Passo Fundo recebe a Tocha Olímpica neste domingo

Page 1

especial

www.onacional.com.br

sábado e domingo, 2 e 3 de julho de 2016

9

Olimpíadas

Passo Fundo recebe a Tocha Olímpica neste domingo Município organizará eventos antes do início do revezamento, que começa às 19h. Percurso será de 7,5 km e termina no Parque da Gare

Marcos Daniel, ex-tenista, 37 anos “É um momento importante para mim. É uma honra ter sido lembrado pela cidade. É um momento muito emocionante.” Participou dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Jogos Olímpicos Pequim 2008. Foi considerado o melhor tenista brasileiro em 2007, chegou ao 56º lugar no ranking mundial, em 2009. Já enfrentou nomes importantes no esporte como o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal. Realizou seu último jogo em abril de 2011. Atualmente, é consultor técnico da Federação Paranaense de Tênis.

Redação/ON onacional@onacional.com.br

A Tocha Olímpica chega a Passo Fundo na noite deste domingo (3). O revezamento tem início às 19h, no Largo da Literatura, na Avenida Brasil Leste: 36 pessoas se revezarão no percurso de 7,5 km, que passará por locais históricos e culturais da cidade. A pira de celebração será acesa às 20h30, no Parque da Gare. Antes de chegar ao município, a tocha passa pelas cidades catarinenses São Lourenço do Oeste, Chapecó, Concórdia. Depois, a tocha entra no Estado por Erechim e chega a Passo Fundo no início da noite. No início do revezamento, no Largo da Literatura, a orquestra da Universidade de Passo Fundo fará uma apresentação. Na Praça Torchetto, a cultura de rua estará presente com apresentações de grafiteiros, hip hop e partidas de basquete para o público. Na Praça Monumento do Teixeirinha, grupos da tradição gauchesca fazem a recepção do comboio com danças e músicas da cultura regional. No palco da cerimônia de celebração, localizado no Parque da Gare, haverá apresentações de grupos de coral da APAE, show de rock com a banda Rudine e os Impostores, e da dupla Osvaldir e Carlos Magrão, ícones da cultura gaúcha. Das 36 pessoas que farão o revezamento da tocha, três atletas foram indicados pela prefeitura de Passo Fundo, todos nascidos no município. Veja ao lado quem são eles.

Gustavo Endres, ex-jogador de vôlei, 39 anos “Eu nunca imaginei que chegaria à seleção, participaria de uma Olimpíada, conquistaria uma medalha de ouro e, agora, carregaria a chama olímpica.” O ex-jogador tem duas medalhas olímpicas pela seleção: uma de ouro em Atenas, em 2004, e outra de prata nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Em 1997 foi convocado para a seleção principal pela primeira vez. Jogou na Itália e voltou ao Brasil, onde jogou em várias equipes. Ganhou diversos títulos individuais como melhor na função. Anunciou a aposentadoria em 2015.

Cláudio Ricci, 45 anos, piloto de automobilismo “Para mim é uma honra muito grande. É um momento histórico. Agradeço a oportunidade de carregar a tocha perto dos meus amigos e da minha família.” Tem mais de 30 anos dedicados ao automobilismo e conquistas na Stock Car, GTR3, Endurance Brasil e campeonatos gaúchos de automobilismo. Em 1998 foi Campeão Brasileiro e Sul-Brasileiro (1998) de Kart, da Pick-Up Racing (2006). Em 2010, correndo na Stock Car Brasil pela equipe Crystal Racing, o piloto tornou-se o primeiro gaúcho a disputar uma corrida no Velopark.

A TOCHA NO BRASIL Mais de 300 cidades recebem o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, envolvendo 90% da população brasileira em todos os 26 estados além do Distrito Federal. 12.000 condutores, escolhidos por meio de campanhas públicas ou nomeações diretas (do Rio 2016 e dos patrocinadores oficiais) São 95 dias circulando pelo Brasil, desde a saída em 3 de maio, em Brasília. A chegada ao Rio de Janeiro será em 4 de agosto. No dia seguinte, as ruas da cidade olímpica serão palco do Revezamento até a chegada ao Estádio do Maracanã, quando o último condutor acenderá a pira Olímpica na Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão percorridos 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande. Essa distância é mais da metade de uma volta ao redor da Terra pela linha do Equador (40.075km).


