
1 minute read
NETO TRAJANO
from Ocupação Nordeste
Pernambucano, músico nascido em 1996 na cidade de Abreu e Lima, conheceu a cultura popular já cedo devidoaumsanfoneiroquelhedeuumazabumbaeoensinouatocarcom10anos.
Aos16semudouparaorecifeelácomeçouaestudarproduçãodejogosdigitaisetrabalharcriandotrilhas sonorasdigitaisparagames.
Advertisement
Familiarizado com os softwares de música, começou a criar beats para coletivos de hip-hop do recife onde teve fortes influências do movimento manguebeat e começou a experimentar e misturar elementos de músicasdomundocomostoquesdaculturapopularpernambucana.
Quando decidiu que era a música o seu plano de vida, entrou no curso de produção musical da aeso em Olinda, mas teve o percusso acadêmico interrompido devido a decisão de viver em Portugal e fugir de
temposescurosnoBrasil
Em Portugal, foi trabalhar de carpinteiro em uma oficina de confecção e reparos de instrumentos de percussãoBURITIPERCUSSÃOjuntocomofundadordogrupodemaracatuBAQUEDOTEJO, Com muita saudade de casa e das brincadeiras de carnaval, fundou o primeiro grupo de COCO em Lisboa ondefaziaalusõesemsuasmúsicasdarelaçãodiaspóricadePortugal,BrasileÁfrica,reproduzindoritmos ancestraisnotambor.
Com toda sua movimentação com e para a cultura popular do nordeste, conheceu 3 nordestinos de histórias e vontades semelhantes que se juntaram com ele e deram vida a o grupo Rastafogo. Na formação do Rastafogo, Neto faz as percussões ( pandeiro, zabumba, triângulo e mineiro) além de músicas de pife e composições.