Golpe de 64 e Ditadura Militar

Page 218

Perspectivas do golpe de 1964 pela imprensa do interior paulista: o caso do Correio da Noroeste e Diário de Bauru – Célio J. Losnak e Marina de Mello Fontanelli

217

evento são divulgados em forma de notícia, tecendo elogios àqueles que batalharam pela causa democrática.73 Ao mesmo tempo, o jornal revela a existência de disputa por legitimidade política dentro do jornalismo, ainda que entre veículos circulantes em âmbitos diferentes. Essa questão aparece sutilmente em comentário sobre a expectativa de que o diário Última Hora, veículo que apoiava João Goulart, sofreria mudanças depois do golpe e da invasão que sua sucursal bauruense sofrera por membros da Frente Anticomunista. Na coluna Fofocando, o redator se expressa com franqueza: o jornal “estava bem melhor! Renovação total [...] Vários articulistas de ‘renome’ foram cortados”.74 O conflito político abarcava o debate dentro do jornalismo, definindo atuações legítimas e adequadas para alguns e o contrário para outros, excluindo possibilidades de posicionamentos diversos no trabalho da imprensa. Continuando a contrariar essa visão de tranquilidade mencionada, o Correio noticiou a repressão política exercida pela polícia naqueles dias, informando o número de presos, objetos apreendidos, locais vistoriados, pessoas liberadas e reprodução das falas policiais sobre as operações em andamento.75 Em um dos textos, semelhante a outro do Diário já citado, o viés é o esclarecimento do jornal, como porta-voz da autoridade policial encarregada da repressão, informando que não havia ocorrido “injustiça e muito menos espancamento [...] um delegado nos afirmava que ninguém recebeu qualquer empurrão”.76 Em 73

Bauru prestará homenagens a dois colaboradores da causa democrática. Diário de Bauru. Bauru. p. 16. 19 abr 1964; Homenagem ao Dr. Silvio Marques Júnior. Diário de Bauru. Bauru. p. 2. 21 abr 1964. Outro homenageado foi Edie Galesso, o diretor da agência de Correios e Telégrafos que atuou no controle da circulação das informações durante os dias do golpe. Dr. Silvio Marques Junior e Edie Galesso serão homenageados. Correio da Noroeste. Bauru. p. 1. 17 abr. 1964.

74

Fofocando. Correio da Noroeste. Bauru. p. 2. 9 abr. 1964.

75

Fechada a agência da supra em Bauru – apreensão de materiais subversivos. Correio da Noroeste. Bauru. p. 1. 4 abr. 1964; A repressão ao comunismo em Bauru: trinta detidos. Correio da Noroeste. Bauru. p. 4. 10 abr. 1964; Após sindicância detidos estão sendo postos em liberdade. Correio da Noroeste. Bauru. p. 1. 11 abr. 1964; Polícia Prende caixotes de materiais subversivos. Correio da Noroeste. Bauru. p. 1. 16 abr. 1964; Restam poucos elementos detidos como subversivos. Correio da Noroeste. Bauru. p. 1. 25 abr. 1964.

76

Política e Políticos. Correio da Noroeste. Bauru. p. 1. 7 abr. 1964.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.