Issuu on Google+

2013


BIKER: THOMAS VANDERHAM – LOCAL: 5:00AM CERRO CATHEDRAL, ARGENTINA – FOTO: MARGUS RIGA


O que significa uma trilha animal para você? Essa é uma pergunta que todos nós mountain bikers devemos nos fazer, mas muitos não fazem. Quando um piloto monta pela primeira vez as nossas bicicletas, nós queremos que ele faça perguntas: como é que a geometria se comporta? Será que a bike sobe bem? Será que inspira confiança em descidas técnicas e rápidas? Será que sinto a suspensão equilibrada? E mais. Na Rocky Mountain, nós vamos a fundo para tentar responder questões como essas, sempre com o objetivo de criar as melhores pedaladas possíveis. O fundamento de uma grande pedalada é o quadro da sua bike e é por isso que nós o colocamos acima de tudo quando projetamos uma bicicleta nova. Por essa razão, não podemos ‘piorar’ nossas tecnologias, quando você procurar outras opções de preço em nossa linha. A tecnologia líder em laminação do carbono, encontrada em nossa Element 999 RSL, também é encontrada na Element 950 RSL, da mesma forma que a Vertex 950 RSL divide o mesmo quadro que a Vertex 999 RSL. Câmbios e pneus podem vir e podem ir, mas o que realmente faz a diferenca no pedalar é o quadro. Somos uma companhia com as raizes firmes em Vancouver, e para nós a melhor pedalada é aquela com uma bike divertida e ágil. Se há um lugar ideal para testar como uma bike se comporta na trilha, esse lugar é o nosso acidentado quintal. O melhor elogio que podemos ouvir é quando um piloto experimenta uma nova Rocky Mountain e comenta: “Ele anda com uma Rocky”. Desde que começamos, em 1981, somos conhecidos por essa característica única, e ela continua a ser verdade 32 anos depois.

P.1


P.2


ARGENTINA 2012 Com os Andes e sua imensa cordilheira com milhares de quilometros de costa rochosa, a Argentina é famosa por uma paisagem deslumbrante. Certamente deve ser o lar de uma “mina de ouro” do melhor mountain bike! No inverno passado, os colegas e atletas Rocky Mountain, Geoff Gulevich, Thomas Vanderham, Andreas Hestler e eu, decidimos explorar. Passamos 10 dias procurando as melhores aventuras de All Mountain. E podemos dizer que encontramos. Poucos dias depois de chegar a pitoresca cidade de San Carlos de Bariloche, situada a beira de um lago, era evidente que havíamos alcançado uma Meca do Mountain Bike de nível mundial. Com um parque de bicicletas crescente e projetado por ciclistas locais apaixonados pelo mountain bike, o Cerro Catedral tem as melhores trilhas e o traslado mais divertido da região. San Carlos de Bariloche é o sonho para um piloto da gravidade. Nós tivemos muita sorte e provamos de tudo! Graças aos nossos guias incríveis, a equipe Rocky Mountain pôde provar as melhores e mais épicas pedaladas de all mountain até hoje provadas. Uma afirmação ousada, considerando a experiência combinada do grupo. Com pedaladas de nível mundial, pessoas muito amigáveis, carnes e vinhos de primeira, a Argentina certamente será uma Aventura que eu jamais esquecerei. - Wade Simmons

BIKER: ANDREAS HESTLER, GEOFF GULEVICH, THOMAS VANDERHAM, WADE SIMMONS – LOCAL: SAN CARLOS DE BARILOCHE, ARGENTINA – FOTO: MARGUS RIGA

P.3


“Pesquisa & Desenvolvimento” é um termo que tende a ser usado livremente na indústria de bicicletas. Não queremos falar o que os outros fazem, mas para Rocky Mountain, P&D é a pedra fundamental do nosso negócio. Indiscutivelmente, investimos mais recursos em P&D por bicicleta do que qualquer outra marca. É esse compromisso com a inovação constante que elevou a nossa marca para onde estamos agora – tornando-nos os produtos mais notáveis da indústria.

Nossa equipe de engenheiros em Vancouver tem o luxo de ter instalações para construir um protótipo e um laboratório de testes completo a apenas alguns passos de suas mesas. Uma idéia pode nascer na sala de reunião, ser elaborada no computador e se transformar em realidade em questão de poucos dias. Esta estreita ligação com o processo de protótipos e testes nos permite ser tão criativo e movermos tão rapidamente quanto nós queremos. Não é incomum ver um dos nossos engenheiros segurando uma tocha de solda ou operando um torno CNC. Sentimos que isso é fundamental para sabermos como nossas bicicletas ficarão depois de prontas.

P.4

Em seguida, a parte realmente divertida do processo de P&D acontece: pedalar. Nossa equipe é composta de mountain bikers ávidos e muitas vezes saímos com nossos atletas do time para testar alguns conceitos nos terrenos mais exigentes do mundo. Às vezes, uma idéia é aprovada ou morre em um pequeno rolê e às vezes levam meses de abuso para provar um conceito.

Nos orgulhamos de nosso processo de P&D que nos ajuda a tornar nossos produtos inovadores, sempre com o objetivo maior de criar as bicicletas mais gostosas de pedalar para você “Amar o Rolê” nos próximos anos.


LOCAL: ESCRITÓRIO DE P&D RMB, VANCOUVER, BC - FOTO: BRIAN PARK, JOANNE HUGHE

P.5


TECNOLOGIAS DE PROPRIEDADE DA ROCKY MOUNTAIN GEOMETRIA RTC-29® Antes de começarmos os projetos da Vertex RSL e Element 29 2012, a geometria de cross country 29er estava toda espalhada sobre um mapa. Ninguém tinha ainda tomado uma posição firme sobre qual a melhor geometria de competição e sabíamos que poderíamos melhorar a atual. Precisávamos matar o mito de que 29ers não eram boas para as trilhas estreitas e técnicas e que as 29ers não poderiam ser “brincalhonas” e gostosas de pedalar como as 26ers. Testamos incontáveis configurações de geometria com a ajuda dos pilotos da nossa equipe e nós rapidamente chegamos a um consenso o que acreditamos ser a melhor geometria de XC Competitivo para diferentes terrenos. Um ano depois de sua introdução, a RTC-29® é sucesso certo, recebendo os maiores elogios de ciclistas de montanha e jornalistas.

GEOMETRIA RTC-29® X CONVENCIONAL 29er

1. Distância entre eixos super curta assim como rabeira inferior O mito de que uma 29er não pode lidar com o terreno técnico termina aqui. Com rabeira inferior e distâncias entre eixos curtas, nossas 29ers irão “rasgar” as trilhas mais estreitas e técnicas dos circuitos de competição. 2. Tubo Superior Encurtado Utilizamos o comprimento do Tubo Superior das nossa antigas 29ers deixando o piloto em uma posicão mais natural, com manobrabilidade de uma aro 26”

OR

R MEN

RIO SUPE TUBO

GEOMETRIA RTC-29® é caracterizada por:

70.6o 70.25o ÂNGULO DA CX. DIREÇÃO RELAXADO (Slacker Headtube Angle)

RABEIRA INFERIOR MENOR E MAIOR ALTURA DO MOV. CENTRAL (Shorter Chainstays and Less BB Drop)

GEOMETRIA STRAIGHT UP®

3. Ângulo do Tubo da Caixa de Direção Há uma grande variação de ângulos do tubo da caixa de direção nas 29ers, o que nós fizemos foi testar extensivamente cada um deles em nossos protótipos. Nossos pilotos, por unanimidade concluiram que 70,60˚ (Element) e 70,25˚(Vertex) foi o ângulo que trouxe maior equilíbrio entre estabilidade e agilidade para as 29ers de XC. O ângulo da caixa de direção relaxado também diminui o risco de sobreposição do dedo do pé com a roda dianteira, o que pode ser um problema nas 29ers com o tubo superior curto. 4. Maior altura do Movimento Central Nós levantamos um pouco o movimento central em relação as nossas primeiras bicicletas 29ers. Isso ajudou a minimizar a chance de bater com o pedal no chão e reposicionamos o peso do ciclista sobre a roda traseira e levantamos um pouco a frente, garantindo uma pilotagem mais rápida em trilhas estreitas. 5. Ampla gama de tamanhos Agora podemos garantir que os pilotos entre 1,65 e 2mts se ajustarão confortavelmente.

