Page 1

Sincronizador

SN130000

Versão: 13 Release: 00 Patch: 00

Setembro/2013 © 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 1 de 15


Índice Recomendações Importantes .......................................................................................... 3 Tabelas a Sincronizar ..................................................................................................... 5 Conceitos do Módulo de Sincronização do Banco de Dados do Personnel XXI ......................... 6 Funcionalidade .............................................................................................................. 7

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 2 de 15


Recomendações Importantes Antes de iniciar a atualização desta versão efetue os seguintes procedimentos:

1.

Faça um BACKUP do Banco de Dados e da aplicação utilizada.

2.

Efetue um BACKUP do diretório onde se encontram os relatórios editados via Crystal Reports.

3.

Antes de atualizar o sistema em produção, efetue a atualização do banco / aplicação em um banco de dados de homologação. Se o cliente não tiver condições de realizar a atualização primeiramente em um banco de dados de homologação e ocorrer algum problema, deverá voltar o BACKUP do banco e utilizar com a versão anterior até a solução definitiva do problema.

4.

Se o cliente utilizar o novo serviço de cálculo remoto: a. Pare o serviço de cálculo. b. Efetue backup do diretório “calculoremoto”, dos arquivos: => command.allow => EXECREM.INI => hosts.allow => users.allow - Após atualização de versão sobreponha estes arquivos pela cópia realizada. - Atualize suas parametrizações de referencias ao novo executável de cálculo.

5.

Certifique-se de que não existe nenhuma “Tabela a Personalizar” antes de iniciar a sincronização de tabelas, ou seja, verifique no Módulo de Personalização e Segurança através do menu “Personalização – Executar personalização de tabelas” se não existem tabelas aguardando que a personalização seja executada.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 3 de 15


6.

A versão SN130000 do Personnel XXI será atualizada através do setup de atualização do Módulo de Sincronização.

7.

A atualização do banco de dados será realizada através do Módulo de Sincronização de Banco de Dados do Personnel XXI. Este módulo é um utilitário que irá, a partir do banco de dados padrão do Personnel XXI, identificar e corrigir eventuais divergências entre bancos de dados (TOUTATIS – Cliente). Para utilizá-lo será necessário realizar o download do Módulo de Sincronização, pois este não faz parte desta atualização. Se estiver sendo utilizada versão inferior a SN120000, verifique as documentações liberadas entre a sua versão e a versão SN130000 e execute todos os procedimentos descritos nestas documentações por ordem de liberação.

8.

Se você utiliza o Portal de RH, executar os procedimentos abaixo antes de iniciar a atualização de versão;

a) Aprovar todos os pedidos em trâmite de rota de aprovação; b) Desativar os serviços de cálculo. c) Parar o serviço do Portal de RH.

9.

Somente o usuário Owner do Banco de Dados têm permissão para executar a Sincronização da Base de Dados. Nesta atualização nenhum usuário secundário, poderá estar conectado ao banco de dados, durante todo o período de atualização de versão e sincronização de tabelas.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 4 de 15


Tabelas a Sincronizar Para as Implementações e Correções da versão SN130000 não será necessário sincronizar tabelas: Tabela

Tipo da

Coluna

Descrição da Coluna

Observações

Tabela

Observação Importante:

Será necessária a redefinição de direitos de todos os usuários secundários para atualização desta versão.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 5 de 15


Conceitos do Módulo de Sincronização do Banco de Dados do Personnel XXI O Módulo de Sincronização do Banco de Dados do Personnel XXI é um utilitário que permitirá, a partir do banco de dados padrão do Personnel XXI, identificar e corrigir eventuais divergências entre bancos de dados (TOUTATIS – Cliente) e a atualização de versões implementando as novas funcionalidades do Personnel XXI.

Arquivos necessários para a sincronização do banco de dados, que são extraídos do setup de atualização ou instalação do módulo de Sincronização do Personnel XXI.

- SN130000.EXE - Executável do programa de sincronização.

- PADRAO.toutatis - Arquivo texto contendo a estrutura do banco padrão e um conjunto de comandos SQL, para a correção das eventuais divergências, criação de tabelas e inclusão de registros, referentes às novas versões dos módulos do Personnel XXI.

- PORTUGUE.MSG - Arquivo contendo as mensagens de ocorrências das operações efetuadas, as quais serão apresentadas quando da sincronização de uma tabela. (No idioma português).

- ENGLISH.MSG - Arquivo contendo as mensagens de ocorrências das operações efetuadas, as quais serão apresentadas quando da sincronização de uma tabela. (No idioma Inglês).

