6 minute read

INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO - página

Retirada do carnê a partir do dia 2/02

Carnê do IPTU está disponível no site da prefeitura

Advertisement

A segunda via do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2023 já está disponível para consulta e retirada no site da Prefeitura de Jundiaí . A entrega dos carnês físicos deve ser iniciada pelos Correios nos próximos dias. Aos munícipes que residem em CEPs não atendidos pela empresa, a retirada poderá ser feita no Poupatempo a partir do dia 20 de fevereiro, após o encerramento das entregas.

Aos contribuintes cadastrados no sistema eletrônico, a distribuição do carnê digital já foi finalizada – caso não tenha recebido, a orientação é verificar a caixa de spam do e-mail. O primeiro pagamento do tributo tem data de vencimento em 27 de fevereiro.

O pagamento do tributo, para aqueles que receberam o carnê eletrônico, poderá ser realizado diretamente do site da Prefeitura, que direcionará o contribuinte para a página do banco Itaú, Santander ou Bradesco. Mais informações podem ser obtidas na página da prefeitura de Jundiaí.

DIVULGAÇÃO

Objetivo é ouvir as propostas das crianças

Prefeitura inicia escuta de pacientes do HU de Jundiaí

A Prefeitura iniciou, na segunda (16), em parceria com o Hospital Universitário (HU), a escuta de crianças em internação na unidade. A iniciativa integra o programa municipal Cidade das Crianças e deverá ser realizada semanalmente. A proposta é ouvir dos pacientes suas demandas, propostas e soluções sobre as instalações e sobre o atendimento no hospital, de forma análoga a como o Comitê das Crianças trata dos temas da cidade. O primeiro encontro foi acompanhado pelo gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é quem conduz as reuniões do Comitê das Crianças. “Escutar as crianças não é tratá-las como mini-adultos e propor que elas tomem as decisões a partir do que nós adultos achamos ser melhor para elas. A proposta é uma abordagem lúdica, com vivências e experiências, evitando que elas reproduzam questões infectadas pelos adultos ” , diz Peroni.

DIVULGAÇÃO

Jundiaí recebeu o Selo MigraCidades 2022

Cidade é certificada por ações de inclusão de migrantes

Em evento realizado de forma online, a Prefeitura de Jundiaí recebeu, na quartafeira (18), o Selo MigraCidades 2022, da Plataforma Migracidades. A premiação é uma iniciativa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) – ligada à ONU em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública. Ela acontece pelo reconhecimento das ações desenvolvidas no município para a inclusão da pessoa migrante na sociedade.

INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO Jundiaí terá Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

O novo desafio diz respeito à criação do primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII).

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Otrabalho contínuo da Prefeitura para fortalecer o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo, a geração de renda e empregos na cidade tem mais um passo a ser dado. O novo desafio diz respeito à criação do primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII). A apresentação do plano de trabalho foi feita pelo prefeito Luiz Fernando Machado, nesta terça (17), no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping (piso G3). Neste primeiro momento estarão envolvidos gestores municipais, servidores, órgãos ligados ao poder público, entidades e conselhos municipais. Numa segunda etapa, após as oficinas de capacitação e coleta de dados, o plano municipal será discutido com toda a sociedade, por meio de um seminário. A elaboração tem prazo de nove meses, com suporte dos profissionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) – entidade que completa 90 anos em março de 2023.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização tem a finalidade de propiciar o desenvolvimento econômico, a inovação e

Encontro reuniu especialistas e gestores que debateram a criação do plano para a cidade

a projeção nacional e internacional do município por meio da definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégicos. “O estímulo à cultura empreendedora é uma das nossas prioridades, mas é preciso buscar esse desenvolvimento sem perder a qualidade de vida. Já temos uma base qualificada, bem construída e com resultados recentes, como a classificação de 15ª maior economia do Brasil divulgada recentemente. Temos de potencializar o que tem sido feito na cidade ” , destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