GEOMETRIA STRAIGHT UP® DEMONSTRADA NA SLAYER STRAIGHT UP® 75 OS CONCORRENTES

Quando Rocky Mountain estreou a geometria STRAIGHT UP® na Altitude em 2009, o seu acentuado ângulo do tubo do selim foi recebido com ceticismo. No entanto, desde então, mudou a forma como a industria vê a geometria das bikes com maior curso de susensão. Agora há muitos imitadores. Como bicicletas com maior curso de suspensão é uma tendência, uma vez feito o SAG, o piloto fica com muito peso sobre a roda traseira, fazendo com que o pedalar fique ineficiente graças ao seu posicionamento na bicicleta. A angulação STRAIGHT UP® é relativamente íngreme quando estática, mas garante o posicionamento ideal após o SAG aferido, garantindo uma eficiente e potente posição de pedalar.

P.6


SUSPENSÃO SmoothLink® SmoothLink® vem sendo referida por um crítico como o ‘‘Santo Graal’’ dos sistemas de suspensão, porque proporciona absorção ativa das irregularidades e impactos, sem comprometer a eficiência do pedalar. Uma grande declaração mas a ciência confirma isso, e por favor tenha paciência conosco no liguajar técnico por um momento. A caracteristica principal que leva a patente do SmoothLink® da Rocky Mountain diz que a linha reta entre o pivô principal e o pivô traseiro é sempre acima do eixo traseiro em todos os momentos do curso da suspensão. Este é o principal diferencial entre o SmoothLink® e outros sistemas de suspensão. O link inferior é virtualmente paralelo a linha de torque médio da corrente (Average Chain Torque Line ou ACTL), em todos os pontos do curso. Esta é a chave para a suspensão ficar livre de coice no pedal (bobing), já que os dois são paralelos, a tensão da corrente não pode agir sobre a suspensão

OUTROS SISTEMAS

ACTL Link inferior (Lower Link)

Zona da Plataforma de Pedal (Pedaling Platform Zone)

Zona de Curso Ativo (Active Travel Zone)

Zona de Controle do Final de Curso (Bottom Out Control Zone)

CURVA DE FORCE NA RODA TRASEIRA Cada fabricante de bicicletas vai mostrar uma curva de taxa de compressão diferente, para a suspensão do seu quadro, e tentar demonstrar a você como seu projeto é superior. No entanto, todos eles são dramaticamente diferentes, e se você tem uma licenciatura em ciência de foguetes, indecifráveis. Como a cada curva realmente se sente na trilha? Queremos mudar a conversa, e mostrar-lhe a FORÇA na roda traseira. Isto é o que você,

FORÇA

o piloto, vai realmente sentir na sua trilha. A força aumenta abruptamente no início: esta é a plataforma do shock, dando-lhe uma sensação de pedalar firme. Uma vez que a roda traseira se mover para o limiar de absorção, a curva de força vai subir linearmente, é quando você sentirá uma absorcão suave, tipo um amantegado curso médio. No fim do curso, a força começam a subir de forma mais acentuada novamente, controlando o final de curso. Torna-se mais e mais difícil CURSO

de alcançar o final, evitando o biker perca o controle sob um forte impacto.

P.7


Tecnologia Pivôs ABC®

Nós apresentamos pela primeira vez os sistema de Pivôs ABC® em 2011 que equipava as Element RSL e MSL e a maioria dos nossos clientes ainda estão utilizando as buchas originais em suas bicicletas. Essa tecnologia é um sucesso para a Rocky Mountain, que estamos constantemente à procura de novas aplicações para ela.

RIGIDEZ TORCIONAL NO PIVÔ 70

RIGIDEZ TORCIONAL (N.m/Grau)

Nossos pivôs com o Conceito de Buchas Anguladas (ABC® - Angular Bushing ConceptTM) que já esta com sua patente solicitada, representam uma mudança no paradigma da linkagem da suspensão de alta performance. Os pivôs ABC® consistem em uma bucha angular de apoio, fabricada em polímero, que é fixada por um pivô cônico em alumínio. Controlando cuidadosamente a tolerância dessas peças, somos capazes de especificar um valor de torque no pivô eliminando a possibilidade de travamento, o que não era possível até o momento. Quanto mais você apertar um típico sistema de bucha, mais o pivô vai travar. Isso não acontece com os pivôs ABC®. Além disso ainda são mais leves, mais duráveis e lateralmente mais rígidos que um rolamento de cartucho. Na Element salvamos 120g só com a substituição dos rolamentos por pivôs ABC®. A rigidez na balança traseira aumentou em 105%. Você leu certo; os pivôs ABC® são duas vezes mais rígidos que os rolamentos selados. Além disso, eles precisam de quase nenhuma manutenção - apenas limpar as superfícies de contato de tempos em tempos.

61.87

60 50 40 30.12

30 20 10 0

ABC®

ROLAMENTO SELADO TRADICIONAL

Pivôs ABC® são usados em 6 locais diferentes nos modelos Altitude, Element e Instinct e cada um salva 20g, no total, conseguimos reduzir 120g em relação ao uso de rolamentos de cartucho convencionais.

MÉTODO DE CONSTRUÇÃO EM CARBONO Smoothwall® Hoje em dia há uma grande variedade de qualidade na construção de bicicletas em carbono e isso faz uma enorme diferença ao pedalar e na durabilidade de uma bicicleta. É difícil para o cliente saber como ou o que esta dentro do seu quadro. Se pudéssemos colocar janelas em nossos quadros só para mostrar o que está acontecendo internamente, nós o faríamos! Antes de chegarmos nos detalhes e palavras técnicas, hoje nosso processo de fabrição em carbono e nosso pivô ABC® nos colocaram muito a frente do pelotão da industria de bicicletas no que diz respeito a relação rigidez x peso e durabilidade do quadro. Uma bicicleta muito leve não é necessariamente boa se o piloto perde potência na flexão do quadro ou se a estrutura sofre danos em um impacto, muito comum no mountain bike. O método de construção SmoothWall® utiliza módulos super rígidos de carbono Rocky Mountain FORM C13, e é 100% concebido, projetado e testado em casa por nossa equipe de engenharia. Nós revelamos a construção SmoothWall® para o mundo com a introdução da Element RSL, e desde então ganhou elogios unânimes por seu peso incrivelmente leve e rigidez superior. A construção SmoothWall® é conseguida por esculpir cuidadosamente a superfície interna do quadro deixando-a como a exterior, isso graças ao uso de um molde interior, diferente da bolsa de ar tradicional. Isso resulta em um quadro sem excesso de resina, fibras ou resíduos da bolsa de ar, ou seja, sem pontos de estresse ou peso extra. A característica mais importante da tecnologia SmoothWall® é que ela nos permite construir quadros utilizando uma laminação com folhas de carbono de alta densidade. Fibras muito rígidas, a proporsão certa de resina com a compressão máxima das camadas na pré-colagem, resultam numa estrutura mais rígida e leve possível. SmoothWall® também nos permite usar todo o comprimento (sem cortes) das fibras, produzindo uma estrutura forte. Isso tudo se somado, produz um dos quadros de carbono mais sofisticados do mundo.

P.8

SMOOTH WALL TM

Os diferentes modelos Rocky Mountain RSL e MSL ultilizam uma ordem precisa de laminação com diferentes módulos de carbono, específicos para cada região do quadro visa do sempre maximizar a sua rigidez e resistência, minimizando o peso.


CUSTOMIZAÇÃO RIDE-9 Há pilotos de todas estaturas e níveis de habilidade, e há diferentes terrenos onde pedalar. Destaque em 2013 para as plataformas Altitude e Instinct, nosso novo sistema RIDE-9, já com patente solicitada permite ao piloto personalizar a geometria e taxa de compressão da suspensão ao seu estilo de pilotagem e peso, para que ele possa realmente Amar a Pedalada. Novas geometrias e configurações de taxa de compressão são possíveis graças a duas inserções de ajuste. Por ter dois pivôs fixando o amortecedor, temos uma gama muito maior de ajuste. Girando essa peça você manipula a posição do amortecedor, afetando o ângulo do tubo da caixa de direção, ângulo do tubo do selim, altura do movimento central assim como a força do final de curso da suspensão. Essas duas inserções rotativas permitem nove posições diferentes. Ao mover o choque para a frente, a geometria fica “relaxada” a taxa de suspensão torna-se mais progressiva, dando maior resistência no final de curso ideal para descidas mais agressivas. Quando você move o shock para trás, a geometria torna-se mais rápida e suspensão mais macia, para rasgar os técnicos singletrack e melhor tração nas subidas.

Geometria íngreme + Mais Macia

Geometria relaxada + Mais força no final do curso

Piloto Pesado, Menor pressão inicial

FORÇA (libras)

Quando você move o shock para cima verticalmente, ele requer uma maior pressão do ar para suportar o piloto no SAG correto. Isso é uma grande ajuda para os pilotos mais leves, o que lhes permite encontrar o ‘‘sweet spot’’ do shock, e não acabar rodando com um shock fora de pressão tornando as coisas mais difíceis. Por outro lado, quando você move o shock para baixo, um piloto pesado não vai precisar de muita pressão de ar, aumentando a durabilidade do shock e sua vedação, mantendo uma ampla faixa de amortecimento.

Piloto Leve, Maior Pressão Inicial

CURSO (mm)

P.9


P.10

BIKER: KEVIN CALHOUN – LOCAL: SQUAMISH, BC – FOTO: MARGUS RIGA


ELEMENT Quando a Element foi apresentada pela primeira vez em 1996, foi um das primeiras bicicletas de cross-country de duas suspensões, leves no mercado. Com a Element, de repente, as bikes de suspensão total ganharam lugar nas corridas de cross-country. 17 anos depois, a Element evoluiu para uma família de bikes de cross-country, oferecendo opções em material do quadro, curso da suspensão, e tamanho de rodas. Cada membro da família compartilha a linhagem da mesma raça e inestimáveis anos de P&D e a prova está na forma como elas rodam. Hoje certamente há muitas opções no mercado, mas nenhuma que pode reivindicar a longevidade, inovação constante e qualidade do pedalar que o Element tem.

P.11


ELEMENT 29 ™

Nossa novidade para 2013, a Element 29 RSL conta com o método de construção em carbono líder da indústria, Smoothwall® também encontrado em nossas Vertex RSL e a já aclamada pela crítica “Geometria RTC-29®”, tudo em nossa Element 29. O resultado é a mais rápida e de melhor manuseio bicicleta de competição com duas suspensões que a Rocky Mountain já fez. A geometria RTC-29® provou que as 29ers sobressaem às 26ers em corridas de XC e combinam isso com a liderança na relacão rigidez-peso, a Element 29 RSL tem tudo para manter-se a frente desse bloco.

P.12


ELEMENT 999 RSL ELEMENT 970 RSL ELEMENT 950 RSL

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC Geometry.

GARFO

RockShox SID XX World Cup 29

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Rebound / Remote Hydraulic Lockout / Tapered Carbon Crown and Steerer / 15mm Axle

AMORTECEDOR

RockShox Monarch XX Custom Valved

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 95mm. Rebound / Internal Hydraulic Remote Lockout

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Race Face Turbine CNC 6° x 70-100mm Race Face Turbine Flat Wide Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Sram XX World Cup Hydraulic Disc 180mm Sram XX MatchMaker Triggers 2x10spd Sram XX S3 Direct Mount 2x10spd Sram XX 10spd Sram XX 170-175mm 39/27T 2x10spd DT Swiss X 1.4 Straight Pull 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

DT Swiss X 1.4 Straight Pull / Star Ratchet Freehub / 12 x 142mm

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Sram XG-1099 11-36T 10spd DT Swiss X 1.4 Tubeless Ready Continental Race Sport Black Chili F: X King 29" x 2.2" / R: Race King 29" x 2.2" Race Face Next SL Carbon 30.9mm x 400mm fi'zi:k Tundra k:ium

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC Geometry. Direct Mount Hanger

GARFO

Fox 32 Float 29 100 FIT Dual Remote CTD

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. FIT Damper / Rebound / Remote Climb (Lockout) - Trail (Compression) Descend (Open) Settings / 15mm Axle / Tapered Steerer

AMORTECEDOR

Fox Float Dual Remote CTD Custom Race Valved

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 95mm. Rebound / Remote Climb (Lockout) - Trail (ProPedal) Descend (Open) Settings

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Race Face Turbine 6° x 70-100mm Race Face Turbine Flat Wide Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Shimano XT Hydraulic Disc 180mm Shimano XT Rapid Fire Integrated Spec 2x10spd Shimano XT E Mount 2x10spd Shimano XTR Shadow Direct Mount 10spd Race Face Turbine 170-175mm 38/24T 2x10spd DT Swiss X 1.6 Straight Pull 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

DT Swiss X 1.6 Straight Pull / Star Ratchet Freehub / 12 x 142mm

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano XT 11-36T 10spd DT Swiss X 1.6 Tubeless Ready Continental Folding F: X King 29" x 2.2" / R: Race King 29" x 2.2" Race Face Turbine 30.9mm x 400mm fi'zi:k Gobi XM

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. FORM™ 7005 Series Custom ­Hydroformed Rear Triangle. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC Geometry. Direct Mount Hanger

GARFO

Fox 32 Float 29 100 Dual Remote CTD

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Rebound / Remote Climb (Lockout) - Trail (Compression) - Descend (Open) Settings / 15mm Axle / Tapered Steerer

AMORTECEDOR

Fox Float Dual Remote CTD Custom Race Valved

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 95mm. Rebound / Remote Climb (Lockout) - Trail (ProPedal) Descend (Open) Settings

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Race Face 6° x 70-100mm Race Face Turbine Flat Wide Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Shimano SLX Hydraulic Disc 180mm Shimano SLX Rapid Fire Integrated Spec 3x10spd Shimano SLX E Mount 3x10spd Shimano XT Shadow Direct Mount 10spd Race Face Turbine 170-175mm 42/32/24T 3x10spd Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / 24H / 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / Alloy Freehub / 28H / 12 x 142mm Axle

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG62 11-36T 10spd Wheeltech Inferno 23 by SunRINGLÉ Continental Folding F: X King 29" x 2.2" / R: Race King 29" x 2.2" Rocky Mountain XC 30.9mm x 400mm Rocky Mountain XC Light

P.13


ELEMENT 970 RSL BC EDITION As trilhas em British Columbia são indiscutivelmente mais traiçoeiras e exigentes do que na maioria dos lugares. É por isso que é comum ver pessoas pedalando bike super leves de XC com garfos com maior curso, pneus mais cravudos e canotes de selim com altura ajustável. Para eles, a adição de algumas gramas em lugares-chave aumenta drasticamente o controle “sobre-as-raizes” sem sacrificar muito a eficiência. A Element 970 BC Edition é a nossa solução

ELEMENT 970 RSL BC Edition

para os pilotos que querem uma devoradora de trilha ridiculamente capaz, diretamente da caixa.

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. FORM™ 7005 Series Custom ­Hydroformed Rear Triangle. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC Geometry.

