3 minute read

A CIÊNCIA DO FIO DE CABELO

Ciclo de vida do cabelo

O cabelo humano não cresce de forma contínua. Temos períodos de crescimento, repouso e queda, seguido por um novo crescimento. Este ciclo de vida do fio de cabelo é influenciado por muitos fatores, entre eles a genética e a idade. Em geral, cada folículo irá produzir cerca de 20 fios durante sua vida.

No começo da infância, o crescimento capilar é sincronizado. Mais tarde, cada grupo de folículos tem um ciclo independente, o que evita a perda de fios em grande quantidade simultaneamente. Isso leva a uma perda capilar diária e regular. Os folículos do couro cabeludo são dispostos principalmente em grupos de dois, três ou quatro.

Quando um folículo entra em um período de crescimento ativo, uma parte da célula-tronco desce para ligar-se à papila, formando a matriz. Em seguida, são produzidos o fio de cabelo e a bainha radicular. O bulbo piloso, que contém a papila e a matriz, fica localizado a 4-5mm de profundidade na derme. Este período é chamado de fase anágena. É a papila que coordena a produção de fios de cabelo pois controla o início da fase anágena, comunicando-o para as células.

A fase anágena normalmente dura de dois a seis anos. Depois disso, há uma pequena pausa chamada fase catágena. Nesta fase, o folículo encolhe e o fio fica em repouso. Então, o ciclo pausa por cerca de três meses. Esta pausa é chamada fase telógena.

•Fase de crescimento (Anágena) – de dois a sete anos. O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres.

•Fase de repouso (Catágena) – nessa fase, os fios param de crescer e ela pode durar até três semanas.

•Fase de queda (Telógena) – esse é a fase em que os fios caem do folículo. É considerada normal a queda de 50 a 100 fios por dia. Diâmetro do fio

Fios finos possuem menos de 60 micrômetros de diâmetro. Fios médios possuem entre 60 e 80 micrômetros de diâmetro. Fios grossos possuem mais de 80 micrômetros de diâmetro.

O fio de cabelo e suas propriedades cosméticas

O ciclo do crescimento do cabelo dá origem ao chamado pelo terminal. Cada fio de cabelo é formado por um agrupamento de proteínas, que contêm pequenas quantidades de gorduras, vitaminas e minerais. O pelo terminal é formado por três partes principais:

1. A cutícula, que é a camada exterior protetora

2. O córtex, o centro resistente

3. A medula, a seção central macia

Epicutícula

Exocutícula

Endocutícula

Camada A

Membrana celular (incluindo epicutícula)

Cimento intercelular

Epicutícula (da célula de baixo)

1. A cutícula

A cutícula é formada por células especiais achatadas que se sobrepõem umas às outras, como telhas em um telhado. Na raiz, existem de sete a dez camadas com as bordas soltas apontando em direção à ponta do fio de cabelo.

Cada cédula de cutícula é coberta com esta membrana fina chamada epicutícula. Esta é uma camada de proteína unida por ligações tioéster covalentes a uma camada lipídica resistente à água formada por ácidos 18-metil eicosanóicos (18-MEA). Esta camada é importante para a saúde do fio, pois protege o cabelo especialmente contra a penetração de água. Abaixo e ao lado da epicutícula estão a Camada A, a Exocutícula, a Endocutícula, a Membrana celular/cimento intercelular (que contém lipídios como ceramida e colesterol), seguida pela epicutícula da célula diretamente abaixo.

2. O córtex

Considerado a principal estrutura da fibra capilar, o córtex embasa as propriedades fundamentais dos fios, como: solidez, elasticidade e permeabilidade. Ali, também é definida a forma do cabelo (liso ou cacheado), que depende de ligações químicas, como as pontes de dissulfeto, responsáveis pelo formato dos fios e por unir as proteínas encontradas no eixo do cabelo.

O córtex também é responsável pela grande parte de massa capilar (em torno de 80 a 90%) e grande quantidade de ligações de enxofre rico em um aminoácido muito importante (a cistina) que possibilita as mudanças no fio.

Quando comprometido, os danos costumam ser mais graves, deixando os cabelos mais frágeis e com a saúde muito mais comprometida.

3. A medula

A medula é a parte central do fio e não está presente em todos os cabelos. Sua ausência é notada principalmente nos cabelos finos. Quando estão presentes, as medulas são variáveis, apresentando diferenças morfológicas significativas entre si. Alguns estudiosos sugerem que a medula seria um córtex em estágio atrasado de formação, e os fios medulados são mais espessos que os fios sem medula.

Envelhecimento do fio

Assim como as demais partes do corpo, o cabelo tem um processo natural de envelhecimento. As características mais marcantes desse processo são a redução na quantidade dos fios, a mudança na coloração e fios mais ressecados. Existem fatores, porém, que podem acelerar esse quadro, como: poluição, fumo, estresse, deficiências nutricionais e exposição constante, sem proteção, aos raios ultravioleta (sol).

Diminuição da densidade, diâmetro e massa do fio

• A densidade do cabelo diminui dos 20 aos 40 anos aproximadamente.

• O diâmetro do fio aumenta dos vinte aos quarenta anos, mas vai diminuindo gradualmente após esta idade. O cabelo afina, sua resistência à tração diminui e ele fica mais propenso a quebras.

• O ciclo de vida do cabelo fica mais curto. O número de fios na fase anágena diminui. O número de folículos “vazios” aumenta (quenógeno).

Todos estes fatores contribuem para que o cabelo comece a cair, fique fraco e menos saudável.

This article is from: