Livro completo sobre administração da produção e operações

Page 163

Capítulo 6 – Localização de instalações produtivas

323

b) Quais os critérios de localização predominantes na chamada terceira revolução industrial? O que eles apresentam de novo com relação aos critérios de localização anteriores? c) Por que a Mercedes Bens escolheu a cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais, longe dos tradicionais centros produtores?

Planejamento e controle em sistemas produtivos

TERCEIRA PARTE - Planejamento e controle em sistemas produtivos

REFERÊNCIAS

OUTRAS LEITURAS SUGERIDAS BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001. pp. 381-400. CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Prentice Hall, 2003. pp.309-333. CORREA, Henrique L; CORREA Carlos A. Administração de produção e operações: Manufatura e serviços: Uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004. pp.397-405. DAVIS, Mark M; AQUILANO, Nicholas J; CHASE, Richard B. Fundamentos da administração da produção. Porto Alegre: Bookman, 2001. pp. 250-257. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. pp. 19-25. FITZSIMMONS, James A; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2000. pp. 159-176. GAITHER, Norman; Frazier, Greg. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, 2001. pp. 1179-195. MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2001. pp. 90-106. MEREDITH, Jack R; SHAFER, Scott M. Administração da produção para MBAs. Porto Alegre: Bookman, 2002. pp. 198-206. MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, 1998. pp. 175-190. RITZMAN, Larry P; KRAJEWSKI, Lee J. Administração da produção e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2004. pp. 181-193.

A terceira parte deste livro abrange assuntos relacionados ao

planejamento da operação e ao controle dos sistemas produtivos de organizações já estruturadas. Os diversos tópicos pertinentes são apresentados em cinco capítulos. Os quatro primeiros abordam a operação e o controle do processo de transformação de produtos rotineiros, produzidos repetidamente. O último trata do gerenciamento da produção de produtos que não são padronizados e cujo processo produtivo não é habitual, exigindo, portanto, um gerenciamento por projeto individual.

Capítulo 7 – Previsão de demanda Este capítulo visa a introduzir os principais conceitos associados à previsão de demanda (ou previsão de vendas) e, dentro de um contexto mais abrangente, apresentar da forma mais detalhada possível, as técnicas para a realização destas previsões.

Capítulo 8 – Planejamento agregado da produção Este capítulo tem por objetivo introduzir os conceitos elementares sobre o planejamento agregado de uma organização e, dentro deste contexto, apresentar, de forma o mais detalhada possível, as técnicas para a realização de um planejamento agregado.

Capítulo 9 – Planejamento das necessidades de materiais Este capítulo estuda como é feito o planejamento das necessidades de materiais por meio de programas MRP. A lógica dos programas MRP é freqüentemente utilizada em montagens de produtos, tanto na área industrial, para montar um eletrodoméstico, por exemplo, como na área de serviços, para montar um prato em um restaurante.

Capítulo 10 – Sistema kanban de abastecimento Este capítulo apresenta os conceitos fundamentais sobre o sistema de abastecimento kanban, permitindo que o leitor possa compreender o funcionamento desta técnica que foi introduzida pelos japoneses há décadas, mas que ainda é desconhecida de muitas empresas ocidentais.

Capítulo 11 – Gerência de projetos

Jurandir Peinado e Alexandre Reis Graeml

Este capítulo tem por objetivo definir e caracterizar projetos, apresentando o modelo PERT/CPM para o seu gerenciamento. O capítulo apresenta ainda todos os ecálculos Jurandir Peinado Alexandre de Reisdatas, Graemlprazos e folgas para as atividades previstos por este modelo.

Terceira parte

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002. pp.177-188. STEVENSON, Willian J. Administração das operações de produção. Rio de Janeiro: LTC, 2001. pp.269-277. FLEURY, Paulo Fernando. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. São Paulo:Atlas, 2003. pp.237-246. PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo : Atlas, 2000. pp.325-351. PIRES, Silvio R. I. Gestão da cadeia de suprimentos: Conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo: Atlas, 2004. pp. 244-246.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.