GARFO

Fox 32 TALAS 29 120 FIT CTD

CURSO NA DIANTEIRA

120-90mm Adjustable. FIT Damper / Rebound / Climb (Lockout) - Trail (3 Position Compression) - Descend (Open) Settings / 15mm Axle / Tapered Steerer

AMORTECEDOR

Fox Float CTD Custom Trail Valved

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 95mm. Rebound / Climb (X-Firm ProPedal) - Adjustable Trail (3 Position ProPedal) - Descend (Open) Settings

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO CUBO TRASEIRO CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Race Face Turbine 6° x 70-90mm Race Face Turbine Flat Wide Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Avid Elixir 90 XM Hydraulic Disc 180mm Sram X9 MatchMaker Triggers 3x10spd Shimano SLX E Mount 3x10spd Sram X9 Type 2 All Mountain 10spd Race Face Turbine 170-175mm 42/32/24T 3x10spd DT Swiss X 1.6 Straight Pull 15mm Axle

DT Swiss X 1.6 Straight Pull / Star Ratchet Freehub / 12 x 142mm Sram PG-1070 11-36T 10spd DT Swiss X 1.6 Tubeless Ready Continental X King Folding 29" x 2.2" RockShox Reverb 30.9mm x 380-420mm Rocky Mountain XC Light

GEOMETRIA ELEMENT 970 RSL BC EDITION

TECNOLOGIA D

E

B

C

H A

SMOOTH WALL TM

G F

P.14

I

-

TAMANHO DO QUADRO

A

ÂNGULO CX. DIREÇÃO (˚)

P

M

G

GG

GGG

69.6°

69.6°

69.6°

69.6°

69.6°

B

ÂNGULO TUBO DO SELIM (˚)

73°

73°

73°

73°

73°

C

TUBO DO SELIM (mm)

394

432

470

508

546

D

COMPRIMENTO HORIZONTAL TUBO SUPERIOR (mm)

558

582

605

630

655

E

COMPRIMENTO TUBO CX. DIREÇÃO (mm)

100

110

120

130

145 445

F

COMPRIMENTO RABEIRA INFERIOR (mm)

445

445

445

445

G

ALTURA DO MOVIMENTO CENTRAL / ALTO (mm)

-32

-32

-32

-32

-32

H

ALTURA TUBO SUPERIOR (mm)

784

784

784

784

784

I

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)

1076

1107

1130

1156

1182


ELEMENT 950 ELEMENT 930

QUADRO

FORM™ 7005 Series Custom Hydroformed Alloy. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC Geometry.

GARFO CURSO NA DIANTEIRA AMORTECEDOR CURSO NA TRASEIRA MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA

RockShox SID RL 29 100mm. Motion Control Lockout / Rebound / 15mm Maxle Lite / Tapered Steerer RockShox Monarch RL Custom Valved SmoothLink™ Design 95mm. Rebound / Lockout Race Face 6° x 70-100mm Race Face Turbine Flat Wide Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Avid Elixir 50 XR Hydraulic Disc 180mm Sram X7 MatchMaker Triggers 3x10spd Shimano SLX E Mount 3x10spd Sram X9 10spd Race Face Evolve 170-175mm 42/32/24T 3x10spd

CUBO DIANTEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / 24H / 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / 28H / 12 x 142mm Axle

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Sram PG-1030 12-36T 10spd Wheeltech Inferno 23 by SunRINGLÉ Continental Folding F: X King 29" x 2.2" / R: Race King 29" x 2.2" Rocky Mountain XC 30.9mm x 400mm Rocky Mountain XC Light

QUADRO

FORM™ 7005 Series Custom Hydroformed Alloy. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC Geometry. Direct Mount Hangler

GARFO

RockShox Recon Gold TK 29 Solo Air

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Lockout / Rebound / 15mm Maxle Lite / Tapered Steerer

AMORTECEDOR

RockShox Monarch RL Custom Valved

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 95mm. Rebound / Lockout

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Rocky Mountain L7 7° x 70-100mm Rocky Mountain Flat Wide Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Avid Elixir 3 Hydraulic Disc 180mm Shimano Deore Rapid Fire 3x10spd Shimano SLX E Mount 3x10spd Shimano SLX Shadow Direct Mount 10spd FSA Comet 170-175mm 42/32/24T 3x10spd Shimano SLX 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

Shimano SLX 12 x 142mm E Thru

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG62 11-36T 10spd Wheeltech Inferno 23 by Sun Rims Continental Folding F: X King 29" x 2.2" / R: Race King 29" x 2.2" Rocky Mountain XC 30.9mm x 400mm Rocky Mountain XC

GEOMETRIA ELEMENT 29

TECNOLOGIA D

E

B

C

H A

SMOOTH WALL TM

(SOMENTE ELEMENT RSL)

G F

I

-

TAMANHO DO QUADRO

A

ÂNGULO CX. DIREÇÃO (˚)

B

ÂNGULO TUBO DO SELIM (˚)

P

M

G

GG

GGG

70.6°

70.6°

70.6°

70.6°

70.6°

74°

74°

74°

74°

74°

C

TUBO DO SELIM (mm)

394

432

470

508

546

D

COMPRIMENTO HORIZONTAL TUBO SUPERIOR (mm)

558

582

605

630

655

E

COMPRIMENTO TUBO CX. DIREÇÃO (mm)

100

110

120

130

145

F

COMPRIMENTO RABEIRA INFERIOR (mm)

445

445

445

445

445 39.5

G

ALTURA DO MOVIMENTO CENTRAL / ALTO (mm)

39.5

39.5

39.5

39.5

H

ALTURA TUBO SUPERIOR (mm)

771

771

771

771

771

I

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)

1066

1097

1120

1146

1172

P.15


ELEMENT 26 ™

Se a BC Bike Race é a maior experiência em singletrack, não podemos pensar em bicicleta melhor que a Element MSL para encará-la. Embora ela seja leve e pedale como uma bike de competição tipo Copa do Mundo, nas descidas ela vem como uma bike de XC Trilha. Isso graças aos 120mm de curso de suspensão e a geometria “engolidora de trilhas” da Element MSL que deixarão você passar por onde você quiser ir. Quem diria que uma bike de corrida em carbono poderia ser tão versátil?

P.16


ELEMENT 90 MSL ELEMENT 50 MSL ELEMENT 50

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB.

GARFO

Fox 32 Float 120 Kashima Dual Remote FIT CTD

CURSO NA DIANTEIRA

120mm. FIT Damper / Rebound / Remote Climb (Lockout) - Trail (Compression) Descend (Open) Settings / 15mm Axle / Tapered Steerer / Kashima Coating

AMORTECEDOR

Fox Float Kashima Dual Remote CTD Custom Trail Valved

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 120mm. Rebound / Remote Climb (X Firm ProPedal) - Trail (ProPedal) - Descend (Open) Settings / Kashima Coating

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Race Face Turbine CNC 6° x 60-90mm Race Face Next Carbon 3/4 Rise Ø31.8mm x 685mm x 9° Sweep Sram X0 Hydraulic Disc 180/160mm Sram X0 Matchmaker Triggers 2x10spd Sram X0 S3 Direct Mount 2x10spd Sram X0 10spd Sram X0 170-175mm 38/24T 2x10spd DT Swiss X 1.4 Straight Pull 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

DT Swiss X 1.4 Straight Pull / Star Ratchet Freehub / RWS Thru Bolt

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Sram XG-1080 11-36T 10spd DT Swiss X 1.4 Tubeless Ready Continental X King Race Sport Black Chili 26" x 2.2" Race Face Next SL Carbon 30.9mm x 400mm fi'zi:k Tundra 2

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. FORM™ 7005 Series Custom Hydroformed Rear Triangle. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB.

