Revista Movimento Gospel 2

Page 7

ARTIGO

textorobson ribeiro

O brasileiro e a Bíblia LIVRO É CONSIDERADO O MAIS MARCANTE NO BRASIL. MAS BRASILEIRO AINDA LÊ POUCO O Instituto Pró-Livro divulgou o resultado da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A Bíblia aparece em primeira posição em várias categorias, entre elas “Livros mais marcantes” e “Último livro que leu ou está lendo”. O estudo foi realizado entre junho e julho de 2011e abrangeu um universo de mais de 5 mil pessoas em 315 municípios. Entretanto, a pesquisa mostra uma triste realidade: o brasileiro ainda lê pouco. Ao todo, 56% responderam nunca ter comprado um livro quando perguntados há quanto tempo comprou o último livro. Outro dado é que 67% dos entrevistados sabem da existência de biblioteca na cidade, mas 75% afirmaram não usar. Quando o assunto é frequência de leitura, a principal desculpa para não ter lido nos últimos três meses é a falta de tempo (53%), seguido por não gostar de ler (30%) e porque prefere outras atividades (21%). Existem mais dez respostas para esse quesito. Para ter acesso à pesquisa, acesse www.prolivro.org.br.

Argentina: nossos vizinhos dão o exemplo

A Argentina é considerada a capital mundial do livro e recebeu esse título, da Unesco, em 2011. Existem mais livrarias em Buenos Aires do que no Brasil todo – a capital Argentina é 56 vezes menor em números populacionais do que o país do futebol. Em Buenos Aires existe uma livraria para cada 6 mil habitantes, número superior à recomendação da Unesco, que é de uma livraria para cada 10 mil. No Brasil, tem uma para cada 70 mil. Enquanto o brasileiro lê, em média, um livro por ano, os chilenos, uruguaios e argentinos leem quatro no mesmo período – nos países desenvolvidos, cada habitante lê 20 livros por ano.

Procure no Youtube o vídeo “Livrarias em Buenos Aires”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.