10

especial

www.onacional.com.br

sábado e domingo, 2 e 3 de julho de 2016

O CAMINHO

DA TOCHA Trânsito

es nd agu aF Ru eis sR do

a Ru n Ge

S ira ixe Te

.N eto

re oa s

jo

- Avenida Brasil, entre a Rua Ângelo Preto e a Rua dos Andradas; - Rua Teixeira Soares; - Rua Uruguai; - Rua Capitão Araújo; - Rua General Netto; - Rua Fagundes dos Reis; - Rua Francisco Alves; - Rua Avenida Presidente Vargas; - Rua Capitão Eleutério; - Rua General Osório; - Rua Sete de Setembro.

raú

Além disso, a partir das 18h30min de domingo (03), o trânsito sofrerá alterações, com períodos pontuais de interrupção, nos seguintes trechos e vias:

A ão

Rua Independência Bloqueada pista da esquerda, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Fagundes dos Reis, das 8h às 21h de domingo (03).

pit Ca

Rua Ângelo Preto Bloqueada entre a Avenida Brasil e a Rua Morom, das 14h às 21h de domingo (03).

O comboio que faz o percurso junto com a tocha é composto por 20 veículos, entre carros e caminhões.

a Ru

Rua Minas Gerais Bloqueada entre a Rua Padre Valentim e a Rua Padre Nóbrega a partir das 18h de sábado (02). O bloqueio permanece até o término do evento, previsto às 23h de domingo (09), para montagem e desmontagem da estrutura do evento.

A segurança está a cargo de várias frentes. A 1ª Força Nacional será guardiã da Tocha e dos condutores. O evento também contará com o suporte do Exército Brasileiro.

a Ru

A Secretaria de Segurança Pública dará apoio no trancamento e fechamento de ruas. Algumas ruas serão fechadas totalmente, outras parcialmente e outras somente a área de estacionamento.

Segurança

i

ua

ug

r aU

Ru

ia

ênc

Os alunos e pais das escolas vizinhas do caminho da tocha farão um “cordão humano”. Além disso, as entidades prepararam diferentes atividades para marcar o dia. No Bom Conselho, por exemplo, os alunos e pais vão participar de uma mateada com pipoca, a partir das 18h. Os estudantes confeccionaram bandeirinhas e pompons verde e amarelos para o momento da passagem da tocha. Em frente ao Colégio Notre Dame haverá um ponto de revezamento. Neste momento, o Colégio estará todo iluminado em verde e amarelo e jovens atletas estarão nas janelas com bandeiras da Paz. Quando as tochas se tocarem para a troca do Fogo Olímpico, fogos de artifício darão um colorido especial.

a Ru

a Ru

n. Ge

nd pe

e

Ind

o

óri

Os

Ponto

Parque d

20h 20

Protoc 20h 30 C Chama

21h Enc Passo Fundo é uma das 83 cidades celebração do Brasil e uma das cinco do Rio Grande do Sul

16h - Início das atividades no Parque da Gare (Caminhão Palco – Rio 2016) Atrações Locais: 16h Grupo de Coral – Madrigal e Coral infantil Municipal 17:00 Banda Rudine e os impostores 18:30 Osvaldir e Carlos Magrão 19h 30min às 20h 20min - Atração dos Patrocinadores (Coca-Cola, Nissan e Bradesco)


especial

www.onacional.com.br

sábado e domingo, 2 e 3 de julho de 2016

A chama vem de ERECHIM e vai para CARAZINHO

36

Total de condutores Concentração dos condutores Colégio Bom Conselho e Senac

il

s ra aB

Percurso:

7,5km

id

en Av

Ponto de partida Largo da Literatura

03/06 às 19h15

Pontos de revezamento

Av. P res

ident e Var gas

de chegada

da Gare

Início do colo da Celebração Chegada da a Olímpica

cerramento

11

Revezamento Cada condutor percorre 200m com a tocha olímpica. Os nomes foram escolhidos por meio de campanhas públicas ou nomeações diretas. O critério foi escolher alguém que faça a diferença para o país, seja na área do esporte ou fora dela. A lista oficial divulgada, por enquanto, tem apenas 26 nomes.

