Guia fácil para entrender a vida de jesus robert c girard & larry richards

Page 296

Pilatos voltou para dentro da sala de julgam ento para interrogar o preso. Ele o confrontou, prim eiro, com a acusação mais séria: “Você é o rei dos judeus?” Jesus respondeu com um a pergunta sua: se essa era verdade João 1 :U 18; 8:31-32; 14:6-11

m entira João 8:44-45

ideia de Pilatos ou se ele estava repetindo o que os outros haviam dito. O acusado estava interrogando o juiz! Furioso, Pilatos perguntou: 'Acaso sou judeu?” (João 18:35). (Em outras palavras, não tenho interesse pessoal em suas ideias judaicas particulares. Então, com o eu poderia saber?) “Foram o seu povo e os chefes dos sacerdotes que entregaram você a mim. Q ue é que você fez?” (18:35). A resposta de Jesus foi definir o que seu Reino não era. “O m eu Reino não é deste m undo” (João 18:36).

m entira escuridão, hipocrisia, desonesti­ dade, falsas prom essas

‘Verdade? Que é a ve rd a d e ?” JOÃO 18:37-38 “Então, você é rei!”, disse Pilatos. Jesus respon­ deu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem.” “Que é a verdade?”, perguntou Pila­ tos. Ele disse isso e saiu novamente para onde estavam os judeus, e disse: “Não acho nele motivo algum de acusação.”

Tendo lhe dito o que seu Reino não era, Jesus com eçou a explicar ao governador o que era seu Reino; era o Reino da verdade — a verdade sobre Deus, sua soberania, am or e propósito redentor de resgatar os seres hum anos do reino da m e n tira . “Q ue é a verdade?”, retrucou o governador (João 18:38). Ele não esperou um a resposta. Mentes céticas ridicularizam a ideia de que há verdade absoluta. Pôncio Pilatos havia acabado de ter sua m elhor chance de abraçar a verdade e de a verdade da vida se abrir para a m ente que crê.

S] que outros dizem Cflt cJfiomtts

Os verdadeiros cristãos — e eu me incluo entre eles — estão começando a perceber que 0 reino deste mundo, que regularmente exige concessão, não pode ser conciliado a um reino que não é deste mundo e que não permite meio-termo. Considere João 18:36, quando Jesus diz a Pilatos: "Meu Reino não é deste mundo [,..] Mas agora o meu Reino não é daqui." Não é dele um reino que precise de soldados para estabelecê-lo ou defendê-lo. [...]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.