reflexao 2 semana estagio

Page 1

Departamento de Ciências da Educação Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo Disciplina: Estágio 4º Ano/ 1º Semestre Docente: Mestre Helena Paula 2009/2010 Reflexão 2ª semana de estágio 6 a 07/10/09

Durante esta 2ª semana de Estágio, e na sequência do que tem vindo a ser trabalhado por nós nas aulas anteriores, exploramos o texto “ O Movimento da Escola Moderna”, onde cada aluno leu e deu posteriormente a sua opinião, sempre sob a supervisão da professora que aqui e ali, ia deixando a sua opinião de modo a corrigir algum eventual erro. Gostaria aqui de salientar o facto de as mesas estarem dispostas em círculo, o que favoreceu o debate que houve após a leitura do texto. Neste debate, falamos da escola inclusiva e como esta funciona no MEM, sendo que esta, não se limita apenas à inclusão dos alunos com deficiências sejam elas quais forem, mas também prevê a inclusão daqueles que sejam de outra etnia, de outra cor, daqueles que têm um menor rendimento escolar e que abrange todas as classes sociais. Depois de encerrado este debate, assistimos à projecção de um clip, que nos falava sobre três métodos de ensino: o método de João de Deus, o Tradicional e o Movimento Escola Moderna. O que me saltou logo à vista foi o facto de em 1876, a taxa de analfabetismo em Portugal ser de 85%. Durante a observação do clip, prestei mais atenção às coisas que diziam respeito ao MEM, visto estar prestes a trabalhar com este sistema, e deste modo pude tirar algumas conclusões como por exemplo, o facto de ser a vontade de aprender que provoca a aprendizagem; que à 2ª feira a turma faz um plano semanal, segundo o qual se vão reger durante as aulas; pude constatar que fazem uma ficha de trabalho para cada área específica e que existe uma entreajuda entre todos, ou seja quando um aluno termina o seu plano, presta-se logo para ajudar o outro. Os alunos trabalham em grupos e cada grupo elabora um projecto com base no programa curricular que depois é apresentado à turma.

1


Para a elaboração deste projecto, os alunos fazem uma pesquisa de materiais na própria escola e também em casa. Após a visualização do clip, pude constatar que muitos dos professores, não experimentam a utilização de novos métodos de ensino, porque dizem não ter tempo, ou então porque dizem ter medo de não conseguirem atingir os objectivos a que se propuseram no início do ano lectivo. Penso que será aqui que nós, futuros professores, teremos uma palavra a dizer. No segundo dia de aula, agrupamo-nos em pequenos grupos, e fizemos a análise ao documento “ A Organização social do trabalho de aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico”, até à página nº84. Terminada a leitura o grupo tinha como objectivo, elaborar um gráfico/resumo do que tinhamos lido, e efectuar posteriormente a apresentação à turma. Ora bem, se prestarmos atenção, vamos verificar que inconscientemente, já estamos a aplicar na nossa própria turma, aspectos previstos no Modelo Escola Moderna, como sejam, o trabalhar em grupo, a existência da entreajuda, a apresentação dos trabalhos à turma, partilhando com a turma o trabalho feito pelo grupo. Esta primeira parte do documento, fazia referência mais uma vez ao MEM, e o seu percurso desde a sua fundação em 1966 até aos nossos dias, explicando em que consiste este modelo de ensino, e quais os seus objectivos. Muito resumidamente posso afirmar que o MEM é um modelo de trabalho pedagógico assente numa boa organização e numa reflexão crítica, que por sua vez leva os professores a uma auto formação cooperada. E que este Modelo está dividido em três dimensões:

1. Circuitos de comunicação (livre expressão dos alunos; estabelecer circuitos múltiplos de comunicação, que por sua vez vai estimular a interacção); incutir uma circulação partilhada da informação e das produções de aprendizagem;

2. Estruturas de cooperação educativa (onde os alunos trabalham juntos, sendo em grupo ou em pares; onde cada elemento do grupo só

2


irá atingir o seu objectivo, se cada um dos outros tiver atingido; onde o sucesso de cada aluno irá contribuir para o sucesso do conjunto dos membros do grupo); 3. Participação Democrática Directa (que tem por objectivo incutir nos alunos valores democráticos; aplicar o uso da negociação de objectivos e procedimentos e também tem por objectivo incutir regras de organização).

Concluindo, foi uma semana proveitosa, na medida em que ficámos a conhecer ainda melhor o funcionamento deste novo modelo de ensino, em que pressupostos (Circuitos de comunicação; Estruturas de cooperação educativa; Participação Democrática Directa) está assente e quais os seus objectivos.

Trabalho elaborado por: José João Pereira Fernandes Aluno nº 2074906

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.