Planejamento agregado da produção - Jurandir Peinado e Alexandre R. Graeml

Page 9

Erro! Estilo não definido.

9

diminuir o quadro de pessoal, inclusive cortando o turno de produção anteriormente montado, nos períodos de baixa demanda. Atualmente, as empresas brasileiras que adotam este procedimento, procuram contratar funcionários com contrato de trabalho temporário para a temporada de alta sazonalidade. Algumas empresas procuram contratar este tipo de mão-de-obra, por meio de empresas terceirizadas prestadoras de serviço, caso em que o trabalhador temporário na linha de produção não é, legalmente, funcionário da indústria em que trabalha. Este tipo de atuação apresenta vários inconvenientes quanto à qualidade, custo e consciência da mão-de-obra contratada. Podem ser destacados os seguintes problemas: Fator de desmotivação: contratar funcionários para demiti-los na seqüência atua como fator desmotivador para os trabalhadores, que se sentem inseguros com relação ao emprego. Esta atitude também aumenta a insegurança dos trabalhadores mais antigos, já que, muitas vezes, a empresa opta pela permanência de um trabalhador recém-contratado para o período de alta sazonalidade, demitindo um funcionário mais tempo de casa, mas que tem demonstrado menor produtividade. Custo de treinamento: outro fator a ser considerado é o elevado custo com treinamento dos novos funcionários. Na maioria das vezes, o custo de treinamento é dado pelo tempo da curva de aprendizagem, que é o tempo necessário para que o funcionário obtenha prática na nova função. Portanto, esta estratégia deve ser utilizada para trabalhos com alto grau de rotina e padronização, em que a curva de aprendizagem seja de menor nível possível. Custo de demissão: apesar de a legislação e tradição brasileiras serem bastante benevolentes na demissão de funcionários pelas empresas, quando comparadas à situação de outros países, os custos de demissão de um funcionário regularmente contratado são elevados. A terceirização da mão-de-obra temporária Empresas que adotam o procedimento de contratar e demitir com freqüência como forma de ajustar a capacidade produtiva à demanda, geralmente contratam trabalhadores por meio de uma empresa terceirizada de prestação de serviços, para minimizar os gastos com os encargos das demissões e os riscos inerentes à legislação trabalhista.

Custo da qualidade: devido à curva de aprendizagem, via de regra o nível da qualidade dos produtos cai quando são utilizados funcionários inexperientes na produção. Aumenta o número de peças refugadas, retrabalhos, índice de sucata e outros tipos de desperdício. Em se falando da qualidade, não se deve deixar de considerar também a qualidade de vida dos trabalhadores. Pesquisas demonstram que os índices de acidentes de trabalho costumam ser mais elevados em épocas de contratação de grande quantidade de novos funcionários. Utilização de horas-extras


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.