A Pátria para Cristo - Ed. 278

Page 10

AJUSTANDO O FOCO O

movimento de Igrejas Multiplicadoras tem ajudado igrejas e pastores a resgatarem os princípios bíblicos da oração, formação de líderes, evangelização discipuladora, plantação de igrejas e compaixão e graça. Tais princípios estão sendo ensinados através de pregações, treinamentos, conferências e ampla literatura. Sem dúvida alguma, esse resgate bíblico tem proporcionado mudanças significativas em inúmeras comunidades. Quanto mais são ministrados e aplicados esses princípios, maior é o seu impacto nas igrejas. Como resultado do estudo desses princípios, surgiram os conceitos de Pequeno Grupo Multiplicador (PGM) e de Relacionamento Discipulador (RD), como estratégias para a multiplicação de discípulos. Os princípios de Igreja Multiplicadora associados aos conceitos de PGM e RD irão gerar uma nova cultura eclesiástica que irá, de forma intencional, mover a igreja a trabalhar para multiplicar discípulos, líderes, PGMs e frentes missionárias, numa demonstração clara de que princípios podem gerar estratégias. Portanto, uma das grandes contribuições do movimento de Igrejas Multiplicadoras é que, além de resgatar princípios, ele também tem gerado estratégias que ajudam na multiplicação de discípulos. Entretanto, princípios e estratégias não constituem um fim em si mesmo, uma vez que precisam apontar para algo/ alguém maior que, em nosso contexto, é a própria pessoa de Jesus Cristo. Por isso, pastores e líderes envolvidos com o movimento de Igrejas Multiplicadoras não podem cometer o erro de

8

A PÁTRIA PARA CRISTO

manterem seu foco na metodologia ou no pragmatismo; o foco deve ser Jesus. Devemos desejar ardentemente fazer discípulos de Jesus, formar líderes para Jesus, plantar igrejas que honrem Jesus, promover ações de compaixão e graça para refletir o amor de Jesus... Enfim, precisamos concentrar nossos esforços para que Jesus seja anunciado e honrado com nossas iniciativas. Há cerca de dois anos precisei refletir sobre minhas estratégias, motivações e práticas. Foi um período para fazer ajustes no foco da minha vida e ministério. Em decorrência desse processo pessoal, decidi que minhas ações, tanto na igreja quanto fora dela, deveriam convergir para Jesus. Essa decisão significava que as pregações deveriam apontar para Jesus, minha vida precisaria refletir Jesus, a forma de liderar deveria ser inspirada em Jesus e seria a voz de Jesus que me guiaria. Tais ajustes potencializaram os princípios bíblicos e as estratégias que eu já vivia e ensinava. Ao ajustar o foco, ajustei a vida e o ministério. Portanto, coloque Jesus no centro de sua vida; assim, tudo que você fizer irá convergir para Cristo. Quando Jesus é foco, as motivações e as práticas mudam, e quando elas mudam, nossa vida e ministério também mudarão. Talvez você esteja se perguntando, neste momento: “Por onde começar?” Tenho uma sugestão a fazer. Comece sempre pelo final, uma vez que o final de tudo sempre é a glória de Deus. Pr. Paulo Fernando Cabral Igreja Batista em Passo D´Areia, Porto Alegre (RS)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A Pátria para Cristo - Ed. 278 by Junta de Missões Nacionais - Issuu