Golpe de 64 e Ditadura Militar

Page 279

278 O Golpe de 1964 e a Ditadura Militar em Perspectiva

Na cobertura da Folha, não foi dada voz ao posicionamento contrário em relação às diretas, por hipótese, por associação desse posicionamento a um regime autoritário. O veículo incorpora em seu discurso o posicionamento a favor das diretas, caracterizando sua cobertura como militante, não apenas por meio do que diz, mas do ‘tom’ com que o diz, um tom de convicção de que este seja o posicionamento ‘correto’, uma vez respaldado na vontade popular. Em torno desse discurso construído como uníssono, são silenciadas as polêmicas e nuances, as quais só são possíveis retomar a partir dos dados históricos que contemplam, por exemplo, as diferenças de posicionamento entre uma ala mais radical a favor das diretas e outra mais moderada, propensa a negociações (esta segunda, de fato, a que venceu o pleito de 1985, na figura de Tancredo Neves). Observa-se a ênfase no caráter pacífico e organizado das Diretas Já, quando se reforçou: “era uma festa, medo do quê?”. Poderíamos contrapor essa opção à cobertura de um acontecimento mais recente, o dos manifestos populares de 2013, quando, muitas vezes, a violência e a falta de organização dos movimentos foram enfatizadas. Ou a violência muito terá se acentuado em nossa sociedade ou antes foi encoberta e agora, escancarada. Ou, ainda, conforme defendeu Frias em sua entrevista à Lua Nova (A “Folha”..., 1984), trata-se de pesos e medidas de acordo com a “sensibilidade conjuntural” ou até “oportunística” da Folha de S. Paulo. Sabemos que a democratização demandada pelo movimento Diretas Já ainda é um processo em construção, tantos anos depois. A observação, agora distanciada, desse movimento revela que seu objetivo não era tão claro, evidente e facilmente solucionável como se fazia parecer, bastando restabelecer o voto direto para que se construísse uma sociedade verdadeiramente democrática. Afinal, grandes problemas brasileiros permanecem, sobretudo a desigualdade social.

Referências A “Folha” e as Diretas. Lua Nova. São Paulo. V.1. N.2. set. 1984. Disponível em: <http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451984000200007&lng=en &nrm=iso>. Acesso em: set 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451984000200007. ACERVO Folha de S. Paulo. Disponível em: <http://acervo.folha.com.br/fsp> Acesso em: ago. 2014.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.