- ESPAÑOL.MSG - Arquivo contendo as mensagens de ocorrências das operações efetuadas, as quais serão apresentadas quando da sincronização de uma tabela. (No idioma Espanhol).

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 6 de 15


Funcionalidade Ao

acessar

o

módulo

de

“Sincronização”

todos

os

arquivos

*.DD,

serão

excluídos

automaticamente, no diretório onde está o executável ou no diretório indicado no arquivo PEXXI.INI. Estando no módulo de sincronização clique em “Sincronizar tabelas”, o sistema apresentará a janela “Sincronização de tabelas” e carregará os dados das tabelas “TABELA”, “DD”, “INDICE”, “INDICE_COLUNA” e a estrutura de todas as tabelas do Banco Padrão, contida no arquivo PADRAO.toutatis.

Atenção: Visando a automação do processo de sincronização das tabelas para a atualização das novas versões dos Módulos do PERSONNEL XXI, foi implementado um controle interno das tabelas a serem sincronizadas por versão.

Na tabela de sistema "PEXXI_VERSAO - Versão das Tabelas TOUTATIS" serão listadas as tabelas, que deverão ser sincronizadas e o número da versão.

Desta forma, ao acessar o comando para a sincronização das tabelas, o sistema irá consultar esta tabela no seu banco de dados e identificar quais tabelas constam na nova lista e não constam no seu banco de dados (tabela PEXXI_VERSAO) e apresentará, automaticamente, a lista das tabelas a serem sincronizadas e a mensagem:

Tabelas obrigatórias para a sincronização:

O Sincronizador identificou as tabelas da nova versão ou tabelas de versões anteriores que não estão registradas no controle de versões.

Opção: “Eliminar as visões do banco de dados?”

- Se clicar nesta opção e sincronizar as tabelas “REGRAS” ou “VISAO_ATR”, serão excluídas todas as visões do banco de dados inclusive as criadas extra Personnel XXI. O sistema excluirá as regras fixas (parâmetros de cálculo e visões) e fará uma nova inclusão, porque poderá haver alterações nelas. Excluirá, também, os “ID’s” das tabelas e regras.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 7 de 15


** Neste caso será necessário recriar as visões e redefinir os direitos dos usuários. **

Ao recriar uma visão o sistema irá, automaticamente, redefinir os direitos dos usuários que tem o privilégio de acesso a ela e ao respectivo comando, mas não cria a visão do usuário, por exemplo: VP386_2.

Desta forma, ao recriar as visões, cancelar o processo de redefinir os direitos das visões automaticamente. Recriar as visões e redefinir os direitos dos usuários.

- Se não clicar nesta opção e sincronizar as tabelas “REGRAS” ou “VISAO_ATR”, não serão excluídas as visões do banco de dados inclusive as criadas extra Personnel XXI O sistema excluirá as regras fixas (parâmetros de cálculo e visões) e fará uma nova inclusão, porque poderá haver alterações nelas.

** Neste caso não será necessário recriar as visões e nem redefinir os direitos dos usuários, exceto as visões das tabelas indicadas para a sincronização, de acordo com o documento da nova versão.**

- Caso seja efetuada a sincronização de outras tabelas, será necessário recriar as visões dependentes destas tabelas e redefinir os direitos dos usuários. No módulo de Personalização e Segurança, selecione o menu “Personalização”, comando “Recriar Visões”, clique sobre a coluna “Tabela Base” faça a ordenação e verifique quais são as visões que devem ser recriadas (para as tabelas que foram sincronizadas) e recrie as visões.

Considerações Importantes:

Ser forem sugeridas para sincronização as tabelas REGRAS ou VISAO_ATR, orientamos como procedimento padrão, que todas as visões do banco de dados sejam recriadas com opção de redefinição de direitos dos usuários.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 8 de 15


Observação:

Ao recriar uma visão o sistema irá, automaticamente, redefinir os direitos dos usuários que tem o privilégio de acesso a ela e ao respectivo comando.

Visões, Triggers e Stored Procedures do Banco de Dados.

Ao sincronizar uma tabela o sistema irá excluir todos os “triggers” relacionados a ela, recriando, posteriormente, somente os “triggers” catalogados no Personnel. Caso o usuário tenha criado algum “trigger” via banco de dados deverá recriá-los.

Lembrando: Tanto o “trigger” como a “stored procedure” são objetos do banco de dados.

Stored Procedure  São trechos de código SQL (scripts) armazenados no servidor, cuja finalidade é executar alguma tarefa pré-determinada, implicando em ganho de performance e baixa manutenção, sendo que para alterar a tarefa a ser executada pela procedure, basta alterar o seu código no servidor.

