Diagnóstico sobre Tráfico de Pessoas nas Áreas de Fronteira no Brasil

Page 46

às vítimas? Qual é o perfil das potencias vítimas? A descrição do perfil das vítimas identificadas nas áreas de fronteira atendeu aos recortes de gênero, raça, etnia, idade, orientação sexual e nacionalidade, entre outros.31 Qual o modus operandi dos agentes criminosos, a exemplo, quais as formas de recrutamento e aliciamento dessas pessoas traficadas? Ou qual e o perfil destes agentes aliciadores e dos exploradores? E ainda, quais são as modalidades criminosas que são comumente praticadas em concurso com o tráfico de pessoas? Essas são perguntas que ajudaram a diagnosticar a forma de agir, individualmente ou em grupo, daqueles que são responsáveis pelo crime de tráfico de pessoas nas áreas de fronteira. Quais são as organizações e entidades governamentais e não governamentais que prestam assistência a pessoas traficadas nas áreas de fronteira e quais são as boas práticas e as lacunas destes serviços? Quais são os municípios na área de fronteira, onde, de acordo com a análise do ambiente local e os critérios da necessidade e viabilidade, possam futuramente ser implantados novos Postos Avançados de Atendimento Humanizado aos Migrantes (PAAHMs), de acordo com a macro ação 2 a ser implementada sob a responsabilidade da SNJ para coibir o delito do tráfico de pessoas no âmbito da ENAFRON? Não ao menos, durante a pesquisa, outro objetivo foi o de avaliar a metodologia implementada, no intuito de aprimorá-la. A proposta é a de que esta metodologia possa ser replicada e implementada em futuras pesquisas, oportunizando a construção de séries históricas que facilitarão estudo longitudinal do tópico. Em outras palavras, busca-se que a mesma Metodologia de Pesquisa possa ser replicada futuramente em intervalos de tempo que nos permitam fazer comparações entre os dados e analisar o contexto histórico e a evolução do fenômeno com o passar do tempo.

31 – Importante dizer que na análise quantitativa, dedicamos atenção especial à diferenciação entre o número de vítimas e o número de casos, pois um caso ou uma ocorrência registrada pelo polícia, por exemplo, pode envolver mais de uma vítima.

47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.