NO WASE Município de Jundiaí define rotas e áreas da infância

Em preparação para receber o evento internacional da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e da rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer, no mês de março, a Prefeitura de Jundiaí definiu quatro rotas e dez áreas de infância que serão mostradas aos visitantes como parte da programação. As rotas foram decididas de acordo com os equipamentos públicos que já estão alinhados ao conceito da primeira infância. A primeira rota, por exemplo, compreende a região da Vila Hortolândia e terá como pontos de visitação as EMEBs Joaquim Candelário de Freitas e Anézio de Oliveira, a Clínica da Família, o Mundo das Crianças e as amarelinhas dese-

DIVULGAÇÃO

Atualmente, Jundiaí possui mais de 30 ações voltadas ao tema

nhadas no Terminal da Vila Hortolândia. Outra rota com destaque será no Jardim Novo Horizonte, local onde foi instituído o primeiro Bairro Amigável à Primeira Infância do Brasil.

Já as áreas de infância selecionadas são o Mundo das Crianças; Fábrica das Infâncias Japy; CIEMPI; Fab Lab; Biblioteca Municipal; Espaço Expressa; Hospital Universitário; Bosque Hermindo Rossi, no Jardim Bonfiglioli; Parque da Uva e Parque Urbano Santa Gertrudes. Elas serão inseridas em aplicativos de navegação por GPS e, cada vez que o motorista adentrar em alguma dessas regiões, receberá um alerta que está em uma área de infância.

REGIÃO METROPOLITANA DE JUNDIAÍ Cidade sedia reunião sobre Mobilidade e Transporte

A primeira reunião para tratar sobre ações integradas de Mobilidade e Transporte da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) foi realizada na terça-feira (17), no Paço Municipal, e contou com a presença de representantes dos sete municípios: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista e Jundiaí. “Essas reuniões são importantes para discutirmos demandas e definirmos ações conjuntas de segurança viária e melhorias na infraestrutura e serviços para a locomoção da população. Somos municípios que se limitam, e muitas pessoas trabalham, estudam e realizam os seus afazeres entre as cidades da RMJ” , explica o diretor de Transporte e gestor de Mobilidade e Transporte em substituição de Jundiaí, Leslie Tealdi Litano.

Os representantes das Prefeituras comentaram sobre atualizações de normas e regulamentações do Trânsito e de Transporte para que possam monitorar e fiscalizar de maneira mais integrada, inclusive, com investimento em inovações tecnológicas. Também foram iniciadas as tratativas sobre a regulamentação do uso de motocicletas para transporte individual remunerado de passageiros por aplicativo, ou seja, normas para regulamentação do serviço que têm sido discutidas em várias cidades do Brasil, com base em estudos e demandas, para posterior

Representantes da RMJ discutem demandas e definem ações para promover segurança viária

definição de legislação municipal. Outro assunto que deverá ser apresentado já na próxima reunião será a elaboração de um plano de ações, que inclua blitzes simultâneas entre os municípios.

Prefeito fala sobre internacionalização e economia

DIVULGAÇÃO

O Prefeito Luiz Fernando Machado participou na terça-feira (17) do PodTrampo – podcast desenvolvido pela Fundação Escola TVTEC da Prefeitura de Jundiaí.

A internacionalização do município e as práticas de economia criativa desenvolvidas foram os principais temas abordados na entrevista, além de temas sobre investimentos na primeira infância, balanço das ações de 2022 e as expectativas para 2023. as áreas para garantir mais protagonismo e pertencimento à cidade por parte da população. A internacionalização traz ainda mais investimentos que ajudarão a transformar Jundiaí, cada vez mais, em uma cidade de destaque na economia mundial” , comenta Luiz Fernando.

Durante o programa, o prefeito ainda convidou a população a comparecer ao evento de lançamento do Galpão Criativo da Fundação que acontece no sábado (21), a partir das 10 horas.

This article is from: