de conservação, a sua Missão e Visão de Futuro, os quais representam a base orientadora para todo o planejamento. Além disso, o planejamento adotou como critérios e referencial metodológico o enfoque ecossistêmico, o alinhamento com o SEUC e o Programa por Excelência em Gestão do CEUC (ver item 2.5).

___________________________________________________________________ Plano de Gestão do Mosaico do Apuí 207


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.