Morar no centro a ocupação dos vazios como alternativa

Page 61

MORAR NO CENTRO

estudos sobre as políticas habitacionais e o controle social, sobre o direito à moradia e à cidade” (Neuhold, 2009, p. 51).

A grande importância dos movimentos de moradia se dá em um âmbito uma forma de pressão ao poder público, de participação nas decisões referentes à população de baixa renda e, principalmente de dar voz a esta camada da população que, além de ver um movimento lutar pelos seus direitos, tem a possibilidade de apreender quais são estes e passar a ter representatividade.

4.2. Pormenores de uma Ocupação Todas as ocupações tratadas neste trabalho estão inseridas na mesma área, a Região do Bairro da Luz, por isso possuem características semelhantes, como a mesma classe social como alvo. A ocupação também pode ser encarada como uma alternativa para morar não apenas no que se refere ao espaço físico, mas, uma nova forma de como morar. Dentro do processo de uma ocupação são diferentes a maneira como se estabelecem as relações entre os moradores – a solidariedade e o convívio coletivo são elementos intrínsecos para o sucesso de uma ocupação – incomuns em um condomínio convencional. O que se percebe é que a própria carência estrutural, como a falta de elevador, defeitos elétricos e hidráulicos, entre outras questões, forçam uma organização e uma coletividade ainda maior, produzindo uma nova consciência na população que faz parte da ocupação. Toda a estrutura gira em torno do coletivo, atrelado à necessidade da criatividade dos moradores em solucionar e criar alternativas para problemas particulares de uma ocupação. Algumas questões foram observadas ao longo dos estudos sobre as ocupações, que se repetem em quase todos os edifícios aqui tratados e que serão analisadas a seguir.

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.