PUBLICAÇÃO EJA 2012

Page 1

PUBLICAÇÃO EJA 2012 Registro das Práticas Pedagógicas Estrutura: Nome do Professor: PAPE Josiane A. G.T ameirão Profª Célia Marchesi S. Cardoso Profª Regiane Rodrigues Barros Unidade Escolar: EMEB “Professor Nilo Campos Gomes” Ciclos de Aprendizagem: EJA Alfabetização e EJA Pós- Alfabetização


Sinopse da prática pedagógica: O uso da tecnologia tornou-se um fator importante nas atividades cotidianas e a escola precisa disponibilizar o acesso a este recurso como apoio ao ensino e à aprendizagem. Para isso, a PAPE Josiane A. Gonçalves Tameirão da EMEB “Professor Nilo Campos Gomes”, em parceria com as Profª Célia Marchesi Seixas Cardoso e Regiane Rodrigues Barros, realizou a presente prática pedagógica com uso das novas tecnologias de comunicação com o objetivo de auxiliar os alunos a construírem conhecimentos básicos em tecnologia disponibilizados pelo uso dos netbooks em sala de aula e desenvolver abordagens de ensinoaprendizagem próprias da atualidade por meio de uma prática significativa.


Projeto: Memória local na escola Tema da Atividade: Contando minha história    

  

 

Turma: EJA – Alfabetização e Pós- Alfabetização Tempo da efetivação: 5 aulas Objetivos: Produzir um texto oral e escrito; desenvolver a prática social de leitura e escrita; usar as ferramentas do laptop em sala de aula; desenvolver o conhecimento básico em tecnologia; alinhar a tecnologia com o conhecimento do aluno. Recurso tecnológico: Computadores do Laboratório de Informática e Netbooks. Softwares escolhidos: Editor de Textos e Web Cam. Encaminhamento da atividade: Após socializarem suas histórias em roda de conversa, os alunos deverão escrever um pequeno texto autobiográfico, contando um fato marcante da sua vida, utilizando o editor de textos e ilustrá-lo com a própria imagem. Conteúdos envolvidos: Língua Portuguesa, História, Geografia e Tecnologia da Informação. Dinâmica inédita de sala de aula com os nets: Cada aluno deverá fotografar-se a si próprio, salvar a imagem e inseri-la no texto digitado. Recomendações: Antes de trabalhar com a Web Cam, possibilitar uma exploração do recurso e uso das ferramentas por meio de ensaios.


Perfil social: Turma EJA de Alfabetização e Pós - Alfabetização – 2º semestre de 2012. Expectativa de Aprendizagem: Experiências com a tecnologia de informação e autonomia na produção de conhecimento. Desenrolar do processo: O tema da atividade surgiu em decorrência do Projeto Memória local na escola. Uma das propostas do projeto envolvia uma roda de conversa em que os alunos deveriam contar algumas histórias relacionadas ao seu passado e que marcaram suas vidas. A partir da socialização de histórias das suas memórias pessoais, os alunos tiveram que escrever cada um a sua história de uma forma objetiva, pois o texto escrito iria fazer parte do livro de memórias da turma. Os alunos já haviam, anteriormente, digitado pequenos textos no editor de textos nos computadores da sala de informática e nos netbooks. O uso das ferramentas básicas do editor de textos, portanto, eles já conheciam. A eles foi pedido que digitassem cada um a sua história no editor de textos. A produção de texto passou por revisão por meio de intervenções das professoras durante a execução da atividade. Após terem concluído esta parte, foi-lhes pedido que ilustrassem seus textos com a própria imagem, utilizando a Web Cam disponível no laptop. Para isso, cada um deveria acessar o programa no netbook e utilizar a ferramenta de captação de imagem, salvá-la e inseri-la na página do texto digitado.


Dificuldades: uso limitado das ferramentas e das potencialidades da máquina. Preocupação: Participação ativa dos alunos na execução da proposta. Conquista: Concepção de uso dos nets em aula, o qual está inserido na rotina escolar das turmas da escola; autonomia dos alunos no acesso ao programa e uso de suas ferramentas. Possibilidades: Após cada aluno ter construído a sua página do livro de memórias, antes da edição final do material, o professor pode socializá-las no laboratório de informática, utilizando a lousa virtual, para discutir questões linguísticas e realizar uma nova revisão dos textos escritos junto com o grupo, a fim de aprimorá-los e torná-los públicos para a comunidade escolar. Avaliação: A avaliação foi processual e contínua.


Roda de conversa: Depoimentos das hist贸rias de vida pelos alunos em sala de aula.

Uso da Web Cam dispon铆vel no netbook educacional.


ATIVIDADE NO LABORATÓRIO COM O EDITOR DE TEXTOS.


ATIVIDADE CONCLUÍDA: IVONETE

DE

ALMEIDA

DA

SILVA:

FUI CRIADA NA ROÇA. CONTO A HISTÓRIA DE UMA ROÇA DE MELANCIA. OS ADULTOS IMPEDIAM QUE AS FRUTAS FOSSEM REMOVIDAS FORA DO TEMPO CERTO. QUANDO AS CRIANÇAS O FAZIAM, SE ELAS ESTIVESSEM BOAS ERAM CONSUMIDAS, CASO CONTRÁRIO, AS MESMAS ERAM ENTERRADAS, PARA A TRAVESSURA NÃO SER DESCOBERTA.


DAMIÃO XAVIER DE OLIVEIRA: FAMÍLIA COM OITO IRMÃOS E FILHO DE PAIS SEPARADOS QUE ERAM CRIADOS PELA AVÓ. SUA FAMÍLIA VIVIA NA LIDA COM A ENXADA. EM MÉDIA, A PRODUÇÃO ESPERADA POR PESSOA ERA DE DUAS A TRÊS LATAS DE FEIJÃO OU FAVAS A SEREM COLHIDAS. ENQUANTO TODOS ATINGIAM ESTA PRODUÇÃO, O SEU IRMÃO SÓ FAZIA MEIA LATA, O QUE GERAVA CRÍTICAS DO AVÔ, COM A FALA: - NÃO DÊ DE MAMAR À ENXADA! PELA POSIÇÃO TÍPICA DE FICAR PARADO EM PÉ, COM O CABO DA ENXADA EMBAIXO DO BRAÇO.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.