GARFO

Fox 32 Float 120 Dual Remote CTD

CURSO NA DIANTEIRA

120mm. Rebound / Remote Climb (Lockout) - Trail (Compression) - Descend (Open) Settings / Tapered Steerer

AMORTECEDOR

Fox Float Dual Remote CTD Custom Race Valved

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 120mm. Rebound / Remote Climb (Lockout) - Trail (ProPedal) Descend (Open) Settings

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Race Face 6° x 70-90mm Race Face 3/4 Rise Ø31.8mm x 710mm x 5° Sweep Avid Elixir 50 XR Hydraulic Disc 180/160mm Shimano SLX Rapid Fire 3x10spd Shimano SLX E Mount 3x10spd Shimano XT 10spd Race Face Turbine 170-175mm 42/32/24T 10spd Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / 24H

CUBO TRASEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / Alloy Freehub / 24H

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG62 11-36T 10spd Wheeltech Inferno 23 by SunRINGLÉ Continental X King Folding 26" x 2.2" Race Face 30.9mm x 375mm Rocky Mountain XC Light

QUADRO

FORM™ 7005 Series Custom Hydroformed Alloy. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB.

GARFO

Fox 32 Float 120 CTD

CURSO NA DIANTEIRA

120mm. Rebound / Climb (Lockout) - Trail (Compression) - Descend (Open) Settings / Tapered Steerer

AMORTECEDOR

Fox Float CTD Custom Race Valved

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 120mm. Rebound / Climb (Lockout) - Trail (ProPedal) - Descend (Open) Settings

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Race Face 6° x 70-90mm Race Face 3/4 Rise Ø31.8mm x 710mm x 5° Sweep Shimano SLX Hydraulic Disc 180/160mm Shimano SLX Rapid Fire Integrated Spec 3x10spd Shimano SLX E Mount 3x10spd Shimano XT 10spd Race Face Turbine 170-175mm 42/32/24T 10spd Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / 24H

CUBO TRASEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / Alloy Freehub / 24H

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG62 11-36T 10spd Wheeltech Inferno 23 by SunRINGLÉ Continental X King Folding 26" x 2.2" Race Face 30.9mm x 375mm Rocky Mountain XC Light

P.17


BIKER: FANNY PAQUETTE – LOCAL: PEMBERTON, BC – FOTO: CORY LEIS

GEOMETRIA ELEMENT 26

TECNOLOGIA D

E

B

C H A G

SMOOTH WALL TM

(SOMENTE ELEMENT MSL)

P.18

F

I

-

TAMANHO DO QUADRO

PP

P

M

G

GG

A

ÂNGULO CX. DIREÇÃO (˚)

69.5°

69.5°

69.5°

69.5°

69.5°

B

ÂNGULO TUBO DO SELIM (˚)

73.5°

73.5°

73.5°

73.5°

73.5°

C

TUBO DO SELIM (mm)

381

419

457

483

521

D

COMPRIMENTO HORIZONTAL TUBO SUPERIOR (mm)

540

565

585

605

630

E

COMPRIMENTO TUBO CX. DIREÇÃO (mm)

125

125

135

150

160

F

COMPRIMENTO RABEIRA INFERIOR (mm)

425

425

425

425

425

G

ALTURA DO MOVIMENTO CENTRAL / ALTO (mm)

13,5

13,5

13,5

13,5

13,5

H

ALTURA TUBO SUPERIOR (mm)

736

736

736

736

736

I

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)

1043

1069

1089

1110

1136


FOTO: MARGUS RIGA - NORTH VANCOUVER

P.19


P.20

BIKER: ANDREAS HESTLER - LOCAL: WHISTLER B.C. - FOTO: STERLING LORENCE


INSTINCT Não importa se você esta em missão em alguma montanha do interior ou bombardiando as trilhas do North Shore em Vancouver, a novíssima Instinct será a nossa resposta para quem quer leveza, uma 29er com mais curso de suspensão. Com sua suspensão, SmoothLink®, de 130mm de curso, a Instinct é uma eficiente escaladora e inspiradora de confiança nas descidas. A Instinct ainda vem equipada com o novo sistema RIDE-9, que permite o piloto customizar a taxa de compressão do amortecedor e geometria da bike a cada trilha.

P.21


INSTINCT P.22


INSTINCT 950

QUADRO

FORM™ 7005 Series Custom Hydroformed Alloy. ABC™ Pivots. Tapered Head Tube. Press Fit BB. Internal Cable Routing. ISCG05 Tabs. RIDE-9 Adjustable RTC-29™ Geometry + Suspension Rate

GARFO

Fox 32 Float 29 130 CTD

CURSO NA DIANTEIRA

130mm. Rebound / Climb (Lockout) - Trail (Compression) - Descend (Open) Settings / 15mm Axle / Tapered Steerer

AMORTECEDOR

Fox Float CTD Custom Race Valved

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 130mm. Rebound / Climb (Lockout) - Trail (ProPedal) - Descend (Open) Settings / Adjustable Suspension Rate

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Race Face 6° x 60-90mm Race Face Evolve 3/4 Rise Ø31.8mm x 725mm x 9° Sweep Avid Elixir 50 XM Hydraulic Disc 180mm Sram X7 MatchMaker Triggers 2x10spd Sram X7 S3 Direct Mount 2x10spd Sram X9 Type 2 All Mountain 10spd Race Face Evolve 170-175mm 36/24T 10spd Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / 24H / 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / Alloy Freehub / 28H / 12 x 142mm Axle

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Sram PG-1030 11-36T 10spd Wheeltech Inferno 25 by SunRINGLÉ Continental Folding F: Mountain King 29" x 2.2" / R: X King 29" x 2.2" Rocky Mountain XC 30.9mm x 400mm Rocky Mountain XC Light

GEOMETRIA INSTINCT

TECNOLOGIA

D

E

B

C

H

A F

I

-

TAMANHO DO QUADRO

A B C

P

M

G

GG

GGG

ÂNGULO CX. DIREÇÃO (˚)

68.1°-68.9°

68.1°-68.9°

68.1°-68.9°

68.1°-68.9°

68.1°-68.9°

ÂNGULO TUBO DO SELIM (˚)

74.1°-74.9°

74.1°-74.9°

74.1°-74.9°

74.1°-74.9°

74.1°-74.9°

TUBO DO SELIM (mm)

394

432

470

508

546

D

COMPRIMENTO HORIZONTAL TUBO SUPERIOR (mm)

553

577

600

625

650

E

COMPRIMENTO TUBO CX. DIREÇÃO (mm)

100

110

120

130

145

F

COMPRIMENTO RABEIRA INFERIOR (mm)

G

ALTURA DO MOVIMENTO CENTRAL / ALTO (mm)

H I

452

452

452

452

452

35 to 25

35 to 25

35 to 25

35 to 25

35 to 25

ALTURA TUBO SUPERIOR (mm)

736

736

736

736

736

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)

1110

1134

1158

1183

1210

P.23


P.24

BIKER: WADE SIMMONS – LOCAL: CERRO CATHEDRAL, ARGENTINA – FOTO: MARGUS RIGA


SLAYER

Em Março, Wade Simmons, Andreas Hestler, Geoff Gulevich e Thomas Vanderham foram a Argentina em busca de grandes aventuras de All Mountain. Graças a alguns incríveis guias, eles encontraram longas e traiçoeiras descidas, subidas épicas, linhas perfeitas de singletrack e também, desfrutaram de alguns dias no bike parque. Em nenhum momento eles duvidaram ou se perguntaram: Qual a melhor bike para levar? Eles sempre sabiam que não importa o que eles encontrassem por lá, a Slayer seria a bike certa.

P.25


SLAYER 70 SLAYER 30 P.26

QUADRO

FORM™ 7005 Series Custom Hydroformed Alloy. STRAIGHT UP™ Geometry. Tapered Head Tube. Internal Cable Routing. ISCG03 Tabs.