Trigger  Recebem a mesma definição de stored procedure, acrescentando o fato de serem executadas automaticamente em decorrência de instruções insert, update e delete.

Packages  Um package é uma conjunto de ações que devem ser executadas para atingir um determinado objetivo. Ele pode ser composto por um ou mais passos executados em paralelo ou em uma seqüência definida pelo usuário. Com os packages pode-se programar transferência de dados entre bancos e servidor, agendar envio de e-mails, etc.

Em Oracle:

- Ao “dropar” uma tabela as stored procedures ficam inválidas, mas não são excluídas do banco de dados para solucionar este problema, elas devem ser recompiladas, caso as colunas que estão sendo utilizadas dentro da stored procedure não sejam excluídas, execute o comando:

ALTER PROCEDURE OWNER.PROCEDURE COMPILE;

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 9 de 15


- Ao “dropar” a tabela o trigger é automaticamente excluído do banco de dados, devendo ser recriado no banco de dados. Caso tenha necessidade de compilar um trigger, por alterações na tabela, execute o comando: ALTER TRIGGER OWNER.TRIGGER COMPILE;

Em SQL Server:

- Ao “dropar” uma tabela o trigger é automaticamente excluído, porém, a procedure continua no banco de dados e deve ser excluída através do comando: DROP PROCEDURE <NOME DA PROCEDURE>

- Para recompilar Stored Procedure e Triggers em caso de alteração na tabela, utilizem o comando: SP_RECOMPILE 'OBJETO' Selecionando tabelas para sincronização

Podemos selecionar as tabelas para sincronização por:

Tipos de Tabela:

Tabelas do Sistema Tabelas de Cadastro Tabelas Complementares Tabelas de Pessoal Todas as Tabelas

Clique sobre o tipo desejado, o sistema irá apresentar a lista das tabelas.

Recomendamos sincronizar as tabelas na seguinte ordem: Cadastro; Sistemas; Pessoal e Complementares.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 10 de 15


Caso seja selecionada a condição “Todas as Tabelas” o sistema obedecerá à ordem alfabética, para a sincronização das tabelas.

Total: - Selecionado o tipo desejado, basta clicar sobre o botão com as duas setas para a direita e o sistema irá transportar todas as tabelas para a lista de tabelas a sincronizar.

Individual: - Para selecionar somente uma tabela basta clicar sobre a lista de tabelas do banco padrão, digitar o nome da tabela a ser selecionado, efetuar um duplo clique sobre ela ou clicar nela e após sobre o botão com a seta para a direita, o sistema irá transportar a tabela para a lista de tabelas a sincronizar. Selecionada a tabela, podemos efetuar a sua verificação ou a sua sincronização.

Em “Verificar” o sistema apresentará em ocorrências, todas as eventuais divergências entre o banco de dados padrão da TOUTATIS e o banco de dados do cliente. Esta opção não efetua alterações no banco de dados.

Em “Sincronizar”, indicará as divergências e efetuará as correções.

O programa irá sincronizar somente as tabelas e colunas fixas, irá comparar os dicionários de dados do banco de dados padrão da TOUTATIS e do cliente, se encontrar alguma divergência incluirá ou atualizará a coluna para que fique igual ao banco padrão, após efetuará os devidos ajustes nas tabelas semelhantes à rotina de personalização.

A fixação das colunas e seus relacionamentos têm como objetivo a padronização das rotinas legais.

Procedimentos adotados:

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 11 de 15


Com referência aos atributos de uma coluna a sincronização fará o seguinte: COLUNA

OBSERVAÇÕES

Seqüência

*

Tabela relacionada

Será ajustado se divergente ou em branco.

Tipo

Será alterado se divergente, conseqüentemente, poderá alterar o tamanho da coluna.

Tamanho

**

Decimal

**

Alinhamento

*

Título

Será alterado se o conteúdo estiver em branco ou for o mesmo nome da coluna, colocando o conteúdo do banco padrão TOUTATIS.

Descrição

Será alterada se o conteúdo estiver em branco ou for o mesmo nome da coluna, colocando o conteúdo do banco padrão TOUTATIS.

Conteúdo Padrão

*

Obrigatório

*

Maiúsculas

*

Fixo

Alteração automática

Ativa

*

Visível

*

Editável

Será alterado para todas as tabelas com exceção da tabela PESSOAL.

