
1 minute read
O CABELO E O COURO CABELUDO
Cabelo saudável começa com um couro cabeludo saudável
Tratamentos de fio e para couro cabeludo são muito diferentes. As prescrições para o couro cabeludo priorizam o equilíbrio por meio de ingredientes que estimulam o metabolismo celular e que aliviam a pele irritada e com excesso de atividade.
Já as prescrições para o cabelo priorizam a manutenção e a melhora da qualidade do fio com a ajuda de minerais essenciais, proteínas, hidratantes e camadas protetoras.
A estrutura do couro cabeludo
O couro cabeludo é formado por um tecido protetor na superfície (a epiderme) e um tecido de suporte nutritivo profundo (a derme), que contém inúmeros vasos sanguíneos dos quais a raiz do cabelo (o folículo piloso) desenvolve uma zona de troca para retirar a energia vital do cabelo. Vale também citar a hipoderme, um tecido adiposo que se encontra abaixo da derme e a cerca de 3,5cm da superfície, que serve de reserva de nutrientes e absorve os choques das agressões térmicas e mecânicas.
O folículo capilar
O folículo é uma estrutura dérmica que produz o pelo ou cabelo e que naturalmente afeta a saúde dos fios. É formado por um sistema biológico complexo e funciona como um reservatório de células-tronco, que pode produzir tanto os fios de cabelo ou pelos, quanto a pele.
São reconhecidos dois tipos de folículos pela medicina. Eles possuem aspecto anatômico e um ciclo de vida muito semelhantes:
•Pelo terminal: é mais longo, grosso e pigmentado, com diâmetro superior a 0,06mm.
•Velo: é pequeno, fino, com pouca pigmentação e geralmente com menos de 2cm de comprimento, com diâmetro aproximado de 0,03mm.

Glândula sebácea
Glândula sudorípara