
3 minute read
Época de plantar grama e renovar seu jardim
Faltam poucos dias para a chegada do verão. Uma das estações do ano mais aguardadas pelos brasileiros. No verão é possível aproveitar as nossas lindas praias, piscinas entre outras atividades ao ar livre no conforto de nossa casa. E, nada melhor que um refrescante cenário, à sombra de belas paisagens e um ornamentado jardim todo gramado na sua área de lazer.
E com essas composições paisagistas, a Grameira Mutum está em Nova Mutum, criando conexões entre sua casa e o seu jardim, deixando seu ambiente cheio de vida, alegre e com a gramínea que melhor combina com sua área, seja casa, fazenda ou empresa.
Advertisement
Há diversos benefícios de um gramado bem cuidado, além de valorizar o imóvel ele contribui para o meio ambiente, pois controla a erosão provocada pela água das chuvas e age como um filtro natural, absorvendo impurezas que possam contaminar o lençol freático. O gramado também atua como um regulador natural de temperatura, uma vez que reduz significativamente a temperatura do solo.
Todo empreendimento, seja comercial ou residencial, necessita de uma parte permeável no terreno. Nada melhor que, além de cumprir com as normas exigidas pela legislação, ainda proporcionar beleza e bem-estar com um belo gramado.
A Grameira
Tudo na vida começa quando plantamos uma sementinha. Mato-grossenses de coração e Mutuenses já há um bom tempo, o casal de agrônomos Rodrigo e Marina vem construindo sua história de vida em nossa cidade. Ele veio de Santa Catarina em 1993 com sua família para a vizinha Lucas do Rio Verde e posteriormente, já formado, chegou em Nova Mutum no ano de 2009. Ela, natural de Minas Gerais, mudou-se para o Mato Grosso em 2008 e para Nova Mutum em 2011.
Trabalhavam como representantes comerciais no ramo do agro e em 2018 adquiriram uma área próxima à cidade para lazer da família. Com o intuito de tornar essa área produtiva e rentável, em 2019 tiveram a ideia de abrir o seu próprio negócio vindo da terra, e nasceu assim, a Grameira Mutum.
Após muito estudo e planejamento do novo projeto, iniciou-se a preparação do solo, o plantio das mudas, as adubações e os demais tratos culturais necessários ao cultivo da grama. Após um ano, a empresa veio comercializar seus primeiros tapetes, já no ano de 2020.
Mas o negócio promissor, superou as expectativas logo no primeiro ano com a alta demanda. Rodrigo e Marina, sentiram a necessidade de aumentar sua área de cultivo em 2021 “Foi uma surpresa positiva. A cidade está crescendo muito e a gente não esperava por uma demanda tão alta, principalmente na época da seca, pois normalmente é um período que a procura diminui, mas como investimos também num projeto de irrigação em 100% da área de produção, diversos outros municípios passaram a nos procurar devido a escassez na oferta nesse período”, conta Rodrigo. Ele ainda destaca que a Grameira Mutum concentra seus esforços em oferecer uma grama de qualidade, o que depende de um manejo de irrigação eficiente, além de todos os tratos culturais adequados para proporcionar aos clientes uma grama sempre verde e vigorosa durante todo o ano todo.
Tipos de Gramas
A Grameira Mutum, produz 2 espécies de grama bem conhecidas; a grama Esmeralda e a grama São Carlos Plus.
A grama esmeralda é a preferida dos paisagistas e produtores. É uma grama resistente que apresentam folhas estreitas, pequenas e crescimento rápido. Uma de suas principais características é a rusticidade, que favorece sua rápida disseminação. É indicada para formação de gramados residenciais, áreas industriais e campos esportivos.
Já a São Carlos Plus é a espécie com as folhas mais largas do mercado, possui coloração verde escura e tem a melhor adaptação a áreas com baixa luminosidade. Pode ser utilizada em pequenos gramados residenciais e extensas áreas verdes, como parques e indústrias. É a melhor opção quando o projeto contempla áreas a pleno sol e com baixa luminosidade.
Expansão
Com apenas três anos comercializando grama natural, a Grameira Mutum já tem planos de expandir novamente. Com atendimento em Nova Mutum, São José do Rio Claro, Diamantino, Santa Rita do Trivelato e demais regiões do Mato Grosso, a grameira projeta a ampliação da produção em 2023. “Nós já estamos trabalhando num projeto de expansão para o próximo ano. A região está crescendo muito rápido e a nossa demanda também, o que nos permite planos mais audaciosos”, conclui Rodrigo, ratificando o crescimento da grameira.

“Não é um ramo fácil, mas é prazeroso, gratificante e muito bonito. Nós percebemos que uma grameira aqui dentro do município, facilitou e trouxe um custo-benefício importante para todos da região. Quero convida-los a conhecer a nossa grameira e dizer que as portas estão sempre abertas”, comenta Marina.