O comum no horizonte da metrópole biopolítica

Page 196

parágrafo 1º, também cabe à comunidade colaborar com a preservação do Patrimônio Histórico Cultural. Assim, a legitimidade da retomada organizada do imóvel pela multidão possuía amparo constitucional, o que colocou a conservação do patrimônio como importante pauta na luta multitudinária pela conquista do imóvel e resgate de sua memória, além da efetivação do princípio da função social da propriedade, da livre expressão do pensamento e do exercício democrático constitucionalmente assegurados.

É difícil falar em defesa do patrimônio, tanto quanto o é falar em defesa da pátria, ambos termos etimologicamente derivam do pater (pai) no latim, tal como patriarca. Logo, tanto o patrimônio, quanto a pátria (apesar do gênero feminino), em alguma medida, dizem respeito ao patriarcado. Mas se patrimônio deriva do latim patrimonium (patri, pai + monium, recebido), confundindo-se com a noção de herança, podemos dizer que neste Espaço Comum a proteção do patrimônio é herdeira de uma história que vem da rua, legatária de uma vida-poesia marginal, contestatória e insubordinada, herdeira da memória da performer Estrela, construída sob o horizonte do comum que, como disse a Tita certa vez com relação ao Espaço Comum Luiz Estrela, “se define muito na indefinição dele” 54. O casarão de inegável valor arqueológico, com sua arquitetura carcerária interna, celas de confinamento que trazem desenhos de dor e sofrimento inscritos nas paredes por dedos infanto-juvenis, testemunhou histórias e vivências que finalmente podem vir à superfície, sair do calabouço e permitir a redenção da dor silenciosamente prolongada, a libertação dos gritos trancafiados e da memória ameaçada de morte pela dolosa omissão da força pública.

Abertas as portas, estendido o tapete vermelho, sentimos as energias de um 54

A declaração pode ser vista em vídeo produzido pela Revista Múltipla (2014) com depoimentos da Tita, Vidigal, Osiel e Elida sobre o Espaço Comum Luiz Estrela. Disponível no Youtube, em https://www.youtube.com/watch?v=rU1UOal08ag. Acesso em 28 de julho de 2015.

198


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.