Issuu on Google+

AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Erika Njaime Co-produtora: Erika Njaime Validadora: Bárbara Mendes Revisor: Alessandro Brandão Coordenadora: Heloisa Mesquita

Disciplina

Ano

Aula número

Artes

7º ano

12

Tema da Aula Digital Escultura barroca


Atividade 2: Relembrando Vamos relembrar o que foi aprendido atĂŠ aqui sobre o Barroco, assistindo ao vĂ­deo abaixo.


Atividade 3: Apresentação inicial Na aula de hoje você aprenderá sobre a Escultura Barroca.

E ao final desta aula, você estará pronto para: Desenvolver um novo olhar sobre a arte; Observar e analisar as produções através da história; Ler as imagens, observando a intencionalidade das produções; Reconhecer os elementos que caracterizam a escultura barroca; Reconhecer os elementos formais que diferem as linguagens artísticas; Refletir sobre o valor das manifestações e produções artísticas do período barroco.


Atividade 4: Pergunta-desafio Você já assistiu a um filme em “3D”?

Quando vemos um filme em 3D temos a sensação de que a imagem está saindo da tela, de que ela está ganhando volume. Mas você sabe o que é volume? Clique aqui para sber mais sobre 3D


Atividade 5: Por que isso é importante? Conhecer a Escultura Barroca é importante para entendermos como o homem se utiliza da Arte para expressar e tocar nossos sentimentos e emoções.


Atividade 6: Momento de reflexão - O que é volume? O volume pode até ser o controle de som do seu rádio, mas para uma aula de Artes Plásticas essa resposta não cai bem. Nas Artes, volume é quando acrescentamos uma “terceira dimensão” (3D) a uma imagem, ou seja, a imagem passa a ter além da largura e da altura, a profundidade. Se eu transformar um simples quadrado em um dado, ou melhor, num cubo, estou dando volume à forma.


Atividade 7: Efeito visual – sombra. O artista M.C. Escher iludiu nossa visão para que achássemos que as mãos estão saindo do papel, sendo que na verdade elas não estão. O que ele fez

foi

acrescentar

a

terceira

dimensão

profundidade – à imagem, dando a ideia de volume ao desenho.

Para isso, ele utilizou o efeito da

sombra.

Drawing Hands, M. C. Escher, 1948.

Conheça mais obras deste artista em http://www.mcescher.com/


Atividade 8: Tridimensionalidade

Uma imagem se transforma em escultura quando ela se “descola” do papel. A tridimensionalidade separa a pintura da escultura em vários aspectos e um deles pode ser percebido pelos nossos sentidos. Half Way Through. Peter Callesen, 2006.

“Sentimos” uma pintura através do sentido da visão, já a escultura nós “vemos” com as mãos, quer dizer que Veja mais imagens em www.petercallesen.com

além da visão também usamos o sentido do tato.


Atividade 9: Uma escultura, diversos materiais A pré-história utilizou o barro e o calcário.

Roma e o Renascimento, A Grécia Antiga utilizou o bronze.

Nos dias de hoje

abusaram do mármore

temos acúmulo de materiais.

Já os artista do Barroco preferiram usar o mármore, a madeira e a pedra-sabão para criar suas obras.


Atividade 10: Escultura ou modelagem? A diferença está na rigidez do material. Se for mole, como a argila, chamamos de modelagem.

Curiosidade! Uma escultura não precisa ser uma peça inteira, ela também pode ser parcial como no alto-relevo e no baixo-relevo. Veremos muitas destas esculturas parciais incorporadas à arquitetura barroca.


Atividade 11: Relembrando a pintura barroca Lembra lá do começo da aula quando descobrimos que a terceira dimensão nada mais é do que acrescentar volume a uma imagem? No caso do desenho o volume é dado pela sombra, ou seja, pelo efeito claro-escuro

Os pintores barrocos souberam como ninguém dar volume às suas obras, usando e abusando deste efeito, ele servia tanto para dar a ideia de volume à imagem como para criar um jogo de cena, onde as áreas mais iluminadas guiam o nosso olhar para o ponto que o artista deseja nos chamar atenção, dando assim, dramaticidade à cena. As obras acima são de Caravaggio, clique se desejar ampliá-las.

Este recurso também foi utilizado na escultura. Vamos descobrir como?


