
2 minute read
MENOS DE 35 ANOS - página
Câncer de mama atinge mulheres mais jovens?
Apesar de o número chamar a atenção, o oncologista do Hospital S. Vicente de Paula, Dr. Arthur Maia Filho, enfatiza que não há motivos para alarde
Advertisement
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que o exame seja feito anualmente para mulheres a partir dos 40 anos
DA REDAÇÃO redacao@jvregional.com.br
Apesar da maior probabilidade da doença atingir mulheres acima dos 50 anos, esta semana, um dado avaliado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) chama a atenção: o aumento da incidência de câncer de mama entre mulheres mais jovens (antes dos 35 anos de idade).
De acordo com a entidade, nos últimos dois anos, a ocorrência da doença em mulheres com menos de 35 anos representou 5% do número total de casos. Historicamente, o câncer de mama era identificado em apenas 2% em mulheres abaixo dos 35 anos.
Apesar de o número chamar a atenção, o oncologista clínico do Hospital São Vicente de Paula em Jundiaí, Dr. Arthur Maia Filho, enfatiza que não há motivos para alarmes. “Quando vi esta notícia fiz uma revisão de dados e percebi que este número sobre o câncer de mama não está compatível com a realidade mundial, que hoje tem um aumento de 0,5% ao ano ” , salientou o médico.
Em sua avaliação, este aumento dos casos de câncer no Brasil, pode ser explicado como um aumento pós-pandemia. “Muitas mulheres deixaram de fazer os exames durante a pandemia e agora, com a situação já estabilizada, voltaram a fazer os exames, e isso pode refletir o aumento ” , destacou o oncologista, observando que houve aumento em todos os tumores.
Câncer raro
Ele explica que nesta faixa etária, o câncer de mama é mais raro e, na maioria das vezes, associados a fatores genéticos e não a sedentarismo, a obesidade e uma alimentação inadequada, como em outras faixas etárias. “Os tumores nesta faixa de idade são mais agressivos, justamente por estarem fora do grupo de rastreamento. Por isso, o Dr. Arthur orienta que não há motivos de alarde. Não é que não aconteça, mas não é comum ” , pontuou.




Vereador Elton e o gestor Renato Germano
Uma das lutas do vereador Elton Vargas é a manutenção de várias ruas da cidade em diversos bairros. Recentemente ele teve várias solicitações atendidas, entre elas, foi a manutenção da Rua Domingos Estela que faz ligação com esquina da Edgardo de Azevedo Soares. O vereador Elton Vargas fez questão de registrar o início das obras na rua Domingos Stella, que teve início no início do mês. A via, esquina da Edgardo de Azevedo Soares, que segundo Elton, recebeu a troca de tubulações e será recapeada também. “As obras foram alinhadas com os moradores e autorizadas pelo prefeito Rodolfo Braga e já iniciadas pelo Gestor Renato Germano da Infraestrutura ” , enfatizou Elton, que vem atuando em várias frentes e conquistando melhorias para vários bairros. “O recapeamento é a medida ideal, pois eliminará por um bom tempo a necessidade de reparos e deixará a via pública em condições de uso pela população ” .
