Multimédia Kiksrits

Page 1

MULTIMÉDIA

Aplicações Informáticas Professora Lurdes Lopes Escola Secundária São Pedro


Multimédia •

Conceito de Multimédia;

• Tipos de media: • quanto à sua natureza espácio-temporal; • quanto à sua origem. • Modos de divulgação de conteúdos multimédia • Online • Offline


Conceito Multimédia = Multi + media Multi: do latim multus, significa numeroso ou múltiplo; media: do latim medium, significa meio ou centro.

Multimédia refere-se àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. O conceito é aplicado a objectos e sistemas que recorrem a múltiplos meios físicos e/ou digitais para comunicar os seus conteúdos. O termo também é usado em referência aos meios em si que permitem armazenar e difundir conteúdos com estas características. Multimédia é, por definição, o resultado da combinação de elementos estáticos com elementos dinâmicos, através do meio informático, com o objetivo de transmitir uma mensagem multissensorial. É, portanto, a combinação da media estática com a media dinâmica.


Tipos de media… Os sistemas e aplicações multimédia combinam tipos de informação multimédia: tipos de media. Podemos distinguir os tipos de media quanto à sua natureza espáciotemporal em media estática (imagens e texto) e media dinâmica (áudio, vídeo, animação) e, quanto à sua origem, em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação). Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como os textos, as imagens e os gráficos. Já os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como, por exemplo, o áudio, vídeo e animação. Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia. Enquanto os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como o texto, o gráfico e a animação.


… quanto à sua natureza espáciotemporal • Texto: Constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, tais como o Bloco de notas do Windows ou através de processadores de texto, como o Microsoft Word. • Imagem: As imagens e os gráficos podem ser considerados, respetivamente, do tipo bitmap e do tipo vetorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou podem ser gerados no computador através da utilização de programas adequados.


… quanto à sua origem • Aúdio: reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. • Vídeo: movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por rate. Tal como o áudio, pode ser representado no formato analógico ou digital. • Animação: movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Atualmente a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.


Modos de divulgação dos conteúdos Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser dividido em duas partes: a divulgação online e a divulgação offline. Divulgação online:

Divulgação offline:

Disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia, através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes (World Wide Web), ou através de monitores ligados a computadores que, sem estarem ligados à rede, têm a informação gravada no seu disco.

A divulgação é efetuada através de suportes de armazenamento, maioritariamente, do tipo digital.

Vantagens: A possibilidade de ser acessível a uma maior variedade de pessoas.

Desvantagens: Os conteúdos multimédia são ficheiros com

demasiada informação, demorando mais tempo a aceder.

Vantagens: É mais fácil ter acesso a dispositivos como os CDs e os DVDs e é também mais fácil de os utilizar, visto que têm uma maior capacidade de armazenamento.

Desvantagens: O utilizador tem de transportar os dispositivos com ele, o que os torna menos acessíveis, enquanto que pela via online apenas tem de aceder à rede.


Webgrafia https://multimediaparatotos.blogs.sapo.pt/2136.html https://multimediacat.wordpress.com/modos-de-divulgacao-dosconteudos-multimedia/ http://multimedia-marta.blogspot.com/2010/01/tipos-de-media.html https://dreamfeel.wordpress.com/2009/10/20/o-que-e-multimedia/

Trabalho realizado por: Ana Rita Martins, nยบ1 Francisca Borges, nยบ 6 12ยบ A


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.