Guia fácil para entender a bíblia larry richards

Page 71

levassem espólio algum. Quando uma força de israelitas foi enviada para atacar Ai, uma pequena cidade vizinha, os israelitas foram derrotados e 38 foram mortos. Os dois eventos colocados lado a lado ensinaram uma importante lição. A obediência a Deus garantiu a vitória. A desobediência garantiu a derrota (ver Josué 7-8). Gibeão. A notícia da vitória em Jericó assustou ainda mais os cananeus. Um grupo, os gibeonitas, fingiu viver fora de Canaã e enganou os israelitas, levando-os a fazerem um acordo com eles. Quando o engano foi descoberto, Josué insistiu em que o tratado fosse honrado, porque os israelitas haviam jurado em nome do Senhor, seu Deus (ver Josué 9). Outras vitórias. As campanhas do sul e do norte, que levaram vários anos, são resumidas rapidamente nos capítulos 10-12. As grandes lições ensinadas no livro de Josué estão resumidas nos primeiros estágios da batalha por Canaã. A seguir, uma lista de lugares e suas respectivas lições:

BATALHA POR CANAÃ

LUGAR

LIÇÃO

Jericó

A obediência à vontade de Deus traz vitória.

Ai

A desobediência à vontade de Deus traz derrota.

Gibeão

Quando há duvidas sobre a vontade de Deus, deve-se pedir-lhe orientação.

3.

A divisão da terra (Josué 13-21).

Terra para todos (Josué 12-19). O Antigo Testamento apresenta Canaã como a posse especial de Deus, na qual ele estabeleceu os descendentes de Abraão. As terras de cada tribo lhes foram dadas. Em seguida, o território tribal foi subdividido e distribuído para clãs e famílias por sorteio. Uma vez que Deus estava no controle do sorteio, cada israelita percebeu que Deus, pessoalmente, havia suprido sua casa. As propriedades consignadas na conquista deveriam permanecer dentro da família, ser passadas de pai para filho


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.