AS REDES SOCIAIS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Page 3

Ano 3 - N º 13 Maio/Junho – 2010 (1992) concorda com o pensamento de Piaget ao afirmar que o homem que se isola, que não se influencia pelos grupos dos quais participa ou pelos legados da história e da tradição, simplesmente não existe. (...) o homem não social, o homem considerado como molécula isolada do resto de seus semelhantes, o homem visto como independente das influências dos diversos grupos que freqüenta, o homem visto como imune aos legados da história e da tradição, este homem simplesmente não existe, (LA TAILLE, 1992, p. 11).

Segundo Piaget e Vygotsky (1988), considerados pais da psicologia cognitiva contemporânea, o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. Ou seja, cada aluno constrói seu próprio aprendizado num processo de dentro para fora, baseado em experiências de fundo psicológico. Piaget ainda nos alerta sobre o estágio das operações formais que começa por volta dos 11 anos de idade, em que “o adolescente passa a ter domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental”, (LA TAILLE, 2008). Segundo ele, é durante este estágio, que a inteligência do ser humano chega ao ápice, e o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro. Ainda de acordo com o teórico, este período é, finalmente, a “abertura para todos os possíveis”. A partir desta estrutura de pensamento, é possível a dialética que permite que a linguagem aconteça em nível de discussão para que se chegue a uma conclusão. Então, a organização grupal do indivíduo pode estabelecer relações de cooperação e reciprocidade. Assim, como diz La Taille, (...) afirmar que o homem é ser social ainda não significa optar por uma teoria que explique como este "social" interfere no desenvolvimento e nas capacidades da inteligência humana. O equacionamento que Piaget dá a essa questão passa por dois momentos. O primeiro: definir de forma mais precisa o que se deve entender por ser social". O segundo: verificar como os fatores sociais comparecem para explicar o desenvolvimento intelectual (La Taille, 1992, p.12).

Nesse sentido, Piaget defende que o adulto é social, tomando como critério a qualidade da troca intelectual.

www.interscienceplace.org

páginas 110--131


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.