GARFO

RockShox Lyrik RC2DH Solo Air

CURSO NA DIANTEIRA

170mm. Mission Control DH Damper / Hi-Lo Speed Compression / Rebound / Tapered Steerer

AMORTECEDOR

RockShox Monarch Plus RC3

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 165mm. Rebound / 3 Position Compression Adjustment / High Volume

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO CUBO TRASEIRO CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Race Face Atlas 6° x 50-65mm Race Face Atlas Lo Rise Ø31.8mm x 750mm x 8° Sweep Avid Elixir X0 Trail 4 Piston Hydraulic Disc 200mm Sram X9 Matchmaker X Triggers 2x10spd Sram X7 S3 Direct Mount 2x10spd Sram X9 Type 2 All Mountain 10spd Race Face Turbine 170-175mm Bash/36/24T 2x10spd / Blackspire Stinger Guide DT Swiss E 1.6 Straight Pull 20mm Axle DT Swiss E 1.6 Straight Pull / Star Ratchet Freehub / 12 x 142mm Sram PG-1070 11-36T 10spd DT Swiss E 1.6 Tubeless Compatible Continental Mountain King Protection Black Chili 26" x 2.4" RockShox Reverb 30.9mm x 380-420mm fi'zi:k Gobi XM

QUADRO

FORM™ 7005 Series Custom Hydroformed Alloy. STRAIGHT UP™ Geometry. Tapered Head Tube. Internal Cable Routing. ISCG03 Tabs.

GARFO

RockShox Domain R Coil

CURSO NA DIANTEIRA

170mm. Rebound / Tapered Steel Stanchions / Tapered Steerer

AMORTECEDOR

RockShox Monarch RT

CURSO NA TRASEIRA

SmoothLink™ Design 165mm. Rebound / Threshold Trail Lockout

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Race Respond 10° x 45-60mm Race Face Chester 3/4 Rise Ø31.8mm x 740mm x 8° Sweep Avid Elixir 3 Hydraulic Disc 200mm Sram X5 Triggers 2x10spd Sram X7 S3 Direct Mount 2x10spd Sram X7 10spd Race Face Ride 170-175mm Bash/36/24T 10spd / Blackspire Stinger Guide Wheeltech AM Sealed 20mm Axle

CUBO TRASEIRO

Wheeltech AM Sealed 12 x 142mm E Thru

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Sram PG-1030 11-36T 10spd Wheeltech Inferno 27 by SunRINGLÉ Continental Mountain King 26" x 2.4" Rocky Mountain SL 30.9mm x 380-420mm Rocky Mountain XC Light


BIKER: THOMAS VANDERHAM – LOCAL: CERRO CATHEDRAL, ARGENTINA – FOTO: MARGUS RIGA

GEOMETRIA SLAYER

TECNOLOGIA D

-

TAMANHO DO QUADRO

PP

P

M

G

GG

A

ÂNGULO CX. DIREÇÃO (˚)

B

ÂNGULO TUBO DO SELIM (˚)

66.5°

66.5°

66.5°

66.5°

66.5°

75°

75°

75°

75°

75°

C

TUBO DO SELIM (mm)

381

419

457

482

520

D

COMPRIMENTO HORIZONTAL TUBO SUPERIOR (mm)

546

565

575

595

620

E

COMPRIMENTO TUBO CX. DIREÇÃO (mm)

115

115

125

145

155

F

COMPRIMENTO RABEIRA INFERIOR (mm)

428

428

428

428

428

G

ALTURA DO MOVIMENTO CENTRAL / ALTO (mm)

-16

-16

-16

-16

-16

H

ALTURA TUBO SUPERIOR (mm)

752

775

761

777

792

I

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)

1116

1136

1147

1169

1195

E

B

C H

G F I

A

P.27


P.28

BIKER: MARIE-HÉLÈNE PRÉMONT – LOCAL: PETERMARITZBURG, SOUTH AFRICA – FOTO: COLIN MEAGHER


VERTEX Quando sentamos para redesenhar a Vertex RSL, nosso objetivo era simplesmente criar a melhor arma para a Copa do Mundo de Cross Country. O resultado foi um quadro com 996g e líder na indústria quando olhamos sua relação rigidez-peso, mas isso não importa muito se ela não for divertida de pedalar. Graças a sua comprovada geometria RTC 29®, a Vertex RSL é muito ágil e divertida e claro, rola por cima dos obtáculos como se espera de uma 29er.

P.29


VERTEX

P.30


VERTEX 999 RSL VERTEX 990 RSL VERTEX 970 RSL

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC-29™ Geometry. Internal Cable Routing.

GARFO

RockShox SID XX World Cup 29

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Rebound / Remote Hydraulic Lockout / Tapered Carbon Crown and Steerer / 15mm Axle

AMORTECEDOR CURSO NA TRASEIRA MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO CUBO TRASEIRO CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

N/A N/A Race Face Turbine CNC 6° x 70-100mm Race Face Turbine Flat Wide Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Sram XX Hydraulic Disc 180/160mm Sram XX Matchmaker X Triggers 2x10spd Sram XX 34.9mm 2x10spd Sram XX 10spd Sram XX 170-175mm 39/26T 2x10spd DT Swiss X 1.4 Straight Pull 15mm Axle DT Swiss X 1.4 Straight Pull / Star Ratchet Freehub / 12 x 142mm Sram XG-1099 11-36T 10spd DT Swiss X 1.4 Tubeless Ready Continental Race King Race Sport Black Chili 29’’ x 2.2’’ Race Face Next SL 27.2mm x 400mm fi'zi:k Tundra k:ium

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC-29™ Geometry. Internal Cable Routing.

GARFO

RockShox SID RL Remote 29

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Motion Control DNA / Rebound / Remote Lockout / 15mm Maxle Lite / Tapered Steerer

AMORTECEDOR CURSO NA TRASEIRA MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO CUBO TRASEIRO CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

N/A N/A Race Face Turbine 6° x 70-100mm Race Face Turbine Flat Wide Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Avid X0 Hydraulic Disc 180/160mm Sram X0 Matchmaker Triggers 2x10spd Sram X0 34.9mm 2x10spd Sram X0 10spd Sram S2210 Carbon 170-175mm 38/24T 2x10spd DT Swiss X 1.5 Straight Pull 15mm Axle DT Swiss X 1.5 Straight Pull / Star Ratchet Freehub / 12 x 142mm Sram XG-1080 11-36T 10spd DT Swiss X 1.5 Tubeless Ready Continental Race King Race Sport Black Chili 29’’ x 2.2’’ Race Face Next SL 27.2mm x 400mm fi'zi:k Tundra 2

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC-29™ Geometry. Internal Cable Routing.

GARFO CURSO NA DIANTEIRA AMORTECEDOR CURSO NA TRASEIRA MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA

RockShox SID RL 29 100mm. Motion Control DNA Lockout / Rebound / 15mm Maxle Lite / Tapered Steerer N/A N/A Race Face Turbine 6° x 70-100mm Race Face Turbine Flat Wide Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Shimano XT Hydraulic Disc 180/160mm Shimano XT Rapid Fire Integrated Spec 2x10spd Shimano SLX 34.9mm 2x10spd Shimano XTR 10spd Race Face Turbine 170-175mm 38/24T 2x10spd

CUBO DIANTEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / 24H / 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / Alloy Freehub / 28H / 12 x 142mm Axle

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG81 11-36T 10spd Wheeltech Inferno 23 by SunRINGLÉ Continental Race King Folding 29" x 2.2" Rocky Mountain SL 27.2 x 400mm Rocky Mountain XC Light

P.31


VERTEX 950 RSL

BIKER: MARIE-HÉLÈNE PRÉMONT – LOCAL: PETERMARITZBURG, SOUTH AFRICA – FOTO: COLIN MEAGHER

QUADRO

FORM™ C13 Hi Mod Carbon Smoothwall™ Monocoque. Tapered Head Tube. Press Fit BB. 29" RTC Geometry. Internal Cable Routing.