Log

Serão alteradas somente as colunas com log obrigatório para a geração dos relatórios legais

* Não serão verificados ** Para colunas que não tenham tabelas relacionadas procederá da seguinte forma:

Se o tamanho no banco de dados do cliente for menor e no banco padrão for maior, será alterado;

Se o tamanho no banco de dados do cliente for maior e no banco padrão for menor, não será alterado.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 12 de 15


Para colunas que tem tabelas relacionadas procederá da seguinte forma:

Se a coluna no banco de dados do cliente estiver de acordo com o banco padrão TOUTATIS não será alterada.

Se a coluna no banco de dados do cliente estiver com um relacionamento diferente do banco padrão TOUTATIS será alterada, ajustando o tamanho para o banco. Neste caso poderá haver problemas ao verificar a integridade dos dados.

Atenção:

Antes de alterar o tamanho de uma coluna para menor, verifique se não existe algum registro com tamanho superior ao desejado, porque, alguns bancos de dados não truncam o conteúdo da coluna, podendo haver a perda da tabela quando da execução da personalização.

Como ficam as condições das PKs:

Altera as PKs passando as colunas nulas para não nulas.

Se a coluna for uma PK criará como “not null” e se não tiver conteúdo apresentará um erro para o usuário.

Ocorrendo qualquer erro de SQL durante a sincronização o processo deverá ser interrompido, baixar backup e iniciar uma nova sincronização.

Passar os eventuais problemas para o nosso serviço de suporte ao cliente..

Recomendações:

Efetuada a sincronização recomendamos:

Verificar as mensagens de “Ocorrências” no Sincronizador para saber quais alterações foram efetuadas e se estão corretas no banco de dados.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 13 de 15


Recriar visões:

Recriar as visões somente das tabelas que foram sincronizadas. Vide item “Visões, Triggers e Stored Procedures do Banco de Dados”.

Verificar a integridade do banco de dados:

1-Relacionamento, 2-Índice, 3-PK, 4-FK e 5-Sinônimo.

Verificar a integridade de todas as tabelas do banco de dados.

Redefinir os direitos de todos os usuários secundários.

Vide item “Visões, Triggers e Stored Procedures do Banco de Dados”.

Observações Gerais:

- Vide item Opção: “Eliminar as visões do banco de dados?”.

- Consulte o arquivo TABELAS.DOC e verifique a estrutura das tabelas de pessoal comparando com o seu banco de dados, verificando se não existe alguma divergência. Caso exista, serão corrigidas quando da sincronização das tabelas.

- Ao sincronizar a tabela PARAM_GLOBAL, deixam de existir os seguintes parâmetros globais:

_BTAPELIDO (passa a ser um parâmetro pessoal, com o nome _CSRPESSOAL) _COMPRESS_FOTO _VISBASICOS

- Ao sincronizar a tabela REGRAS ocorrerá:

As visões com nome terminando com “_1” (underline 1) são de controle do sistema, sendo excluídas e carregadas novamente portanto, recomendamos não incluir visões com esta condição.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 14 de 15


Caso você tenha incluído alguma visão com esta condição, verificar o seu conteúdo e após a atualização do sistema, incluir novamente com outro nome.

- Todas as regras do tipo “VIS” ou “PRM” com conteúdo na coluna “FIXO” igual a 1 serão excluídas.

As regras do tipo “VIS” ou “PRM” com conteúdo na coluna “FIXO” igual a 1 que

estiverem no banco padrão da TOUTATIS serão carregadas para o banco do cliente.

- O sistema irá ajustar todas as colunas fixas de acordo com o banco padrão da TOUTATIS. Nesta sincronização poderá haver alterações com referência as tabelas relacionadas às colunas.

Exemplo:

Digamos que no seu banco de dados a coluna CATEGORIA (coluna fixa) na tabela Pessoal esteja relacionada à tabela XYZ, após a sincronização da tabela Pessoal o sistema irá alterar este relacionamento indicando a tabela CATEGORIAS. Neste caso, não há a necessidade de alterar o conteúdo da coluna CATEGORIA, para todas as pessoas, basta incluir na tabela de cadastro CATEGORIAS os códigos utilizados na tabela XYZ.

Ocorrendo divergências não exemplificadas entrar em contato com o nosso Serviço de Suporte ao Cliente.

Se for a primeira vez que você está efetuando a sincronização do banco de dados deverão ser sincronizadas as tabelas básicas do sistema: DD, DD_NOVO, TABELA, TABELA_NOVA, INDICE, INDICE_NOVO, INDICE_COLUNA e INDICE_COL_NOVO.

© 2013 Toutatis. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse documento poderá ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação ou transmitida sem a expressa permissão, por escrito, da Toutatis. 15 de 15

Documentação da versão sn130000  

Teste

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you