Alessandra Cardoso Vargas Claudio Barreto Ricci Claudio Borges Claudir Marin Fachinetto Eduarda Cavatão Élcio Pohlmann Nasser Eliseu Siles Barduco Fernando Diniz Bier Tedesco Gustavo Endres Ismael Rosset Juliano de Oliveira Straub Karen Eduarda Faustino Boff Lisiane Rosa Marques Larecki Marcelo Fiorio Marcelo Peres Ferreira Marcos Diniz Daniel Mauro Donati Pasko Miriam D’Agostini Natal Zerbielli Rafael Alexandre Anesi Rafael Morigi Salles Reinaldo Alfeu Alves Velasques Salvador do Nascimento Sebastian Fredy Parodi Peters Tiago Arantes Virginia de Melo Martins

Atrações culturais Largo da Literatura: Apresentação orquestra da UPF. Praça Tochetto: Apresentações artísticas e esportivas. Monumento do Teixeirinha: Apresentações artísticas de grupos tradicionalistas. Praça da Mãe: Grupos de música e grupos esportivos.

O revezamento irá passar por 3 pontos históricos da cidade Praça do Monumento do Teixeirinha, localizada na Av. Brasil Igreja da Matriz, localizada na Rua Uruguai Catedral, localizada na Rua Gen. Neto

Parque da Gare: Apresentações artísticas.

Infográfico: Ângela Prestes


12

especial

www.onacional.com.br

sábado e domingo, 2 e 3 de julho de 2016

Os passo-fundenses

olímpicos

Se fosse um país, com quatro medalhas Passo Fundo estaria na 83ª colocação do ranking olímpico. Ficaria empatado com o Peru e à frente de países como Venezuela, Israel, Costa Rica, Equador, Islândia, Sérvia e Montenegro e Paraguai. Passo Fundo também tem seus atletas olímpicos e eles estão relacionados no livro “Passo-Fundenses Olímpicos”, do jornalista Lucas Scherer. O livro (e-book) será lançado no dia 20 de julho.

Elói Schleder Atletismo (maratona) Nome completo: Elói Rodrigues Schleder Nascimento: 26.07.1951 Participação: Los Angeles-1984 (23º lugar) Filho de agricultores, teve o primeiro contato com o atletismo em 1969, ao participar de uma olimpíada marista pelo colégio Nossa Senhora da Conceição, onde estudava em Passo Fundo. Ficou em segundo lugar numa corrida rústica de 5 km. Depois, participou dos Jogos Abertos e dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul até ser convocado pela primeira vez para disputar os Jogos Universitários Brasileiros em Fortaleza em 1972 pela Seleção Gaúcha, quando foi campeão nos 5 mil metros e vice nos 10 mil. Em 1974, já representava a Seleção Brasileira.

Kita Futebol

Miriam D’Agostini Tênis (duplas femininas)

Nascimento: 06.01.1958

Nome completo: Miriam D’Agostini

Falecimento: 03.10.2015

Nascimento: 15.08.1978 Participação: Atlanta-1996 (17º lugar)

Kitty Ginástica Rítmica (individual) Nome completo: Marta Cristina Schonhorst Nascimento: 11.11.1974 Participação: Barcelona-1992 (41º lugar) Começou na ginástica rítmica aos 6 anos e aos 9 disputou o primeiro Campeonato Sul-Americano. Como atleta, disputou e venceu todas as competições brasileiras em todas as categorias em que participou. Tinha apenas 17 anos quando participou dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Foi coordenadora de ginástica rítmica da Confederação Brasileira de Ginástica (20052008).

Nome completo: João Leithardt Neto

Miriam ficou famosa no tênis brasileiro pelas seguidas vitórias na Copa Gerdau, campeonato internacional juvenil de Porto Alegre. Foram cinco títulos em simples e outros cinco em duplas. Na primeira conquista em simples, em 1990, ela tinha apenas 12 anos. Aos 17, participou dos Jogos de Atlanta, nos Estados Unidos, ao lado da paulista Vanessa Menga. Formada em Comunicação Social, é publicitária e integrante do departamento de marketing do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Participação: Los Angeles-1984 (prata) Kita representou a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984, nos Estados Unidos, com seus companheiros de Internacional (que formou a base da Seleção Olímpica). Ele entrou em campo em quatro jogos da campanha de prata (2 x 0 Marrocos, 1 x1 Canadá, 2 x 1 Itália e 0 x 2 França, na final). Fez apenas um gol, contra os marroquinos, mas garantiu a vitória contra o Canadá fazendo um dos gols na disputa por pênaltis nas quartas-de-final.

Luciano Finardi Esgrima (espada individual) Nome completo: Luciano Finardi Nascimento: 15.01.1966 Participação: Barcelona-1992 (61º lugar) Mudou-se para Porto Alegre com 8 anos e começou a frequentar o Grêmio Náutico União, que ficava na rua onde morava. No clube, praticou natação, basquete e futebol. Começou a treinar esgrima aos 12 anos desafiado pelo técnico João Antônio da Silva Rosa. Em sua primeira competição, ficou em 2º lugar.


especial

www.onacional.com.br

sábado e domingo, 2 e 3 de julho de 2016

13

Marcos Daniel Tênis

Curiosidades

Nome completo: Marcos Diniz Daniel Nascimento: 04.07.1978 Participação: Pequim-2008 (33º lugar) É chamado de “Señor Colombia”, uma referência aos oito títulos de torneio Challenger vencidos no país. Teve seu melhor ano na carreira em 2009, quando foi o número 56 do ranking mundial. Daniel teve a sorte (ou o azar) de jogar contra dois dos maiores tenistas da história. Em 2005, enfrentou o suíço Roger Federer na primeira rodada do Aberto da Tailândia, em Bangkok. Perdeu, mas vendeu caro a derrota por 2 sets a 0 (7-6, 6-4). Em 2009, foi a vez de encarar o espanhol Rafael Nadal em Roland Garros. Novamente perdeu, mas outra vez não foi fácil para o vencedor: 3 sets a 0 (7-5, 6-4, 6-3). É primo do árbitro de futebol Carlos Eugênio Simon.

- Gustavo e Murilo ganharam a prata em 2008, mas como fazem parte de um esporte coletivo, a medalha é contada apenas uma vez para a classificação, porque foi ganha pela equipe. - Gustavo Endres (1 ouro, 1 prata) tem, sozinho, medalhas suficientes para colocá-lo na 89ª posição dos países do ranking olímpico, empatado com Equador, Hong Kong e Luxemburgo.

Murilo Endres Vôlei Nome completo: Murilo Endres

Gustavo Endres Vôlei Nome completo: Gustavo Endres Nascimento: 23.08.1975 Participação: Sydney-2000 (6º lugar), Atenas-2004 (ouro), Pequim-2008 (prata) O meio de rede é um dos maiores nomes da história do voleibol mundial. Apenas pela Seleção Brasileira, além das medalhas olímpicas, Gustavo é bicampeão do Campeonato Mundial, hexacampeão da Liga Mundial, bicampeão da Copa do Mundo, pentacampeão do Campeonato Sul-Americano, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos e bicampeão da Copa dos Campeões. Ainda, foi eleito o melhor bloqueador do Campeonato Mundial de 1998, da Liga Mundial de 2001 e 2007 e dos Jogos Olímpicos de 2008. Gustavo se aposentou no ano passado.

Jeferson Sgnaolin Hipismo (Concurso Completo de Equitação-CCE) Nome completo: Jeferson Sgnaolin Moreira Nascimento: 27.09.1965 Montaria: Escudeiro do Rincão Participação: Pequim-2008 (39º lugar, individual; 10º lugar, equipe) Atualmente coronel do Exército, quando competiu em Pequim-2008 Sgnaolin era tenente-coronel. Começou no CCE em 1990, aos 25 anos, quando já era militar e se formou na Escola de Equitação do Exército no Rio de Janeiro. É bicampeão mundial militar e pentacampeão brasileiro militar de CCE. O cavalo Escudeiro do Rincão, com o qual Sgnaolin competiu nos Jogos Olímpicos, também formou o conjunto campeão mundial militar individual e vice por equipe na competição que ocorreu em Porto Alegre em 2006.

Nascimento: 03.05.1981 Participação: Pequim-2008 (prata), Londres-2012 (prata) A exemplo do irmão Gustavo, o ponta é um dos maiores vencedores do vôlei mundial. Com a Seleção Brasileira, venceu dois Campeonatos Mundiais, sete Ligas Mundiais, uma Copa do Mundo, Duas Copas dos Campeões e quatro Campeonatos Sul -Americanos. Em 2010, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Mundial e da Liga Mundial. Em 2012, foi a vez de ser apontado o MVP dos Jogos Olímpicos, apesar da medalha de prata. Agora, falta o ouro olímpico, que Murilo vai tentar no Rio de Janeiro em 2016. É casado com a jogadora Jaqueline Carvalho, da seleção de vôlei feminino.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.