GARFO

Fox 32 Float 29 100 CTD

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Rebound / Climb (Lockout) - Trail (Compression) - Descend (Open) Settings / 15mm Axle / Tapered Steerer

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA

Rocky Mountain L7 7° x 60-100mm Rocky Mountain Zero9 Flat Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Avid Elixir 50 XR Hydraulic Disc 180/160mm Sram X7 Matchmaker Triggers 2x10spd Sram X7 34.9mm 2x10spd Sram X9 10spd Sram S1400 170-175mm 38/24T 2x10spd

CUBO DIANTEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / 24H / 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / Alloy Freehub / 28H / 12 x 142mm Axle

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Sram PG-1030 12-36T 10spd Wheeltech Inferno 23 by SunRINGLÉ Continental Race King Folding 29" x 2.2" Rocky Mountain SL 27.2 x 400mm Rocky Mountain XC Light

GEOMETRIA VERTEX RSL

TECNOLOGIA D E B

C H A

SMOOTH WALL TM

G F I

P.32

-

TAMANHO DO QUADRO

A

ÂNGULO CX. DIREÇÃO (˚)

S

M

L

XL

70.25°

70.25°

70.25°

70.25°

B

ÂNGULO TUBO DO SELIM (˚)

73°

73°

73°

73°

-

TUBO DO SELIM (mm)

394

432

470

508 638

C

COMPRIMENTO HORIZONTAL TUBO SUPERIOR (mm)

570

592

615

D

COMPRIMENTO TUBO CX. DIREÇÃO (mm)

95

100

115

130

E

COMPRIMENTO RABEIRA INFERIOR (mm)

433

433

433

433

-

ALTURA DO MOVIMENTO CENTRAL / ALTO (mm)

56

56

56

56

F

ALTURA TUBO SUPERIOR (mm)

738

752

776

808

G

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)

1065

1087

1111

1134


VERTEX 950 VERTEX 930

QUADRO

Rocky Mountain 6066 SL Series Custom Hydroformed Alloy. Press Fit BB. Zero Stack Tapered Headtube. 29’’ RTC Geometry. Internal Cable Routing

GARFO

Fox 32 Float 29 100 CTD

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Rebound / Climb (Lockout) - Trail (Compression) - Descend (Open) Settings / 15mm Axle / Tapered Steerer

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA

Rocky Mountain L7 7° x 60-100mm Rocky Mountain Zero9 Flat Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Shimano SLX Hydraulic Disc 180/160mm Shimano SLX Rapid Fire Integrated Spec 2x10spd Shimano SLX 31.8mm 2x10spd Shimano XT 10spd Race Face Evolve 170-175mm 38/24T 2x10spd

CUBO DIANTEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / 24H / 15mm Axle

CUBO TRASEIRO

Wheeltech SL Hi Tension Straight Pull / Precision Sealed Japanese Bearings / Alloy Freehub / 24H

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG62 11-36T 10spd Wheeltech Inferno 23 by SunRINGLÉ Geax AKA Folding 29" x 2.2" Rocky Mountain SL 27.2 x 400mm Rocky Mountain XC Light

QUADRO

Rocky Mountain 6066 SL Series Custom Hydroformed Alloy. Press Fit BB. Zero Stack Tapered Headtube. 29» RTC Geometry. Internal Cable Routing

GARFO

RockShox Recon Gold TK 29 Solo Air

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Turnkey Lockout / Rebound / Tapered Steerer

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Rocky Mountain L7 7° x 60-100mm Rocky Mountain Zero9 Flat Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Avid Elixir 3 Hydraulic Disc 180/160mm Shimano Deore Rapid Fire 10spd Shimano Deore 31.8mm 10spd Shimano SLX 10spd Shimano M552 170-175mm 44/32/22T 10spd Shimano RM66 Disc

CUBO TRASEIRO

Shimano RM66 Disc

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG62 11-36T 10spd Wheeltech Inferno 23 by SunRINGLÉ Geax AKA 29" x 2.2" Rocky Mountain SL 27.2 x 400mm Rocky Mountain XC

GEOMETRIA VERTEX

TECNOLOGIA C

D B

F A E

G

-

TAMANHO DO QUADRO

A

ÂNGULO CX. DIREÇÃO (˚)

S

M

L

XL

70.25°

70.25°

70.25°

70.25°

B

ÂNGULO TUBO DO SELIM (˚)

73°

73°

73°

73°

C

TUBO DO SELIM (mm)

394

432

470

508

D

COMPRIMENTO HORIZONTAL TUBO SUPERIOR (mm)

570

592

615

638

E

COMPRIMENTO TUBO CX. DIREÇÃO (mm)

95

100

115

130

F

COMPRIMENTO RABEIRA INFERIOR (mm)

433

433

433

433

G

ALTURA DO MOVIMENTO CENTRAL / ALTO (mm)

56

56

56

56

H

ALTURA TUBO SUPERIOR (mm)

738

752

776

808

I

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)

1065

1087

1111

1134

P.33


XC RÍGIDAS As mesmas qualidades que fizeram as bicicletas de competição da Rocky Mountain famosas ao redor do mundo também destinguem nossas rígidas de XC das concorrentes. Tudo se resume à forma como elas se encaixam e como se comportam na pedalada. Seu posicionamento na bike e nossa geometria nas rígidas de XC são o resultado de 30 anos fazendo bikes de competição de alto nível e isso fica evidente assim que você monta em uma.

P.34


LOCAL: SQUAMISH, BC – FOTO: STERLING LORENCE

P.35


TRAILHEAD 29 FUSION 29

QUADRO

Rocky Mountain 6061 Series Custom Hydroformed Alloy. Threaded BB. ZeroStack 1-1/8" Headtube. Rack and Fender Mounts. 29" RTC Geometry.

GARFO

RockShox Recon Silver TK 29 Solo Air

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Turnkey Lockout / Rebound

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Rocky Mountain L7 7° x 60-90mm Rocky Mountain Zero9 Flat Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Shimano BR-M446 Hydraulic Disc 160mm Shimano Deore Rapid Fire 9spd Shimano Acera 31.8mm 9spd Shimano SLX 9spd Shimano Deore 170-175mm 44/32/22T 9spd Shimano RM66 Disc

CUBO TRASEIRO

Shimano RM66 Disc

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG30 11-34 9spd Wheeltech SX17 By WTB Continental Race King 29" x 2.2" Rocky Mountain L2B 27.2mm x 400mm Rocky Mountain XC

QUADRO

Rocky Mountain 6061 Series Custom Hydroformed Alloy. Threaded BB. ZeroStack 1-1/8" Headtube. Rack and Fender Mounts. 29" RTC Geometry.

GARFO

RockShox XC32 TK 29 Solo Air

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Turnkey Lockout / Rebound

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Rocky Mountain XC7 7° x 60-120mm Rocky Mountain Zero9 Flat Ø31.8mm x 700mm x 9° Sweep Shimano BR-M446 Hydraulic Disc 160mm Shimano Alivio Rapid Fire 9spd Shimano Acera 31.8mm 9spd Shimano Deore 9spd Shimano Deore 170-175mm 44/32/22T 9spd Shimano RM35 Disc

CUBO TRASEIRO

Shimano RM35 Disc

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG20 11-34 9spd Wheeltech SX17 By WTB Continental Race King 29" x 2.2" Rocky Mountain L2B 27.2mm x 400mm Rocky Mountain XC

GEOMETRIA XC HARDTAILS 29’’ D

-

TAMANHO DO QUADRO

P

M

G

GG

A

ÂNGULO CX. DIREÇÃO (˚)

70°

70°

70°

70°

B

ÂNGULO TUBO DO SELIM (˚)

73°

73°

73°

73°

C

TUBO DO SELIM (mm)

393,7

431,8

469,9

508

D

COMPRIMENTO HORIZONTAL TUBO SUPERIOR (mm)

570

592

615

638

E

COMPRIMENTO TUBO CX. DIREÇÃO (mm)

100

100

115

130

F

COMPRIMENTO RABEIRA INFERIOR (mm)

447

447

447

447

G

ALTURA DO MOVIMENTO CENTRAL / ALTO (mm)

56

56

56

56

H

ALTURA TUBO SUPERIOR (mm)

N/A

N/A

N/A

N/A

I

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)

1071

1093

1117

1140

E

B

C H A G F I

P.36


SOUL 29 FLARE 29

QUADRO

Rocky Mountain 6061 Series Custom Hydroformed Alloy. Threaded BB. ZeroStack 1-1/8" Headtube. Rack and Fender Mounts. 29" RTC Geometry.

GARFO

RockShox XC28 TK 29

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Turnkey Lockout / Rebound

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Rocky Mountain XC7 7° x 60-120mm Rocky Mountain Zero6 Flat Ø31.8mm x 670mm x 6° Sweep Shimano BR-M395 Hydraulic Disc 160mm Shimano Acera Rapid Fire 9spd Shimano Acera 9spd 31.8mm Shimano Alivio 9spd Shimano M391 170-175mm 42/32/22T Shimano RM35 Disc

CUBO TRASEIRO

Shimano RM35 Disc

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG20 11-34 9spd Wheeltech SX17 By WTB Geax AKA 29" x 2.2" Rocky Mountain XC 27.2mm x 400mm Rocky Mountain XC

QUADRO

Rocky Mountain 6061 Series Custom Hydroformed Alloy. Threaded BB. ZeroStack 1-1/8" Headtube. Rack and Fender Mounts. 29" RTC Geometry.

GARFO

Suntour XCT 29

CURSO NA DIANTEIRA

100mm. Preload

MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO

Rocky Mountain XC7 7° x 60-120mm Rocky Mountain Zero6 Flat Ø31.8mm x 670mm x 6° Sweep Promax DSK 310 Mechanical Disc 160mm Shimano Altus EZ-Fire 9spd Shimano Acera 31.8mm 9spd Shimano Alivio 9spd Suntour XCM V1 170-175mm 44/32/22T 9spd Shimano RM35 Disc

CUBO TRASEIRO

Shimano RM35 Disc

CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Shimano HG20 11-34 9spd Wheeltech SX17 By WTB Geax AKA 29" x 2.2" Rocky Mountain XC 27.2mm x 400mm Rocky Mountain XC

LOCAL: SQUAMISH, BC – FOTO: MARGUS RIGA

P.37


FUSION VAPOR

QUADRO

Rocky Mountain 6061 Series Custom Hydroformed Alloy. Threaded BB. ZeroStack 1-1/8" Headtube. Rack and Fender Mounts

GARFO CURSO NA DIANTEIRA AMORTECEDOR CURSO NA TRASEIRA MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO CUBO TRASEIRO CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

RockShox XC30 TK 100mm. Turnkey Lockout / Rebound N/A N/A Rocky Mountain L7 7° x 60-110mm Rocky Mountain Five15 XC Ø31.8mm x 660mm x 5° Sweep Shimano BR-M446 Hydraulic Disc 160mm Shimano Deore Rapid Fire 9spd Shimano Acera 31.8mm 9spd Shimano SLX 9spd Shimano Deore 170-175mm 44/32/22T 9spd Shimano RM35 Disc Shimano RM35 Disc Shimano HG30 11-34T 9spd Wheeltech SX17 By WTB Continental Race King 26" x 2.2" Rocky Mountain L2B 27.2mm x 350mm Rocky Mountain XC

QUADRO

Rocky Mountain 6061 Series Custom Hydroformed Alloy. Threaded BB. ZeroStack 1-1/8" Headtube. Rack and Fender Mounts

GARFO CURSO NA DIANTEIRA AMORTECEDOR CURSO NA TRASEIRA MESA GUIDÃO FREIOS TROCADORES CÂMBIO DIANTEIRO CÂMBIO TRASEIRO PEDIVELA CUBO DIANTEIRO CUBO TRASEIRO CASSETE AROS PNEUS CANOTE SELIM

Suntour XCM HLO 100mm. Preload / Hydraulic Lockout N/A N/A Rocky Mountain XC7 7° x 60-120mm Rocky Mountain Five15 XC Ø31.8mm x 660mm x 5° Sweep Shimano BR-M395 Hydraulic Disc 160mm Shimano Acera Rapid Fire 9spd Shimano Acera 31.8mm 9spd Shimano Alivio 9spd Suntour XCM V1 170-175mm 44/32/22T 9spd Shimano RM35 Disc Shimano RM35 Disc Shimano HG20 11-34T 9spd Wheeltech SX17 By WTB Geax AKA 26" x 2.0" Rocky Mountain XC 27.2mm x 350mm Rocky Mountain XC

GEOMETRIA XC HARDTAILS 26’’ D

-

TAMANHO DO QUADRO

PPP

PP

P

M

G

GG

GGG

A

ÂNGULO CX. DIREÇÃO (˚)

70.5°

70.5°

71.0°

71.0°

71.0°

71.0°

71.0°

B

ÂNGULO TUBO DO SELIM (˚)

74.5°

74°

74°

73.5°

73°

72.5°

72.5°

C

TUBO DO SELIM (mm)

343

381

419

457

483

521

559

D

COMPRIMENTO HORIZONTAL TUBO SUPERIOR (mm)

525

540

565

585

600

620

632

E

COMPRIMENTO TUBO CX. DIREÇÃO (mm)

100

120

130

130

150

175

175

F

COMPRIMENTO RABEIRA INFERIOR (mm)

425

425

425

425

425

425

425

G

ALTURA DO MOVIMENTO CENTRAL / ALTO (mm)

30

30

30

30

30

30

30

H

ALTURA TUBO SUPERIOR (mm)

700

717

734

756

777

799

822

I

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)

1021

1034

1054

1069

1079

1094

1106

E

B

C H A G F I

P.38


PLATAFORMA DE INTENSÃO USO

XC RACE

XC

VERTEX VERTEX RSL

XC RÍGIDAS ELEMENT 26

INSTINCT

TRAIL

ALL MOUNTAIN

DOWNHILL

ALTITUDE

SLAYER

FLATLINE

ALTITUDE MSL

ELEMENT 29 ELEMENT 26 MSL ELEMENT 29 RSL

P.39


PROGRAMA DE ADOÇÃO DE TRILHAS (TAP) DA CLOTHING AND MARCHANDISE _ NSMBA

FOTOS: CONNOR MACLEOD

A vasta rede de trilhas de North Vancouver é famosa mundialmente por sua robustez, beleza natural e qualidade da trilha. Anualmente há um enorme trafego de ciclistas locais e visitantes e por causa desse trafego constante nós precisamos de manutenção constante das trilhas. A Rocky Mountain tem o orgulho de participar do programa TAP, idealizado pela Assossiação de Mountain Bike de North Vancouver (NSMBA) em parceria com a Trail Adopter (Programa de Adoção de Trilhas), mobilizando e dando suporte técnico para os Construtores de Trilha voluntários que percorrem as trilhas fazendo sua manutenção. Coletivamente, o trabalho de Adoção e Manutenção das trilhas realizado com a NSMBA traz uma visão de trilha com sustentabilidade ambiental. A Rocky Mountain quer extender um sincero agradecimento a NSMBA e todas as entidades locais pelo seu esforço em manter e proteger as trilhas que amamos.

P.40


FOTO: MARGUS RIGA - NORTH VANCOUVER

P.41


Rocky Mountain, its logos and other trade names are registered trademarks RMB have patents and patents pending on their technologies

www.rockymountain.net.br Julio Andó & Cia Avenida Rebouças, 589 Zona 10 Maringá - PR CEP: 87030-410 0800 600 1613 vendas@julioando.com.br Tel.: 44 3027 9090

BIKER: THOMAS VANDERHAM & WADE SIMMONS – LOCAL: TRONADOR, ARGENTINA – FOTO: MARGUS RIGA

PN: 191661015 © 2012-2013 Rocky Mountain Bicycles


CATALOGO JULIO ANDO 2013