Atividade 12: Escultura barroca

A escultura barroca tem como principal característica a dramaticidade, ou seja, as obras exprimem emoções, como alegria, dor, sofrimento, angústia. As formas são dinâmicas. Percebemos este dinamismo nas linhas curvas, na sugestão de movimento das ações, no drapeado das roupas, na expressão dos personagens. Os temas são variados, podem ser religiosos, mitológicos ou retratos. Muitas vezes um grupo de esculturas compõem uma cena.

Qual sentimento Michelangelo quis representar com sua Pietá?


Atividade 13: O êxtase de Bernini O escultor barroco mais famoso foi Bernini, ele fez obras incríveis que nos dão sensação de movimento, acho até que se fechássemos nossos olhos por um instante poderíamos ver as cenas acontecerem.

Observe a obra “O êxtase de Santa Teresa” e responda as questões a seguir: *É possível perceber emoções e sentimentos nos personagens? *De que maneira ele se manifesta? *Quais sentimentos a obra remete à você? *Você percebe o movimento na obra?


Atividade 14: Escultura e arquitetura A escultura barroca teve um importante papel no complemento da arquitetura, tanto na decoração interior como exterior, reforçando a emotividade e a grandiosidade das igrejas. O artista italiano que mais se destacou nestas duas áreas foi Bernini. Sua obra mais representativa talvez seja a da Basílica de São Pedro, no Vaticano

Para ver mais imagens acesse o site www.vatican.va


Atividade 15: Barroco no Brasil?! Claro que sim! Junto com os portugueses veio também o gosto pelo barroco. Aqui o estilo é muito encontrado nos ricos elementos decorativos que recobrem as paredes das Igrejas, são talhas em madeira geralmente recobertas de folhas de ouro. Também encontramos muitas imagens de santos e anjos. No Rio de Janeiro o mais belo exemplar deste estilo é o Mosteiro de São Bento. Que tal convidar sua família e seus amigos para conhecer este belo lugar? Se não puder ir até lá, faça uma visita virtual. Para conhecer um pouco mais sobre a arte sacra colonial brasileira, faça um passeio virtual pelo Museu do Oratório em Ouro Preto (MG). Mosteiro de São Bento - RJ


Atividade 16: Santo do pau oco Você sabe de onde vem a expressão “santo do pau oco”?

No Brasil colonial, esse foi o jeitinho brasileiro de enganar a fiscalização da Coroa Portuguesa e não pagar impostos pelas pedras preciosas e pelo ouro minerados. O santo do pau oco nada mais era do que uma escultura de madeira oca, que continha uma pequena abertura que permitia transportar ou guardar secretamente objetos de valor, dinheiro, cartas e contrabando. Hoje usamos esta expressão para dizer que uma pessoa é dissimulada.


Atividade 17: Aleijadinho O mais conhecido escultor do barroco brasileiro viveu em Minas Gerais e por lá deixou vasta obra. A obra de Aleijadinho é o mais belo exemplar da arte popular brasileira, este artista soube como ninguém transformar o material e nele imprimir sua marca. Na Igreja Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG) se encontram os mais belos conjuntos escultóricos do artista: “Os 12 Profetas” – feitos em pedra-sabão; “Passos da Paixão de Cristo” – esculturas em tamanho natural feitas em madeira e que estão dispostas em 6 capelas. Vida e obra de Aleijainho


Atividade 18: Você está sendo desafiado: Escultura viva Junto com seus colegas tente recriar uma das cenas abaixo, como se fosse uma “escultura viva”. Fotografe-a. Crie um cartaz ou blog e divulgue a imagem original e a fotografia de sua criação. Aproveite e faça comentários sobre o que você aprendeu até agora, pesquise mais imagens e informações e incremente seu cartaz ou blog.

Não deixe de observar com atenção a posição dos corpos e a expressão dos personagens na composição das cenas.


Atividade 19: Você está sendo desafiado: Apolo e Dafne Observe a escultura a seguir. Bernini retratou a história de Apolo e Dafne. Por acaso você conhece esta história? Não! Então faça o seguinte: invente uma! Crie uma história bem criativa para esta escultura e poste num blog para divulgá-la. Depois faça uma pesquisa e compare a história real com a que você inventou.

Ângulos diferentes da obra Apolo e Dafne de Bernini Clique nas imagens se desejar ampliá-las.


Atividade 20: Na próxima aula... Na próxima aula você conhecerá a Arquitetura Barroca e terá a oportunidade de observar como a Escultura foi um recurso essencial para criar as belas obras do período.


Escultura Barroca