5 minute read

SAÚDE - página

Nova variante do coronavírus ‘BQ.1’ já alerta os médicos

Laboratórios particulares e farmácias vêm registrando aumento nos testes positivos para covid-19 nas últimas semanas "alertando" as autoridades médicas

Advertisement

DA REDAÇÃO redacao@jvregional.com.br

Uma nova variante do coronavírus, chamada de BQ.1, foi identificada em dois estados brasileiro e até o momento, São Paulo tem dois casos identificados pela Secretaria de Saúde do estado, inclusive com morte.

Paralelo a isso, laboratórios particulares e farmácias vêm registrando aumento nos testes positivos para Covid-19 nas últimas semanas "alertando" as autoridades para uma nova onda de casos no país. Desde o início da pandemia de Covid-19, o coronavírus continua a evoluir, dando origem a muitas outras linhagens descendentes e até mesmo recombinantes.

Uma das mais recentes é a BQ.1, uma sublinhagem de BA.5, da Ômicron, que carrega

Dr. Marco Aurélio: “O maior temor é que as vacinas não sejam eficazes contra esta variante”

mutações em pontos importantes do vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS), que realiza o monitoramento contínuo das diferentes linhagens, aponta que a cepa já foi detectada em 65 países, incluindo o Brasil.

Na região

Segundo o médico infectologista do Hospital São Vicente de Jundiaí, Dr. Marco Aurélio Cunha de Freitas, a cidade ainda não registra casos desta variante, mas o temor, em sua avaliação, é de que as vacinas existentes não sejam eficazes suficiente para combater esta variante. “Hoje temos uma parcela da população que não completou o ciclo vacinal e outra que sequem tomou alguma dose e isso pode reduzir a proteção da população ” , pontuou o médico, e orientou quem está com as doses atrasadas que busquem completar a imunização. “Quem está no grupo de risco, como idosos, imunossuprimidos é bom evitar aglomerações e se tiver de ir, que use máscaras. Além é claro, manter a higienização das mãos e uso de álcool gel” , orientou.

CÂNCER DE PRÓSTATA Prevenção deve começar logo na adolescência

A falta de informação, o preconceito e a vergonha são algumas das razões que levam os homens a deixar de lado procedimentos fundamentais de cuidados com a saúde que servem, inclusive, para identificar doenças em estágio inicial. É o caso do câncer de próstata que, por meio do diagnóstico precoce, o índice de cura pode chegar a 90%. No Brasil, a cultura do cuidado com a saúde não é algo comum entre os homens, como acontece com as mulheres que começam a consultar com um ginecologista ainda na adolescência. “Se os pais começa-

DIVULGAÇÃO

Diagnóstico de câncer de próstata vem aumentando nos últimos anos

rem a levar seu filho ao urologista desde cedo, provavelmente esse menino irá crescer mais consciente da necessidade de se cuidar ” explica o urologista Dr. Fabio Vicentini.

Segundo o médico, na adolescência o urologista pode avaliar se o desenvolvimento do menino está adequado, pode orientar sobre a vacinação contra o HPV e outras doenças, além de instruir quanto ao início da vida sexual. Já na fase adulta, o urologista pode avaliar a saúde do homem em geral, a parte hormonal e orientar aqueles que estão planejando ter filhos.

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, incentiva os moradores a tomarem a vacina contra meningite. Embora a Prefeitura tenha trabalhado de forma planejada, há registro de aumento no número de casos e óbitos no Estado de São Paulo. Caso não tenha se vacinado ainda, crianças e adolescentes de até 14 anos podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar a vacinação. Para atualizar o esquema vacinal, é necessário comparecer na UBS com um documento oficial com foto e a carteirinha de vacinação, caso tenha. A vacina também é indicada para profissionais de saúde. “É importante que a população compareça às UBSs não apenas para verificar a vacinação de meningite, como também para atualizar a carteira de vacinação das crianças em relação a outras vacinas disponíveis ” , alerta o prefeito Estanislau Steck. Em Louveira foram registrados 2 casos de meningite em 2022 e ambos evoluíram para cura. A medida de proteção mais efetiva é a vacinação.

Prefeitura faz testagens contra a Covid-19 em Louveira

A Pandemia da Covid-19 ainda não acabou e, nos últimos dias, uma nova variante, a BQ,1.1, com alto poder de contágio, já está presente em vários países do mundo, inclusive no Brasil, confirmada no Estado de São Paulo. Os números de novos casos têm crescido e, como forma preventiva, para intensificar o monitoramento em tempo real, a Prefeitura estabeleceu novos protocolos para incentivar a testagem imediata tanto de pacientes sintomáticos como de contactantes assintomáticos. “Estamos atentos a este início de nova aceleração de casos. Nossos profissionais da Saúde, competentes e atentos, já estão trabalhando em ações de monitoramento para continuarmos a cuidar da Saúde da nossa população. Pedimos a colaboração de todos para que se vacinem e, ao mesmo tempo, ao menor sinal de sintomas, que procurem a Santa Casa e o PA do Santo Antônio para as testagens e recomendações médicas, e assim, cuidando da própria Saúde ” , afirmou o prefeito Estanislau Steck.

Faculdade de Medicina de Jundiaí é destaque

A Faculdade de Medicina de Jundiaí está entre os melhores cursos do país em 2022, segundo o Jornal o Estado de São Paulo, no caderno Guia de Faculdade em parceria com a Quero Educação publicado no dia 4 de novembro de 2022. O curso recebeu 5 estrelas, nota máxima atribuída a um curso superior. “A faculdade orgulhase de estar elencada entre as melhores Faculdades de Medicina do Estado de São Paulo. O reconhecimento se deve ao empenho e dedicação do competente corpo docente, dos discentes e dos colaboradores que contribuem para a formação dos futuros médicos ” , comenta o diretor da FMJ, Prof. Dr. Evaldo Marchi.

A Faculdade de Medicina de Jundiaí trabalha constantemente para identificar as condições ideais para a formação dos futuros profissionais, com foco na ética, humanização e inovação. “Estamos felizes por ser destaque em qualidade de ensino ” , finaliza o diretor. Uma pesquisa ampla analisou a qualidade do curso levando em consideração projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

This article is from: