A evolução do mito do heroi dos quadrinhos

Page 63

63 Finalmente, há a questão da identidade secreta do personagem, que precisava atuar com herói sem comprometer sua existência como Clark Kent. Ainda existe a interessante separação entre homem e mito, pois Kent nutria uma paixão platônica por sua colega Lois Lane, que além de considerá-lo atrapalhado e tímido demais, nunca o perdoou por ter lhe roubado a primeira entrevista exclusiva com o Superman, por quem a repórter era perdidamente apaixonada. Logo a atenção do leitor era captada de várias formas, pois todos se questionavam se ninguém desconfiava que Clark era o homem de aço e se divertiam ao ver o pacato jornalista sentindo ciúmes de seu próprio alter ego. Umberto Eco analisou a identidade secreta do Superman como uma forma de prender a atenção do leitor e simultaneamente representar o nosso sonho infantil de arrancarmos nossa carapaça natural para revelar um ser dotado de super poderes e virtudes: Narrativamente, a dupla identidade do Superman tem uma razão de ser, porque permite articular de modo bastante variado as aventuras do herói, os equívocos, os lances teatrais, um certo suspense próprio do romance policial. Mas, do ponto de vista mitopoético, o achado chega mesmo a ser sapiente: de fato Clark Kent personaliza, de modo bastante típico, o leitor médio torturado por complexos e desprezado pelos semelhantes; através de um óbvio processo de identificação, um accountant qualquer de uma cidade norte-americana qualquer, nutre secretamente a esperança de que, um dia, das vestes de sua atual personalidade, possa aflorar um super-homem capaz de resgatar anos de mediocridade (ECO, H. 1981, p. 73).

Nenhum adulto poderia realmente entender, porque aquele herói estava destinado a fazer sucesso. Huizinga explica a necessidade de usarmos a alma de uma criança para entender a verdadeira poesia e o mesmo se dá para com o Superman: “Para compreender a poesia precisamos ser capazes de envergar a alma da criança como se fosse uma capa mágica, e admitir a superioridade da


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.