Imagens arquitetura saude mental

Page 21

Foucault, em “O Nascimento da Clínica”, afirma que a própria Medicina reconhece o seu nascimento como ciência neste período das Luzes, quando o hospital se transformou num espaço de cura sob o controle do médico.

Em “Vigiar e Punir”, ele destaca, também na época do Iluminismo, a instituição da disciplina e da vigilância, como métodos de controle da sociedade, bem como proteção desta mesma sociedade, através da exclusão e isolamento daqueles indivíduos considerados “desviantes” dos padrões vigentes de racionalidade e moralidade. Esses processos disciplinares foram aplicados em diversos tipos de instituições: escolares, religiosas, hospitalares, e foram responsáveis pela reestruturação das organizações militares.

“A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo (em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos de obediência). Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo; faz dele uma aptidão, uma capacidade que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potência que poderia resultar disso, e faz dela uma sujeição estrita”. (Foucault, 1983, p. 127)

A vigilância necessária para garantir o cumprimento desta disciplina gerou, então, a necessidade da conformação dos espaços da arquitetura, de modo a facilitar o seu exercício. Desenvolveu-se, a partir daí, uma arquitetura baseada em “dispositivos”, como denomina Foucault, que permitiam a observação constante, verdadeiros “observatórios da multiplicidade humana” (1983, p. 154).

“Toda uma problemática se desenvolve então: a de uma arquitetura que não é mais feita simplesmente para ser vista (fausto dos palácios), ou para vigiar o espaço exterior (geometria das fortalezas), mas para permitir um controle interior, articulado e detalhado – para tornar visíveis os que nela se encontram”. (Foucault, 1983, p.154)

Para o autor, o principal símbolo desta arquitetura é o Panóptico, uma construção em anel com uma torre no seu interior, vazada por grandes janelas, que permitem a observação irrestrita dos compartimentos à sua volta. Este modelo foi adaptado a instituições diversas, como escolas, hospitais, quartéis e prisões. A simples disposição dos compartimentos em torno de pátios, mesmo sem a torre central de vigilância, também favorecia os procedimentos de inspeção, controle e distribuição dos indivíduos, de modo a assegurar a primazia da disciplina.

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.