Livro pini patologia recuperacao e reforco de estruturas de concreto vicente custodio e thomas rippe

Page 6

PREFÁCIO

O livro P A T O L O G I A ,

RECUPERAÇÃO

E REFORÇO

DE E S T R U T U R A S

DE

C O N C R E T O " que os engenheiros Vicente Custódio Moreira de Souza e Thomaz José Ripper Barbosa Cordeiro, seus autores, gentilmente me convidaram para prefaciar, trouxe-me um sentimento de entusiasmo com o conteúdo da publicação, que não se resume cm apontar solução para os problemas decorrentes da deterioração das estruturas de concreto, mas aborda com propriedade as principais causas das anomalias e, o que c mais importante, discute a melhor maneira de evitar a ocorrência destes problemas. /

O C A P I T U L O 1 - Patologia das estruturas de concreto - explica com clareza um conceito ainda malcompreendido mesmo no meio técnico: as estruturas de concreto não são eternas, pois se deterioram com o passar do tempo e não alcançam sua vida útil se não são bem projetadas, executadas com esmero, utilizadas com critério c, finalmente, submetidas a uma manutenção preventiva. Quando o projeto de engenharia for mal detalhado, a construção for realizada com insuficientes planejamento c controle, os técnicos c operários não forem dotados da qualificação adequada e os prazos de execução forem excessivamente curtos, a estrutura de concreto resultante será quase certamente de má qualidade e irá se deteriorar de modo prematuro, absorvendo gastos de recuperação e de reforço exagerados para ser mantida cm condições de uso. C o m o as estruturas de concreto existentes estão envelhecendo, muitas j á estão com dezenas de anos, os problemas de deterioração estão cada vez mais acentuados, exigindo com freqüência trabalhos de recuperação e de reforço estrutural e mesmo, em casos mais graves, sua demolição. Os C A P Í T U L O S 2 e 3 do livro fornecem indicações preciosas acerca das técnicas c dos materiais usualmente empregados neste tipo de serviço, constituindo-se em uma fonte segura de orientação para os técnicos dedicados à manutenção das estruturas de concreto. O C A P Í T U L O 4 aborda aspectos também de grande importância: orienta como avaliar a resistência residual de peças estruturais danificadas, sugere diversas soluções de reforço e apresenta critérios para a adoção de coeficientes de segurança adaptados para cada situação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.